domingo, 23 de dezembro de 2012

Sonho de uma noite de verão em tempo de Natal

Pode não ser exactamente no verão, mas é no calor de Maio que quero festejar o trigésimo terceiro título do Benfica no Marquês de Pombal, rodeado por mais de 200 mil benfiquistas. É este o meu desejo, o meu pedido e o meu sonho de uma noite de verão em tempo de Natal.

O Benfica vai passar esta quadra na qualidade de líder do campeonato nacional, ainda que à condição, pela quarta vez nas últimas cinco épocas. Importa recordar que só em 2009/2010 é que essa superioridade natalícia significou o título de campeão. Por erros alheios ou nossos, a verdade é que vimos o campeonato escapar estupidamente entre as mãos em 2009 e 2012. E tal sucedeu mais cedo do que parece. Em Janeiro. No mercado de transferências.

No ano passado dispensou-se Peixoto para se ficar com Emerson, permitiu-se a saída de Enzo Pérez e emprestou-se Amorim ao Braga sem precaver a sua saída. Negligenciou-se a lateral esquerda enquanto se depauperava o meio-campo. A juntar a isto, a incompreensível teimosia para com Capdevila e a contratação de Djaló. Bem-vindos ao circo da Luz. Em meia dúzia de dias, o Benfica destruiu a época 2011/2012. Espero que um ano depois tenham aprendido a lição. Só que desta vez, a inacção terá o mesmo efeito das vendas de Janeiro de 2012: o adeus ao título.

Um defesa esquerdo e pelo menos um médio defensivo. É o que peço para o Natal. Podem entregar no dia de Reis que não me importo. Pensar que Melgarejo e Luisinho dão caso do recado é uma infantilidade. Acreditar que Matic, Enzo e André Gomes vão conseguir sustentar o meio-campo até Maio é brincadeira. Lesões, castigos, cansaço, tudo isto acontecerá nos próximos cinco meses. E a situação é particularmente grave no centro do terreno: não há substitutos. Acredito imenso nas qualidades de Pimenta e Rosa, mas nem um nem outro serão capazes de assegurar a competitividade necessária à equipa para a segunda metade da época, ainda por cima entrando assim de chofre. É mandatório contratar um trinco que entre de caras no onze da equipa sob pena de ficarmos a ver os mesmos do costume festejar antes de Maio, como [quase] sempre.

É este o meu pedido para o Natal: não estraguem aquilo que de bom tem sido feito nesta época. Ainda que planeada em cima do joelho, como atestam as transferências ocorridas no final de Agosto e início de Setembro, a verdade é que não fomos os únicos a cometer erros primários na gestão do plantel. Podemos ter gerido mal a situação, mas houve quem a tivesse gerido pior. Face à falta de qualidade da Liga Portuguesa, o Benfica necessita de fazer apenas e só os mínimos para conseguir ser campeão. E para cumprir os mínimos, é mesmo necessário recorrer ao mercado de Janeiro. Estando em quatro frentes, sendo o alvo a abater em três delas e tendo inúmeros adversários de peso noutra, tenho a certeza de que este plantel é muito curto para as exigências que se avizinham. É urgente reforçar o plantel em Janeiro, sob pena de termos os nossos atletas a arrastarem-se em campo, filme que já vimos inúmeras vezes no passado. Não me lixes, Benfica.

11 comentários:

Laranja disse...

Infantilidade é neste momento dizer-se que Melgarejo ainda não convenceu... De resto, de acordo... mais do que um DE, precisamos de um DD...

Baresi disse...

Como é que é possível que um senhor que comenta um jogo do FCB b vs Benfica b no PortoCanal, assumidamente portista faccioso (e não tenho problemas nenhuns com isso), que não o esconde nas suas crónicas, seja simultaneamente comentador desportivo da RTP informação, e da Renascença, dois órgãos de informação que deveriam ser exemplos nacionais em termos de isenção e rigor em termos de bem informar os portugueses.

Mas isto acontece com algum comentador do BenficaTV???

o resto do meu comentário aqui:

www.averdadedaliga.blogspot.com

Olho Gordo disse...

Partilho do mesmo sonho, JNF! É um prazer ler de novo um post teu sobre futebol e o mercado de transferências.

Ouvi dizer que estão em saldos lá para os lados de Alvalade. Por mim, iamos buscar já o Insúa e o Elias. Por certo viriam a um preço aceitável, seriam mais valias para o nosso plantel e trariam garantia de rendimento imediato.

Boas Festas para todo o roster de bloggers do Eterno e para todos os leitores!

Saudações!

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, JNF!
E... welcome back!!!

Concordo ctg qt a Janeiro!
Temos carências e seria óptimo agirmos com assertividade e inteligência, no respeito pela solvabilidade do n/ amado SLB!!!

Sinceramente,... duvido!!!

Brake a leg, pró teu curso!

FELIZ NATAL!!!

Pra ti e todos os Benfiquistas,
grande abraço,
RSG

John Wakefield disse...

É simples. Mandar regressar Airton (para constituir alternativa a Matic) e possivelmente, adquirir um médio centro com créditos firmados. Aí sim, seria necessário algum investimento. Manuel Fernandes agrada-me mas o Besiktas recusou recentemente uma proposta de 10 M do Lokomotiv de Moscovo. Por isso, estamos a falar de muito dinheiro e creio que a verba pedida é então um grande entrave.
E então aí surge um segundo nome bastante interessante - Leroy Fer, anterior colega de Ola John no Twente, que recusou o Benfica porque não queria ser suplente de Axel Witsel (ainda não estava vendido ao Zenit).
É um miúdo com visão de jogo e com margem de progressão. Aí sim já ia até aos 10 M...


PS: Porque não contratar para a próxima época o Custódio (trinco internacional português que tem crescido imenso no Braga) visto que está em final de contrato...

Bom Natal a todos os benfiquistas!

JNF disse...

lp22,

deixa-me contar-te uma histÓRIA. Era uma vez um Emerson. Apesar de haver um Capdevila no plantel, havia largos benfiquistas que preferiam o Emerson. Porquê? Porque o espanhol era um "mau profissional" (era, era...) e porque o brasileiro era a aposta de Jesus. E pronto, já sabemos como isto acaba.

Rearviewmirror,

era o Manuel Queirós? Esse indivíduo não comenta também na TVI?

RSG,

não há muito dinheiro e não acredito que haja vontade porque vamos em primeiro e os nossos dirigentes são de visão curta quanto ao sucesso desportivo. Obrigado.

Olho Gordo e John.

Ínsua, Elias, Manuel Fernandes, Custódio... é disso que precisamos. Urgentemente. Bem visto.

DeVante disse...

Era uma vez um sr. chamado Pedro Proença que, na Luz, decidiu o título do ano passado, validando um golo obtido em fora de jogo claríssimo!
É por estas e por outras que somos sistematicamente roubados todos os anos...

Unknown disse...

Mas o Aimar e o Carlos Martins vão ser vendidos? Pode ter tido bastantes problemas,mas de certeza que estarão a postos para a segunda volta em força. Pelo menos assim espero. Temos gente mais do que suficiente no meio campo e ainda há o miúdo André Almeida. Fora os que estão na equipa B. Só mesmo para a lateral esquerda é que dou de borla,e mesmo assim acho que o melga aguenta-se com tranquilidade na liga portuguesa, na Europa é que é capaz de ser pior.Mas temos mais que soluções suficientes no plantel .E a vir alguem para o meio campo, que seja o Airton que esse ao menos já é nosso e não custa nada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

You are so interesting! I do not believe I have
read through anything like this before. So nice to discover another person with
some original thoughts on this subject. Really.. many thanks for starting this up.

This site is one thing that is needed on the internet, someone with a bit of originality!
my web site > english premier league transfer news chelsea