quinta-feira, 28 de março de 2013

Calendários

É inevitável olhar para o calendário. Por muito que os adeptos não gostem de assumir, por mais que os treinadores o tentem esconder, já todos sabem quem vão defrontar até final do campeonato. E há até quem saiba com quem o rival directo vai jogar.

Com um bocadinho de sorte, o Benfica pode sentenciar o destino do campeonato nas duas próximas jornadas. A recepção ao Rio Ave e a deslocação ao Algarve para defrontar o Olhanense não devem constituir problema. O Benfica deverá vencer ambos os jogos com maior ou menor dificuldade, sendo que é expressamente proibido perder pontos nestes encontros, o primeiro por ser em casa e o segundo por ser contra uma equipa que está abaixo da linha de água e que vem descendo na tabela há largas semanas. Por sua vez, o Porto tem dois jogos de cariz bem mais complicado: primeiro desloca-se a Coimbra, onde, por tradição, até ganha facilmente, mas onde vai encontrar uma Académica bem diferente daquela que tem defrontado nos últimos anos. O jogo assume até uma importância maior dadas as particularidades do momento: o Porto entrará em campo vindo de um conjunto de maus resultados e a Briosa precisa de ganhar para manter a cabeça à tona de linha de água. E a seguir a Coimbra, o Porto recebe... o Braga. Uma equipa que luta pela Champions e que num passado recente tem causado alguns problemas aos azuis-e-brancos. Basta o Porto deslizar num destes jogos e o Benfica não ceder pontos para que o campeonato fique praticamente entregue.

Quanto a nós, focando-nos no que nos diz respeito, temos de receber o Rio Ave, ir a Olhão, receber o Sporting, ir aos Barreiros, receber o Estoril, ir ao Dragão e fechar em casa com o Moreirense. Não é fácil, mas também não é o fim do mundo. Há apenas 3 jogos de grau de dificuldade elevado: a recepção ao Sporting e as idas aos Barreiros e ao Dragão. E até realizar um desses jogos, já o Porto terá passado por provações tão grandes ou maiores que as nossas, podendo ver a distância aumentar em relação ao Benfica.

Mas há mais. O Benfica perdeu pontos com 4 adversários este campeonato. Curiosamente, em todos os jogos, o resultado foi o mesmo - 2-2. Mais curioso ainda: com 7 jogos por disputar, o Porto ainda tem de fazer esses mesmos jogos em que o Benfica perdeu pontos. Ir a Coimbra, receber o Braga, ir à Choupana e receber o adversário directo. O Benfica perdeu pontos nestes 4 jogos. O Porto não perdeu nenhum porque... não realizou nenhum. Interessante, sem dúvida. E a juntar a isto, para apimentar mais o calendário, o Porto fecha a época num dos terrenos mais difíceis do campeonato, frente a uma equipa que tem sido a grande sensação da prova (a par do Sporting, mas pelos motivos inversos) e que esteve perto de roubar o título aos dragões em 2007, o Paços de Ferreira.

3 comentários:

Rafael Ortega disse...

Se o Braga tivesse o 3º lugar garantido estou seguro que mais tarde ou mais cedo iria haver uma borla para o Porto ganhar esse jogo. O sócio Salvador explica.

Graças ao grande Paços de Ferreira, que não deslarga aqueles bárbaros apedrejadores, acho que o Braguinha vai ter que se esforçar para levar um pontito do estádio do ladrão.

Espero que o Sporting atrase o Braga nessa corrida, fazendo com que pontuar no ladrão seja essencial para a equipa porque torce um ex-árbitro frequentador da casa da Madalena.

J.P. Gonçalves disse...

Obrigado por voltar a escrever aqui nos últimos dias JNF. Sem desprimor para os outros, já fazia falta.
Quanto ao calendário, para mim, os pontos que poderão ser perdidos pelos dois candidatos serão perdidos nos jogos em que menos se espera. Espero que o Benfica não os perca mas tudo pode acontecer.

71460_5/8 disse...

Não vejo grandes diferenças de calendário nas próximas jornadas.

Académica e Olhanense são tão semelhantes que empataram nos dois jogos entre si. Neste aspecto o pior jogo é o do Benfica por ser num campo pequeno, e só podemos esperar que não fique pior com chuva.

Se é verdade que há partida a diferença entre Braga e Rio Ave é superior, também é que ambas as equipas já empataram este ano contra Benfica e Porto respectivamente.

Penso que não é tanto o valor dos adversários que vai fazer a diferença, mas mais a capacidade ou falta dela do Benfica e Porto fazerem de jogos complicados jogos fáceis.