domingo, 23 de junho de 2013

Apostar em Oblak

Jan Oblak é um caso a pensar pelo Benfica. Um guarda redes que vem de uma época muito positiva no Rio Ave, afirmando-se como um dos pilares da equipa. Jovem, excelente sentido de baliza, bons reflexos, dominador nas bolas aéreas, o Benfica tem nas suas mãos um diamante por lapidar é certo, mas que já oferece no presente garantias de poder ser uma agradável surpresa (para quem não o conhece). A verdade é que Artur vem de uma época que considero negativa e será necessário começar a pensar numa alternativa a sério para discutir a titularidade com o brasileiro.

Vou afirmar algo controverso. Para mim, Oblak é aos 20 anos, melhor guarda redes de que Artur no alto dos seus 32 anos. Sendo que a sua margem de progressão é ainda muito grande. O que fazer então? Devia o Benfica voltar a apostar em Artur e ceder novamente Oblak, com vista a este jogar com regularidade e não interromper a sua evolução? Ou será que era mais benéfico Oblak voltar à base, promovendo uma saudável disputa pela titularidade?

Eu não tenho quaisquer dúvidas neste momento. Oblak devia ser encarado como uma aposta séria, não só no futuro, mas também no presente, pelo que o ficar no plantel do Benfica, na próxima temporada, é algo que tem que acontecer naturalmente. E sim, acredito piemente que está preparado para assumir a baliza do Benfica, assim acreditem no seu valor. Não sou defensor de que o clube devia ir ao mercado em busca de um novo guarda redes que possa fazer sombra a Artur. Isso seria um erro, quando temos já nos nossos quadros, alguém com valor mais do que suficiente para ser aposta. Olhemos para dentro em busca de soluções.



8 comentários:

Bastos Lopes disse...

Falar do Oblak e esquecer o Mika, não deixa de ser estranho.
O Mika tem 22 anos fez uma época brilhante no Leiria, esta época foi fantástico no Benfica B, mas só se fala no Oblak.
Não deixa de ser estranho todos defendermos oportunidades ao Miguel Rosa por ser português e para a baliza esquecermos a qualidade do Mika.

MS disse...

Oblak tem experiencia de baliza na Liga, em clube grande na Eslovenia e na seleccao, sempre com competencia. A principal razao para nao ser encarado como opcao imediata parece-me ser a sua data de nascimento. A ser assim, nao e mais que preconceito e discriminacao.

sc disse...

Concordo..Artur é vulgar...há muitos como ele..Oblak se aguntar a pressão é muito melhor...veremos..

rui disse...

Entao e o Paulo Lopes caralho?O Benfica precisa é de um guarda redes portugues

Far(away) disse...

O Benfica precisa é de um guarda redes de grande qualidade, seja qual for a sua nacionalidade.

Tiago Santos disse...

Bastos Lopes se me permite eu vi alguns jogos da B e não vi esse fantástico. Tenho as minhas dúvidas que esteja ali um grande guarda redes. Enorme diferença em relação ao Oblak por exemplo nas bolas aéreas, cruzamentos, cantos.

M.Silva disse...

Hmm....Mika fantástico no Benfica B? Não vi isso. Vi um Mika em decrescendo até perder, com justiça, o lugar para o Bruno Varela.

Anónimo disse...

sandro disse...
Hummm, convem relembrar as pessoas que o Mika nao perdeu o lugar para Bruno Varela mas sim o que sucedeu foi rotatividade entre ambos, por isso mesmo ter Bruno Varela ter feito praticamente metade dos jogos com o Mika..