Benfiquistas, deixem-me relembrar a regra número um: "Nunca acreditar cegamente na palavra do senhor Presidente Luís Filipe Vieira". As sucessivas mentiras com que nos tem presentado ao longo dos últimos anos não me permitem dar mais tolerância. Não suporto. Ainda por cima quando a mentira é semelhante a uma anterior, situação que deveria ter valido de lição. Prometeu a venda de Di Maria por 40 milhões de euros, e mais uma vez ficou comprovado que o seu poder de negociação se resume a quase zero. Ou 8,5, numa perspectiva mais optimista. No entanto o Benfica sempre vai amealhar 25 milhões de euros, podendo chegar aos 30 e até mesmo 36. Mas será mesmo assim? Eis a cronologia dos acontecimentos:
27/07/2007 -> Benfica paga 6M por 80% do passe
13/08/2008 -> Benfica paga 2M por 20% do passe
25/11/2008 -> Benfica recebe 1M pela venda de 10% da passe a Gestifute
30/09/2009 -> Benfica recebe 4.4M pela venda de 20% do passe ao "Benfica Stars Fund"
Ou seja, o Benfica, até ontem, só tinha 70% do passe, o que significa que o valor pago pelo Real Madrid vai incidir nesses 70%.
Situação em 30 de Setembro de 2009:
Benfica (70%) -> Prejuízo: 6M+2M= 8M ; Ganhos: 4.4M+1M= 5.4M ; Saldo: -8M+5.4M= -2.6M
Benfica Stars Fund (20%) -> Prejuízo: 4.4M ; Ganhos: 0 ; Saldo: -4.4M
Gestifute (10%) -> Prejuízo: 1M ; Ganhos: 0 ; Saldo: -1M
29/07/2010 -> Di Maria vendido por 25M ao Real Madrid, juntando ainda 5M pela utilização do jogador em competições oficiais e outros 6M dependendo de objectivos compridos pelo atleta.
Situação a 29 de Julho de 2010 (aplicando os 25M recebidos agora, divididos pelas 3 partes):
Benfica (70%) -> Prejuízo: 8M ; Ganhos: 5.4M+17.5M= 22.9M ; Saldo: -8M+22.9M= 14.9M
Benfica Stars Fund (20%) -> Prejuízo: 4.4M ; Ganhos: 5M ; Saldo: -4.4M+5M= 0.6M
Gestifute (10%) -> Prejuízo: 1M ; Ganhos: 2.5M ; Saldo: -1M+2.5M= 1.5M
Situação aquando da inscrição do atleta em competições oficiais pelo Real Madrid (Valor= 5M)
Benfica (70%) -> Prejuízo: 8M ; Ganhos: 22.9M+3.5M=26.4M ; Saldo: -8M+26.4M= 18.4M
Benfica Stars Fund (20%) -> Prejuízo: 4.4M ; Ganhos: 5M+1M= 6M ; Saldo: -4.4M+6M= 1.6M
Gestifute (10%) -> Prejuízo: 1M ; Ganhos: 2.5M+0.5M=3M ; Saldo: -1M+3M= 2M
Situação caso Di Maria cumpra os objectivos propostos para o pagamento por parte do Real Madrid de 6M:
Benfica (70%) -> Prejuízo: 8M ; Ganhos: 26.4M+4.2M= 30.6M ; Saldo: -8M+30.6M= 22.6M
Benfica Stars Fund (20%) -> Prejuízo: 4.4M ; Ganhos: 6M+1.2M= 7.2M ; Saldo: -4.4M+7.2M= 2.8M
Gestifute (10%) -> Prejuízo: 1M ; Ganhos: 3M+0.6M=3.6M ; Saldo: -1M+3.6M= 2.6M
Concluindo o Benfica recebe 30,6M na melhor das hipóteses, caso os objectivos propostos ao atleta sejam cumpridos. De momento recebe apenas 22,9 M.
E resta ainda clarificar dois pontos: os 5 milhões em questão são para ser pagos em que condições? Imediatamente após a inscrição do atleta na Liga Espanhola, ou após um determinado número de jogos? E os 6 milhões são para ser pagos em que moldes? Se o Real conquistar uma Taça? Ou tem de ganhar a Champions? E por quantos anos estarão essas cláusulas activas? Há aqui muito por explicar, porque os benfiquistas, nomeadamente os sócios, devem saber em que é que os seus dinheiros andam a ser gastos.
E ainda há outra coisa que me intriga: para que é que serve o Benfica Stars Fund? Reparem, o Benfica vendeu 20% do passe de Di Maria por 4,4 M. Se tivesse mantido esses 20%, teria 90% do passe. Ora, se o Real ofereceu 25 milhões de imediato, o Benfica receberia 22,5 M em vez de 17,5 M, o que dá uma diferença de 5 M de euros. Subtraindo os ditos 4,4 M pelos quais foi vendido ao fundo, parece que o Benfica "mandou" 600 mil euros às urtigas. Pior é se avaliarmos isto pela perspectiva dos 36 M: em vez dos 30,6 M, receberíamos 32,4 M. Prejuízo de quase 2M. É assim ou estou enganado?
O que mais temo agora é que suceda a mesma razia que aconteceu no final da época 2007/2008. Tudo começou com a venda de Simão por um valor bem abaixo da cláusula após as promessas que todos nos lembramos. E as semelhanças que encontro com os tempos que correm são assustadoras.
P.S. Altura para um recadito: é tramado quando criticamos e vilipendiamos alguém por algo e depois os nossos amigos fazem exactamente o mesmo que o criticado, não é? Quem não percebeu, não tinha de perceber, a mensagem chegou certamente ao destinatário.
P.S. 2 - Da selecção falo amanhã.
P.S. 3 - Ler o post abaixo deste, simplesmente imperdível.
27/07/2007 -> Benfica paga 6M por 80% do passe
13/08/2008 -> Benfica paga 2M por 20% do passe
25/11/2008 -> Benfica recebe 1M pela venda de 10% da passe a Gestifute
30/09/2009 -> Benfica recebe 4.4M pela venda de 20% do passe ao "Benfica Stars Fund"
Ou seja, o Benfica, até ontem, só tinha 70% do passe, o que significa que o valor pago pelo Real Madrid vai incidir nesses 70%.
Situação em 30 de Setembro de 2009:
Benfica (70%) -> Prejuízo: 6M+2M= 8M ; Ganhos: 4.4M+1M= 5.4M ; Saldo: -8M+5.4M= -2.6M
Benfica Stars Fund (20%) -> Prejuízo: 4.4M ; Ganhos: 0 ; Saldo: -4.4M
Gestifute (10%) -> Prejuízo: 1M ; Ganhos: 0 ; Saldo: -1M
29/07/2010 -> Di Maria vendido por 25M ao Real Madrid, juntando ainda 5M pela utilização do jogador em competições oficiais e outros 6M dependendo de objectivos compridos pelo atleta.
Situação a 29 de Julho de 2010 (aplicando os 25M recebidos agora, divididos pelas 3 partes):
Benfica (70%) -> Prejuízo: 8M ; Ganhos: 5.4M+17.5M= 22.9M ; Saldo: -8M+22.9M= 14.9M
Benfica Stars Fund (20%) -> Prejuízo: 4.4M ; Ganhos: 5M ; Saldo: -4.4M+5M= 0.6M
Gestifute (10%) -> Prejuízo: 1M ; Ganhos: 2.5M ; Saldo: -1M+2.5M= 1.5M
Situação aquando da inscrição do atleta em competições oficiais pelo Real Madrid (Valor= 5M)
Benfica (70%) -> Prejuízo: 8M ; Ganhos: 22.9M+3.5M=26.4M ; Saldo: -8M+26.4M= 18.4M
Benfica Stars Fund (20%) -> Prejuízo: 4.4M ; Ganhos: 5M+1M= 6M ; Saldo: -4.4M+6M= 1.6M
Gestifute (10%) -> Prejuízo: 1M ; Ganhos: 2.5M+0.5M=3M ; Saldo: -1M+3M= 2M
Situação caso Di Maria cumpra os objectivos propostos para o pagamento por parte do Real Madrid de 6M:
Benfica (70%) -> Prejuízo: 8M ; Ganhos: 26.4M+4.2M= 30.6M ; Saldo: -8M+30.6M= 22.6M
Benfica Stars Fund (20%) -> Prejuízo: 4.4M ; Ganhos: 6M+1.2M= 7.2M ; Saldo: -4.4M+7.2M= 2.8M
Gestifute (10%) -> Prejuízo: 1M ; Ganhos: 3M+0.6M=3.6M ; Saldo: -1M+3.6M= 2.6M
Concluindo o Benfica recebe 30,6M na melhor das hipóteses, caso os objectivos propostos ao atleta sejam cumpridos. De momento recebe apenas 22,9 M.
E resta ainda clarificar dois pontos: os 5 milhões em questão são para ser pagos em que condições? Imediatamente após a inscrição do atleta na Liga Espanhola, ou após um determinado número de jogos? E os 6 milhões são para ser pagos em que moldes? Se o Real conquistar uma Taça? Ou tem de ganhar a Champions? E por quantos anos estarão essas cláusulas activas? Há aqui muito por explicar, porque os benfiquistas, nomeadamente os sócios, devem saber em que é que os seus dinheiros andam a ser gastos.
E ainda há outra coisa que me intriga: para que é que serve o Benfica Stars Fund? Reparem, o Benfica vendeu 20% do passe de Di Maria por 4,4 M. Se tivesse mantido esses 20%, teria 90% do passe. Ora, se o Real ofereceu 25 milhões de imediato, o Benfica receberia 22,5 M em vez de 17,5 M, o que dá uma diferença de 5 M de euros. Subtraindo os ditos 4,4 M pelos quais foi vendido ao fundo, parece que o Benfica "mandou" 600 mil euros às urtigas. Pior é se avaliarmos isto pela perspectiva dos 36 M: em vez dos 30,6 M, receberíamos 32,4 M. Prejuízo de quase 2M. É assim ou estou enganado?
O que mais temo agora é que suceda a mesma razia que aconteceu no final da época 2007/2008. Tudo começou com a venda de Simão por um valor bem abaixo da cláusula após as promessas que todos nos lembramos. E as semelhanças que encontro com os tempos que correm são assustadoras.
P.S. Altura para um recadito: é tramado quando criticamos e vilipendiamos alguém por algo e depois os nossos amigos fazem exactamente o mesmo que o criticado, não é? Quem não percebeu, não tinha de perceber, a mensagem chegou certamente ao destinatário.
P.S. 2 - Da selecção falo amanhã.
P.S. 3 - Ler o post abaixo deste, simplesmente imperdível.
15 comentários:
o fundo de jogadores e essas ceddencias ao jorge mendes e o que permite ao benfica constinuar a ter capacidade de investimento na equipa.
so por isso e que tens saviolas, javis, ramires e airtons.
preferes abandonar este modelo e voltar aos kings?
Em 1º lugar, não me respondeste, porque segundo percebi, graças ao fundo, acabámos de perder 2 milhões de euros, certo? E perdendo dinheiro vai sendo mais difícil contratar jogadores.
Com o Giogio di Bufa eram €40 milhões e nem piavam
biba o benfica carago,somos os melhores da europa e talvez do mundo,em vez da nossa seleção se tivesse jogado o benfica tinha-mos passado a eliminatória,queiroz não percebe nada de futebol,biba Jesus...
JNF ... não falta nas tuas contas, o valor a pagar ao Rosario Central pela formação do atleta?
Abraço
Julgo que não, pelo menos baseei-me nos vários comunicados emitidos, e nenhum deles referiu isso. Mas atenção, o Benfica também tem direitos de formação do jogador, por incrível que pareça (porque esteve no clube entre os seus 19 e 21 anos).
O objectivo do fundo e arranjar investidores que metam dinheiro no Benfica no imediato vendendo percentagens de jogadores promissores permitindo ao clube manter esse jogadores por mais tempo. Pelo menos e assim que entendo a situacao.
Para alem disso uma benfica tem uma grande percentagem do fundo logo tambem retira dividendos do fundo.
Mas parece-me tudo muito pouco claro...
Benfica stars found serve para angariar dinheiro rapidamente.... e esse prejuizo ..... sinceramente...
concordo quando dizes que deviamos ser esclarecidos sobre os 5 e 6 milhões....
mas dizer que podemos facturar 31 milhões com a venda do nosso melhor jogador é simplesmente patetico.
As clausulas nao correspondem ao real valor do jogador...
O ribery e o Robben custaram 25 milhões ao bayern...
Se há coisa boa no teu post é esse teu estudo matematico que só faz sobressair ainda mais o bom negócio que fizemos.
PS : e eu nao sou vieirista..... pk há mta merda no nosso clube... tomara que fossem merdas com essa todos os anos...
A situaçao dos 5 milhões será após a inscrição do atleta ou através de um determinado número de jogos que o Di Maria possa fazer?
JNF
O Benfica vendeu a % do passe ao fundo, porque precisava de liquidez para a sua tesouraria e para as contratações que fez no ano passado.
Há um pormenor que te escapa, mas também não tenho bem a certeza... a Gestifute não tinha uma percentagem do passe do Sidnei que deu em troca dos tais 10% do Di Maria?
Na minha opinião o Di Maria foi razoavelmente bem vendido... o que era de evitar é o bla bla bla de um rol de tretas do nosso presidente...
Abraço e venha de lá os jogos de pre epoca!
Filipe
Concordo com algumas coisas e discordo de outras.
A questão do fundo é muito simples. O Benfica vende uma % de vários jogadores, mas quem compra espera que eles se valorizem (o que pode não acontecer). É no fundo diminuir o risco e ao mesmo tempo ter dinheiro (o que por exemplo evita ter de pedir empréstimos aos bancos, sabe-se lá com que juros). Nessas contas falta uma variável. O Benfica tem uma participação de 15% no Fundo (ou seja, 3% do passe). Se os tais 5M dependem apenas da tal inscrição, não acho que tenha sido um mau negócio. Pior (até que alguém o explique) foi o do Roberto. Sendo um desconhecido tornou-se num dos 10 guarda-redes mais caros da história, custando o mesmo que um Van der Saar ao Fulham ou um Cech ao Chelsea!
E a piada continua hoje!!!
Nao e que estao a dizer que o Benfica vai buscar o Roberto do RM por 5 milhoes????????
Estao a gozar com os socios ou que? Isto para mim era convocar ja uma AG para explicarem estas negociatas.
Caro JNF eu como socio do Glorioso já estou pelos cabelos com esta historia do Di Maria. Uma simples transferencia de 1 jogador dá para pôr tudo em causa, desde o presidente ao fundo de jogadores criado sabe bem para ter liquidez que permite contratar o Ramires, o Saviola, o Gaitan, o Jara, o Airton, etc que é tão mau que outros clubes estão a copiar.
Haja paciencia é a unica coisa de facto a dizer.
Vamos lá ver os 25 milhões (que podem ser 30 ou 36) pelo Di Maria parecem pouco e é normal haver alguma desilusão. Mas temos de reparar como hoje o mercado está e que se calhar foi o negocio possivel:
1º Quanto acha que o real valor do Di Maria no Mercado? 40 milhões a serio, por exemplo sabe quanto custou o marcador do golo que eliminou a equipa do sr. Prof. ao Barça;
2º Se sim então para si o Di Maria é melhor que o Villa. Isto de 1 jogador que está há 3 anos na Europa, que fez só 1 ano fantástico graças ao nosso Jesus, que está a fazer um mundial mediocre, que como bem diz Mourinho não se sabe como se vai comportar numa liga verdadeiramente forte (das melhores da Europa) pois uma coisa é enfrentar os João Ribeiros, os Grimis, os Andrezinhos, outra é ter o Capedevilla, o Puyol, o Dani Alves, etc. Lembra-se do ciganito aonde está hoje;
3º O Presidente mentiu aos socios a conversa é sempre a mesma. Mas o que queria que o Presidente fizesse. Que ia vender o o Di por qualquer proposta que surgi-se. Assim já não mentia não era. E o poder negocial como era? O Presidente fez bem o seu papel sabendo perfeitamente que nunca iria ter os 40 milhões da clausula pois Di Maria não vele isso;
4º Depois é a questão de outros oferecerem mais. Acredito que o Mancester City dava os 40 milhões, mas era o meu amigo que ia obrigar o Di Maria ir para lá quando tinha o Real Madrid interessado. Quem no mundo prefere o Real a outro clube qualquer? Facil não é. Rui Costa só há 1 é nosso, e só ele para ajudar o Benfica foi para a Fiorentina tendo o Barça interessado. Mas estamos a falar do nosso Rui não de qualquer Di Maria;
Assim repito este negocio foi o possivel e creio atendendo ao mercado não foi mau de todo. Agora estar com este histerismo. Prontos vendemos mal o Di Maria já não vamos ser campeões é a ideia que dá.
P.S- Comparar esta situação com a saída do Simão é ignorancia pura. Na altura estavamos nos anos Simão e mais 10, tinhamos o Engº como treinador, não passavamos do 3º lugar. Agora somos Campeões, que eu saiba para além do Di temos o David Luiz (já craque não um miudo), o Coentrão, o Javi, o Ramires, o Aimar, o Saviola, ou seja não se depende de 1 ou 2 jogadores e principalmente temos Jesus isso sim faz toda a diferença.
Depois de ler todos os comentários anteriores, subscrevo quase inteiramente o que disse "O Glorioso". No meio de tudo, o que me chateou mais foi a postura de LFV que no fundo era meio bluf!
O Benfica Stars Fund existe para o Benfica ganhar liquidez sem vender os jogadores. Isto, como todo o tipo de investimento, tem um risco associado que tem de ser pago. No caso do Di Maria, segundo as tuas contas e que eu confio, os investidores do BSF ficaram a ganhar, mas não é certo que seja sempre assim. Existe risco. Depois de uma excelente época, é natural que o investimento feito no Benfica traga rentabilidade. Mas não fugindo ao caso do Di Maria, quanto davam por ele na época anterior?
Enviar um comentário