segunda-feira, 21 de maio de 2007

Nós só queremos... um Benfica Campeão!

Hoje, tal como noutros iguais, é dos raros dias (noites) em que sinto inveja de alguém. Não por desgostar de ser quem sou ou do que tenho, mas por saber que a alegria de terceiros se transforma na minha própria infelicidade. É um facto.

Pouco tenho escrito porque pouco me apetece escrever. Tento encontrar motivos para me animar (reforços, manutenção dos principais jogadores, mudança de técnico), mas a realidade só me mostra um caminho descendente. Incrível, não? Nem conseguimos ficar muito tempo no topo e já estamos a descer novamente. É a dinâmica de vitória (ou falta dela). Ponto! Começou e acabou num ápice.

Lá no fundo, quem é que ainda não pensou que, se não fosse Trapattoni e Cª, Lda., o mais certo era termos chegado aos 17 ou 18 anos sem vencer o campeonato? Qual campeonato atípico qual carapuça… se assim for, somos nós que andamos “atípicos”, “anémicos” e “descompensados” há muitos anos. Ganhámos na altura e pronto. Eu quero é vencer mais e mais.

Agora vem a época da venda de sonhos ou ilusões. Aliás… já começou. Com 20 milhões no bolso, declaradamente para investir na equipa de futebol, quero ver onde vão arranjar desculpas para não vencer o Paços, o Beira-Mar (este até desceu), a Naval ou o Braga. Quero ver, primeiro que tudo, como é que convencem aqueles que só querem sair desde há muito (com Simão à cabeça) que o melhor caminho é ficar (desmotivados, mas mais ricos, talvez). Quanto é que essa operação nos irá custar? É que são só 20 milhões e a qualidade dos que saem (normalmente boa) contrapõe-se com a incógnita dos que estão para vir.

Já não vejo em Luís Filipe Vieira um homem calmo e seguro de si. Vejo-o a distrair-se em demasia com assuntos que pouco têm a ver com o terreno de jogo. A assumpção dos dois cargos (Presidente e Director Desportivo) preocupa-me por isso mesmo. Se tivermos os melhores e marcarmos de tudo o quanto é canto e lado, não há árbitro que salve a escória do Norte, do Sul ou do Centro. Se concentrarmos as nossas atenções no reforço qualitativo da equipa de futebol, poderemos deixar que os vizinhos do lado se desgastem nessa luta que será sempre inglória. Ainda não perceberam que será sempre inglória? Então sejamos melhores que eles e isso, infelizmente, não temos sido.

Pelo 49º ano consecutivo (sentido figurado, é claro), vamos bater nas mesmas teclas:

=> Precisamos de um ponta de lança que marque golos. O Sporting tem, o Porto tem, o Boavista tem, até o União de Tomar deve ter. Os campeonatos decidem-se nessa zona do campo. Porque raio, passados tantos anos, ainda não investiram num gajo que dê nojo de tanto ver marcar, hein? Ainda não perceberam que o dinheiro que já se perdeu (por não ganharmos nada) teria sido mais bem aproveitado na compra de alguém que marque, pelo menos, uns 20 golos por época?;

=> Precisamos deixar de comprar por comprar. Quantos jogadores estarão na lista de dispensas? Só falarei pelo que se lê na imprensa, mas comungo da mesma opinião: Moretto, Paulo Jorge, Manú, Miguelito, Beto, Marco Ferreira… É com muita honra que os vimos chegar, quiçá (para eles) ao topo das suas carreiras, mas muito comodismo se avistou pelos lados da Luz. “Cadê” o espírito de trabalho para conseguir mais e mais? Terá sido só casmurrice de Fernando Santos a aposta nos mesmos? Não deveremos traçar um perfil psicológico dos atletas para precavermos este tipo de situação?;

=> Precisamos regressar aos treinadores com carisma (Camacho, Trapattoni…). São guerreiros, lutadores, motivadores e congregadores de adeptos e jogadores. Ainda que não concorde com muito do que foi feito na era Koeman, sinto que perdemos o sentido de estratégia na contratação de Fernando Santos;

=> Precisamos olhar mais para os escalões de formação, em caso de dúvida entre compra estrangeira ou aposta portuguesa. Quem sabe, algum puto agiganta-se e traz uma mais-valia ao plantel. Não olhem para Marco’s Ferreira’s, em fim de carreira, ou para Derlei’s, que já mostraram tudo o que tinham para mostrar. É queimar dinheiro vivo.

E muito havia para dizer, mas a desmotivação não aguça o apetite da escrita. Quiçá, depois dos vizinhos da segunda circular vencerem a Taça de Portugal (nada restando para nós este ano), Luís Filipe Vieira acorde para a realidade e perceba que se este gigante não for espicaçado novamente (desta feita a responsabilidade tem de partir dele), os "roncos" far-se-ão ouvir por muitos e largos anos.

16 comentários:

Marquês de Barrabás disse...

"É que são só 20 milhões e a qualidade dos que saem (normalmente boa) contrapõe-se com a incógnita dos que estão para vir."

É geralmente este o problema do 'entra e sai' de jogadores. Penso que por aí, pelo menos, ainda não voltámos ao pior de um passado recente, e não voltaremos tão cedo...

Ricardo disse...

Concordo com tudo o que dizes, exceptuando a parte do treinador.

Penso que Fernando Santos é - neste momento, e olhando à realidade do clube e àquilo que devemos fazer para que se não entre uma e outra vez na catadupa de vendas e compras - o treinador certo para o Benfica. Por várias razões:

- ao Benfica, a meu ver, falta e sempre faltou paciência. Os resultados não aparecem e logo se ouvem e vêem lenços brancos e vontade de mudança. O Benfica precisa de estabilidade, e não penso que outro teinador (com novos métodos de trabalho, com ideias diferentes sobre que jogadores necessita, com nenhum entrosamento com os jogadores, etc) possa ser melhor estratégia que Fernando Santos por uma razão muito simples: é que se é mais-valia é caro e muito bom (desconheço da nossa possibilidade financeira para apostar, por exemplo, num lippi, num vanderlei luxemburgo, num van gaal, etc); se procurarmos barato, teremos mais do mesmo, perdendo um ano de trabalho com os jogadores, moldando sistemas tácticos e procurando atingir de forma exacta o que são as ideias do treinador(que, a meu meu, foram, tirando um ou outro erro, conquistas de FS)

- Fernando Santos fez um bom trabalho. Quanto a mim, fez. Bem sei que o homem é criticado por todos os lados, mas sinceramente não entendo as razões dessas críticas. Se há alguém que pode ser acusado de não ter feito o que deveria ter sido feito, esse alguém é muito mais Luis filipe Vieira. FS, em Dezembro, deu claramente a entender quais eram as lacunas do plantel aos sócios e ao Presidente. O que é que foi feito? Vendeu-se Ricardo Rocha e saiu Alcides (quanto a mim bem, um por ser um excelente negócio, outro por não termos voto na matéria) e entrou Derlei (em quem confiámos, antes de se revelar um flop) e David Luiz. Sem dúvida que o puto é bom e tem margem de manobra(vá lá... um que entra, desconhecido, e é bom, à boa maneira do antigamente) mas não teria feito sentido mais um central e, acima de tudo, alguém para o meio-campo, tendo em conta a indisponibilidade de Nuno Assis? Culpo a presidência pelas opções de Inverno. FS encontrou os erros, mas ninguém lhe deu razões.
Além disso, o Benfica chegou aos quartos-de-final da Uefa (não indo mais longe por clara infelicidade - o jogo da Luz contra o Espanhol é absurdo de tão azarento), praticou um bom futebol (há quanto tempo não víamos o Benfica a jogar assim desde há muitos anos) em boa parte da época e acaba a dois pontos do líder. Certo, nós queremos ser campeões, é um facto, mas parece-me que ficar a dois pontos na última jornada é bem diferente de estarmos arredados do título em Janeiro ou Fevereiro como tantas e tantas vezes aconteceu na última década e meia.

- Azares e azares: O Benfica começou a época mais cedo (pré-eliminatória da Champions), não jogou a primeira jornada, não sabia se Simão saía, Rui Costa esteve lesionado quase toda a temporada, Nuno Assis (que estava a jogar muito) não pôde jogar mais de meia época, Luisão (crucial na defesa) perdeu o último terço da época, Veiga saiu do Benfica (goste-se ou não da personagem[eu não gosto] ele é querido pelos jogadores e, além disso, é um homem que os acompanha... o Presidente não pode exercer esse cargo), e mais alguns de que não me lembro agora.

Por tudo isto acho que Fernando Santos deve continuar. Não é o melhor treinador do mundo, não é o melhor motivador do mundo, mas penso que - depois de tantos azares e de um bom futebol, ainda assim - merece ter uma oportunidade para preparar (se o Presidente lhe der ouvidos) a próxima época e mostrar que o trabalho desenvolvido vai ter uma sequência feliz para todos nós. Tirá-lo do cargo e contratar outro treinador seria chover no molhado. Apoiemo-lo, deixemos que o homem trabalhe e possa ter menos azares.

Acho que se o Presidente ouvir realmente o que ele tem para dizer e o que ele pretende para a equipa do Benfica podemos fazer uma grande época. Vale o que vale. É mais uma opinião de treinador de bancada...

Marquês de Barrabás disse...

O Alcides saiu por não termos voto na matéria, ou saiu porque foi pura e simplesmente encostado por Santos?

Sir disse...

Excelente balanço, pteixeira. Infelizmente os carapaus não fizeram a graçola, ontem. Teria sido mais justa a vitória do Sporting.

Quanto à inveja, não tenho nenhuma de quem é de uma equipa que para além de não merecer os títulos tem adeptos que nem sequer os sabem vencer. Esfaqueamentos entre adeptos do mesmo clube, no festejo de um campeonato, só num clube ímpar como FCEscumalha.

Sir disse...

E também gostei muito do teu (se me permites) comentário, Ricardo. É uma boa prespectiva essa da continuidade que eu também defendo. O problema é que, dos últimos quatro treinadores, este é o que menos merece esse voto de confiança. Essa política deveria ter sido aplicada há mais tempo. Tinha pensado já há algum tempo escrever sobre esse tema, mas ainda não tive oportunidade de o fazer.

Tenho a convicção e a esperança de que o Fernando Santos não fique. As assimetrias no discurso dele e do Presidente levam-me a crer que sim.

Quanto ao Alcides, creio que saiu porque, como não era utilizado, o Chelsea preferiu pô-lo a rodar num clube com um treinador que lhe dê valor. Um treinador com o qual, aquando da sua passagem por cá, deveria ter sido aplicada a teoria da continuidade.

Marquês de Barrabás disse...

Andaram à facada uns aos outros?

Bem, do mal o menos: não há vítimas inocentes.

PS: Sir, como sabes, em relação ao dossier treinador, concordo contigo, claro. O problema é que há 3 épocas que outros clubes nos vêm buscar os treinadores (Real Madrid, Estugarda e PSV) e facilitam a tarefa da Direcção a despachar os 'incómodos'.

Esta época é practicamente certo que ninguém pega no Fernando Santos.

PS2: o Co Adriaanse está livre; o Manchester City e Feyenoord andam atrás dele. É só uma informação para quem gosta de futebol de ataque.

Pedro Neto disse...

Gostei do balanço - como sempre um grande texto do pteixeira -, e apenas discordo na questão da qualidade de algumas reservas. Miguelito, Paulo Jorge, Manú e Mantorras teriam de jogar mais para encontrar ritmo e mostrar a sua boa capacidade.

Fernando Santos destruiu aos poucos as possibilidades de sucesso. Não motiva jogadores e adeptos, é mau treinador a nível táctico e destrói carreiras de atletas - até o Liedson esteve uns 2 meses sem ser convocado.

Tudo o resto assino por baixo.

Sir disse...

Marquês,

http://sic.sapo.pt/online/noticias/desporto/20070521+Violencia+nos+festejos.htm

Andaram e não foi pouco. Curiosamente este ano esteve muito pouca gente nos festejos. Muitos dos meus amigos, habitués do fcp, ficaram em casa. Isto é sintomático de que já nem a eles lhes dá prazer.

Marquês de Barrabás disse...

Obrigado pelo link.

Saudações Gloriosas

Ricardo disse...

Sir:

o Alcides foi utilizado esta época. Não o foi tantas vezes como na época anterior, com Koeman, mas jogou alguns jogos ainda. De qualquer forma, essa é uma opção do treinador. Concorde-se ou não, é ele quem toma as decisões, o que não invalida o facto de, realmente, não termos tido voto na matéria. Eu poria ALcides em vez de Nélson, muitas vezes, mas quero dizer que Alcides fez excelentes jogos e outros bem mais fracos, ou seja, parece-me uma discussão em aberto a escolha entre Nélson e Alcides, sendo que, de facto, o primeiro esta época esteve muitos furos abaixo da época em que chegou. O erro que aponto a FS é a ida de Diego Souza para o Brasil para a permanência de Beto. Esse sim, pareceu-me e parece-me um erro crasso.

Marquês:

Co Adriaanse? respeito a preferência, mas não me parece que fosse uma escolha credível para o Benfica.

Pedro:

Concordo que não é um ás da psicologia em absoluto, mas também... com aquele plantel como é que o homem pode motivar alguém? A verdade é que não tínhamos opções. Jogámos a época inteira com 14, 15 jogadores de nível alto...

Sir disse...

Nem de propósito: «Alcides não queria sair do Benfica»
http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=122087&tema=1

Marquês de Barrabás disse...

Caro Ricardo, não é uma preferência pessoal; como disse, é apenas uma informação.

Em relação ao Alcides, saber porque razão o Chelsea o passou ao PSV vai ser difícil de determinar; mas o facto de o jogador não ser opção de Santos foi com certeza importante...

Ricardo disse...

Sim, nunca saberemos por que razão o Chelsea o fez; provavelmente para ter mais tempo a jogar. Não me parece é que o FS tivesse dito que o jogador não era opção (sabendo que já não tinha Rocha, que o David Luiz era uma incógnita na altura [ele nem sabia como era o jogador...outra coisa estranha, mas enfim], e que o Alcides podia fazer as duas posições. Não me parece lógico, mas se o Nandinho disse mesmo que não era opção, então ok, estou convosco, o homem não pode ser treinador do Benfica. we´ll never know...

pteixeira disse...

Eu nem considero o meu post como análise. É mais um desabafo sofrido. Uma excelente análise fez o user Ricardo, independentemente de alguns pontos de vista diferentes.

Nestes dias, bem que podia haver um apagão no mundo que não me fazia a mínima diferença.

Pedro disse...

"mas não teria feito sentido mais um central e, acima de tudo, alguém para o meio-campo, tendo em conta a indisponibilidade de Nuno Assis? "

Então Ricardo pq é q Santos sabendo da impossibilidade de Assis deixou sair o Karyaka q até estava a jogar e a marcar?!!?!?!??!?!

Ricardo disse...

Boa pergunta. Não faço ideia. É possível que seja um dos erros do Santos... mas como foi o negócio? Desconheço a situação, mas concordo contigo, o Karyaka teria sido útil ao meio-campo do Benfica, mesmo sendo - na minha opinião - um jogador demasiado lento e pouco competitivo para um clube como o Benfica. Mas é uma pergunta pertinente. A discrepância entre as afirmações do Presidente e as afirmações do treinador, entre as opções de um e de outro, revelam-nos uma certa instabilidade e pouca comunicação entre os dois. Isso é preocupante. Será que Veiga aglutinava, de facto, os dois cargos e fazia a ligação de forma perfeita? Os jogadores querem-no do seu lado; eu, mesmo não gostando dele, começo a pensar que o Veiga era mesmo importante...