quinta-feira, 14 de junho de 2007

Chupistas


Chupista: s.m., comedor, pessoa que explora ardilosamente a bondade alheia, parasita.

Como já devem ter deduzido, o comentário que se segue será dedicado à Comunicação Social, mais propriamente à imprensa escrita desportiva. No dicionário, o jornalismo desportivo surge definido com tamanha exactidão que dispensa qualquer tipo de dissertação mais aprofundada sobre o tema. Basta procurar na letra P, de parasitismo:
associação de dois organismos na qual um deles (o parasita) é beneficiado e o outro (hospedeiro) é prejudicado.

Pois bem, o hospedeiro de eleição dos parasitas portugueses é, como já devem ter reparado, o Sport Lisboa e Benfica. A corrupção vê nos jornais desportivos um precioso veículo de propaganda, e os jornais desportivos vêem na corrupção desportiva uma preciosa fonte de rendimento. É fácil perceber que quem controla os meios de informação, controla a opinião pública, e esse poder é fundamental para o branqueamento de actividades ilícitas. Como explicar que nenhum dos jornais desportivos tenha alguma vez dado destaque ao processo Apito Dourado? Quem acha que os tentáculos do polvo nortenho se resumem ao Universo futebolístico está a ser, no mínimo, redutor. Quem acha que todas as teorias conspiratórias se resumem a meros devaneios está a ser, no mínimo, pacóvio.

O Sport Lisboa e Benfica é o principal hospedeiro destes parasitas por duas razões: primeiro porque é o maior e, portanto, o alvo a fragilizar no período de transferências; segundo, porque é o maior e, portanto, o alvo preferencial de qualquer especulação que vise produzir receitas.

Este comentário surge na sequência do circo, ou manobra concertada, em torno do alegado interesse benfiquista em Edgar, Kazmierczak, Linz ou Bolatti. Os atentos percebem, os crédulos lamentam, os boçais rejubilam.

3 comentários:

Sir disse...

"Os atentos percebem, os crédulos lamentam, os boçais rejubilam."

Mai'nada!

el niño rosso disse...

sigmund
sabes porque é que isto acontece? Com medo do Jaquim Oliveirinha. Ou porque trabalham nos jornais dele ou porque de um momento para o outro ele pode comprar o seu jornal e ficar no desemprego. O melhor é nunca mais comprar jornais desportivos como já faço faz algum tempo. Felizmente temos a net onde o oliveirinha nada pode fazer.
Já agora toca a votar em
http://www.voteyourteam.com/Europe/Portugal/Benfica.aspx

Rebel Yell disse...

esqueceste-te de dizer... " e nós rimo-nos"..é que não desfazendo o Edgar,não era jogador que queria,já temos a experiência do manduca,marcel...Obrigado FCPorco..invistam os preciosos 22 milhões do anderson na compra de "possiveis" alvos do benfica,nós agradecemos e o vosso passivo também.