quarta-feira, 20 de junho de 2007

O Comendador com uma maneira esquisita de falar


Não me apetece falar nem sobre o Comendador, nem sobre o Maestro. Não vou dizer se concordo com a OPA ou se acho que o Rui Costa devia consultar um geriatra. Isso é cagativo. Muito mais interessante é a reacção de alguns adeptos às declarações do magnata "com uma maneira esquisita de falar".

Até há bem pouco tempo, Rui Costa era o legatário da mística benfiquista, o último Messias. A certa altura, chega um indivíduo e diz que a grande referência do clube na última década é um mercenário que nos trocou por uma mão cheia de liras e que apenas regressou ao nosso convívio porque o seu estado decadente não lhe oferecia alternativa. Não vou comentar a validade ou a polidez desta opinião, vou apenas lamentar a prostituição intelectual de quem rege as suas convicções ao som da caixa registadora. O que seria suficiente para desancar um pobre coitado, mostrou-se insuficiente para beliscar a imagem de um Comendador opulento.

É o mesmo que ouvirmos alguém dizer "A tua irmã é uma grande vaca", e, quando nos preparamos para acariciar a face do insurrecto com a ternura de um punho cerrado, este nos estende a mão com a graciosidade de uma nota de 100. Subitamente, o verde inebriante daquele papel dissipa a ira, corrige a postura e suprime o orgulho. Afinal, a minha irmã nem é assim tão séria. Pensando bem, até acho que ela é ligeiramente ordinária. Aquilo nem é uma saia, é um cinto. Porcalhona. Razão tem o shôr Joy Bernardo.

14 comentários:

Sir disse...

:D

1234567vv disse...

Ele não disse que ele era um mercenário. Isso é uma interpretação do que ele disse.

O homem é tão bom a fazer dinheiro como é mau a soletrar.

O que ele disse (um bocado a quente, como ele sempre faz) foi que o Rui Costa está velho e se gosta tanto do Benfica devia ter voltado quando tinha 25 anos.

Não discordo a 100%... mas provavelmente Rui Costa não voltou porque quem o quis trazer não era de confiança: Vale e Azevedo.

Gosto muito de Rui Costa, mas para mim a figura principal do Benfica é SIMÃO SABROSA! Porque tem mais épocas e é o nosso capitão!

Anónimo disse...

Para quem não queria falar sobre o assunto tomaste um partido bem evidente na questão... O Berardo não percebe nada de bola, já deu pra perceber, mas pode ajudar o benfica a ter Rui Costas com 25 anos? Força nisso. Deixemo-nos de merdas e aproveitemos a oportunidade de nos tornarmos naquilo que somos por natureza: vencedores! A maneira de se expressar foi péssima, mas a ideia que está na base das afirmações é correcta. É um benfiquista farto de ver o Benfica alombar, não percebe nada de bola e atirou-se ao menos culpado de todos... Pá, não se pode ter tudo. Tem ideias más pro benfica? Não me parece... O seu ideal do benfica é aquele ideal que está guardado no "memória gloriosa" do Bakero, é o ideal que os benfiquistas a sério têm, lembrou-o aos benfiquistas e fez muito bem, alguns andam esquecidos sobre o que é o Benfica, ou o que deve ser...

pteixeira disse...

Concordo em absoluto com o teor do post. A probabilidade dos benefícios serem maiores que os prejuízos (repito, probabilidade), com a participação activa de Berardo no Benfica, leva a que tudo se permita a esse Sr. A força dos milhões leva a que, por exemplo, se esqueça uma contradição absurda (mais uma) que esse Sr. comete cada vez que abre a boca: referiu-se à necessidade de cuidarmos dos nossos jogadores porque estes são sensíveis (numa entrevista publicada ontem no seguimento da questão "Rui Costa"), mas esquece-se que Rui Costa é mais um daqueles que ele deveria querer proteger e não atacar, principalmente enquanto veste a camisola que o faz sorrir ou zangar.

No fundo, as interpretações negativas não são válidas porque partem da cabeça de terceiros (ele disse o que disse), mas as correcções ao que ele disse já têm validade porque, no fim das contas, um Sr. com dinheiro até tem que ser defendido do monstro chamado "Rui Costa". Por maior validade que tenha a questão de "fundo", não havia necessidade de se meter tanta "água".

Esse Sr. começa a ajudar o Benfica se estiver calado e bem calado. Não acredito que tenha feito fortuna à custa da sua capacidade de relacionamento porque isso, a olhos vistos, parece-me que é dom que não dispõe (não me refiro à capacidade de bem soletrar ou se expressar).

O que quiser fazer ao nosso clube, Sr. Berardo, faça-o, mas caladinho. O povo benfiquista agradece (quer dizer... alguns agradecem, pelos vistos).

antitripa disse...

O homem só tem de ter cuidado como diz as coisas.

Vamos lá ajudar o nosso clube: Não aos despiortivos e não à sporttv.

Sir disse...

Uma pergunta: porque é que o Berardo não ajudou o Benfica quando tinha 25 anos? Preferiu amealhar a sua fortuna noutro lado, tal como o Rui Costa. Ou seja, isto funciona como uma espécie de auto-crítica. Do género: "Andei a ganhar dinheiro e a gastá-lo em quadros quando poderia ter ajudado o Benfica mais cedo. Sou mesmo um mercenário. Fuck me."

Rebel Yell disse...

Em lado algum vi alguém dizer que o Berardo tinha razão,pelo contrário.Eu pessoalmente,só dei o beneficio da duvida,porque cá em Portugal,já nos habituámos a lêr muitas não verdades nos belos jornais que por cá se publicam e não queria fazer um juízo de valor,para depois vir a verificar que era outro caso de não verdade.Obviamente se tais palavras foram ditas,dentro daqueles moldes,então..O Joe cometeu mais que um erro,cometeu uma estupidez,ao julgar-se apto para ajuízar sobre o carácter de alguém,sobretudo o do Rui Costa (que até hoje sempre foi um profissional correcto com o Benfica e demais clubes que representou),isso..ninguém pode fazer.Opinar sobre as qualidades do Rui como jogador,é discutível tudo bem,cada um tem direito à sua opinião,porém,opinar sobre o carácter....
Que se desculpe pessoalmente perante o Rui.

pteixeira disse...

Sir:

Ora nem mais... parabéns pela excelente analogia.

As prioridades de vida são definidas por cada pessoa e o Rui Costa expressou sempre, de forma clara, a sua vontade de regressar ao Benfica se sentisse que seria uma mais-valia. Quem de direito avaliou a situação e, em comum acordo, foi assinado um contrato.

Qualquer comentário neste contexto, apesar de legítimo pela parte de quem o manifesta, só vem contribuir para a desestabilização de um activo que ainda dará os seus préstimos à equipa neste ano.

Vejam lá que ele até permite-se ao luxo de sugerir o destino que o Rui Costa deveria seguir (Estados Unidos), numa clara alusão aos "acabados para o futebol".

A arrogância deste Sr. tem de ter um limite e não me digam que a nova visão estratégica que ele quer fazer vingar no clube é justificação para intromissões em aspectos que, pasme-se, ele próprio diz que não quer interferir. Afinal, em que ponto ficamos?

Vai uma aposta que, em breve, assistiremos a birras do género do Sr. Bibi?

pteixeira disse...

Só um comentário/pergunta adicional:

Contradições à parte, o problema é que nós queremos que ele interfira no futebol, não é?... pois! Então temos que nos sujeitar aos "acordares" deste Sr. Só espero que, de forma consciente, não se levante a onda do "amen".

Sir disse...

YNWA, estás enganado! Muitos foram os que deram razão ao Berardo e muitos arranjaram desculpas para as declarações.

Só mais um aparte: se o Joe Berardo vem para o Benfica para investir, é natural que deseje obter algum retorno. E pergunto eu: que lucro terá ele em ter jogadores de 35 anos - que ninguém irá comprar - na equipa?

Aproveito, já agora, para responder: Nenhum. O Joy é um bom gestor mas, de futebol, não percebe um corno. É muito métrico. Não entende o que é a mística do Benfica, o que é a vontade de vencer pelo amor ao clube e o prazer de ver futebol. O dinheiro não compra toda a felidade.

Há que dar o benefício da dúvida. Foram declarações infelizes, ponto final. Vamos esperar que não se repitam e ter confiança no Vieira.

pteixeira disse...

Bem... parece que já se desculpou e assumiu a culpa. É de louvar.

ASF
"Berardo quer colocar um ponto final no assunto com este pedido público de desculpas feito esta tarde através da RTPN: «Se for necessário terei um encontro com o homem e cara-cara pedir-lhe-ei desculpas. Não poderia ter dito aquelas palavras nem sobre ele nem outra pessoa qualquer. Peço directamente desculpa ao Rui Costa, homem que conheço bem, tenho até uma grande admiração, deu grandes alegrias ao Benfica. OK, de maneira nenhuma quis ofender o homem»".

pteixeira disse...

Sigmund:

Os adeptos só saem mal desta história se colocarem o cheiro do dinheiro vivo à frente dos bons princípios de relacionamento humano .

Existem aqueles que gostariam que ele não tivesse dito o que disse, mas apoiam a lógica, embebida nas suas palavras, do investimento em jogadores novos. Eu sou um deles, não escondo; outros há que, por mais que ouçam e leiam, negarão o que foi dito porque estão a borrifar-se para tudo isso. A cor do dinheiro é mais válida; finalmente, há quem esteja numa linha intermédia, em que a teoria da conspiração e a crítica desvanecida assumem posição mais notória.

Se alguém vem à praça pública se desculpar é porque existiram motivos para a culpabilização. Para mim, é mais que suficiente.

Novamente, é de louvar o mea culpa.

Anónimo disse...

Lembro-me de Rui Costa ter renovado com 31 anos, mas também me devo lembrar dos seus 25, 26 anos em que disse com todas as letras para a TV: "se o Vale e Azevedo ganhar as eleições serei jogador do benfica", estava no auge da sua carreira e não veio porque não calhou, não foi por culpa sua...

Berardo teve uma péssima forma de se expressar, fez agora a única coisa que podia fazer, pedir desculpa. Rui Costa reagiu de forma extraordinária, ao seu nível, o benfica reagiu como tinha que reagir. Agora siga para a frente, esqueçamos a superfície e aprofundemos as questões de base. Isto é uma guerra surda contra o Oliveirinha, surda que o Berardo não disfarça ainda que não diga o nome do alvo... Estão em questão coisas que podem mudar o benfica de uma vez por todas. Momentos importantíssimos estão a chegar na história do benfica, unamo-nos, o Benfica unido é imparável. Perdermo-nos com nesta história será adiar o futuro, aquele futuro que não obrigará os Rui Costas a serem obrigatoriamente vendidos... Força, Benfica, chegou a nossa hora!

Rebel Yell disse...

Rui Costa: «A minha dignidade não tem preço» para quem leu o comunicado do Rui,acho que até aqui,puderam ver o seu carácter.A esta altura o Sr.Berardo,deve estar engasgado e a pensar "nunca pensei que ainda existissem homens de tamanha paixão".
É bom ter isto ficado "em pratos limpos",seria mau,termos uma divisão no seio dos adeptos e um "símbolo" do Benfica,magoado com um aparente investidor.
Espero que o Sr.Berardo tenha retirado daqui uma lição : pensar,antes de opinar/pôr em causa,algo ou alguém,principalmente aqueles que nitídamente lutaram e lutam pelos valores do clube.
Investe,podes investir se for com o intuito de ajudar o clube a fortalecer a sua posição,mas usando um pouco das palavras do Rui : Não estamos à venda.