domingo, 22 de julho de 2007

Cluj vs Benfica - Para matar a fome!

É precisamente essa a expressão que melhor define o jogo de ontem [sim, porque já passa das 02h00 da manhã]: Deu para matar a fome. Fome de bola e fome de posts. Como já deviam ter reparado, tenho andado um pouco ausente, mas depois de uma época de exames atarefada e de uma suada semana de férias, estou de volta para vos apresentar a 1ª crónica da época 07/08. Prometemos apresentar regularmente uma análise, após cada jogo da nova época.

Ritmo, ou falta dele

Apesar do fabuloso ambiente sentido no estádio do clube romeno de pequenas dimensões, mas com adeptos altamente fervorosos, os primeiros minutos foram de clara adaptação. O ritmo era pausado, próprio de um jogo que, afinal, era o primeiro da época. A equipa apresentou-se um pouco desconectada, lenta e pouco entrosada. No entanto, com decorrer da partida, os jogadores foram-se soltando e recuperando velocidade de pensamento e execução. A segunda parte foi de um nível bastante superior, com excelentes jogadas, combinações...e golos! Dois grandes golos: um de Rui Costa, outro de Cardozo, ambos de fora da área.

A questão do 10

Na ausência de Nuno Assis, ainda a cumprir suspensão, e tendo Fernando Santos optado pelo famigerado losango, Rui Costa e Simão afiguravam-se como os únicos candidatos à posição de playmaker. O treinador optou por Simão, relegando Rui Costa para interior esquerdo. Durante o jogo - e Rui Costa acabou por cumprir os 90 minutos, passando para 10 na segunda parte -, foi evidente o grande buraco deixado por preencher no corredor central. Rui Costa, naturalmente, demonstrou uma grande tendência para recuar, na tentativa de buscar jogo. Simão, pura e simplesmente, na minha opinião, não rende ali. Ainda deu nas vistas quando tentou pegar no jogo, por volta dos 20 minutos, com alguns contra-ataques e algumas incursões pelas alas. Mas refira-se, a bem da verdade, que também jogou a 10...à hora. Apesar de termos um meio-campo de luxo, é uma situação a rever.

Duplas

Se em relação à dupla de centrais não parecem existir grandes dúvidas, a luta por um lugar na dianteira está cada vez mais animada. Cardozo, para estreia, esteve muito bem. Deu indicações muito boas a Fernando Santos, mostrando muita qualidade na desmarcação, jogo aéreo e remate. Foi do seu portentoso pé esquerdo que saiu o segundo golo dos encarados, que hoje, só por acaso, actuaram de cor-de-rosa. Bergessio, por seu turno, esteve apagado. Mostrou raça e querer, mas deixou os adeptos ansiosos por nova oportunidade de o observar melhor. Em noite de estreantes, Dabao actuou pouco tempo, mas deu para ver que merece a confiança do treinador. Mantorras está a mais no plantel, mas já não é de hoje. Oxalá fossem todas as dores de cabeça do calibre desta.

Mediocridade, paulada e...Manélélé!

Num jogo muito faltoso, arbitrado e comentado mediocremente, alguns jogadores começaram a destacar-se, pela qualidade e pelos índices físicos que apresentam. Rui Costa - o melhor em campo -, Quim, Cardozo e...Manuel Fernandes. O 37 está de volta, com uma imponência fora do normal. No entanto, teve algumas dificuldades em ver-lhe reconhecido o seu grandioso porte. Vai ter problemas na Liga se as arbitragens forem, tal como esta, como nos têm habituado: muito pouco permissivas. Habituado ao futebol mais físico da Premiership, já dá para entender que o seu poderio não será uma vantagem preponderante nas competições nacionais em que, ao mínimo derrube, seguido de um mergulho, o árbitro assinala prontamente a falta. Depois admiram-se que eles vão daqui franganitos e saiam de lá cavalões. A exibição deu para matar a fome, mas parece-me um pouco triste empatar com um clube centenário, que ainda assim tem menos títulos que o Sporting na Europa.

Um a Um

Quim - seguro e eficaz, a provar que ele é, para já, o número 1.

Zoro - pareceu-me um pouco lento, mas esteve inultrapassável na defesa e ainda se aventurou com sucesso no ataque, uma vez ou outra.

Luisão - discreto, eficaz, mas ainda longe da boa forma.

David Luiz - vem com rodagem, mas precisa de calibrar o entendimento com Luisão.

Miguelito - esteve muito bem, provou estar à altura de ser uma alternativa muito fiável a Léo.

Katsouranis - não gostei nada da exibição, teve algumas falhas, muita lentidão, mas para primeiro jogo da época, numa posição que não lhe pertence, está perdoado.

Manuel Fernandes - o melhor reforço da época.

Rui Costa - um senhor, com aquela idade, jogar assim tanto, devia ser proibido.

Simão - intermitente, jogou 45 minutos que souberam a pouco.

Bergessio - muito aguerrido, pouco esclarecido, mas tem muito tempo para se adaptar.

Cardozo - chegou, jogou e marcou; a mi me gusta, Tacuara!

Butt - tecnicistas já temos, para alguma coisa tens as luvas!

Stretenovic - não comprometeu, nem surpreendeu.

Miguel Víctor - entrou à João Coimbra, ou seja, não deu para se ver.

Romeu Ribeiro - continuo a achar que tem muita qualidade, muito bom jogador.

Fábio Coentrão - esteve muito bem na ala esquerda, é um desequilibrador nato.

Manu - por mim, fica no plantel.

Yu Dabao - precisa de mais minutos.

Mantorras - precisa de menos minutos.

Highlights



Da autoria da bs-7.

Ficha de jogo

Estádio: Stadionul CFR
Árbitro: Sorin Corpodean (Roménia)

CLUJ: Stanciou, Tony, Cadú, Sandberg, Tanin, Didi, Dani, André Leão, Semedo, Trica e Cristian Fabbiani.
Jogaram ainda: Munteauan, Muresan, Pulio, Sousa, Anca, Surdu, Pedro Oliveira, Marginean, Amoreirinha e Freddy.
Treinador: Ioan Andone

BENFICA: Quim, Zoro, Luisão, David Luiz, Miguelito, Manuel Fernandes, Katsouranis, Rui Costa, Simão, Cardozo e Bergessio.
Jogaram ainda: Butt, Stretenovic, Romeu Ribeiro, Fábio Coentrão, Manu, Mantorras, Yu Dabao e Miguel Vítor.
Treinador: Fernando Santos

Ao intervalo: 0-0
Disciplina: cartão amarelo a Dani (34')
Marcadores: Dani (48') e Semedo (68'); Rui Costa (54') e O. Cardozo (66')
Resultado Final: 2-2

18 comentários:

Rebel Yell disse...

Penso que os olhares estariam mais focados em Cardozo,que demonstrou ter um pé esquerdo explosivo,al´me de que naturalmente,ganha quase tudo o que é bola alta.De resto...foi um treino,denotou-se o cansaço,também motivado pelo calor,viagem,e alguns que vinham de periodos longos de paragem devido a lesão (Simão e Luisão).

tuga_SLB disse...

Rui Costa? 35 anos? Musica Maestro!
http://visaodeumlampiao.blogspot.com

Sir disse...

Eu gostei!

dezazucr disse...

Miguelito muito bem? Em que jogo? O Semedo fez o gato e sapato dele.
Quanto ao Yu, o FS fez questão de lhe mostrar quais as oportunidades que lhe dará... a 5 minutos do fim. Sinceramente detesto quando chamam o Manuel Fernandes de manelele... o rapaz tem nome, e o estilo de jogo nem sequer se compara com o o do makelele, a haver alguma comparação sería com Patrick Vieira, que por acaso até é o seu ídolo. Mas tirando isso o rapaz é Manuel Fernandes.

Anónimo disse...

Desculpa la, mas se o miguelito jogou bem vou ali e já venho!! é uma alternativa muito boa a bancada diz antes assim. foi fraquissimo, papado enumeras vezes pelo semnedo, enfim, sem qualidades...

Sir disse...

É verdade que foi ultrapassado algumas vezes. Eu não disse que ele esteve exemplar, disse que me parece ser uma boa alternativa, que a ideia geral que me ficou.

Fotos adicionadas! :)

Marquês de Barrabás disse...

"Habituado ao futebol mais físico da Premiership, já dá para entender que o seu poderio não será uma vantagem preponderante nas competições nacionais em que, ao mínimo derrube, seguido de um mergulho, o árbitro assinala prontamente a falta."

É que é exactamente isto que vai acontecer.

Mas ó Sir, deixa lá o Mantorras em paz, pá! :p

Anónimo disse...

Que irritação me provoca quando ele só dá 5 minutos ao Yu, preferindo o manco do Mantorras...

Chega!

Sir disse...

Eu gosto muito do Mantorras, mas esta época está claramente a mais. Está a tirar minutos ao Dabao, para começar. E depois, quando entra, é uma nulidade. Como é óbvio, ninguém o licita, e mesmo que o quisessem, não passaria nos testes médicos. Proponho uma redução do salário e a passagem para mascote. É o que ele faz melhor.

Anónimo disse...

O Miguelito provou provou porque é que practicamente não jogou a época passada. É fraco fisicamente, não é rápido, não defende bem, ao atacar faz o previsível e nem isso faz bem,não tem a mínima visão de jogo, enfim. Tem um futebolzinho tão pequeninho que só pergunto como é possível acharem que poderá ser alternativa ao Leo. O Mantorras está a mais sim senhor, não devemos andar cá por piedade.

Anónimo disse...

Um jogo claramente para matar a fome de bola, não deu para ver muita coisa. Cardozo promete, Berguessio e Zoro tem de mostrar mais. Espero que o Dabao se assuma como o 4º avançado do plantel, o Mantorras está claramente a mais.

Rebel Yell disse...

O miguelito andou 1 época sem competir,esperavam o quê?Que fosse jogar com grande ritmo?E o jogador que passou por ele,para os mais esquecidos,devo dizer que quando estava no estrela,fez o mesmo ao léo...Guardem as vossas análises,se opinam com dualidade de critérios.Como disse...eu só vi Cardozo,o resto...manuel fernandes teve bem,mas esse,já lhe conhecia o valor...dos restantes...nada de novo.O Dabao é promissor,vejamos se confirma-se,agora,n comecem a torna-lo num favorito e pedir que jogue mais...sei bem que o FS é um nulo,mas o Dabao tb só pode jogar se realmente merecer,não é só cair nas graças dos adeptos,tipo nuno gomes e mantorras.

slbcarlitos disse...

Ao contrário de todos acho que Mantorras ainda pode ser útil.
Miguelito é bom jogador mas não é no Benfica.
Quim vai perder lugar para o Butt.
O Katso vai perder o comboio da titularidade.
Nuno Gomes vai ser titular mas com Bergessio a roer-lhe os calcanhares.
Dabao não terá hipóteses.
Coentrão a espaços.
Urgente é um lateral.
Nélson no banquinho!
Fernando Santos também, infelizmente!

Marquês de Barrabás disse...

Creio que o Katsouranis teve um jogo mau e não passou disso. Esperemos que sim...

Quanto ao resto, slbcarlitos, concordo de um modo geral contigo. Não sou grande apologista de fintinhas, mas como acho MUITO importante termos desequilibradores nas alas, penso que o Coentrão, com o seu estilo um pouco individualista, é capaz de vir a desempenhar um papel importante.

Saudações Gloriosas

dezazucr disse...

Katsouranis tem vindo a ter um jogo mau desde Janeiro... acho que já dava para mudar o disco :)

Anónimo disse...

Epa 1º keria dizer que nao concordo com o Marques de Barrabas...o Coentrao e super individualista, mas faz falta na equipa. acho que nao deviam adaptar o Zoro. o meio campo devia ter la o Katso e o Manel Fernandes e nas alas o Simao e o Coentrao. Bergessio acho k foi so uma questao de infelicidade. deem-lhe mais tempo de adaptaçaoe logo veem. Cardozo foi a estrela.!!

PS: podem haver mais meios campos... como um que da lugar a Petit (quando estiver recuperado) e Rui Costa ( k grand golo )

Shoky disse...

Ò Sir..

Miguelito muito bem?
Dasse...Que cepo me saiu o caxineiro. Mauzinho a atacar e horrivel a defender. Antes o Buraco do Ozono a suplente do Léo!

E a seguir dizeres que o Manu por ti fica, mas o Mantorras está a mais. Não concordo nada! Parecem-me os 2 a mais, mas apesar de tudo o Mantorras sabe o que é uma bola.


De resto, muito bem!

Anónimo disse...

O que acham de experimentar o manu a lateral direito? Isto se não voer nenhum para competir com o Nelson.
Um abraço ao pessoal....