segunda-feira, 23 de julho de 2007

Vedeta ou Marreta?

Salve Benfiquistas!

Não vos quero falar do blog fundado pelo nosso amigo T-Rex, mas de um fenómeno “de duas cabeças”, típico de pré-época e que convém combater: o “queimanço” ou endeusamento prematuro.

O endeusamento prematuro é nocivo, não pelo entusiasmo gerado na pré-época, mas pela "ressaca" desse mesmo entusiasmo quando começam os jogos a doer. Já diz o ditado, quanto maior a altura, maior o tombo... Quando o entusiasmo se transforma em exigência “instantânea” e intolerância ao mais pequeno erro – sobretudo nos primeiros jogos da época! - é que se percebe o real perigo do endeusamento.

O “queimanço” também é nocivo, e nisto temos ajuda dos nossos adversários. Muitos procuram, desde cedo, arranjar “clichés” para definir um jogador: este é um flop, este tem medo de rematar, aquele é egoísta, este sai mal nos cruzamentos, etc. O atleta fica marcado, o que em alguns casos pode ter consequências negativas no próprio desempenho: se lhe chamam tosco, vai tentar à viva força fazer bonito, se lhe chamam velho, vai tentar provar que é tão ágil como os novos, etc...

Não digo que, como no “Vedeta e Marreta”, se espere pelo fim de uma carreira (ou quase) para se avaliar um jogador, mas penso que é sensato sermos moderados na nossa apreciação dos reforços... Vamos dar espaço aos “discretos” para crescer, e saber aceitar as baixas de forma das nossas grandes promessas...

Saudações Gloriosas!

12 comentários:

You'll never walk alone disse...

Sem falar em certos benfiquistas que já traçaram o fim da carreira do Miguelito,Nuno Gomes no Benfica.Uns são filhos,outros são enteados....

You'll never walk alone disse...

É como o caso Moretto,um bom GR (e é),que no Benfica deixou a desejar,muito nervosismo,pouca confiança/segurança..depois o chamado,tribunal da luz,condenou-o.Resultado?Foi vê-lo caído no chão a receber assistência e o publico a aplaudir e a gritar Moreira,como se isso fosse algum tipo de apoio ao clube.Moreira é bom GR,mas já o vi comprometer inumeras vezes,tal como o Quim e o Moretto.Resumindo,tinhamos três bons GR's,mas nenhum era infalíverl ou próximo daquilo que os benfiquistas "exigem".Quanto ao Butt,infelizmente já o conhecia e sei que é matraquilho,apesar de ter qualidades,não me parece que seja sequer melhor que o Moretto,logo...dificilmente cairá nas graças.Só mais uma observação : é ridiculo certos sites dos media,colocarem o video do golo absurdo sofrido pelo Butt..de facto,é hilariante,mas porque não mostraram também um video dos golos "batanetes" sofridos pelo Ricardo ao Bétis? Ou o "Coup de Grace" do Helton,oferecido ao Robben e o entregaram ao Dunga?Parecendo que não,quem viu o video,julgou logo "este Butt é merda" (n é merda,mas..n vem acrescentar nada).

Tiagojcs disse...

Concordo . Os jogadores precisam de tempo , apoio e espaço . Embora seja tambem compreensivel que os adeptos exijam sempre mais de jogadores ou funcionarios de um clube de futebol que ajudam a pagar os seus incalculaveis ordenados .

O futebol esta inflacionado e quem paga essa factura são os jogadores de ambito psicologico mais fraco .

http://catedraldapalavra.blogspot.com/

Pica-Miolos disse...

Não são os comentários de café que fazem com que um jogador fique desmoralizado (nem moralizado).
O que custa é ver certos 'adeptos do glorioso' a apupar e assobiar no estádio. Querem assobiar, fiquem em casa que sai mais barato...

Kramer disse...

Boas!
Apenas para vos convidar a "festejar" connosco no Controvérsias do Futebol o nosso 3º aniversário!
Apareçam!

http://controversiasdofutebol.blogspot.com/

You'll never walk alone disse...

Tá tudo de férias,blog vazio,ehehe...

Sir disse...

Eu regressei hoje, ynwa. Ainda estou em período de absorção de informação...e ressaca!

di maria disse...

então o tipo que tanto se divertiu a fazer um post sobre factos não consumados (considerado o mais original, engraçado, genial, sem adjectivos para qualificar, etc.) não escreve uma palavra sobre saída de simão e veiga?

tsc, tsc, tsc...

grande desilusão nas hostes, menos no ynwa, que continua à espera que a notícia saia neste blog para acreditar nela

You'll never walk alone disse...

Cheira-me que este é o habitual lagarto parvo,lol...claramente o eternobenfica faz parte das páginas favoritas.Sê bem-vindo Sir.

Quanto ao lagarto,bom...não estando totalmente correcto,até hoje,nunca vi o Sir ou outro membro qualquer do blog,publicarem notícias expeculativas ou infundadas (caso o menciones,visto seres chato por natureza,a cena do maxi lopez,devo recordar,que quem expeculou,foi o record,um forum lagarto que é escusado comentar e outras fontes dessa natureza).

You'll never walk alone disse...

Só mais um detalhe lagarto,é que o tal post,acaba por ter ainda mais piada,dado o exacerbado contentamento dos lagartos,que na altura era publico,e todos os sonhos europeus que uns já lançavam (daí publicarem-se aqueles belos comentários dos teus compadres),se terem fundado numa contratação que afinal nem se concretizou...afinal,quem é que fica à espera do quê para acreditar em quem?Viva o record meu amigo.

dezazucr disse...

Por exemplo alguns já endeusam Cardozo por um remate e Coentrão por uma finta. Se por acaso as coisas começarem a correr mal, aiai meu Deus.
Quanto ao Nuno Gomes, sempre fui dos maiores críticos dele, sempre fui coerente desde que ele regressou ao Benfica, quando muito o elegiam como o melhor avançado "de costas para a balisa" seja lá o que isso fôr.

Como sou do contra, agora que tá toda a gente contra ele, eu tenho extrema convicção de este será o ano dele, pelas características do parceiro, pela concorrência que finalmente existe e, pelo facto de este ano aumentar a responsabilidade, visto ser o CAPITÃO!

miguel domingues disse...

Novo blogue: A Chama Imensa (www.chamabenfiquista.blogspot.com).

Passe por lá.

Obrigado.