quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Aguenta, coração!

Reggaezinho a bombar no Media Player, sinal de felicidade, de satisfação. Escrevo-vos muito contente. Esta crónica tem selo de Camacho. A vitória e a qualificação também. Se na primeira mão recebemos um Copenhaga pateticamente inofensivo, hoje foi perceptível, em diversos espaços, a real qualidade dos dinamarqueses. A equipa, contudo, esteve insuperável. Não foi uma exibição fantástica, é certo, mas foi um jogo em que os jogadores demonstraram uma atitude estóica, superando-se a si próprios e à sorte que hoje também nos bafejou.

Estou contente porque vejo margem de progressão. Vejo melhorias, vejo uma atitude completamente diferente da era Santos. Os jogadores - salvo raras excepções - estão muito mais raçudos e a sua devoção ao jogo mudou da noite para o dia. Se hoje sofremos, foi porque não é fácil jogar em Copenhaga sem a habitual dupla de centrais, num jogo pródigo em lances aéreos, onde Luisão e David Luiz fizeram muita falta. Contudo, na segunda parte, a equipa fez valer a sua maior experiência europeia e dominou os nórdicos com grande sobriedade.

O 4x4x2 parece ser a predilecção de Camacho. Apesar de, em determinadas alturas do jogo, se notar alguma falta de acutilância num meio campo composto por apenas duas unidades - e hoje Petit esteve inexcedível! -, a aposta nas alas soa-me muito bem. Apesar da irreverente juventude de todos os extremos da equipa. Há ainda muito para mudar, mas auguro uma época extremamente positiva. O livre que hoje deu o golo é um exemplo crasso de que se trabalha muito bem no Benfica, mesmo com treinos à porta aberta. Camacho faz o trabalho de casa. Camacho é um moralizador, para ele, em todos os jogos, hay que salir a ganar!

Apreciação individual aos jogadores, um a um:

Quim - clean sheet, sempre tranquilo e atento quando chamado a intervir. Nota 8.

Nélson - estava a ser um dos melhores até se lesionar e sair, ao intervalo. Camacho está a recuperar o Netcha que deslumbrou a Europa com Koeman. Nota 7.

Miguel Vítor - acusou algum nervosismo, mas esteve razoavelmente bem. Tendo em conta a sua altura, superou muito bem o desafio de defrontar uma equipa nórdica na sua estreia europeia. É para ficar no plantel sénior. Nota 7.

Katsouranis - não só mostrou o já habitual sentido de oportunidade ao facturar um bonito golo, como esteve muito bem a comandar a defesa, cortando muitos lances de perigo. Nota 8.

Léo - defensivamente não teve grandes problemas, pois era pelo lado direito que os nórdicos atacavam com maior frequência. Fez boas investidas no ataque, apesar da falta de entrosamento com Di María. Nota 7.

Petit - incansável, inexcedível, inultrapassável. Armando Teixeira fez um dos melhores jogos de sempre ao serviço do Benfica, liderando a equipa rumo a uma vitória que se construiu lá atrás. Esteve insuperável defensivamente e muito bem no início das transições para o ataque. Foi o melhor em campo. Nota 10.

Rui Costa - está a fazer uma época fabulosa e, hoje, voltou a não defraudar as expectativas. Nota 9.

Di María - mostrou dotes, mas faltou-lhe objectividade. Esteve muito bem nos processos de contra-ataque, apesar dos índices físicos estarem em baixo. Nota 7.

Luís Filipe - primeira parte desastrosa, como extremo; segunda parte de qualidade, como defesa. Não é difícil perceber, Camacho. Nota 6.

Nuno Gomes - fez uma excelente exibição, adornada pela fantástica assistência para o golo do grego. Continuo a depositar muitas esperanças na sua dupla com Cardozo. Nota 8.

Cardozo - outro dos que ficam na retina. Bateu-se muito bem com os possantes defesas dinamarqueses, deslumbrou com o seu pé esquerdo e mostrou que tem tudo para se tornar num avançado de vulto na Europa. Eu acredito. Nota 9.

Nuno Assis - é um dos que parece não ser fã de Camacho. Está sem ritmo, mais gordo, e atitude continua igual desde a entrada do espanhol. É pena. Nota 5.

Romeu Ribeiro - mais um miúdo em que o espanhol não tem problemas em apostar. Veio reforçar o meio-campo num altura de grande aperto, na segunda parte, e saiu-se bem. Nota 7.

Bergessio - jogou muito pouco, infelizmente.

3 comentários:

Ricardo disse...

Não acho essa maravilha toda, mas passámos e isso era o que interessava mais neste momento da época. Não acredito tanto em Camacho como tu, como não acreditava tão pouco em Fernando Santos como tu. Há uma explicação para isso: parece-me que os problemas grandes do Benfica vêm de cima. Continua a chegar gente ao aeroporto de Lisboa (se Camacho aposta verdadeiramente em Miguel Victor, porquê a contratação do Edcarlos?), o LFV parece seguir com a sua atitude de ditadorzeco da América do Sul, inflamando discursos para a populaça e o plantel - quanto a mim - segue uma manta de retalhos.

A equipa bateu-se bem. Lutou muito. Essa foi a maior virtude de hoje, mas são os mesmos que aguentam o barco. Di Maria tem talento, não sei se algum dia será um jogador de futebol; Cardozo, sim, parece ser um bom reforço; Luis Filipe pode ser importante para sentar o rabinho no banco e forçar o Nelson a jogar o que sabe; Romeu Ribeiro pode vir a ser, mas não é, há que dar tempo; como Coentrão, Adu, Maria, Miguel, Dabao, etc... e o que fica? um plantel preparado para a Europa que é curto, muito curto.

Mas há a esperança. Essa há sempre.

Marquês de Barrabás disse...

Está a nascer uma Equipa com E grande. A equipa Camacho.

O Quim está melhor do que nunca, o Nélson está a voltar ao seu melhor, o Di Maria afirma-se pela esquerda, o Nuno Gomes e o Cardozo ao meio vão dar que falar, o Rui Costa com os seus passes a rasgar...

Nós vamos lá, minha gente, nós vamos lá!

Anónimo disse...

Também não acho essa maravilha toda. Existe uma coisa que me parece básica:

O NUNO ASSIS NÂO É EXTREMO OU MÈDIO DIREITO!É MÉDIO-CENTRO!

esta simples frase contém a única e grande razão pela qual este jogador tem feito talvez as mais deploráveis exibições de entre o plantel inteiro! O pobre rapaz não está a jogar na sua posição de raíz!Ele não é jogador para ir á linha cruzar; se se lembrarem ou repararem, ele diagonaliza SEMPRE o seu jogo mal passa do meio-campo!Para essa posição comprámos o Bergessio,(QUE ESSE SIM,É EXTREMO DIREITO, E NÂO PONTA DE LANÇA COMO SE DIZ POR AÍ), e um excelente jogador, mas que está a perder a forma a olhos vistos (correndo o risco de se tornar um flop), uma vez que anda a aquecer o banco de suplentes, em vez de jogar, e justificar o dinheirão que se deu por ele!Este erro crasso já vinha do tempo de FS. Porque não se põe o Bergessio a jogar, raios partam?! Com ele em forma (que só se adquire jogando)e na direita e Coentrão na esquerda, teríamos alas imparáveis, municiadoras perfeitas de Cardoso!
Não entendo como ninguém vê isto, de tão óbvio que é. Quanto a Nuno Assis, não pretendo que ele saia do Benfica, mas sendo o seu lugar natural no meio campo central, tem sem dúvida a vida dificultada, com a quantidade de opções que há para nº 10 (Rui Costa, Di Maria, Adu). Em minha opinião, podia ser usado como um substituto de Petit (uma vez que possui boas capacidades defensivas), ou até mesmo ao lado deste, na eventual necessidade de uso de uma táctica mais defensiva, como o 4x2x3x1 que usava Trapatonni...