sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Destemidos!

O regresso de Camacho aos bancos, como treinador do Benfica, é já amanhã, frente ao Vitória de Guimarães. Será recebido, em apoteose, por uma Luz que se avizinha muito bem composta. É o começo de uma nova era que deverá ser encarado com extremo optimismo. Fernando Santos já lá vai - mais vale tarde que nunca! -, os benfiquistas já tiveram tempo para respirar de alívio e agora é altura de recomeçar a luta, partindo à conquista do campeonato como se esta se tratasse da 1ª jornada.

Antevejo, para esta jornada, o regresso da motivação aos jogadores do Benfica. Ninguém me tira da cabeça que Fernando Santos era o culpado de tanta falta de alento durante as partidas. Já nem coloco em causa as suas nulas qualidades motivadoras; prefiro pensar que os jogadores estavam tão fartos dele como eu, e era necessário fazer algo para alterar as coisas (ainda para mais, com as suas declarações, o Nuno Gomes reforçou esta minha convicção). É o que eu desejo ver amanhã: um Benfica ambicioso, inteligente e motivado. A confiança regenerar-se-à lentamente, os lesionados convalescerão num ápice e tudo correrá bem.

Acabado de chegar, José António Camacho ainda tem uma larga margem de manobra. No entanto, e independentemente da qualidade da exibição, uma vitória seria importantíssima para restaurar a confiança dos encarnados. O espanhol saberá incutir a vontade e o querer necessários, transmitindo ao mesmo tempo serenidade aos jogadores. Serenidade essa, que nada tem em comum com atitude letárgica das equipas na era Fernando Santos.

Camacho já anunciou que será Miguel Víctor, o central proveniente dos Juniores, a formar dupla com o grego Katsouranis. É uma verdadeira atitude de um líder, de um homem que sabe gerir um plantel e não tem medo de arriscar. Pelo contrário, ele é que é temido pelos adversários. E é isso que me dá alegria: saber que amanhã o Benfica vai disputar um bom jogo de futebol, livre de fantasmas e losangos, assumindo uma posição de superioridade. Não é por acaso que a primeira coisa que os portistas a quem comuniquei o despedimento de Fernando Santos disseram foi um valente «fodasse!».

A lista dos 19 convocados é a seguinte:
Guarda-redes - Quim e Butt;
Defesas - Léo, Nélson, Luís Filipe, Miguelito e Miguel Vítor;
Médios - Katsouranis, Andrés Diaz, Rui Costa, Petit, Nuno Assis e Romeu Ribeiro;
Avançados - Nuno Gomes, Cardozo, Coentrão, Bergessio e Adu.

Destaque para inclusão de Romeu Ribeiro, que não passava de um homem para treinar com os Séniores de quando em vez para Fernando Santos. Mantorras e Dabao também ficam de fora, sinal de que o playmobil e o asiático não contam para os planos da época (Dabao deve ser emprestado, Mantorras é um a mais). É também isso que me alegra e aplaudo: o Camacho pensa como eu.

Vamos receber o Cajuda e os arruaceiros com um Benfica...à Benfica!

3 comentários:

Marquês de Barrabás disse...

Muita pressão nos ombros do Miguel Vítor. Mas quem sabe se amanhã não passa de solução de recurso a alternativa válida?...

(Vamos lá a ver é se ninguém se lesiona lá atrás.)

Anónimo disse...

Atenção, Atenção, Atenção ás euforias!Camacho pode ter sido um treinador que nos deixou saudades. mas não é um milagreiro!E quanto ao Benfica á Benfica, todos o queremos, mas que tal esperar para ver, e até lá, mantermo-nos tranquilos e racionais?Os problemas do Benfica (Má gestão e planeamento desportivos, bem como armações ao pigarelho - "melhor equipa dos últimos 10 anos", "equipa maravilha", etc) nao desaparecerão do pé para a mão apenas porque mudámos de treinador!

O perigo de mais uma época perdida não passou!mantenhamo-nos alerta!

Marquês de Barrabás disse...

E não é que passou mesmo?

Das poucas coisas positivas deste jogo... Isto e o Nélson lembrar-se de como se joga à bola outra vez.