quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Meter uma lança em África

Está a decorrer nesta altura do ano uma competição à qual muito pouca gente liga. Falo da CAN 2008 e não da Taça da Liga como alguns poderiam pensar, pois a essa, já ninguém liga nenhuma. A CAN é uma competição que se disputa em África a cada dois anos e envolve as 16 melhores selecções desse continente. O futebol praticado nesta competição, apesar de ainda se encontrar longe do futebol das selecções de topo europeias, tem vindo a melhorar muito ao longo dos anos, o que leva à afirmação de grandes jogadores naquele continente, como são exemplos Roger Milla, Abedi Pelé, George Weah ou mais recentemente Samuel Eto'o e Didier Drogba. Muitos e muitos jogadores conseguiram afirmar-se e "explodir" para o mundo do futebol na Taça das Nações Africanas.

Assim sendo, acho que este mercado, ainda não muito explorado pelas grandes equipas da Europa, deve ser rapidamente "conquistado" pelo Benfica. Temos vários elementos ao nível da formação ou que já foram atletas do Benfica que nasceram, jogaram ou treinaram em África. Como consequência, conhecem bem o futebol deste continente, e, já que temos meios para isso, deveríamos trabalhar ao nível da prospecção de novos talentos. E que melhor competição que a CAN?

Tenho assistido a alguns jogos desta competição e todos eles me surpreenderam pela positiva. Golos, bom futebol e muitos bons jogadores. Na esperança que alguém da direcção leia este post, deixo dois bons jogadores que observei e que poderiam fazer falta no nosso plantel:

Bayal Sall

Este médio defensivo senegalês caracteriza-se por uma estampa física impressionante que enche qualquer meio-campo. Actua no Saint-Ettiène e aos 22 anos é como se fosse um chefe dentro de campo. Se não fosse ele, os "verdes" poderiam estar bem mais abaixo do que o 13º lugar. Vejam o vídeo do golo contra a Tunísia aqui.


Mohamed Zidan



Avançado rápido e tecnicista, que gosta de ter a bola e que joga atrás do ponta-de-lança ou até mesmo no meio-campo. Bom jogo de pés, rematando facilmente com o esquerdo ou com o direito. Joga em clubes europeus, nomeadamente alemães, há já algum tempo, com passagens pelo Mainz, Werder Bremen e Hamburgo. Parece que se agarra demasiado à bola. Vejam os vídeos aqui e aqui.

E lembrem-se: se o Benfica contratar algum destes jogadores e ele não for bem sucedido, não culpem a direcção, culpem-me a mim.

3 comentários:

Anónimo disse...

Artigo interessante... De facto esse Zidan (Egipto) parece ser muito bom jogador... é um atacante de boas qualidades... Concordo que o Benfica deve explorar mais este mercado pouco aproveitado... Mas é verdade que o SLB já começou a fazer isso (Halliche e Bynia) porém é necessário continuar a explorar cada vez mais este mercado... Mas não é só esse mercado que o Benfica deverá ter em conta... Também no mercado da Europa de Leste, há excelentes jogadores escondidos em clubes desconhecidos... Mostovoi, Shevchenko, Rebrov são jogadores que por exemplo sairam de lá...
E atenção ao Milevskiy (D.Kiev) que é um jogador com grande futuro...
De resto, um bom artigo...

Anónimo disse...

Jovens talentos na CAN? Isso é complicado. Aí já todos os grandes clubes europeus estão de olho e prontos a passar os seus cheques. O caminho certo é aquele que é seguido pelo Benfica. Contratar e aumentar a base de dados antes dessas competições, de forma a trazer para os seus quadros as grandes promessas africanas, e não os jovens talentos, porque esses conquistam-se bem mais cedo, como é o caso de Lassana Camará, Toumany Sambú, Sancidino Silva ou Pape Bacari, jogadores contratados e com muita margem de progressão.

Quanto à CAN, é uma competição muito importante, mas o Benfica adiantou-se: Binya, Halliche e Katongo, são apenas exemplos, uns finalizados, outros nem tanto. Esperar que se contrate no decorrer e no final da CAN, é errado, porque aí não poderemos concorrer com os nossos opositores. E, pelo que parece, o Benfica já domina o mercado africano - pelo menos em termos de conhecimento e concretização de apostas. Os frutos estão aí, com muitos e bons jogadores nas nossas fileiras. Binya é um dos expoentes máximos da nova aposta.

Continuação de bons textos!

O INFERNO DA LUZ disse...

Grande jogador luso-congolês. Agora, de preferência, ou no final da época, Makukula será sempre uma excelente contratação. O desenrolar desta eventual transferência pode também dizer muito daquilo que vai ser o Benfica 2008/09. E, além do mais, pode significar que o clube da Luz volta a liderar o mercado interno de transferências.