terça-feira, 13 de maio de 2008

"Por muitos mais que a vistam, esta será sempre a tua"

À semelhança do ano passado, o Benfica resolvia o campeonato na Luz. Apesar das condições serem diferentes, pois o Benfica 2006/2007 lutava pelo primeiro lugar e o Benfica 2007/2008 lutava pelo segundo, os motivos de interesse não eram menores, até porque havia a despedida daquele que foi um dos três grandes símbolos dos últimos 10 anos do clube.

Talvez por isso, o Benfica tenha entrado mais forte, pressionando desde cedo um Vitória de Setúbal que já não tinha objectivos para lutar, visto a presença na Taça UEFA a da próxima época estar garantida. O Vitória que se apresentou na Luz foi "tenrinho" para as garras da águia, jogando apenas em contra-ataques quase inofensivos.



Com oportunidades de Edcarlos e Léo, o Benfica acabou mesmo por chegar ao golo, através de um cruzamento do maestro com um excelente cabeceamento de Katsouranis. Aí, o Setúbal esboçou uma leve reacção, mas perante uma defesa bem organizada, com Edcarlos e Luisão no comando (ambos estão a subir de forma) foi impossível bater Quim. Mesmo ao cair do pano, no final da primeira parte, e depois de mais uma assistência do #10, Cardozo, com um potente e colocado remate faz o 2-0 da tranquilidade.



Na segunda parte, o Benfica, por acção de Rui Costa (pois claro!), tentou chegar ao golo, sendo que o maestro teve duas boas ocasiões para o fazer. O jogo entrou então numa toada mais pausada até ao momento alto da noite. A saída e consequente fim de carreira do melhor jogador que vi jogar com o manto sagrado. Lágrimas dos adeptos e um sorriso que deixava transparecer a mágoa e tristeza de um grande jogador. Adeus, Rui Costa.

Houve ainda tempo de mais golo do Benfica, marcado pelo ponta-de-lança Nuno Gomes, que foi mais uma vez enxovalhado sem qualquer razão pela "claque" do Benfica. Se era para isso, mais valia terem ficado em casa. Muito sinceramente estou farto daquela "gente". Se querem apoiar o Benfica e fazer uma crítica construtiva, venham. Se for para aquilo, não são bem-vindos.



Ficha de jogo

Bwin Liga - 30ª jornada
Esádio da Luz, Lisboa
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Assistência: 54 222 espectadores

SL Benfica

Quim; Nélson (Maxi Pereira, ao int.), Edcarlos, Luisão e Léo; Katsouranis, Nuno Assis (Di Maria, 65 min, Cristian Rodriguez e Rui Costa (cap.) (Bynia , 86 min); Nuno Gomes e Cardozo
Suplentes não utilizados: Butt, Sepsi, Mantorras e Makukula
Treinador: Fernando Chalana

Vitória FC

Eduardo; Janício, Hugo, Robson e Léo Bonfim; Elias, Sandro (cap.) e Ricardo Chaves (Bruno Severino, 84 min); Filipe Gonçalves (Bruno Ribeiro, ao int.), Bruno Gama (Paulo Roberto, 75 min) e Cláudio Pitbull
Suplentes não utilizados: Marco Tábuas, Adalto, Leandro e Kim
Treinador: Carlos Carvalhal

Disciplina: cartão amarelo a Cláudio Pitbull (29 min) e Sandro (66 min)

Marcadores: 1-0 por Katsouranis (25 min), 2-0 por Cardozo (39 min) e 3-0 por Nuno Gomes (88 min)

Melhor em campo: Rui Costa (SL Benfica)

2 comentários:

Cristina disse...

Em ambas as ocasiões, a esperança de alcançarmos o objectivo desejado (primeiro lugar e segundo, respectivamente) eram muito escassas. Ninguém foi à Luz com a esperança que o Benfica conseguísse o acesso à Liga dos Campeões. Nem podia fazê-lo, perante os vários jogos que a equipa foi realizando ao longo do campeonato. O Benfica desta época foi um Benfica irregular e, diga-se o que se disser do Fernando Santos, com ele, jogámos futebol e fomos mais estáveis (e nós fizemos da nossa própria casa um bicho de sete cabeças).

No domingo, fui à Luz para homenagear o Rui Costa. Iria de qualquer maneira, porque sou doente, mas muitos dos 54mil e tal que lá estavam não são... O Rui não merecia deixar os relvados de forma tão inglória: sem nenhum título com a SUA camisola vestida. Valeu a festa e a forma como os benfiquistas lhe souberam agradecer pela humildade, pelo amor à camisola, pela mística, pela classe.

Terminou no meio da sua gente e ainda bem que assim foi. O último símbolo (consensual) do Benfica começa agora um novo ciclo. E todos esperamos que, mesmo do lado de fora, o Rui dê o pontapé de saída para uma nova era de triunfos encarnados.

CARREGA, ENORME BENFICA!

jdm.dragão.lisboeta disse...

PARABÉNS AO RUI COSTA!!! de um PORTISTA!!!


Agora, a propósito das últimas calúnias... bem podem esperar sentados... ou então...

INVEJOSOS, benfas e afins, SUICIDEM-SE!!!!!!


"José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é «adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde» e vinca a sua posição de jurista. E, feito este esclarecimento, esclarece também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.

Ou seja, o jurista explica que o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando «esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões».

O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias. Pois a participação na Champions de que se fala é a de 2008/09 e a actual época 2007/08 do F.C. Porto respeita os critérios de admissão à Liga dos Campeões - neste caso em concreto, no que respeita à alínea d)."

FC PORTO SEMPRE!!!!!...a caminho do TETRA!!!!...antes do PENTA!!!!!....que necessariamente nos levará, FINALMENTE, ao HEXA!!!!!!