sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A Taça UEFA

O Benfica qualificou-se, muito merecidamente, para a fase de grupos da Taça UEFA. Não vi o jogo de Nápoles, mas desta feita pude estar presente no verdadeiro Inferno da Luz para apoiar o Benfica. Foi a vitória da inteligência e coragem sobre a cacetada. E estou muito contente com a moldura humana presente na Luz. Está mais que visto que os sócios e adeptos conseguem empurrar a equipa para exibições desconcertantes, para resultados magníficos, para as velhas noites de glória europeia. Ontem, assistimos a isso mesmo. Diria mesmo que foi o melhor jogo que vi o Benfica fazer na Luz. Estamos de parabéns, mas...

Mas a Taça UEFA, "competição de perdedores" como afirmou Franz Beckenbauer, presidente do Bayern Munique, quando soube que a equipa bávara teria de disputar esta prova, está cheia de grandes equipas. É verdade. Dizem os especialistas que esta pode ser a melhor Taça UEFA de sempre. Estão lá equipas como Benfica, AC Milan, Valência, Ajax, Sevilla, Tottenham, entre tantas outras. Qualquer destas equipas é melhor que um Anorthosis, BATE Borisov, Aalborg, Cluj, ou até mesmo FC Porto. Por isso, é melhor ter em conta que o sorteio será difícil e a competição será igualmente renhida, pois as equipas da Taça UEFA, geralmente, pautam-se por um grande rigor, sem quase todas muito fortes fisicamente. Deixo-vos aqui as equipas por cada Pote, sendo que o Benfica, cabeça-de-série, não jogará na fase de grupos com nenhuma equipa do seu pote e jogará com uma equipa de cada um dos outros. Ei-los:

Pote 1: AC Milan, Sevilha, Valência, Benfica, Schalke 04, CSKA Moscovo, Tottenham e Hamburgo

Pote 2: Estugarda, Ajax, Olympiacos, Deportivo Corunha, Club Brugges, Spartak Moscovo, Paris-Saint-Germain e Heerenveen

Pote 3: Rosenborg, Udinese, Feyenoord, Sporting Braga, Slavia Praga, Manchester City, Galatasaray e Sampdoria

Pote 4: Herta Berlim, Partizan Belgrado, Nancy, Portsmouth, Aston Villa, Racing Santander, FC Copenhaga e Dínamo Zagreb

Pote 5: Saint-Etiènne, Wolfsburgo, Standard Liège, Twente, NEC, Metalist Kharkiv, Lech Poznan e MSK Zilina


Bom Sorteio: Benfica, Club Brugges, Rosenborg, Dínamo Zagreb e Metalist Kharkiv

Mau Sorteio: Benfica, Estugarda, Manchester City, Racing Santander e Saint-Etiènne

7 comentários:

Anónimo disse...

No pote 4 penso que o Portsmouth ou Aston Villa (entre outras) são adversários bem piores que o Racing (provavelmente uma das piores equipas do pote 4).
Já no pote 5 tenho bem mais medo do Wolfsburgo...

Anónimo disse...

Atenção ao Pote 5, o Standart de Liege está muito forte, quase eliminou o Liverpool da Champions, e agora eliminou o Everton, é claramente o clube a evitar, ainda por cima porque as outras opções do pote 5 são muito mais fáceis...

Galaad disse...

De referir que os jogos que se disputarão na Luz serão com as equipas dos potes 2 e 4. Jogamos fora com as equipas dos potes 3 e 5.

Pessoalmente, queria:
.Heerenven/PSG ou Bruges
.Slavia de Praga (aqui não tá facil... e ainda por cima fora!)
.Qualquer um excepto Aston Villa, Portsmouth ou Santander
.Qualquer um excepto ST. Etienne e Santander

Lampião do Norte disse...

Eu preferia ver a equipa a jogar com outras grandes equipas! Acho que os outros é que não devem estar com grande vontade de nos ver pela frente! Por isso que venham o Ajax, o Man. City, o Din. Zagreb e o St. Liège, que são clubes com tradição!

JNF disse...

Márcio C,

não coloquei o Aston Villa nem o Portsmouth porque já tinha colocado o Man. City, e acho que não pode haver mais do que uma equipa de um país no mesmo grupo. Mas concordo perfeitamente que são adversários a evitar.

Anónimo disse...

Venha quem vier, a vitória será nossa!Sinto que finalmente temos equipa para enfrentar dentro das 4 linhas o adversario mais os bois pretos!

Anónimo disse...

. BENFICA
. Ajax
. D. Zagreb
. Nancy
. MSK Zilina

Era bem...

De qualquer maneira é esperar para ver, se mantivermos a toada, ninguém nos para na fase de grupos!