sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Não será precipitação?

Bem sei que para muitos benfiquistas, Makukula parece ser apenas o quarto avançado do clube. E é, efectivamente. Quique tem preferido Suazo, Cardozo e Nuno Gomes, o que acho ser o mais natural e correcto face às características da equipa e também dos próprios pontas-de-lança, claro. No entanto, penso que o empréstimo do avançado luso-congolês ao Bolton de Inglaterra constitui uma opção errada: se assim for ficamos com apenas 3 avançados, sabendo de antemão que Suazo e Cardozo fazem sempre muitos voos para jogar pelas Honduras e Paraguai respectivamente, chegando naturalmente cansados a Lisboa e também que Nuno Gomes se lesiona frequentemente.

Makukula não um prodígio técnico, nem é muito inteligente na movimentação, mas tem força, remate forte e colocado e bom cabeceamento, o que chega perfeitamente para bater as equipas do nosso campeonato. E com os inconvenientes acima mencionados, penso que este empréstimo foi uma má opção.


P.S. 1,24? Isso não é CRIME?

13 comentários:

Anónimo disse...

palha...

vai dar banho ao cao se nao tens mais nada q fazer :)

JNF disse...

Se discutir o que se faz no Benfica é palha...

Anónimo disse...

caro jnf, desculpe discordar consigo mas creio que o makukula já há mto tempo que era visto como uma potencial promessa para o futebol portugues. tentamos a todo o custo a sua nacionalização mas, tirando uma época ou outra jeitosa, falhou quase sempre. no sevilha, nantes e valladolid falhou e teve oportunidades suficientes nestes 3 clubes para se afirmar!
fez sim uma época boa no salamanca (na segunda divisão espanhola) e meia época boa no maritimo!
nao é um mau jogador, mas tb nao
é nada de especial! cardozo, suazo e até nuno gomes sao superiores!

JNF disse...

É verdade que qualquer um dos três atacantes que referiu são superiores, mas isso não significa que Makukula seja um mau jogador. Por exemplo, acho-o melhor que Derlei, Tiui e Farias. Penso que deveria ficar como quarto atacante, mas deveria jogar mais vezes.

Constantino disse...

Não me parece que o Makukula seja opção valida para o SLB. Aliás isso ficou demonstrado na epoca passada. Quanto à questão dos avançados, penso que se tem que incluir no lote o Aimar, pois é utilizado nessa posição e é ai que o Quique conta com ele. Aliás o próprio Aimar já disse publicamente que é essa a sua posição preferida, logo atras do ponta de lança. Penso que em termos do emagrecimento do plantel que se verificou este mês, sentiremos bem mais a falta do Leo do que do Makukula.

www.a-mao-de-vata.blogspot.com

João Tomaz disse...

Há logo um erro de base na análise. Para o Quique Flores, o Aimar é tão avançado quanto o Nuno Gomes. Se o Quique Flores tem razão, já é outra conversa...

Anónimo disse...

Nélson Oliveira

joemorales disse...

Caro JNF, mas o Quique tem apostado mais no Aimar para fazer o papel de segundo avançado. É verdade que já aconteceu o Suazo jogar com o Cardozo ou o Capitão, mas por norma joga o Aimar. Penso que é pior ter o jogador encostado a saber que não contam com ele. Para mim foi uma boa opção.

Saudações Gloriosas.

1234567vv disse...

Caro Jota,

A forma como Quique joga não é a melhor para Makukula. Temos 3 excelentes avançados e 3 jogadores que podem jogar como 2ndo avançado (Urreta, Aimar e Di Maria)... por isso ele estava totalmente tapado.

3 penso ser suficiente... mas também digo que 4 centrais deve ser suficiente e no ano passado chegamos a ter 3 lesionados e a jogar com Edcarlos e Katso no centro da defesa.

Não podemos ter planteis de 30 jogadores. E quanto mais curto for o plantel mais hipoteses podemos dar aos miudos do Seixal.

Um abraço,

V.

Anónimo disse...

E o Mantorras?

JNF disse...

Creio que o Mantorras já não conta, com grande pena minha. Um jogador que poderia ter sido dos melhores da História do nosso clube não o foi porque os árbitros e os adversários não deixaram. Acho que o Mantorras já não conta, como foi dado a entender por esta visita que fez ao lado de LFV a Cabo Verde

Faleiro disse...

Haja alguém que não conta com o 9!!! ;)

Anónimo disse...

talvez o quique aproveite a segunda metade do campeonato para lançar jovens na equipa... mas para isso convinha descolar do fcp... as primeiras jornadas da segunda volta serão cruciais, se o benfica continuar em primeiro depois de jogar com scp e fcp tem tudo para ser campeao, e assim alguns do jovens (como nelson) podem ter oportunidade de jogar, nem que seja meia hora na segunda parte...

PS: há um pormenor pouco falado mas que pode fazer a balança pender para o benfica, que é a preparação fisica, ayestaran é dos melhores do mundo, e os jogadores em portugal quebram sempre nas segundas voltas que é onde os campeonatos se decidem, e vai ser na segunda volta que o trabalho de ayestaran vai estar mais consolidado.
Principalmente o fcp perde sempre muito gás na parte final da temporada, e o scp joga sempre com o mesmo 11, e liedson que tem sido o abono de familia não é prodigio de resistencia fisica... no fim do campeonato veremos