quarta-feira, 1 de abril de 2009

Deco


Lembro-me muito bem desta capa. Por isso mesmo, hoje fui busca-la ao "arquivo" das manchetes do jornal Record para falar do problema (flagelo?) que são os jogadores brasileiros na selecção, nomeadamente Deco, que foi o responsável pelo despoletar desta situação.

Em Março de 2003, há 6 anos já(!), Deco foi chamado para representar a selecção portuguesa. Trazia esperança, trazia bom futebol jogado no FC Porto de Mourinho, trazia ilusão e até disse que cantaria o hino! Mas não chegou. Não chegou porque tudo isso que Deco trazia não conseguiu pôr em campo nestes seis anos.

Neste período, Deco averbou presenças no Euro-2004, onde fez uma prova muito fraca a todos os níveis (sendo de longe suplantado em termos futebolísticos por Rui Costa), no Mundial-2006, onde a rasgos se viu algum bom futebol, mas onde podia ter prejudicado seriamente a selecção portuguesa com uma expulsão totalmente infantil frente à Holanda, e no Euro-2008, onde efectivamente rubricou duas boas exibições, mas não conseguiu nem soube levar Portugal a bom porto.

Lesões e mais lesões, castigos e até zangas entre jogadores e staff técnico conseguiu provocar: foi o famoso Figo vs Scolari da capa, e também um Rui Costa vs Scolari, se bem se lembram. Ainda hoje, inquirido sobre a questão dos jogadores não-portugueses na selecção, Rui Costa foi taxativo: quem não é português, não devia jogar. Como é óbvio...

Mas uma das consequências mais nefastas da presença de Deco na selecção foi a maneira abrupta com que o antigo número 10 do Benfica, Rui Costa, decidiu abandonar a selecção. Aí, senti mesmo alguma revolta, pois um jogador brasileiro (bem pior que Rui Costa), com a conivência de um seleccionador brasileiro, retiraram um dos, se não o maior, símbolo da Geração de Ouro do Futebol Português. E isso meus amigos, não podemos esquecer.

Seis anos passaram desde a sua estreia. Neste últimos seis anos, jogadores como Paulo Ferreira, Tiago, Quim, Miguel, Petit, Postiga, foram sempre presença assídua na nossa selecção. Todos jogaram tanto quanto sabiam, muitas vezes melhor que Deco, só que hoje, aconteceu ao luso-brasileiro aquilo que nunca aconteceu (nem acontecerá, perspectivo eu) a nenhum dos outros: usou a braçadeira de capitão. E escolher um estrangeiro para capitanear a nossa selecção, é "crime que lesa a pátria". Francamente.

P.S. Rui Costa defendeu, e bem, Nuno Gomes. Realmente não se percebe como é que o 4º melhor marcador de sempre da selecção (sem golos de penalty) fica de fora.

P.S. 2 - Como diz o Pedro do Mágico SLB, Deco é um bluff.

P.S. 3 - Deco era tão importante que nem tinha uma "etiqueta" aqui no blog. Até o Edcarlos tinha uma, vejam só.

P.S. 4 - A partir de hoje deixei de me preocupar com a Selecção. Se ganharem tudo bem, se perderem já nem me importo nem fico chateado. Viva o Togo.

10 comentários:

Anónimo disse...

Xenofobia? extrema-direita.

Anónimo disse...

Seleção de quê???

Um rapaz que nasceu no Brazil... viveu lá até aos 18 anos (ou algo do gênero), viveu em Portugal até obter passaporte e depois se pôs a andar.

E ele foi capitão??? LOL

Anónimo disse...

E as medalhas do Obikwelu também deveriam ser devolvidas?

RJ

JNF disse...

"Xenofobia? extrema-direita."

Extrema...mente estúpido este comentário. Acho que os jogadores portugueses devem jogar pela selecção portuguesa, assim como os espanhóis pela espanhola, os italianos pela italiana, os brasileiros pela brasileira, etc. Se isto é xenofobia...

Além disso, um anónimo que vem para cá acusar as pessoas não é mais que um cobarde.

Aliás, a minha posição em relação à extrema-direita é igual à extrema-esquerda. Vê, por exemplo, o que disse sobre alguns elementos das claques de futebol. Acusar sem provas e por desconhecimento não é mais que patetice e má fé.

JNF disse...

Sim.

Anónimo disse...

Pior que o deco so mesmo o Queiroz que o poe a capitao. eu era um apaixonado da seleccao portuguesa ate saber que o Queiroz ia ser o treinador. Agora é 200% do benfica.

é a 1° vez que escrevo um comemtario para o teu blog. Parabens pelo blog porque e um dos melhores que á.

Anónimo disse...

é a mentira de hoje nao é? é que o deco tem sido reconhecidamente o UNICO que salva esta selecção miseravel. o benfica nao o soube aproveitar tenho pena. quanto ao uso da braçadeira é outra historia, nao concordo tambem.

E por muito que goste do rui costa, na altura em que o deco apareceu era bem melhor...

mas pronto, amanha já é dia 2.

Constantino disse...

Não quero jurar, mas penso que o deco já tinha sido capitao da canarin...ups, da selecção porto...guesa anteriormente. Penso que contra o koweit. E obviamente que não concordo com as naturalizações, especialmente quando é obvio que o principal interessado é o jogador e nao a selecçao. Basta ver que o portuguesissimo de alagoas disse que quer terminar a carreira no brasil e viver la.

Dexter disse...

Já não é a primeira vez que ele foi capitão...houve um jogo amigável qq há pouco tempo em que aconteceu o mesmo.

Pedro disse...

Deco melhor q Rui Costa???

LOLOL

Nem com o Rui a dormir o bluff alguma vez seria um décimo do q o Maestro foi...