quinta-feira, 7 de maio de 2009

Benfica: o Maior Clube do Mundo (I)

No post em que questionei o real valor do jogador do CD Nacional da Madeira, Nenê, o nosso leitor Bettencourt perguntou-me quais seriam os nomes que eu apresentaria se fosse director desportivo do Benfica. Tal como prometido, irei fazê-lo, não hoje, como havia dito, mas lá para o final da época. Já pensei em alguns jogadores, mas como ainda faltam uns quantos, pelo que só começarei a falar neste tema lá para dia 24. Posto isto, e para começar, eis uma sequência de posts sobre o Benfica. O primeiro é «Benfica: o Maior Clube do Mundo».

"O Benfica é o Maior Clube do Mundo!" Muitos benfiquistas concordam com esta afirmação. Eu também. Mas ao contrário dos sportinguistas que acham que o "O Sporting é o Maior Clube do Mundo!", dos catalães que acham "O Barcelona o Maior Clube do Mundo!", e dos reds que acham o "Liverpool o Maior Clube do Mundo!", eu sei que somos o Maior e Melhor Clube do Mundo. O problema é que nem sempre, especialmente ao longo dos últimos 15 anos, soubemos demonstrar isso mesmo. No entanto, o facto de não o demonstrarmos não significa que tenhamos de deixado de ser O Clube. Eis as razões que me levam a acreditar naquilo que disse.

1 - O Passado. Há quem diga que os benfiquistas vivem do passado. Em parte é verdade, não o nego. Aliás, acho bem que se recordem os feitos que as equipas comandadas desde os irmãos Catatau, passando por Pipi, Águas, Eusébio, Nené, e Bento. É motivo de orgulho termos um passado tão rico. E é também motivo de orgulho podermos olhar para trás e ver que estas conquistas não se encontram manchadas pela palavra "Corrupção". Grandes em Portugal, enormes na Europa, assim o somos. Como nós, só para citar alguns exemplos, Manchester, Liverpool, Real Madrid, Barcelona, AC Milan, Ajax, Bayern, entre outros. Só para que conste, dos 10 mais importantes campeonatos da Europa, qual é o clube com mais títulos nacionais ganhos?

2 - Os adeptos. Conhecem algum país no Mundo que tenha uma tão grande percentagem da população adepta do mesmo clube? Pensem bem, em Portugal, somos mais de 50%, sem esquecer as os milhões emigrados em França, Suíça, Alemanha, Canadá, EUA, Austrália, e ainda as ex-colónias Moçambique, Angola...

3 - Política, Economia e Sociedade - Durante grande parte do século XX, nas situações política, económica e social calamitosas em que o país se encontrava, qual era o factor de união de praticamente todo um país?

4 - Ressurgimentos - Poucos são os clubes que mergulharam em gravíssimas crises e que voltaram com toda a sua força. Nottingham Forrest, Torino, Stade Reims, entre outros. O Benfica, ao longo da sua História, teve dois períodos negros: os anos de Bento Mântua. Para quem não sabe, este foi o grande salvador do Benfica. Presidente entre 1917 e 1926, evitou que o clube fosse à falência injectando dinheiro pessoal no clube. Não ganhou nenhum campeonato nacional neste período, mas foi um dos mais importantes presidentes da História do nosso clube; o segundo período negro corresponde aos anos de Damásio, sobretudo Vale e Azevedo, e, apesar de forma inconsciente ou involuntária, também Manuel Vilarinho. Nunca o Benfica desceu tão baixo como com estes três ex-presidentes. Foram a vergonha da História do nosso clube.

5 - Instalações - Um Estádio novo. Um Centro de Treinos e Estágio novo. Pavilhões novos. Tudo de grande qualidade, do melhor que há na Europa.

6 - Modalidades - Muitos outros clubes têm modalidades, mas nem todos têm tanta diversidade e tanta qualidade como o Benfica. Por exemplo, das principais, o Sporting não tem Hóquei, Basquetebol, Voleibol nem Rugby. O Porto não tem Futsal, Voleibol nem Rugby. E poucos são os clubes estrangeiros que têm tantas e tão boas modalidades como as nossas, para não falar dos atletas olímpicos do nosso clube.

7 - O Reconhecimento - De toda a imprensa. Mesmo quando não há razão, o Benfica é notícia. Se não motivo, inventa-se!

8 - Democracia - O Benfica sempre foi, em Portugal, um clube democrático, mesmo antes do 25 de Abril de 1974, tendo eleições livres, algo que apenas recentemente passou a acontecer no Sporting e no FC Porto ainda é uma miragem. No estrangeiro, não sei como foi a realidade.

9 - A Mística - soma daquilo tudo o que disse anteriormente.

5 comentários:

Anónimo disse...

Falta também na "mistica" história do clube o caso Calabote e o Estoril.
Ah, esqueci-me da transferência do mantorras....ah!..e da "inscrição" do ricardo rocha.
...Esperem lá....e da taça da liga...de todos os jogos com exepção frente ao olhanenses (tambem mau era).
Ah...um presidente que foi e é sócio do clube rival (sim digo o clube e não um dos clubes porque no benfica apenas se odeia o fcp)e será portista de prata dia 15 de janeiro.
O clube do regime sendo glarduardo com publicidade gratuita, aliás ainda hoje o é, com publicidade estafante na tv, não a merecem, não jogam mais que o Braga ou o Nacional..

"Grande" clube...mas realmente grande ele é...se não fosse a massa associativa que foi ganha com marketing sujo e nojento..o clube nem na tv aparecia. Clubeco.

Anónimo disse...

então mas se não fosse o vilarinho a tirar de lá o vale e azevedo quem seria? achas mesmo q ele tem lugar ao lado desses miseraveis q enumeraste no post?

JNF disse...

Tragam o colete de forças para o primeiro anónimo.

Segundo anónimo, é verdade que Vilarinho tirou de lá o Vale Tudo, mas não foi um bom presidente. Primeiro, porque nem era ele que mandava, mas sim a equipa de vices que tinha. Além disso, não me esqueço do 6º lugar, da dispensa do Mourinho, etc etc etc

Anónimo disse...

o primeiro anónimo sabia que o fcp, num ano em que foi campeao (nos tempos do penta), foi jogar fora (ou melhor em campo neutro)contra o Estoril em Torres Vedras? sabia? o video está no youtube.

"no Benfica apenas de odeia o fcp" - nao será ao contrário... os vossos canticos insultuosos no campeonato e na champions até são contra quem? quase que aposto que se o Benfica acabasse ou deixasse o futebol, mtos dos ditos portistas, iam deixar de ligar ao futebol.

e a inscrição do leandro lima foi limpa?

ah já agora clube de regime aonde? o salazar era sportinguista, e caso nao saiba o Benfica teve membros da sua direcção que eram opositores ao regime!

Unknown disse...

Do primeiro anónimo só me ficou a palavra "glarduardo" seja lá o que isso queira dizer!!!

Quantos de nós, benfiquistas que por este blogue passam, perdem tempo a ler blogues de clubes rivais? e pior ainda, a comentar? O mais parecido que faço é ler o impróprio para cardíacos, e por razões óbvias.

PS: Aguardo pelo post prometido. É bom conhecer novas opiniões.