domingo, 17 de maio de 2009

Benfiquistas por engano

«Arrisco dizer que o Benfica tem uma oportunidade dourada para capitalizar o apoio do Belenenses, se vencer amanhã o Braga. Isto porque se tal acontecer, o Benfica terá o 3º lugar garantido e poderá dar-se ao luxo de baixar a guarda na última jornada para "salvar" o Belenenses.» ==>

Por incrível que pareça, isto foi afirmado por alguém que se diz adepto do Benfica e que até criou um blog que tem por objectivo apontar o dedo aos actos de corrupção praticados pela máfia do futebol português. O que se esqueceu de dizer é que, se dependesse dele, o Benfica procederia exactamente da mesma forma que esses clubes que hipocritamente censura.

No mesmo texto em que condena o facto de o Belenenses baixar a guarda sempre que joga com o clube assumidamente corrupto, defende que nós, Sport Lisboa e Benfica, deviamos igualmente baixar a guarda para favorecer o Belenenses, desvirtuando por completo a verdade desportiva. Quer que um clube com milhões de adeptos espalhados pelo Mundo e com uma História gloriosa construida à custa de valores como a HONRA e a DIGNIDADE, descarte por completo os seus nobres princípios e jogue propositadamente de forma menos competitiva de modo a favorecer ilicitamente outra equipa.

Nunca um comentário alegadamente benfiquista me causou tanto nojo e repúdio. Felizmente é apenas um mau exemplo em oposição a vários milhões de pessoas honradas que preferem perder a vencer de forma indigna. Pessoas que sabem que não há maior vitória que poder sair à rua de cabeça levantada e consciência tranquila. O Benfica não é grande apenas pelo número de vitórias que alcançou, mas sobretudo pela forma íntegra e recta como se bateu em todas elas. Ignorar esse facto é mostrar claramente que não se sabe o que é o Benfica.

16 comentários:

Anónimo disse...

com tantos inimigos declarados do que tem o Benfica, com tanta gente a atacar o Benfica, com tantos jornais a atacar o Benfica e sai daqui um Benfiquista a criticar outro Benfiquista, é isto mesmo que querem os outros

JNF disse...

Realmente aquele texto... nem sei o que diga

Anónimo disse...

Aguardo com ansiedade um post sobre o estoril-gate, sobre o calabote, sobre a "inscrição" do ricardo rocha, sobre os tráficos de influência do género do jorge ribeiro (na época jogador do boavista) que executa um penaltie para aos mãos do quim e dias depois estava no benfica e muito mais.

JNF disse...

Anónimo das 3:53,

até estive para escrever sobre esses assuntos para desmistificá-los, mas, pensando bem, não mereces nem o esforço nem a importância. Responde-te pela caixa de comentários:

Estoril-Gate: permitiu ao Estoril pagar vários meses de salários aos seus jogadores, sendo uma receita brutal. Não percebo a preocupação com isto: o Moreirense também já havia transferido jogos seus para Braga ou para Guimarães para jogar com o Benfica, ou o Porto, que havia obrigado o Estoril, salvo erro, a jogar em campo neutro (Torres Vedras) num jogo da Liga. Por que não falas disso?

Calabote: ver aqui

Ricardo Rocha: Vieira entrou pelo Dia Seguinte, disse das boas e nunca mais ninguém pegou no caso, nem o Pinto da Costa. Por que será? E a inscrição do Leandro Lima? Que idade tem/tinha? Sabes qual é a pena para inscrição irregular?

Jorge Ribeiro: Sim, falhou penalty, tal como Leandro Lima (!), mas não atirou nem fraco nem para o meio. Quim fez uma grande defesa. E é mentira que dias depois estivesse no SLB. Só assinou em Junho.

Anónimo disse...

Caro Sigmund,

Esses valores da Honra e Dignidade têm valido quantos campeonatos nos últimos 25 anos, só por curiosidade?

E já agora aguado o esclarecimento acerca da parte do "favorecer ilicitamente outra equipa"...

Onde está o ilicito?

Ah já sei... devemos estar a falar dos 17 pontos ROUBADOS (mas que parecem pouco indignar essa mente HONRADA E DIGNA).

Anónimo disse...

Caro JNF...

Que campeonato ganhas ao defender o Benfica usando a corrupção dos demais??

Entedam uma coisa de uma vez por todas:

- A corrupção EXISTE e VEIO PARA FICAR porque Portugal é um país corrupto.

Só tens três formas de ragir a isso:

- Ou continuas a resignar-te como até ao mandato de Vieira.
RESULTADO: zero...

- Ou continuas a "chorar-te" como no mandato de Vieira.
RESULTADO: zero...

- Ou passas à acção e COMBATES os jogos de poder com... contra-poder.
RESULTADO: Ganhaste uma taça, um campeonato e uma super-taça, tiveste jogadores motivados que chegaram aos Quartos Final da Champions e depois da UEFA.

SAO FACTOS.

Para os mais ofendidos, recordo uma frase que voces não devem ter sabido ler a propósito do APOIO que há muito defendo que deva ser dado aos clubes mais pequenos:

"A troco de quê? Que parem de "abrir as pernas" e fazer o jogo do FCPutas nas AG da Liga. Só isso... de resto, SE FOREM CAPAZES, até podem ganhar os jogos ao Benfica!"

(...)

"Eu com estes incentivos, parcerias, apoios... o que quiserem, não pretendo DE TODO que esses clubes tenham qualquer tipo de "dívida de gratidão" com o SLBenfica, mas tão somente que deixem de ser enviados submissos do FCPutas na Liga Sagres.

SE FOREM CAPAZES, Estrela, Setúbal e Belenenses até podem e devem ganhar ao Benfica! Mas se forem capazes... não se forem ajudados. E o mesmo se aplicará depois ao FCPutas... que esses clubes encarem esse jogo com a mesma determinação e condições que fazem com o SLBenfica e SE FOREM CAPAZES que lhes ganhem sem apelo nem agravo."


VIVA AS VITÓRIAS MORAIS!

Pelo menos assim terás muito por onde escrever no teu blog... sempre a chorar.

Eu já me cansei dessa parte, agora quero mesmo é COMBATÊ-LOS.

Não terá sido por acaso que foi pelas maos de um "manhoso" que conseguiste os titulos recentes. Tirando isso desde 93/94 que nao tocas no caneco.

Deixem-me adivinhar: Nao celebraram o último campeonato ou não ficaram felizes com as ultimas vitórias na Champions?

Anónimo disse...

Só para terminar, caro Sigmund, e porque as nossas diferenças não sao de hoje... calminha com essas classificações de "benfiquista por engano" porque provavelmente o meu caro terá umas belas lições de benfiquismo para aprender andes de questionar o benfiquismo de outros...

JNF disse...

OS MEIOS NÃO JUSTIFICAM OS FINS!

Tenho dito.

JNF disse...

Geração Benfica,

ninguém neste blog pretende dar lições de benfiquismo. Nem aceitamos que nos dêem.

"Pelo menos assim terás muito por onde escrever no teu blog... sempre a chorar."

É óbvio que queremos ganhar. Queremos todos. Mas não a qualquer custo. E é essa a diferença entre os benfiquistas e os portistas. "Choram" aqueles que têm vergonha. Eu não tenho vergonha do meu Benfica. Eu apoio sempre, mas critico sempre que é necessário também. Se achas que este blog é só "choradinho" tens bom remédio. mas se o achas, deixa que te diga uma coisa: estás enganado. Vai ver os arquivos e depois diz-me o que achas.

saudações benfiquistas

Anónimo disse...

JNF, obviamente que a questão da liçao de benfiquismo (q nao foi o que escrevi) nao se destinava a ti.

Quanto ao Sigmund, vamos lá ver se nos entendemos:

1. Nem tu, nem ninguém tem autoridade para me dar qualquer tipo de liçao! FACTO! A não ser que sejas o meu pai e eu nao sei...

2. DIGNIDADE? Que parte de apoiar a presença de um emblema histórico do futebol português, a "troco" da sua independencia de um sistema corrupto é falta de dignidade?

MEU CARO, eu NUNCA propus qualquer tipo de corrupção ou sequer de beneficios práticos que tenham impacto nas vitórias do Benfica.

Limitei-me a propor uma solução, QUE DEVERIA SER ADOPTADA POR BENFICA E SPORTING (enquanto clubes de Lisboa com maiores recursos) no sentido de assegurar que a generalidade dos clubes deixem de ser "SUBMISSOS" de um sistema corrupto.

E por fim, só a boa educação me impede de te insultar quando voltas a afirmar, sem qualquer legitimidade, arrisco até, capacidade, de benfiquista por engano.

O que sabes tu e de mim e do meu benfiquismo para o afirmares? O que já fizeste tu pelo Benfica para afirmares isso?

Eu sei o que fiz... (ainda q tu nao saibas, nem saberás).

Anónimo disse...

Por fim, apenas DENUNCIAR-TE na medida que pretendes deturpar as minhas palavras e continuas a fazê-lo:

Infelizmente, sem beneficios claros (inicialmente) nunca os submissos clubes alinhados irão abrir a porta aos nossos (ou de outros) talentosos jogadores e técnicos... porque isso é contra os "mandamentos do Papa". E dessa forma também nunca haverá antidoto à submissao latente.

Assim, a solução passará para, na medida do possivel e na eventualidade de nunca por em causa a verdade e dignidade sermos capazes de dar o primeiro passo.

O que nos impede de irmos a jogo com o Belem com Moretto, Fillipe Bastos, Mantorras, Bynia, etc? Se calhar até ganhamos... mas isso será porque os outros nao foram MESMO capazes de fazer o que justificasse a manutenção.

Ninguem falou em PERDER PROPOSITADAMENTE, mas tao-somente em "baixar a guarda"... depois, os outros têm que fazer a parte deles. JOGAR, JOGAR e JOGAR.

Falar em DIGNIDADE e depois cometer a DESONESTIDADE de descontextualizar as palavras, é muito feio...

Mas os actos ficam para quem os pratica.

Unknown disse...

O Belenenses teve muitos jogos para conseguir pontos que garantissem a manutenção ou outro patamar na classificação.Que não esperassem pela última jornada para,neste caso, garantir a manutenção. Um ano eu também quis que o meu Benfica perdesse na penúltima jornada, contra o boavista para que o boavista ainda pudesse ser campeão na última jornada.Felizmente o Benfica ganhou 2-1,mas o scp com o 2-1 na Luz lá foi o campeão(infelizmente). Isto de fazer favores não é para nós.Quem precisar de favores que jogue!Um bem-haja.

Anónimo disse...

Volto a repetir que a sugestão não é de fazer favores. LONGE DISSO do qual so totalmente CONTRA.

A sugestão é a de "baixar a guarda", colocar a 2a linha a jogar... deixar jogar Moretto, Fillipe Bastos, Bynia, etc... e guiá-los com brio e determinação.

Se o Belem conseguir vencer esses, excelente. Se nao conseguir, nao se pode queixar de falta de oportunidades.

Mas enfim, é muito mais facil descontextualizar e sair a terreiro feito virgem ofendida...

O Presidente do Benfica também sofre do mesmo problema do Sigmund, chama-se "sede de protagonismo".

Anónimo disse...

Meu caro... um conselho:

nao tornes isto pessoal, senao, como diz o Scolari:

O BICHO VAI PEGAR!

E sobre essa história do ForumBenfica, lamento que tenhas trazido para aqui questões privadas e pessoais. Da minha parte não irás ler uma palavra sobre esse assunto ou outros que tenhas tratado comigo fora do tema em questão... nem que isso fosse em minha defesa.

Lamento a tua atitude.

Fim de conversa, porque bateu no fundo e já nao chego lá!

Pedro disse...

O Benfica tem q rever urgentemente a sua política de "amizade" com os clubes ditos pequenos. E não é preciso corrupção e favores especiais para isso.

Basta ser solidário com eles, estar do lado deles, ceder jogadores, etc. Fomentar laços de amizade e sã convivência. Claro q isso não é fácil pois os tentaculos do fcp estão bem fundo no futebol português.

Mas a destruição do sistema do fcp começa por tirar-lhes estes pequenos clubes da alçada.

O Belem merece descer de divisão. Venderam-se ao fcp por isso devem pagar bem caro.

Anónimo disse...

Quando este post foi escrito eu ainda não andava por aqui, mas Sigmund e JNF, apoiados a 200%! Assino por baixo. Até poderia ver o meu clube nas distritais, mas sempre com orgulho de não ser corrupto nem estar envolvido nesses jogos de poder nojentos. E jogar para ganhar em todos os jogos, esse sim um dos verdadeiros pergaminhos do nosso Benfica.