sábado, 27 de junho de 2009

Animais

São sempre os mesmos. Hoje, voltaram a envergonhar o Sport Lisboa e Benfica. Os energúmenos de sempre conseguiram, desta vez, suspender um jogo do campeonato nacional de juniores, entre o Sporting e o Benfica, no qual a nossa equipa poderia tornar-se campeã. Insultaram e apedrejarm. Colocaram várias pessoas em pânico, entre as quais os próprios jogadores que estiveram nas bancadas à procura das famílias. Feriram. E passarão novamente incólumes.

Quem pensa que os adeptos do Sporting são melhores, desengane-se. São igualmente vergonhosos. Dirigiram a raiva e a frustração acumuladas contra a tribuna da comunicação social, atingindo Jorge Jesus, treinador do Benfica.

Sem querer entrar em comparações demasiado profundas, lembram-se do que aconteceu em Heysel Park? Um dia, poderá acontecer o mesmo em Portugal. Não sou a favor da legalização das claques. Sou a favor da extinção.

Intitulam-se de "Ultras", de "Claques do Benfica". Mal sabem que a verdadeira e única claque do nosso clube já existia muito, mas mesmo muito antes deles. Chama-se Terceiro Anel, e impulsionou o Benfica para as maiores vitórias da sua História.

P.S. Censuraremos os comentários que forem precisos. Os que não tiverem insultos de maior (e vejam como estou a ser simpático...) passarão. Neste momento, 1-0 ganha o Sporting em comentários censurados. Eu bem digo que nem uns nem outros se sabem comportar.

21 comentários:

Jose Maia disse...

Meu caro, digo ja que sou sportinguista e educadamente façolhe uma pergunta:

e os carros que estaragaram pelo caminho enquanto nao chegavam ao campo? provocaram a claque? os carros tomaram faculdades humanas de falar e provocar adeptos? ou os carros atiraram pedras com as rodas?

desculpe a tom "a gozar" que usei, mas teve de ser... aquela gente ia la com o intuito da destruicao!

e acusar o sporting de falta de condicoes?? sabe quantos jogos ja se la fizeram?? aqueel jogo estava a docorrer bem ate a claque benfiquista chegar...

Tambem nao estou a dizer que as claques do sporting sao sempre inocentes, mas gostava de saber o que fizeram elas hoje...

JNF disse...

Caro José Maia,

percebo o que diz, e não concordo em parte com o que Rui Costa disse. Mas coloquemos a situação ao contrário: jogo decisivo no Seixal, claque do Sporting a chegar... o que aconteceria? Possivelmente o mesmo. E os adeptos do Sporting também agrediram. Ainda por cima, quem não era para ali chamado (Jorge Jesus e comunicação social).

Mike disse...

Que vergonha! Os "animais" foram lá defender o Benfica.... Foram apredrejados à entrada, pena que toda a gente só veja as imagens da TV! Foram entoados cânticos racistas dos adeptos do sporting, os mesmo com tatuagens skinheads que apareceram na capa da bola! É uma vergonha este texto, especialmente para os animais que foram lá apoiar o benfica e tiveram de se defender! Mas falar de fora é sempre fácil... Ah, e os jogadores no final foram agradecer a presença!

el matador disse...

os adeptos do Sporting apenas invadiram campo para se protegerem.
Os selvagens foram apenas os adeptos do benfica que pertecem a uma clauqe ilegal apenas para fazer merda. sou do sportig ja vi derbies juntamente com benfiquistas no estadio e sempre demonstraram ter fair-play na vitoria e derrota. por isso nao generalizo o que aconteceu hoje.

dosul disse...

JNF,

ao menos és coerente, desde sempre que te mostraste contra os grupos organizados do Benfica (aquilo a que chamas de claques) e por isso te respeito, apesar de não concordar nem 1 bocadinho com ela.

O "3º Anel" morreu com estádio, no novo estádio talvez em 2 jogos tenha sido o tal "3ºanel" a acender o estádio, pois por norma está calado.

Gostava eu que nao fosse preciso Grupos Organizados no Benfica, gostava de que pudesse ir ver o jogo com os meus amigos para onde quisesse no estádio, ver o jogo à vontade, cantar e empurrar o benfica para a vitória.

Infelizmente vivo com um benfica em que cada jogo parece um funeral, em que o único apoio constante vem "sempre dos mesmos".

Que muita porcaria se faz é verdade, mas por favor nao subestimes a nossa importância.


Abraço e CARREGA BENFICA

JNF disse...

Mike e El Matador,

segundo as vossas palavras penso que posso redefinir o conceito de "defender":

defender: acto de arremessar pedras.

Unknown disse...

sobre o post ó digo, Vandalos, existem mtos, uns vestem de vermelho, outros de verde e a maioria de azul. Que ninguém acuse os rivais, pk na sua casa provavelmente se passa o mesmo.

Mas este post dá-me algum gozo, sabem porque? Porque me faz sentir grande!!! já viram a quantidade de lagarto que por aqui passam?

ehehehe

abraço benfiquista

João Soares disse...

O que eu acho de interessante, nas imagens que vi, é que vê-se os adeptos do BENFICA chegar lá, bem longe e já estão adeptos do sporting a mandar pedras!!!!!!!!!!
Cada vez que vamos ao wc gigante também somos recebidos com pedras da calçada, eu sei, pq já levei com uma!!!!!!! Os sportinguistas não se armem em anjinhos pq não são e as suas claques fazem exactamente o mesmo!!!!
Hipócrisia é que não...

JNF disse...

dosul,

reconheço que, muitas vezes, o Estádio da Luz mais parece a Igreja da Luz tal é o silêncio. Se não fosse os NN, uma vez que o DV têm estado, em grande parte, ausentes devido a conflitos com a direcção, ao que sei, ouviam-se as moscas. Percebo isso e também sei que as claques têm gente decente (todas), umas mais que outras. No entanto, essa "gente decente" parece ser a minoria, infelizmente. Já que não sabem comportar-se como grupo, então deveriam acabar.

Anónimo disse...

és uma vergonha de benfiquista, para muita tristeza minha fiquei parvo ao ler tanta estupidez junta... por favor antes de escreveres informate... eu tive lá e posso te dizer q os aNNimais como tu chamas, foram atacados varias vezes lá fora por adeptos da JL e como é obvio tiveram sempre resposta á altura, depois de entrár mos todos com bilhete e confirmado pela policia e pelos funcionarios do scp, fomos atacados por varias centenas de adeptos do scp, como provam as imagens da sic reparem q atrás da dita bancada tão adeptos do scp a apedrejar os NN e GNR a tentar evitar, claro q na resposta houve varias pedras a irem parar á bancada, ñ somos santos mas apenas respondemos ás agressões q fomos sujeitos, e quanto aos carros q culpa temos se no parque já dentro do recinto nos aparecem centenas de pessoas a atirar pedras entre os carros, claro q na resposta houve carros danificados mas de quem foi a culpa? só pesso é q antes de escreverem a insultar os socios do slb se informem 1º... pk NNós fomos lá para apoiar os miudos e trazer o titulo e tu onde estavas? faça sol ou chuva longe ou perto NNós estamos sempre presentes e tu?

JNF disse...

Estive no Pavilhão Acácio Rosa.

Sou sócio e tenho cativo.

E o facto de terem sido agredidos não dá o direito, por muito que custe aceita-lo, de arremessar pedras, destruir carros e atirar very-lights, ou tochas, ou lá o que foi.

dosul disse...

JNF,

Não é por falta de tentativas que ainda nao acabaram com as claques....Já sofri na pele a falta de respeito pelos direitos mínimos não só de sócio pagante do SL Benfica, mas de cidadão português e acredita que são o suficiente para afastar muita gente dos grupos.

Já me tentaram impedir de entrar no meu próprio estádio por usar um cachecol e já fui agredido por estar a falar com um amigo meu, apenas para referir alguns exemplos.

Mas é exactamente por acreditar que se não faço nada de ilegal, pagos as minhas quotas e os meus impostos, tenho o direito de ir a um jogo de futebol e ser tratado como uma pessoa que continuo membro de um grupo de apoio organizado do SLB.

É estranho como num país que ainda há menos de 40 anos vivia em ditadura, num clube que se orgulha de ser um estandarte democrático, a grande maioria dos apoiantes estarem-se positivamente a borrifar para estas questões.

São situações vividas TODOS os fins de semana e aos olhos de toda a gente.

Actos de violência (não estive hoje em Alcochete, pelo que não vou comentar a situação) para com apoiantes das equipas adversárias são raros, e não ajudam nem um bocadinho a luta pelos nossos direitos.

Apenas gostava que blogs como o teu se lembrassem dos grupos sempre que estes são as vítimas, não apenas quando são os culpados.

Abraço

Anónimo disse...

http://www.tvi24.iol.pt/videos vê e repara no começo do filme atrás da dita bancada. e desculpa mas eu tinha o direito de assistir ao jogo e comprei bilhete para o mesmo, e fui atacado insultado etc que tavas á espera q desse a outra façe loool e já agora onde estavas tu? e no minimo agora tinha te ficado bem teres te retratado quanto ao teu exagero e falta de imparcialidade neste post...
100NOME

JNF disse...

100 NOME,

1º estive no Pav. Acácio Rosa

2º claro que tinhas esse direito, tu e os outros. Não está é no teu direito (e dos outros) reagirem daquela forma, por mais razão que tenham.

3º Não sei quem começou e nem me interessa. Isso parece aquelas histórias dos miúdos da primária: "Oh Joãozinho, bateste no Pedrinho?" "Bati, mas foi ele que começou!" Já disse que os gajos do Sporting não são melhores que vocês. Aliás, estendo a crítica dos lagartos ao chamado público em geral, uma vez que PENSO QUE não foram os membros da claque a agredir Jesus

4º Só para que conste, as atitudes dos NN, nos últimos anos, têm sido lamentáveis (apoiam a equipa, cumprem o seu dever, mas depois assistimos a situações vergonhosas!) Exemplos? O que fizeram ao Nuno Gomes aquando da substituição do Rui Costa no jogo de despedida do maestro, a agressão a um adepto num Benfica-Braga de 2007/2008 e agora isto.

agent_smith disse...

de uma fonte externa, o as:

El Sporting-Benfica de juveniles se convierte en una batalla campal
2009-06-28 00:46:46
Inserida por Golden Fonte: AS
El partido terminó en el minuto 26, cuando entró un grupo organizado de hinchas del Benfica gritando consignas y fueron recibidos a pedradas por los seguidores del Sporting. La Guardia Nacional Republicana (GNR) hizo algunos disparos al aire con balas de goma, pero la bronca se generalizó en el terreno central de la Academia de Alcohete (afueras de Lisboa), centro de entrenamiento del Sporting.

En medio de la confusión, el presidente del Sporting, José Eduardo Bettencourt, entró en el campo para intentar apaciguar los ánimos, según testigos del episodio. Pedro Mil Homens, director de la Academia del Sporting, declaró que fue "un día triste" para el fútbol juvenil.

Fuerzas policiales consiguieron, después de casi dos horas de choques, aislar a los hinchas del Benfica, mientras se organizaba la salida de los seguidores del Sporting. El partido fue aplazado, sin que haya sido fijada ninguna nueva fecha o lugar para celebrar este fin del campeonato juvenil luso.


Basta ver algumas mensagens colocadas em foruns lagartos, e dava para adivinhar q algo ia acontecer.

E aconteceu uma espera aos adeptos benfiquistas que foram recebidos à pedrada

Pena que se acredite mais em orgãos de comunicação (???) claramente anti-benfiquistas do que na verdade.

Manuel disse...

Sou socio do benfica,e ao ler este comentario,a primeira coisa que fiz foi adicionar o seu blog aos meus favoritos pois concordo plenamente com o que escreveu.É vergonhoso quem usa o futebol para alimentar algo como odios e violencia e não pelo prazer do desporto em si,como o caso de hoje onde duas grandes equipas de jovens iam disputar o titulo do campeonato de juniores.Devia ser uma festa e um grande espectaculo de futebol e acho que estes comportamentos deviam ser severamente castigados principalmente pelas direcções dos dois clubes.

Galaad disse...

Manuel, completamente de acordo. Mais do que saber quem teve razao, importa reter que houve duas equipas de miudos que iam disputar o titulo e não puderam por causa de uma série de energúmenos.

Não pode voltar a acontecer.

Abraço e volte sempre.

Homem da Luz disse...

Absolutamente lamentável, em vez de andarmos aqui a arranjar desculpas, seria mais digno ambos os clubes terem juntado os seus dirigentes e fazerem em conjunto uma declaração de vergonha e censura determinada perante todos os acontecimentos.

Mas quando vejo a foto de Fernando Mendes e Bettencourt, relembro-me que afinal vivo numa república das bananas. Isto é só macacos!

benfiquista disse...

JNF, vamos lá ver uma coisa. Que não goste de claques, está no seu direito. O que não está no seu direito é usar imagens e noticias, que não revelam exactamente o que se passou em Alcochete, para justificar a sua opinião. Há aqui claramente um jogo de interesse da sua parte nesse sentido, sem tentar saber, minimamente, como as coisas realmente se passaram. E lamento que tenha seguido esse caminho, porque a partir do momento em que o faz, perde toda a sua razão na argumentação que faz. Eu nunca vi tanta mentira escrita do que se passou na academida do sporting. Os carros foram apedrejados mas não foram por livre iniciativa dos benfiquistas. Foi feita uma espera ainda antes de passarmos atras da bancada amovivel. Espera essa que resultou em pedras atiradas pelos sportinguistas e que foram parar a alguns carros estacionados no parque. Depois, quando pudemos passar atras da bancada, estavam mais elementos das claques leoninas à nossa espera. Tenho pena que não consiga ver isso nas imagens televisivas, porque é perfeitamente notorio e visivel. Tenho ainda mais pena que, ao inves de ver pelos seus proprios olhos o que as imagens mostram, prefira ouvir a narraçao dessas mesmas imagens, completamente contraditorias com o que se podia ver. E para terminar, sem ofensa nem lamúrias, mas acho verdadeiramente inacreditavel como é que o JNF consiga dizer que não se deve responder a agressões, seja por que motivo for. Inacreditavel. Talvez nunca tenha estado em situaçoes de apuros. Talvez nunca tenha sentido os calos apertados. Talvez nunca tenha levado uma lambada. Ou o JNF tem uma estampa fisica que afasta qualquer cenário desses. Ou então vê-se mesmo que fala sem conhecimento de causa. Eu admito que até podia dizer isso. Mas, acredite, jamais iria ficar quieto caso fosse agredido ou visse amigos seus serem agredidos. Ou defende-se. Ou foge. E eu tive a prova que aqueles benfiquistas que la estiveram nao eram cobardes. Cumprimentos.

Anónimo disse...

FOI UMA HONRA TAR AO VOSSO LADO RAPAZES...
100NOME

JNF disse...

Benfiquista,

em primeiro o lugar, o tom do seu post. Assim sim. Aprendam.

Depois, e mais importante. Não estive lá. Mas também, sinceramente, não me interessa se foram os NN ou as tixas a começar os desacatos. O que vai ficar para a História é que o campeonato de juniores foi interrompido por confrontos entre adeptos, entre os quais estavam os do Benfica. Isso é que eu lamento.