segunda-feira, 27 de julho de 2009

Torneio de Amesterdão


Dois jogos e mais duas vitórias, ambas convincentes, frente a adversários com estilos de futebol bem distintos. Na mítica ArenA, o Benfica mostrou bom futebol e ganhou justamente aquele que é, dos vários torneios de pré-época, o internacionalmente mais conhecido e bem reputado.

Obviamente que estes títulos não são muito relevantes: importante é ganhar quando for a doer, nos jogos a sério. Ganhar ao Ajax e ao Sunderland é importante, mas não tão importante como ganhar ao Rio Ave ou mesmo à Naval. Afinal de contas, é contra equipas destas que temos perdido muitos campeonatos. E quando precisarmos mesmo das vitórias, é que elas devem aparecer.

Resumindo, digo aqui o mesmo que disse sobre o Estágio na Suíça: mais relevante que os resultados é o treinador entender com quem pode ou não contar para o plantel. E de dia para dia isso fica mais nítido. Importante é ao mesmo tempo promover o entrosamento entre os que ficam. Ontem vimos um Di Maria que não vimos em dois anos; vimos um Moreira que mostra que é, obviamente, o melhor guarda-redes do Benfica; vimos um Carlos Martins mais inteligente e mais esclarecido; vimos um David Luiz com entrega e garra, sempre atento.

Estes pormenores, mais que os outros, são importantes. Agora, como diz Jesus, é manter o que já está bem e melhorar o que falta. Mal seria se já tudo estivesse perfeito.

P.S. Já alguém recebeu o Red Pass?

3 comentários:

João Soares disse...

JNF acho que ainda ninguém recebu...Eu renovei o cativo dia 26/06 e ainda não recebi, 3 familiares meus que renovaram dois ou três dias depois também ainda não receberam nada e dois amigos meus que renovaram no dia seguinte às eleições também ainda não receberam!!!!!!
Como aquilo é um sistema novo devem andar a testá-lo...

Anónimo disse...

o Benfica ainda tem sérios problemas defensivos! contra o atletico, bastou 2 ataques para sofremos logo 2 golos. contra o Sunderland, apesar de nao termos sofrido golos, a defesa permitiu que o Jones tivesse 5 boas oportunidades para marcar o golo. ontem, contra o Ajax voltamos a sofrer 2 golos!
na defesa, só Luisão oferece garantias. a baliza é um poço de duvidas; sidnei, m. vitor e david luiz são bons jogadores mas ainda nao são regulares e por vezes são mto imaturos; já maxi e schafer apoiam bem no ataque mas a defender não são grande coisa!

quanto ao resto, fiquei agradado!

CARREGA BENFICA!

CosmeDamião18685 disse...

Acho que ainda existem muitas dúvidas em aberto. Veremos como a equipa evolui, mas parece-me que, concordando que Moreira é o melhor guarda redes, acho que precisávamos de um guarda redes que no final da época nos acrescentasse mais 3/4 pontos.
O principal problema parece-me a defesa. Luisão é o unico com experiência e voz de comando, sem ele a defesa fica desguarnecida.
Penso que falta um substituto para Aimar que é um jogador que não oferece garantias fisicas de aguentar toda a época.
Penso que era importante contratar o Pedro Henriques, o Pedro Proença e o Vigário Benquerença.Sem estas contratações muitos dos problemas da ultima época, vão-se repetir.