quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vamos lá falar de Luisão


Todos os defesos é sempre a mesma história: Luisão pode sair a qualquer momento do Benfica. É uma novela que se assiste desde o final da época 2004/2005, ano em que o Benfica venceu o campeonato. Desde então, Luisão já foi apontado a Espanha (Real Madrid), França (Marselha, Bordéus), Itália (Juventus e, agora, Fiorentina), Grécia (Panathinaikos), Alemanha (Bayern Munique e Bayer Leverkusen), Inglaterra (Manchester City, Liverpool), Holanda (PSV), Rússia (Spartak e Dinamo Moscovo), enfim, pode dizer-se que, sem sair do Benfica, é um rapaz muito viajado. Se pela sua boca, ou pela do seu empresário (ou até mesmo pelo interesse real de alguns destes clubes), a verdade é que tais notícias nunca passaram de boatos, uma vez que a transferência nunca se esteve para dar.

A questão é a seguinte: no actual momento do Benfica, e atendendo ao valor de Luisão, o que fazer com ele? Para mim, esta questão, além de pertinente, pode ter várias respostas.

A permanência de Luisão é, por si, uma óptima notícia. Digo isto porque é um dos jogadores com mais anos de casa, capitão de equipa, líder dentro e fora de campo, e, mais importante que isto tudo, jogador de excelência. Além disso, o Benfica está num momento (o tal "mandato desportivo") essencial para a sua História. Mais do que nunca , é preciso ganhar. E Luisão parece ser, sem dúvida, o esteio desse projecto. Acrescento ainda o seguinte: no final desta teporada haverá Campeonato do Mundo na África do Sul, sendo que a presença de Luisão é dado quase certo. A sua titularidade é também uma boa hipótese. Por que não vendê-lo após essa competição, numa altura em que o seu passe tenha valorizado bastante? Por tudo o que mencionei acima, a permanência de Luisão parece ser extremamente positiva.


No entanto, a sua saída também pode ser positiva. Como? Se o Benfica fizer um bom encaixe financeiro com o jogador, qualquer coisa por volta dos 15 milhões de euros, não os ridículos 5 que se diz que a Fiorentina está disposta a oferecer. Além disso, e apesar de estarmos no "mandato desportivo", o Benfica deve ter, neste momento, o melhor conjunto de defesas-centrais das últimas décadas: David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor, e, acrescento, Roderick Miranda, são sinónimos de qualidade. A saída de Luisão pode nem sequer beliscar este sector. Além disso, a sua permanência implica que pelo menos dois destes jogadores que mencionei fiquem no banco (ou bancada), o que pode ser muito negativo para o seu desenvolvimento e futuro no Benfica. Ainda é importante referir mais um dado: todas as pré-épocas, Luisão deixa a porta de saída sempre entreaberta, dizendo que gostaria de experimentar outros campeonatos, mas que está feliz no SLB. Para mim, ele gosta e tem muito carinho pelo nosso clube, mas, neste momento, quer sair. Não me oponho, até porque temos cobertura (e nada de contratar mais um central, sr. Jesus)! Por isso, e se nos oferecerem bom dinheiro, é vender. E caso assim seja, boa sorte, zagueirão.

9 comentários:

Bruno Venâncio disse...

Bem, já que é pedida a opinião dos leitores, eu darei a minha: o Luisão é um central de reconhecidas qualidades, internacional brasileiro e que já deu muitas alegrias aos benfiquistas. No entanto, confesso que as suas qualidades futebolísticas não me agradam nem um bocadinho. Faz muitas faltas, não aproveita convenientemente a altura que tem para ganhar bolas no ar, é completamente duro de rins e lento (Liedson e já agora o Weldon que o digam), e apesar de ser apontado por todos como um líder do balneário, todas as épocas diz ou alguém diz por ele que quer sair. Além disso, considero que temos 4 bons centrais, independentemente da idade (se bem que não vá minimamente à bola com o David Luiz, parece que será ele o titularíssimo do centro da defesa este ano, portanto espero que o Jesus faça dele um grande central; mas não me sai da cabeça como foi papado pelo Quaresma há 2 anos na Luz, e não vou falar de todos os outros motivos pelos quais não gosto dele - aliás, o lance do penalty do At Madrid, vejam-no bem e a forma como ele se faz à bola, abrindo completamente o caminho para o Aguero antes do Miguel Vítor aparecer), mas adiante, temos 4 bons centrais, apesar de muito jovens, e para mim o Roderick até seria já titular, vejo grande qualidade nele. Portanto, com 4 centrais a dar garantias assim, e mediante um bom encaixe financeiro, penso que é a altura certa para deixar o Luisão ir à sua vida. Falas do Mundial e dele poder valorizar, mas parece-me que mesmo que vá lá, será sempre o 4º central da selecção e nem calçará. Portanto não será por aí, na minha opinião. Pode ir já. Muito obrigado pelo que fez nestes anos ao serviço do Benfica.

Kitnoce disse...

E esquecestes-te do Marc Zoro... tenho pena que não tenha tido uma real oportunidade....Não sendo um fora-de-série, penso que tem qualidade suficiente para jogar ao lado dum David Luiz em caso de necessidade...ou seja, centrais temos em quantidade e qualidade. Se o Luisão quer sair, pode ir. Mas nunca por menos de 15 milhoes. Tem 27 anos, é capitão do SLB, internacional canarinho...fdx !

Anónimo disse...

Finalmente vejo uma opinião como deve ser. Dinheiro para o clube e os melhores 4 centrais do mundo eheh.

Vermelhusco disse...

Espero que nao o deixem sair. Os defesas que o Benfica tem la sao optimos mas sao todos muito jovens ainda. Precisam de mais experiencia.

ronald koeman disse...

A decisão correcta é esta: Luisão não pode sair, a não ser que a oferta seja irrecusável! é um jogador fundamental em campo e no balneário, tem muita esperiência em momentos determinantes e isso é um factor que muito releva uma vez que o benfas aposta tudo esta época...parece ser o tudo ou nada, e para o TUDO luisão é mesmo preciso! é certo que miguel vitor, sidnei, david luiz e roderick tem talento, mas para afrontar uma época como a que se aproxima é preciso ter mais do que talento em campo.

Anónimo disse...

"o melhor conjunto de defesas-centrais das últimas décadas: David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor, e, acrescento, Roderick Miranda"

Tás bebado?

JNF disse...

Ao anónimo que escreveu logo acima do meu comentário:

diz lá, já agora, qual foi o conjunto de centrais, melhores que estes, que já tivemos nas últimas décadas?

Paulo Madeira, Ronaldo e José Soares? Estes não foram de certeza.

Mozer, Ricardo e Samuel, porque de resto...

E não me venham com histórias do Paulo Madeira sff.

Anónimo disse...

mais um mercenario, já disse varias vezes e em anos diferentes q quer sair, por mim q vá, MAS um activo do SLB e q tem qualidade q ainda por cima é capitão e presença assidua no escrete ñ pode ser oferecido ou vendido ao desbarato... vendem o luisão por tostões e pagaram 5 milhões por metade do passe do sidnei???
tá tudo doido???
100NOME

Sir disse...

O Luisão é indispensável. De todos os jogadores, à excepção de Cardozo, muito provavelmente, seria o último de que alguma vez abdicaria.