terça-feira, 7 de julho de 2009

Vídeo do Mês - Julho 2009

Este mês o vídeo é dedicado ao melhor ponta-de-lança português dos últimos vinte anos. Por muito chocante que isto vos possa parecer, é a verdade. Nuno Gomes, que recentemente completou 33 anos e renovou o contrato que o liga ao Benfica por mais duas épocas é, factualmente, o melhor ponta-de-lança português da última vintena de anos. Amado por uns, odiado por outros, Nuno Golos, ou Nulo Gomes, é capaz de juntar e dividir adeptos. Mas para mim, só nunca conseguiu obter maior projecção por duas razões: a primeira é a clara falta de confiança (medo de falhar?) que tem em rematar à baliza; a segunda são as lesões (e Mário Jardel, já agora), que o impediram de se tornar melhor marcador do campeonato português por algumas vezes.

A saber:

- é o único jogador português com todos os títulos nacionais ganhos (Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga

- julgo que já foi o melhor marcador da Liga dos Campeões (1998/1999)

- é o 4º melhor marcador de sempre da Selecção Nacional, apenas atrás de Figo (que batia os penalties), Pauleta (que tem muitos mais minutos) e Eusébio

- já esteve presente em 2 Mundiais e 3 Europeus, tendo marcado em 4 edições diferentes.

11 comentários:

Unknown disse...

Se não me falha a memória, é o jogador com melhor razão entre GolosMarcados/MinutosJogados na Selecção Portuguesa.

E como tu dizes e bem, sem marcar penaltis.

Sérgio_alj disse...

Goste-se ou não (eu gosto), o facto de ter marcado em 4 edições de grandes competições internacionais faz dele um caso raro no Mundo!!!

Em Portugal, por enquanto é o unico!!

JNF disse...

Não, Sigmund. Julgo ter sido mesmo o melhor. Além desses cinco golos (3 com o PSV, 1 com o HJK e 1 com o Kaiserslautern) ainda faltam os 3 apontados na pré-eliminatória frente ao Beitar de Jerusalem (2 em casa e 1 fora). Penso que estes golos também contam.

Tx disse...

JNF
O que me custa é ouvir tanta gente a falar mal dele. Pode ser a relação amor-ódio, mas é o nosso capitão e é triste vê-lo tão mal tratado. Já me insurgi, muitas vezes sozinho contra batalhões de anti-nuno. Mas continuo a pensar: o nuno é único e o verdadeiro capitão do BENFICA! Merece jogar sempre.
PS: e estes golos todos sem ser ponta de lança..:)
TX

Anónimo disse...

achas mesmo que foi o melhor? ou é o melhor e que passou pelo benfica?

JNF disse...

Quem foi melhor que ele?

Hugo Almeida?

Sá Pinto?

Domingos?

Nenhum, obviamente

dezazucr disse...

Meu caro, é o melhor da selecção? Óptimo. Tem o melhor historial do Benfica? Excelente. Mas também o Eusébio era o melhor do mundo e neste momento não faz sentido colocá-lo a jogar. Estar aqui a debater estatísticas realçando performances de 98/99 não fará que tenhamos sucesso neste momento. Se analisares as últimas 5 épocas, em que só na última não foi titular regularmente, parece-me que terás uma análise mais objectiva. Se já foi bom, não duvido, mas neste momento é um peso morto e tapa o lugar a que venha gente com mais qualidade. Se fosse por isso, o Eusébio ainda jogava, o Rui Águas nunca tinha deixado de jogar, o Nené ainda verificaría as manchas dos calções e o Jordão ainda saltitava. Já teve o seu tempo e prova ano após ano que nada mais pode dar ao Benfica.
Essa falácia do já ganhou tudo é muito gira, mas quanto tempo demorou a ganhar isso? Em tantos anos de águia ao peito só conseguiu marcar 2 golos ao porto e 2 ao sporting, achas que isso é registo? A forma como se esconde nos jogos decisivos diz muito da sua personalidade em campo, explicando a fraca performance.
Eu não quero saber se é o melhor português, eu quero é que ele renda golos e principalmente vitórias ao Benfica, e nesse aspecto, raros são os jogos de 1-0 em que ele marca o golo decisivo. Nada me move contra a pessoa, mas a produção dele é fraquíssima e quem perde com isso é o Benfica.

Vladimir Kaspov disse...

A referencia anterior ao N. Gomes só Rui Águas.

JD disse...

Nuno Gomes, o homem dos golos impossiveis e dos falhanças inacreditaveis.

Capaz de nos destruir as unhas de irritação, e de nos fazer levantar aos gritos.

muitas lesões e muitas pré-temporadas perdidas.

Sem dúvida, podia ter sido muito maior. Foi um jogador acomodado, q achava q o q treinava era suficiente para ser titular, e de facto era. A prova é q ainda hoje continua a fumar.

Mas sim, foi do melhor q tivemos nos ultimos 20 anos.

JNF disse...

"Em tantos anos de águia ao peito só conseguiu marcar 2 golos ao porto e 2 ao sporting, achas que isso é registo?"

Assim de repente lembro-me de mais golos contra o fcp e scp. não foram só dois contra cada um deles

VICI disse...

Uma enorme referência do SLB!