quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Andebol


O mago Aleksander Donner não viu o seu contrato renovado no campeão nacional da época 2007/2008, pelo que ficou no desemprego após levar o Benfica ao título que escapava há 18 anos. São opções que dificilmente perceberei, apesar do feitio do treinador.

Com uma equipa campeã que se mantinha praticamente intacta e que ganhava um reforço de peso, Nikola Miricki, era de pedir algo mais (o bi-campeonato, obviamente) aos nossos jogadores. Tal não foi possível, e acho que a explicação tem um nome óbvio: Donner.

Na fase regular, o Benfica ficou em segundo lugar, atrás do FCP Vitalis (ou lá o que é) apresentando o melhor ataque do campeonato: 487 golos, sendo que 204 foram da autoria de Carlos Carneiro, o que levou Donner a apelidar a equipa de "Carneirodependente". Bem ou mal, a verdade é que o Benfica assegurava uma boa posição para iniciar os playoff.

E assim que estes começaram, a situação inverteu-se: o Benfica da fase regular que puxava pelo pouco público do pavilhão da Luz, era agora catapultado pelo público que enchia por completo o pavilhão, como nos casos dos jogos contra Sporting e Porto. Foi uma verdadeira onda vermelha de desejo de ver o Benfica novamente campeão. Em casa, o percurso foi "limpinho": duas derrotas impostas a S. Bernardo, Sporting e FCP Vitalis, cada. O Benfica atravessou facilmente os quartos-de-final, precisou da muita ajuda do público e de um inspirado João Feirreirinho para travar o Sporting, e foi impotente para travar o Vitalis que, em casa, até com o pé podia jogar. Não espanta: para quem tinha um guarda-redes que no futebol jogava a bola com as mãos fora da área, por que não ter andebolistas que jogam com os pés? Foi assim mesmo, perdemos 3-2, mas para o ano haverá certamente mais, e melhor.

7 comentários:

pedrove disse...

Conheço alguns jogadores do Slb e posso dizer-te com toda a certeza que eles por unanimidade sem exepção e sem abstenções é que fizeram um ultimato à direcção, ou eles ou o donner, se estás um pouco familiarizado com o andebol, sabes que o donner é dos maiores f.d.p. que apareceu no desporto trata as pessoas abaixo de cão e os jogadores não estavam para aturar certas merdas, como técnico o donner é exelente como pessoa não vale uma merda, e podia-te conter mais coisas, mas não posso!!!!
por isso vale a pena investigarem antes de escreverem post`s que por vezes andam longe da realidade e que não passam de meras opiniões pessoais...
Um abraço e saudações gloriosas!!!!

redjan disse...

Algo esquisito se terá passado para não renorvarmos com Donner. Desde sempre que o seu trabalho em Portugal era muito acima da média. No SL Benfica só poderia mesmo, como aconteceu, rebentar com a concorrência e tornar o Clube na potência maior.
Porque terá ido ? Acredito que o Clube tenha as suas razões, talvez não queira torná-las públicas, mas o facto é que foi um momento de retrocesso depois de alcançar o topo.

Quanto ao modo como os do costume gostam de ganhar... com mãos, pés, café com leite e fruta estragada .... acho que nem vale a pena comentar, o mal é do País mesmo!!!

Vitor disse...

Há coisas que a própria razão desconhece…será o caso?
…e quem não se lembra do grande Michel defender uma bola com as mãos fora (?)da área, num jogo com o Boavista (influencias do Major),e posto na rua com vermelho directo…na semana a seguinte a idolatrada invenção da comunicação social Vítor Baía, não só agarra a bola com as duas mãos fora da área, como derruba o avançado…e siga o baile…daí, se os andebolistas do abimbalhado Costa jogam a bola com os pés, é coisa normal…!!!

Anónimo disse...

http://soccernet.espn.go.com/news/story?id=667185&sec=europe&cc=5739

jornal estrangeiro garante que afonso alves vai assinar pelo Benfica.

JNF disse...

Percebo o que dizes, pedrove, mas às vezes é preciso ter mao firme. Pergunta ao Fabio Capello como lida com os jogadores. Por alguma razao foi campeao em TODAS as equipas por onde passou, sendo que em algumas delas mais do que uma vez. E ou muito me engano, ou o Mundial 2010 vai ser limpo por ele.

Pedro Veloso disse...

JNF, mão firme é uma coisa - sem a qual não se vence, e o Capello é um exemplo -, quase humilhar jogadores outra bem diferente. Nunca ouvi jogadores (e ele já treinou uma data de primadonas) dizerem do Capello o que se diz do Donner

redjan disse...

Pedrove ... o teu comentário explica um pouco do que se passou ... de facto perante certos cenários o Clube tem de optar pela via em que entende serem maiores as possibilidades de seguir um trabalho que leve a títulos e que mantenha a grandeza do SL Benfica.
Não defendo aqui o JNF, até porque nem creio que ele necessite de tal, mas no post apenas refere alguma dificuldade em entender a opção do Cube... não a criticando gratuitamente.
Obrigado pelo teu comment que, no meu caso, me trouxe luz a esta situação. É bom ouvir e ler Benfiquistas com uma opinião clara e aberta. Bom para este Blogue, para o Clube, para todos.

Saudações Benfiquistas para ti e todos os que por aqui passam..

Redjan