segunda-feira, 31 de agosto de 2009

deslumbrante desfiar ....



"...heróis fomos todos os que, no campo ou fora dele, trabalharam em prol do clube, em situações difíceis tantas vezes, fazendo chegar o nome do Benfica e de Portugal aos quatro cantos do Mundo..."

Eusébio da Silva Ferreira


Podemos ler de entrada, ao som do nosso hino ' Ser Benfiquista ', as palavras do Rei Eusébio que sintetizam tudo aquilo que TODOS podemos e DEVEMOS dar ao nosso Sport Lisboa e Benfica. Estando lá, SEMPRE, com o Benfica na mente e no coração. Dando tudo e sempre ao Clube. Pedindo apenas em troca que ele mantenha a GRANDEZA que o torna inigualável.

Navego na net, em busca de coisas escritas acerca do mundo do Benfiquismo e dou de caras com este site ... http://www.slbcamisolasoriginais.com/

Passeio com vagar por lá e ... arrepio-me!! Com a história ali descrita e VIVIDA, com dados rigorosos e imagens de sonho de toda uma vida minha. E vejo uma colecção de Camisolas Originais, de Mantos Sagrados utilizados em campo, em momentos épicos e de história. E agradeço a quem devotou o seu tempo a guardar um imparável conjunto de Mantos, a quem nos traz com rigor a história que marca as nossas vidas. O site é um espanto, coisa a não perder.

Acredito que tamanha colecção tenha obrigado a uma dedicação de muitos anos. Espero que perante a sua enormidade, o Clube entenda que vale a pena vê-la como um Museu do ' suor e lágrimas ' que os nossos jogadores deixaram em campo para alimentar a nossa grandeza.

Contribuí um dia para a aumentar. Tinha uma camisola utilizada por um jogador, que me fôra oferecida no final de um jogo. Era a do João Pinto, a quem ainda hoje estou grato pelo muito que deu ao Benfica enquanto o serviu. Guardava religiosamente essa Camisola, religiosamente mesmo acreditem. Perante a possibilidade de lhe dar a vida que merecia, ofereci-a para esta colecção. Nunca me arrependi, a camisola foi para uma casa que a merece e trata bem entre iguais. Com um lugar na história.

Sei que ainda por lá não existe o Manto Sagrado mais Sagrado. A camisola do Rei ... cujas palavras abrem aquele site. Talvez um dia o Rei resolva isso. Saiba ele entender que talvez não haja lugar mais natural para guardar um Manto seu que este genuíno Museu ...

Não percam uma visita ao site. Vale a pena. é BENFIQUISMO !!!

8 comentários:

Anónimo disse...

sim, o Joao Pinto deu mto ao clube (foi 1 jogador genial que orgulhou mto os benfiquistas) mas se ele amasse mesmo o Benfica, nao teria assinado pelo Sporting.
Se nao estou em erro, o Isaías (outro jogador genial embora o JVP fosse de uma categoria superior) quando foi dispensado tb foi abordado para ir para um rival mas preferiu acabar a carreira no Campomaiorense (onde marcou uns golitos aos nossos rivais). esse sim tinha amor á camisola!
e o vitor paneira, tb quando saiu, ainda era um jogador do caraças e quase de certeza que tb foi abordado por um dos nossos rivais, mas tb preferiu continuar no Guimaraes.

JNF disse...

João Pinto, ao que se sabe, teve convites de apenas dois clubes: Sporting e FC Porto. Poderia optar pelo rival Sporting ou pelo Porto, seu clube de coração e com o qual o Benfica já vinha em clima de guerra há muito tempo. Se ele quisesse ser efectivamente sacana, teria ido para o porto. mas não foi.

João Durão disse...

Cada um faz as suas escolhas, mas penso que enquanto esteve a jogar pela Nação, entenda-se por SLB, foi profissional. E deu muito ao clube.


Força Benfica

Constantino disse...

Obviamente que ninguem gostou de ver o JVP de verde, mas a culpa foi mais da direcção do SLB do que do jogador. E obviamente por muito benfiquista que ele fosse, não estavam à espera que com 27 ou 28 anos fosse jogar para o Belenenses ou para o Boavista, certo? Actualmente ainda tenho esperança de o ver entrar na Luz como adjunto da equipa principal, treinador de camadas jovens ou num qualquer cargo no departamento de futebol (arrisco dizer que ate como comentador da Benfica TV)

redjan disse...

E quanto ao site ? Merece comments ?

Constantino disse...

redjan - é um site sem comments. Quem guarda um espolio destes deixa uma pessoa sem palavras.
É curioso que coloques a foto da cmaisola Parmalat. Foi o inicio do quase fim. Essa camisola tambem fica para a historia. A culpa nem foi dela, teve foi azar de não ter sido estimada nem vestida por quem a merecesse.

Por acaso vi ha pouco tempo umas camisolas dos 60's do SLB à venda no Continente. Não reparei se eram material oficial do SLB.

Anónimo disse...

Mas Constantino, o JVP (sendo um jogador fenomenal) nao teria propostas boas do estrangeiro, ainda por cima com o grande Euro 2000 que desempenhou?
o joao pinto é uma lenda e estou-lhe eternamente grato mas ele podia ter preferido ir para o estrangeiro.

JOTA ENE ✔ disse...

1-0
2-0
3-0
4-0
5-0
6-0
7-0
8-0
e... houve mais? Não vi!!
lol