quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Quim, o gesto, a titularidade

Durante as duas últimas semanas estive de férias, razão pela qual o blogue não foi tão actualizado como deveria. Não deixei de acompanhar o Benfica (obrigado RTP Internacional!), aliás, até consegui ver o Benfica x AC Milan num canal espanhol (TeleDeporte, uma dependência da TVE), em que anunciaram que o minuto de silêncio era em memória da falecida mulher de Eusébio, confundiram Weldon com Carlos Martins durante a segunda parte (até que são parecidos, realmente). No entanto, seria despropositado falar de acontecimentos que se deram há mais de 5 dias, por exemplo. Sim, seria descabido, a não ser que um guarda-redes tivesse mandado calar os adeptos do seu clube.

Após defender o quarto e decisivo penalty, Quim, actualmente guarda-redes titular do Benfica colocou o dedo indicador à frente da boca, mandando calar os adeptos do clube que defende, mandando-os para a outra parte. Pelo menos foi esta a visão de umas quantas pessoas. Respeito-as, mas não concordo. Aliás, quem as profere, certamente nunca defendeu um penalty na vida.

Quim é um profissional exemplar. Desde que chegou ao Benfica, em 2004/2005, nunca, por um dia que fosse, teve a sua vida facilitada. Os adeptos sempre olharam o "12" de lado, com bastante desconfiança, visto que o "filho da casa", José Moreira, era, para a maioria dos adeptos, indiscutivelmente melhor. Mesmo assim, Quim, assobiado muitas das vezes que o seu nome era anunciado no próprio Estádio da Luz, respondeu invariavelmente com categoria, com grandes defesas, possibilitando pontos importantes ao Benfica. Jogou lesionado na época de Ronald Koeman, foi mal-tratado pelo treinador, mas, mesmo assim, manteve uma relação pacífica com os seus "colegas rivais" Moretto e, especialmente Moreira. Foi titular, foi suplente, foi 3º guarda-redes. Foi campeão, foi derrotado. Foi herói, foi vilão. Mas essa é precisamente a vida de todos os guarda-redes.

Nesta pré-época encaixou mais golos que os seus companheiros de posição, o que lhe valeu críticas vindas não só da comunicação social, mas também dos adeptos do Benfica, sendo que todos julgavam que o GR iria ser dipensado. Quim estava de malas feitas. Ou não.

Há cerca de 6 anos, o nosso antigo guarda-redes, Manuel Bento, um Eterno, deu uma entrevista a uma revista de futebol em que fazia uma avaliação dos melhores guarda-redes a nível nacional e europeu. Colocou nessa lista Buffon, Casillas, Toldo, Kahn, Vitor Baía, Ricardo, Moreira e... Quim. Além disso, falou de uma coisa muito importante e que jamais esquecerei especialmente eu, que quando jogo futebol sou o "Preud'homme" (ou "Bossio", tem dias) do grupo: a angústia e tensão do guarda-redes na altura do penalty. Quim, apesar de já ter defendido alguns penalties, é facilmente enganado, não sendo portanto um espcialista, ao contrário de Moreira, Moretto, Toldo, Ricardo, Cañizares ou Van der Sar. No entanto, não ser especilaista na defesa de grandes penalidades não significa que se seja um guarda-redes mediano: Buffon, Cech, Preud'homme também não são especialistas, e a sua qualidade é inquestionável. Por isso, e especialmente para Quim, defender um penalty é um motivo de alegria e satisfação redobradas, algo que deve ser exteriorizado. E todos sabem que os palavrões que se dizem não são com o propósito de ofender ninguém. É apenas exteriorização da raiva ou da alegria da vitória.

Quim ama o Benfica e os benfiquistas. E quem disser que o guarda-redes cometeu um erro gravíssimo e que deve ser crucificado por causa disso nunca na vida defendeu uma grande penalidade. Se calhar nem nunca jogou à bola. Deve então Quim ser o titular do Benfica? Não sei, quem decide é Jorge Jesus, mas tenho a minha opinião: Moreira é mais completo que Quim. Gosto muito de ambos, mas acho que Moreira está um patamar acima. E só não está ao nível dos maiores guarda-redes mundiais por três razões: opções técnicas (Trapattoni, Camacho, Fernando Santos e Quique Flores), lesões e falta de sorte. Sou "Moreirista"? Não. Sou Benfiquista. Mas entre os dois, Moreira é melhor.

8 comentários:

Kitnoce disse...

So concordo com um ponto, Moreira é melhor.... no que toca ao Quim, devia ter aproveitado para sair por cima, se não tivesse provocado os adeptos.... achei que lhe faltou inteligencia nesse gesto infeliz... ainda se enterrou mais...

David disse...

Caro, JNF, assino por baixo!

Vitor disse...

Completamente de acordo na análise que faz aos nossos dois guarda-redes, ou quase…e volto a frisar a opinião que escrevi no post anterior…”que santos da casa não fazem milagres”…juntando ao ingrediente o facto do treinador de guarda – redes se chamar Justino (é do Sporting, e tenta a todo o transe que um filho do clube não tenha uma carreira auspiciosa, talvez por inveja de quando defendia (?) as suas redes não ter passado de um Kepper medíocre…é do meu tempo!), que invariavelmente e independentemente da “forma” de cada um, a opção é Quim…que influência a decisão do treinador principal. Mas para mim a grande questão, é que se está a perder uma oportunidade de ouro de termos um novo Manuel Bento (o melhor guarda – redes português de sempre), que durante mais de uma década defendeu ineturruptamente o nosso clube e,a selecção nacional de uma forma inigualável.Quim tem 34 anos, e passe a expressão, já não passará deste patamar, de alternar o bom, com o péssimo.Moreira,26 anos, raramente comete erros (veja-se a pré-época) e com uma margem de progressão enorme, assim não lhe continuem a cortar as pernas, em detrimento de interesses empresariais e pessoais de alguns. Para completar o meu raciocínio, não esquecer que Moreira acabou de ser internacional A (Tendo como prémio, o banco do Benfica), e que é o guarda-redes mais internacional de sempre, somando no seu curriculum mais de 80 jogos por todas as categorias de selecções nacionais por onde passou (não houve categoria em que não fosse internacional, desde os 15 anos) …eu penso, que ele é que merecia um pouco mais de respeito por parte de quem o treina, e deixarem-se do trivial, que é como quem diz, quando começar as tremedeiras do Quim,lá terá que ir o “puto bem comportado”equilibrar o sector a pedido do antigo terceiro anel(deixando o sportinguista Justino contrariado)…e não resisto a dar um exemplo (desculpem introduzir no tema, e porque está sol, um lagarto),o “tranquilidade”,está a dar tranquilidade aquele moço que se parece com um dinossáurio(e que só tem 21 anos),e garantir a baliza por muitos anos.

…De qualquer maneira, toda a sorte do mundo para o Quim (se jogar)na qunta feira, e que o nosso grande glorioso não sofra golos, e ganhe com margem suficiente para encarar a segunda mão de forma optimista.

VIVA O BENFICA

Anónimo disse...

o quim já nos deu um campeonato (naquele dérbie decisivo contra o sporting fez 2/3 grandes defesas) e uma taça da liga. deu-nos directamente 2 dos 4 titulos que ganhamos neste milenio. viva o Benfica!

Anónimo disse...

boas
Na minha opiniao o quim é titular graças a sua experiencia,ora bem, vejamos,
- internaciomal
- sabe lidar com pressao(champions,uefa), e esta em fim de carreira,mas lá por tar acabando nao signifike k nao dei mais,
nao critikem um homem que e da casa,ele ja deu muito pelo benfica.
acho os benfikistas muito exigentes,muito mesmo,se forem a ver o benfica e como o real madrid(benfica á jorge jesus)ou joga bem ou joga mal),real madrid é assim,loplolololoololol,em relaçao aos comentarios que falam das ekipas meteram autocarro a frente,ixo nao é desculpa,cada um joga como pode, nem todos teem muito dinheiro pa ter jogadores bons,nao é um futebol bonito,mas sim um futebol tactico, temos que dar credito por saberem defender,outra coisa,EU TENHO ORGULHO DO JOGO QUE BENFICA FEZ. benfica tem jogado bem, e nao como a palhaçada da epoca anterior,so acho um desperdicio freedy adu nao jogar,vejam o caso do coentrao,ta jogando muito bem,e de shaftert nao jogar,enfim treinador nao pode ser perfeito.


ps;como se cria uma conta aki no vosso site?tipo nick?pa nao ser anonimo

Tiagomfc disse...

boas!
visitem o meu blog sobre desporto:
ojornalismoeodesporto.blogspot.com

ja agora comentem tambem,obrigado!

Sim, sou eu disse...

Há quem tenha os 3 melhores guarda-redes a jogar em Portugal (ganda Jesualdo, adoro essas tuas saídas).. Eu cá prefiro tanto o Moreira como o Quim (o Jesualdo que fique com as vedetas)

Kongas Blog disse...

O Moreira é o titular indiscutivel, Quim um Frangueiro e mal educado do pior, enfim cunhas!!!