quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Keirrison

Geralmente, não é nada fácil, para um jogador sul-americano, chegar a um grande clube europeu e impor-se imediatamente. O futebol brasileiro e até o argentino são muito mais lentos e com marcações menos cerradas que o futebol europeu. O Benfica, como grande clube europeu e com muitos (e bons) jogadores sul-americanos é a prova viva disso. Reparem no seguinte exemplo: em 2007/2008, José Antonio Camacho tinha dois jogadores uruguaios no plantel. Cristian Rodriguez, médio esquerdo que vinha do PSG, e Maximiliano Pereira, ala direito que vinha do Defensor Sporting uruguaio. Nós, benfiquistas, como é nosso hábito, cedo catalogámos o primeiro de estrela pela sua velocidade, entrega e garra, enquanto que o segundo era várias vezes assobiado e apelidado de "coxo" pela sua lentidão e pela falta de capacidade para entender o jogo. Hoje, todos aceitamos que Rodriguez não era tão bom quanto inicialmente parecia e que Maxi é bem melhor do que aquilo que pensávamos. Porquê? Enquanto um já tinha rotinas de futebol europeu, o outro tinha acabado de chegar.

Nessa época de 2007/2008, o Benfica contratou 8 jogadores sul-americanos. Para além dos já referidos urugaios, vieram Di Maria, Andrés Diaz, Bergessio, Cardozo, Edcarlos e Fellipe Bastos. Deste conjunto de 8 jogadores, apenas um já tinha experiência de futebol europeu. Curiosamente, ou talvez não, apenas esse jogador e Cardozo foram os únicos que obtiveram sucesso imediato no clube. É verdade que alguns jogadores que mencionei têm qualidade duvidosa, mas nem Maxi nem Di Maria nem Bergessio são individualmente fracos, apesar de não terem mostrado praticamente nada na primeira época de futebol europeu. Hoje, já se fala de transferências dos dois primeiros para Atlético de Madrid e Barcelona, respectivamente, enquanto Bergessio, que tinha voltado sem glória para o futebol argentino, está novamente na Europa, no Saint-Étienne, sendo que já foi chamado à selecção argentina após a saída do SLB.

O mesmo pode estar a passar-se com Keirrison. Aliás, não duvido disso. Keirrison chegou à Europa, mais propriamente ao Barcelona, proveniente do Palmeiras (futebol brasileiro), num negócio avaliado em 14 milhões de euros, uma quantia exorbitante para qualquer equipa da nossa Liga, ainda por cima para um "desconhecido" de 20 anos. A verdade é que K11, como os exemplos que dei anteriormente, muito dificilmente conseguiria pegar de estaca na equipa, ganhando lugar no onze quando há outros goleadores como Cardozo e Saviola, com vários anos de futebol europeu, ou ainda o experiente capitão Nuno Gomes, ou o joker Weldon. Por isso, considero normal a ausência de Keirrison até no banco de suplentes. Não duvido da sua qualidade, mas como qualquer outro jovem jogador sul-americano está a passar pelas dificuldades de adaptação ao exigente ritmo europeu. Felizmente, há dois favores que abonam em favor de Keirrison: o primeiro é o facto de parecer ter a cabeça no lugar. Eu li a entrevista que ele mesmo deu ao jornal A Bola quando chegou a Lisboa, dizendo que o seu modelo de jogador e de pessoa é Kaká e que gostava de conhecer a bela cidade de Lisboa e sua história; o outro factor é que tem um treinador e um conjunto de colegas, sobretudo os avançados, que permitirão que K11 aprenda bastante e que evolua consideravelmente.

Posto isto, resta dizer que Keirrison, em oito jornadas para a Liga, fez 135 minutos, repartidos por três jogos, sendo que apenas por uma vez foi titular. Nas provas europeias fez um jogo completo, sendo que, no total, foi convocado por 9 vezes em 15 possíveis. Mas, como disse, há tempo. "Kissono", como é chamado por alguns adeptos pela forma lenta de jogar, típica de um recém chegado à Europa, passará dentro de algum tempo a ser conhecido por "Kigol". Confio muito em Keirrison, acho que vai ser um goleador.

4 comentários:

Éter disse...

Também acho que vai ser um grande goleador. Mas aí já estará no Barcelona.

Não percebo porque é que o Benfica está a pagar 1,5M de euros por ano a este menino para ele se adaptar ao futebol europeu.

E no final desta época, se o Barcelona assim entender, pode chamá-lo de volta e o Keirrison nem sequer cumpre os dois anos de empréstimo.

A menos que haja aí negociata apalavrada com o Di Maria ou o David Luiz...

glorioso disse...

O Barcelona fez aquilo que o Benfica nao pode fazer que é contratar um tipo por aquele montante e nem sequer vestir a camisola do clube.
Temos que dar tempo ao rapaz mas tambem nao vamos sentar o Saviola ou o Cardozo para ele jogar, por isso, a sua adaptação vai ser mais lenta.
Conforme o gigante glorioso está a andar vai haver oportunidade para todos!!!

PB disse...

Um jogador que fez tantos golos como ele, tem que ter valor. É novo, está a adaptar-se a futebol diferente, com ritmo mais intenso, e tem a dificuldade de debater-se com concorrentes de peso. Mas ainda vai dar que falar.
Gostei do blog.
Força Benfica.
Saudações desportivas e benfiquistas

... disse...

hoje deu-me para a escrita. venham ler!