quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Moreira

No dia 3 de Novembro de 2001, num jogo disputado no Estádio da Luz, frente ao Vitória de Guimarães, Robert Enke lesiona-se à passagem do minuto 24. No banco, um jovem de apenas 19 anos é chamado a fazer a sua estreia. Esse jovem dava pelo nome de José Filipe Moreira. Aquando da substituição, os aplausos foram tímidos, pois as esperanças dos benfiquistas estavam postas no guardião alemão (um dos melhores que passou pelo Benfica nos últimos anos), e o estádio gelou, quando, ainda na primeira parte, um jogador do Vitória atirou uma bola ao poste daquele jovem que ninguém conhecia. No final do jogo, o Benfica tinha conquistado um empate a zero. Até final dessa mesma época de 2001/2002, o jovem Moreira ainda iria efectuar mais 9 partidas, concedendo apenas 6 golos, 2 dos quais de grandes penalidades.

Hoje, o cenário é diferente. Em tempos, a palavra "Moreira" gerou questionamento, concórdia, revolta. Nos dias que correm, quando se diz "Moreira" há várias facções: os que não acham que tem qualidade para pertencer ao plantel, os que acham que apenas merece o lugar de suplente, e os que acham que a titularidade lhe deveria ser entregue. Há cada vez mais dispersão nas opiniões sobre Moreira. De titular passa a dispensável pela direcção, segundo se diz.

A sua carreira foi pródiga em esperança e em sonhos, mas sem obter os sucessos e o patamar que muitos lhe destinavam. Objectivamente é assim mesmo. Estreou-se muito cedo na Luz, perante o exigente terceiro anel, e surpreendentemente convenceu. E assim manteve o posto por mais algumas épocas. Mas porquê esta falta de sucesso? Vários motivos podem explicar a razão da ausência da chegada aquele patamar de guarda-redes de topo: más decisões dos treinadores, especialmente Trapattoni, culpando-o por um jogo em que foi dos melhores, as duas lesões muito graves nos joelhos, a não-afirmação em momentos chave e as constantes mudanças de treinadores, uma vez que se o Benfica tivesse continuado com Camacho em 2004, com Koeman em 2006 e com Quique em 2009, possivelmente Moreira teria sido titular.

Muitos são os que afirmam que Moreira não tem qualidade para estar sequer no Benfica. Não entendo, sinceramente, especialmente quando usam o argumento mais falso deles todos: o de que Moreira transmite insegurança à defesa. Falso! Moreira é de longe mais seguro que Quim, que Moretto e, ao que me parece, que Júlio César também. É sem dúvida o mais tranquilo, e também o que tem maior capacidade de resposta às adversidades. Um guarda-redes que passou por aquilo que Moreira passou e consegue reerguer-se perante o infortúnio vezes sem conta não merece a desconsideração a que foi votado.

Fala-se de que é o preferido dos adeptos, mas tal não chega. E até tenho dúvidas que tal seja verdade hoje em dia. Verdade indesmentível é que Moreira não tem a margem de erro que os outros guarda-redes que passaram pelo Benfica têm. Não me consigo lembrar de actuações infelizes de Moreira. Talvez só aquela do Trofense, na época passada, porque de resto... já as de Quim são imensas, indiscutivelmente. E não tenho absolutamente nada contra o mais velho dos guardiões. O facto é que são frangos sucessivos e uma insegurança gritante nas bolas paradas e aéreas. Se Moreira tivesse a mesma margem de erro que outros, não tenho dúvidas que seria titular.

Há dois jogos que me ficam na memória, naquela que porventura terá sido a melhor época do nº1: em Trondheim, frente ao Rosenborg, num jogo em que apesar de ter sofrido dois golos, evitou mais de uma dezena de outros quase certos, um dos quais que seria apontado por Cristiano, esse grande defesa esquerdo; o outro jogo foi em Alvalade, num jogo que o Benfica precisava de ganhar para alcançar o segundo posto, o que efectivamente acabou por ocorrer, com golaço de Geovanni, num jogo monumental de Moreira. Conseguem lembrar-se de um enorme jogo de Quim?

E ainda há quem o queira ver pelas costas. Eu não tenho dúvidas: sem ser um predestinado, é o melhor guarda-redes do Benfica. Renovem-lhe o contrato já.

21 comentários:

Vasco [29] disse...

concordo plenamente ctg!! Moreira é o melhor GR portuges basta uma oportunidade para ele se afirmarde vez, por favor nao o deixem sair pq se deixam perdemos um grande jogador!! ele ama o benfica !!


e se ele sair , uma coisa tenho a certeza nao vai a correr para o outro lado da segunda circular nem para as antas!! ele gosta de mais do benfica para fazer tal traiçao ao seu clube do coraçao!

FICA MOREIRA!! e JJ dalhe uma oportunidade!!

3 Gloriosas Estrelas disse...

O problema de Moreira é que o empresário dele não é o "tal" e, por isso, vai fora como já foram alguns e hão-de ir os que não se "converterem".

JNF disse...

Mas o empresário de Quim também não é o "tal"...

oramargaoradoce disse...

Assino por baixo. Disseste exactamente TUDO o q penso deste assunto.

Kitnoce disse...

Moreira e Quim, 2 bons GR. Moreira é apreciado, Quim não. Moreira tem menos de 30 anos, Quim està quase na reforma. Se renovamos com o Quim para mandar o Moreira embora, daqui a 2 anos, vamos ter que ir comprar mais um GR. No caso contrario, temos GR para mais 7 anos, da casa. Gosto do Moreira, tenho pena pelas lesões que sofreu. Espero que consiga de novo alcançar, porque acho que é capaz de ser melhor que os outros 2. E despachar o Quim, Moreira a titular, o César no banco e um junior a 3°.

M disse...

esses 2 jogos que mencionas de facto nunca me sairam da memoria e fazem com que ainda acredite que moreira é o melhor guarda-redes portugues.

é de facto complicado defender esta minha opinião nos dias que correm mas que continuo a afirmar ue é o guarda-redes portugues que melhor conjuga tecnica com instinto.

azares, lesoes, treinadores, tudo isso penso que o marcaram perante a opiniao publica..nao tendo tal acontecido, ja teria facilmente suplantado, por exemplo, o Vitor Baia na tal categoria dos melhores de sempre.

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

o melhor quim e sem duvida melhor que o melhor moreira.

quim, por outro lado, e 6 anos mais velho.

resumindo, ... moreira deve ficar no benfica ate se reformar mesmo que seja suplente do quim ou de outro. porque esta no plantel ha 9 anos, porque e formado no clube, porque e portugues, e estes dois pontos vao tornar-se mais importantes com as novas regras da uefa/fifa.

alem disso, considero que lhe deviamos dar estatuto de subcapitao.

3 Gloriosas Estrelas disse...

o empresário de Quim pertence à rede do "tal", tem o patrocinio das luvas ho e é praticamente o unico jogador do Benfica que presta declarações ao jogo

Klaudio disse...

E por ser uma pessoa mais introvertida não se afirma com tanta veemencia como o Quim.

António Pista disse...

Comparar Moreira a Quim, é tal como comparar Rui Patricio a Schmeichel!

Sem tirar nem pôr...

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Vitor disse...

Como já aqui deixei vincado noutros post’s,sou um fervoroso admirador do Moreira…e amigo JNF,não há muito mais a acrescentar ao magnifico post por si escrito que ilustra o percurso do José, e a sua actual situação…acresce talvez adiantar que Jorge Jesus pertence a um grupo empresalial,em que entre outros jogadores, tem o passe do Júlio César, daí…desejo ardentemente que o BENFICA ganhe tudo o que haja para ganhar, independentemente do Kepper que jogar, mas se eventualmente empurrarem o Moreira para fora do Glorioso, todos os que estiverem por trás do acontecimento, terão que um dia prestar contas ao MAIOR…José Moreira um dia disse”BENFICA,até morrer”…por favor não matem o menino.

Cristina disse...

O Moreira é apenas e só o melhor guarda-redes do Benfica. Infelizmente, teve azar na época do título e foi afastado, sem justificação, pelo Trapattoni depois de uma derrota em que foi o menos culpado. Esta actuação do Jorge Jesus não se coaduna com a ideia que tinha dele. Que privilegiava quem trabalha e não os seus "meninos". Continuo sem perceber esta insistência de se contratar um guarda-redes de nível quando essa foi uma posição onde o nível e a classe nunca estiveram em causa, quer nas mãos do Quim, quer nas mãos do Moreira.

Gostava de saber onde estão os críticos do Moreira quando o Quim falha e nos "rouba" três pontos ou nos faz fazer figuras deprimentes? Todos falham, embora, nos últimos tempos, talvez por jogar menos, não me lembre de falhas do Moreira que tenham condicionado a equipa/resultado.

Já agora, se estamos a falar de queridinhos do treinador, que tal deixar o César Peixoto a aquecer o banco? Viu-se que, na Grécia, fez um jogo simplesmente desastroso.... e o que aconteceu? Perdemos!

formatted error free disse...

"E ainda há quem o queira ver pelas costas. Eu não tenho dúvidas: sem ser um predestinado, é o melhor guarda-redes do Benfica. "

e se fosse o titular do Benfica estaria tambem como titular da selecção. é muito bom guarda redes e é pena o Jesus não tr apostado nele. mas tambem como ja se viu, quando o quim nao é titular, seja na selecção ou no benfica, faz birra. Até nesse aspecto o Moreira é melhor.

sloml disse...

Três Gloriosas Estrelas, isso é mentira. Vocês têm uma percepção absolutamente errada do jornal O JOGO. Eu estou a estagiar lá neste momento (na secção Benfica) e os jogadores falam todos connosco 5*. Ainda há dias uma colega minha fez uma entrevista de 3 páginas ao Coentrão e ele foi impecável, como são todos os outros connosco. A edição do Porto é mais Oliveirinha, puxa tudo para o Porto, faz as capas todas à Porto, mas a edição de Lisboa nada tem a ver. É normalíssima. Parem com esse estigma do jornal O Jogo, porque é falso, pelo menos no que respeita à edição de Lisboa. Eu posso testemunhar porque estou lá dentro. Antes pensava como todos vocês.

JNF disse...

Klaudio,

até parece que o Quim não é introvertido!

Anónimo disse...

Será q nao se recordam da relação do Luisão com o Moreira?

Não se recordam dos jogos inteiros do Luisão aos gritos com o Moreira para ele se colocar assim ou assado? Muitas vezes sem razão...pq o Luisão nunca admite culpas próprias.

Não se recordam disso? sempre achei que a grande causa do afastamento do Moreira foi um pedido do Luisão para se colocar o Quim pq nao tinha confiança num GR tão novo.

Se juntarmos a isso as lesões e os novos treinadores que têm q se dar bem com os "líderes" de balneário...

De qlqr forma, o Moreira não tem valor. Podia ter sido bom, muito bom mesmo, mas nunca teve caracter para sair e ir arriscar. Sobre a capa de benfiquismo ficou acomodado e sempre achou q a titulariedade cairia na sopa.

Abraços
JD

Anónimo disse...

O Moreira deveria ter sido emprestado para recuperar a sua forma porque acho que pode estar ao mesmo nivel do Quim...

cândido pereira disse...

Subscrevo e assino tudo quanto foi dito.Se o Moreirita alguma vez ler este blogue,verá que é muito querido pelos benfiquistas.Oxalá os rumores de que vão mandá-lo embora,não passem disso mesmo.

Quetzal Guzman disse...

JD, tens toda a razão. A saída do Moreira deve-se à tal falta de confiança dos defesas. O Miguel era outro que refilava muito. E há um facto indesmentível, prefiram as pessoas o Quim ou o Moreira, que é a clara melhoria da defesa na segunda volta. O Trappa, se recordarem o que disse na altura, nunca culpou o Moreira. Elogiou a prestação até, mas vincou, e bem, que é preciso ver o que se passa quando se sofrem tantos golos.

Manuel Oliveira disse...

Também acho que o Moreira é melhor que o Quim e custa-me bastante aceitar a situação porque está a passar. Alguém com ligações a alguém que mande no clube faça o favor de abrir os olhos a essa gente. Ficaria triste se o Moreira saísse.

RastejantE disse...

Pessoal, para quem tenha Facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=296871286817&ref=nf

Vão lá, deixem comentários, fotos, videos... básicamente mostrem aquilo q sentem em relação ao Moreira...

Estou inteiramente de acordo com o q foi dito aqui e por isso mesmo, criei este Grupo no Facebook...

Força Benfica!!! Força Moreira!!!