quarta-feira, 25 de novembro de 2009

10 anos depois...

Faz hoje 10 anos que aconteceu aquilo que nós sabemos. Há dez anos, o Benfica batia no fundo. A derrota por 7-0 era o demonstrar de todas as fragilidades em que o clube assentava. Contratos publicitários fantasma, jogadores apresentados que nem sabiam para onde vinham, um presidente que envergonha uma história centenária e um grupo de trabalho medíocre, salvo raras e honrosas excepções. Hoje, o Benfica tem equipa, treinador, presidente (quando calado na altura devida), infra-estruturas, menos dívidas, mais futuro. Dez anos depois...

11 comentários:

JNF disse...

Orgulhamo-nos da nossa história com toda a razão. Mas isto não tem por objectivo ser uma efeméride. Percebo que muita gente não goste de post (eu também não gosto), mas é importante recordar como esteve o clube e como estamos hoje. Não é na perspectiva do bota-baixismo que faço isto, pelo contrário.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero felicitar o blog, passagem obrigatória nestas minhas incursões pela internet.

Em relação a esta triste "efeméride", marca-me profundamente o dia seguinte a este acontecimento, eu e um grupo de amigos associamo-nos na Maior Família do Mundo, o Sport Lisboa e Benfica.

A paixão tem muito que se lhe diga!!

Parabéns pelo blog.

Pedro.

O 7 Maldito disse...

Ah.....o saudosismo a atacar-me.....

Homem da Luz disse...

JNF,

gosto do post. Acho que faz todo o sentido abordar o tema, sobretudo pela perspectiva da evolução.
Lembro-me do ano do 6-3, umas semanas antes termos ido a Setúbal perder para a taça por 5-2. Na altura, quando perguntaram a Toni se era um dia para esquecer, ele respondeu: "Não, pelo contrário, é um dia para nos lembramos até ao fim da época."
Olhem no que deu...

JNF, pode ser que estejas a fazer de Toni e não te tenhas apercebido. Vê lá se não tens um copo de tinto em cima da mesa.

Gloriosas saudações à família

Neisseria Gonorrhoeae disse...

São coisas que acontecem. Mas eu prefiro lembrar-me que o SLB continua a lutar pelos títulos e o Celta desaparecido numa qualquer divisão inferior. Isto prova que os grandes não são os que dão 7, são os que levam 7 e se mantém lá por cima.

abraço

Éter disse...

Isto é o mesmo que obrigar um judeu a ver fotos de Auschwitz.

Eu sei bem o que se passou em Vigo, obrigado mas não preciso de o recordar.

Anónimo disse...

Recordo esse dia com tristeza mas muita esperança...
Com 4-0 ao intervalo desse jogo ainda pensava (como ouvi o RAP dizer há uns tempos): "Se marcarmos um golo ainda podemos dar a volta!"...
Foi uma das presenças mais incríveis que os benfiquistas tiveram num jogo europeu...toda a gente saiu desiludida mas não me acredito que qualquer um que seja hoje em dia tenhas as costas voltadas ao clube...

Anónimo disse...

Acho de muito mau tom colocares aqui isto... Quando entrei duvidei se nao estaria no blog de um andrade. Será que daqui a uns tempos vais assinalar que faz um ano que sofremos 5 golos na grécia? ou a comemoração dos 15 anos em que sofremos 5 em nossa casa para a supertaça com esses cabroes?
Poupem-me a este tipo de efemerides! o caminho é para a frente.

Força benfica!

JNF disse...

Não, isto não está a ser bem interpretado...

como o Homem da Luz lembrou, com os erros aprende-se. E este "erro" representou, para mim, o ponto mais baixo da história do Benfica. E o problema não eram só os jogadores! Era tudo. Estava tudo errado no clube. Quando erros destes são cometidos eu prefiro não esquece-los, pelo contrário. Há que lembrar para que NUNCA se voltem a repetir. E como evoluímos desde então.

"Não, pelo contrário, é um dia para nos lembramos até ao fim da época.", disse o Toni depois de perdermos com o Setúbal por 5-2, para a Taça. Dias depois, o Benfica cilindrava o Sporting em Alvalade por 3-6.

Fabio Monte disse...

Há pessoas que temos que fazer um desenho. O post está mais que explicito no significado...batemos no fundo mas hoje estamos muito melhores do que nessa altura.

Btw o Setubal ganhou-nos na 1ª volta do campeonato não foi dias antes de termos jogado em Alvalade.

Anónimo disse...

Por falar nisso, faz dia 27 um ano que foi a tragédia do Pireu. E 28 é o dérbi...
Abraço,
Zé Amaral