quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Benfica 2009 - De A a Z

A, de André Lima - Enquanto jogador foi, sem sombra de dúvidas, o melhor atleta português da história da modalidade até à data em que se retirou. Como treinador, posto que começou em 2008, gerou dúvidas entre os benfiquistas, mas em 2009 mostrou o líder de grupo que é ao vencer a Taça de Portugal, o Campeonato e a Supertaça, deixando o Benfica nas meias-finais da UEFA Futsal Cup. Bravo!

B, de Basquetebol - 14 anos depois, tempo demais, o Basquetebol do Benfica voltou a sagrar-se campeão. Os comandados de Henrique Vieira venceram 30 jogos em outros tantos possíveis na fase regular e só cederam 3 derrotas nos playoff, sendo que na final o parcial foi de 4-0 frente à poderosa Ovarense. O Basquete foi a modalidade que mais alegrias deu ao Benfica, este ano.

C, de Carlsberg Cup - A única competição oficial ganha pelo futebol este ano. A prova continua desinteressante, mas uma vitória não deixa de ser uma vitória e o Benfica ganhou aquela final do Algarve marcada pelos muitos erros de Lucílio.

D, de David Luiz - Este menino foi capaz do pior e do melhor: as suas exibições a defesa-esquerdo foram desastrosas e a maioria dos golos que sofremos vieram sempre do seu sector quando actua nessa posição. Como defesa-central esteve próximo da perfeição, duro mas leal, excelente colega de balneário e símbolo da Mística Benfiquista. "Amo o Benfica e amo jogar no Benfica", frase que sintetiza aquilo que sente pelo clube.

E, de Eleições - 2009 foi também ano de eleições no Benfica. Bruno Carvalho foi o primeiro a anunciar a candidatura e rapidamente se demonstrou inapto a desempenhar tais funções. Imaginem o que era passados dez anos ter novamente um Vale e Azevedo no clube? Ele vinha para destruir. O golpe estatutário foi feio, mas acabou por ser um mal menor face ao que poderia ter ocorrido. Vieira venceu, e bem.

F, de Fundação Benfica - Arrancou a Fundação Benfica, uma associação cujo objectivo é ajudar os mais carenciados. Penso que se trata do primeiro clube em Portugal que abraça um projecto desta dimensão. Nós sim, somos "més que un club"!

G, de Guarda-Redes - Passou-se mais um ano e foram novamente ventilados "n" nomes de guarda-redes para a baliza do Benfica. Quim e Moreira mantiveram-se, felizmente, como já disse anteriormente, veio Júlio César, ex-Belenenses e foram ainda noticiados Bruno, Vitor, Toldo, Amelia, Andujar, etc. Continuamos sem um GR de nível mundial, mas os 3 que temos são todos de boa categoria.

H, de Homem Forte - Poderia muito bem ser a alcunha de Rui Costa, que no primeiro ano esteve a ver como se tem de mover no pântano e agora sabe o que é preciso fazer para ser efectivamente o Homem-Forte do futebol do Benfica. Grande trabalho, Rui!

I, de Ideais - Foi um ano difícil para o Benfica, especialmente pelas eleições, pela mudança conturbada no comando técnico do futebol, entre outras situações. Foi um ano para ver quais são os Ideias do Benfica e dos benfiquistas.

J, de Juniores - Finalmente campeão neste escalão de formação. Espero que daqui a alguns anos possamos ouvir falar em David Simão, Leandro Pimenta, Nélson Oliveira, Bakar, Roderick, Mário Rui, Danilo, João Pereira, entre outros na equipa A.

K, de Keirrison - Chegou como grande esperança mas demorou muito tempo a mostrar o seu valor. Aliás, não demonstrou, e não justifica os 100.000 euros mensais que o Benfica lhe paga. Pode vir a ser muito bom jogador, como acredito, mas neste momento é um empecilho.

L, de Lage - Lage, Bruno Lage é um nome desconhecido para muitos, mas quem segue a formação do SLB sabe do valor deste jovem treinador. Foi ele quem levou os iniciados à vitória no campeonato. Espero que seja uma figura da formação benfiquista em poucos anos, ou que chegue a voos mais altos, mas sempre com o Benfica.

M, de Monteiro (Telma) - Campeã europeia e vice-campeã mundial em 2009, algo que certamente apaga a má imagem deixada nos Jogos Olímpicos. Telma Monteiro é das atletas mais competentes do SLB e merece todo o crédito pelo trabalho que desempenha, ainda para mais numa modalidade que vive dias complicados.

N, de No Name Boys - Não gosto das claques, como já disse por várias vezes, mas sei reconhecer perfeitamente quando apoiam o Benfica e ajudam a equipa. Neste aspecto, em 2009, os NN estiveram muito bem. Apesar da má 2ª volta do Benfica no último campeonato, estiveram "Sempre Presentes". Mas as cenas das pedradas não se podem voltar a repetir.

O, de Óscar Cardozo - Finalmente, o Homem-Golo. Nuno Gomes é um grande avançado, mas Cardozo é o ponta-de-lança do golo e 2009 foi o seu ano. Pelas minhas contas, em jogos oficiais, Tacuara facturou por 30 vezes neste ano. É obra!

P, de Pedras - As pedras de Alcochete ficarão para sempre a manchar a final daquela competição. Adeptos do Benfica e do Sporting são ambos culpados, foi uma vergonha, mesmo que qualquer uma das facções tente dizer o contrário ou de que a culpa está associada apenas ao rival.

Q, de Quaresma (Carlos) - O eterno candidato a presidente do Benfica voltou a ser quase... candidato. Incrível o mundo de fantasia em que este senhor vive. Há lunáticos em todo o lado.

R, de Ricardinho - É a estrela maior de todas as modalidades do Benfica. É ele o grande responsável pelas vitórias do Futsal, e há claramente dois Benficas: com e sem Ricardinho. As diferenças são brutais. Com apenas 24 anos, pode vir a ser um dos melhores desportistas de sempre de Portugal e guiar o Benfica e a Selecção a vitórias nunca antes alcançadas. É o Mágico.

S, de Saviola - Foram 5 milhões de euros gastos em Junho pelo Benfica para trazer um dos mais completos e letais finalizadores do futebol mundial. Arredado dos grandes jogos desde há dois anos, após uma passagem pelo Real Madrid, relança agora a sua carreira na Luz. Quem sabe se poderá estar entre os escolhidos por Maradona para representar a Argentina no Mundial da África do Sul?

T, de Trofa - Local maldito onde se deu o início do fim da Era Quique Flores. Aquela derrota ainda hoje inexplicável deitou tudo a perder. A partir da Trofa, foi sempre a descer.

U, de Urretavizcaya - Foi Quique quem o começou a utilizar com maior regularidade no final do campeonato e aí se percebeu que poderia ser uma boa solução. Já Jesus poucas oportunidades lhe deu, mas quando foi chamado a intervir, do clássico com o FC Porto, brilhou, realizando uma enorme exibição. Também foi chamado para defender as cores do Uruguai no Mundial sub-20, tendo apontado pelo menos um golo, se bem me lembro. Gosto muito deste jogador e gostaria de o ver jogar mais vezes em 2010.

V, de Vieira - Escolha óbvia, pois LFV ganhou uma eleições conturbadas, e parece que conseguiu lançar as bases de um projecto vencedor no futebol, à semelhança do que tinha feito em 2003 com a "base de Camacho". Depois de construir aquela equipa em 2003 e de a destruir em 2007, com as saídas de Karagounis, Manuel Fernandes, Simão, Ricardo Rocha, João Pereira, Dos Santos, etc, parece que estamos a assistir ao regresso de uma equipa campeã.

W, de Walter Marques - Enorme benfiquista que nos deixou este ano. Era o presidente do Conselho Fiscal e acumulava um currículo invejável. Paz à sua alma.

X, de Xeque-mate - A derrota na Madeira frente ao Nacional foi uma dura machadada no projecto Quique. O xeque estava feito, e o rei foi derrubado. Começámos logo em Maio um novo jogo.

Y, de Yes Man - Voltaram a aparecer e em força. Um dos problemas do Benfica, o único clube democrático desde a sua fundação, foi sempre a existência de certas figuras que dizem que sim a tudo o que aparece vindo de quem manda. Os mesmos que diziam "sim" a Vale e Azevedo são os mesmo que dizem "sim" a Vieira. São os chamados yes man, cuja postura não se adequa em nada ao Ser Benfiquista. Quando se critica construtivamente o clube, para eles, quem critica está a montar um golpe, é um conjunto de avençados, querem destruir o clube, etc. O Benfica é um clube democrático, mas isso é ainda difícil de compreender para alguns. É pena.

Z, de Zandinga - "Comigo vão jogar o dobro... e se calhar o dobro é pouco!". É obra. E é verdade.

1 comentário:

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

epá granda postada esta...

parabéns!