domingo, 13 de dezembro de 2009

Burrice desmesurada

Em 2006/07 o Benfica de Fernando Santos defrontou o Estrela da Amadora, na Reboleira, precisamente na jornada que antecedia o clássico frente ao FC Porto. Tal como o Olhanense, o Estrela estava minado de emprestados do clube corrupto. O que se passou nesse jogo lembro-me eu bem: cacetada do princípio ao fim. Petit, por exemplo, foi um dos maiores visados, mas acabou a partida vivo. O que se passou hoje frente ao clube satélite do Porto não foi, para mim, uma surpresa: num plantel com seis jogadores douradinhos, com um "senhor" chamado Miguel Garcia, a quem desejo uma valente trombose e com um treinador que todos sabemos quem é e o que está lá a fazer, era previsível todo o espectáculo de agressões que os jogadores do Benfica foram vítimas.

Nem sei bem por onde começar esta crónica. Começo talvez por dizer que o Benfica de hoje foi claramente de uma falta de inteligência tal que não pode voltar a repetir-se: Cardozo não foi para a rua porque não calhou. Se o árbitro quisesse te-lo-ia expulsado no sururu com Djalmir e Anselmo. Angel Di Maria voltou a demonstrar que, para além das constantes oscilações de rendimento (apesar de eu achar que em forma é o melhor jogador do plantel), tem um cérebro do tamanho de uma formiga. E Jorge Jesus continua a cometer erros crassos e bem graves, como a forma de defender as bolas paradas (porra Sigmund, não me digas que ainda acreditas naquilo) e a substituição de César Peixoto, um convite autêntico à amostragem do cartão amarelo a Coentrão. O Benfica de hoje foi um anjinho.

Face às lesões de Aimar, Amorim e Ramires (esta última pode ser gravíssima, a confirmar-se a rotura de ligamentos no joelho, apesar de não se perceber se foi joelho, tornozelo ou peróneo), e aos castigos de Di Maria e Coentrão, o Benfica vai ter enormes dificuldades em construir um meio-campo competitivo frente ao FC Porto.

Quanto ao jogo propriamente dito há que destacar a entrada forte dos homens de Olhão, que marcaram o primeiro golo num lance mal ajuizado pelo árbitro marcando uma falta inexistente. O Benfica reagiu bem e após a expulsão de Djalmir (faltou a expulsão de Castro por tesoura a Coentrão por trás) marcou o empate por Saviola. O jogo parecia encaminhar-se para um massacre, mas a atitude irreflectida de Di Maria pode ter valido uma boa parte da época. A sua expulsão veio alterar o rumo do jogo por completo. Em situação de 10 para 10, o Olhanense voltou a marcar de novo na sequência de um livre lateral, muito mal defendido pelo Benfica (mas que m*rda é aquela?!). Nem quero imaginar o Benfica defender livres e cantos desta maneira no próximo fim-de-semana com o Bruno Alves. Na segunda parte o jogo ficou ainda mais violento com o arruaceiro-mor da Liga Sagres, Miguel Garcia, a quem volto a desejar nova trombose, a agredir David Luiz, sem resposta deste, o que para mim foi uma surpresa, a capacidade de controlo do David. Foi um milagre não ter visto o cartão que o impediria de defrontar os corruptos. O Benfica acabou o jogo com quatro pontas-de-lança sendo que foi Nuno Gomes num toque de mestre, a desviar a bola subtilmente do alcance do guarda-redes de Olhão (ou do Porto?).

Quanto ao árbitro, nem sei o que dizer. Tomou decisões erradas em prejuízo do Benfica, como o livre do primeiro golo e a não-expulsão de Castro, mas não acredito que quisesse deliberadamente prejudicar o SLB, senão teria mostrado cartão vermelho a Cardozo no sururu, ou amarelo a David Luiz. Fica a dúvida.

A próxima jornada será extremamente difícil, sem esquecer que pelo meio há ainda uma partida para a Liga Europa. Felizmente já estamos classificados e no primeiro posto. Viram a importância daquilo que eu disse anteriormente? Para o Porto, o Benfica não contará seguramente com Ramires, Amorim, Di Maria e Coentrão. Será muito difícil, portanto. Eu disse difícil, não impossível.

13 comentários:

Anónimo disse...

Cardozo e D.Luiz imunes a expulsoes, golos em fora-de-jogo...enfim, benfica no algarve tem muito que se lhe diga, seja me 2005 ou em 2009..

Anónimo disse...

O golo do olhanense não foi 10 contra 10, foi 10 contra 11, só depois o Di Maria foi expulso. O arbitro não teve imfluencia, embora o amarelo ao Fabio, tenha sido forçado/encomendado. Influencia teve o JJ ao não meter o Carlos Martins em vez do Filipe Menezes, jogador pesadissimo e sem classe. O Weldon é jogador de 10 minutos, o Nuno com todos os defeitos deveria ter entrado mais cedo. O Fabio nunca poderia sair daquele jogo, em detrimento do Cesar Peixoto, outra nulidade, visto estar a ser o jogador que mais velocidade imprimia. Enfim estou confiante contra os corruptos

Anónimo disse...

O golo do olhanense não foi 10 contra 10, foi 10 contra 11, só depois o Di Maria foi expulso. O arbitro não teve imfluencia, embora o amarelo ao Fabio, tenha sido forçado/encomendado. Influencia teve o JJ ao não meter o Carlos Martins em vez do Filipe Menezes, jogador pesadissimo e sem classe. O Weldon é jogador de 10 minutos, o Nuno com todos os defeitos deveria ter entrado mais cedo. O Fabio nunca poderia sair daquele jogo, em detrimento do Cesar Peixoto, outra nulidade, visto estar a ser o jogador que mais velocidade imprimia. Enfim estou confiante contra os corruptos

Anónimo disse...

Manifestar a minha decepção mais uma vez pelas actuaçoes de Quim e David Luis.

JNF disse...

Ao 1º anónimo:

és pouco burro és... realmente aquele golo do Toy, é melhor estares calado. Factos: dos dois golos do Olhanense, um foi ireegular e o outro duvidoso.

John Wakefield disse...

A)estou a ver que o ramires vai parar meses. MERDA!
O coentrão e o di maria tb nao podem. o aimar e o rubem amorim estão em duvida.
certos mesmo só javi garcia, carlos martins e felipe menezes.

B) Quim não se sai ás bolas. cada vez mais concluo que os seus tempos ja passaram.

C) César Peixoto nao é jogador para o Benfica

D) David Luiz deveria ir para o banco. contra o académica fez asneiradas e ontem no segundo golo do olhanense, deixou toy cabecear sozinho

E) Maxi Pereira não dá garantias no lado direito. é de altos e baixos. sabe apoiar bem no ataque mas a defender tem lacunas. começo a preferir o rubem amorim no seu lugar.

F) Di Maria quer ser de novo Di Bluffia. se realmente quer, então que deixe o clube em Janeiro.

G) 4-3-3 no próximo jogo?

QUIM

MAXI LUISAO SIDNEI SCHAFFER

JAVI GARCIA RUBEM AMORIM (OU MARTINS) AIMAR (?)

SAVIOLA CARDOZO WELDON

ps: felipe menezes a entrar no decorrer do encontro.

JNF disse...

Coitado do Quim, é o menos culpado nos golos de ontem. Aquela maneira de defender os livres e cantos deixa qualquer GR desprotegido.

Anónimo disse...

Talvez tenha sido melhor termos empatado. Andava tudo euforico com as goleadas que so nos enganam. O benfica este ano ainda so conseguiu ser primeiro uma vez e em igualdade pontual!
Temos mais 15 golos que o foculporto mas apenas mais um ponto (se hoje, como é provavel, ganharem ao ultimo classificado).
Fomos eliminados da taça precocemente... mas é isto, quem nos ouvir parece que estamos todos na maior!
Alguma contençao... goleadas dao 3 pontos apenas.

ps: alguem ponha fim a esta calamidade contra os trainadorzecos que se formaram no foculporto fds....

Neisseria Gonorrhoeae disse...

O benfica jogou mal, é prciso reconhecer. Mas quando se fala em futebol, e indirecta ou directamente o FCP está envolvido, eu deixo de acreditar em coincidências. senão vejamos:

Quais os 2 jogadores do SLB proibidos de ver amarelos para não ficarem de fora contra o porto?

Quais os 2 jogadores do SLB que mais provocados foram durante o jogo de ontem?

Quais os 2 jogadores do SLB que foram agredidos numa tentativa de os verem responder às agressões, para no mínimo levarem amarelo.

Desculpem, mas é mto estranho que um jogador (coentrão) sofra uma entrada por trás (poderia dar vermelho directo) e sem nada fazer venha um do olhanense puxar os cabelos, por pouco o coentrão não respondia (aqui, tivemos foi sorte do cardozo se intrometer).

Na expulsão do garcia, este ao ver q o david luiz ficou parado sem responder à agreção, por ainda mandar vir com ele, numa tentativa desesperada de fazer este responder a quente (esteve mto bem o david luiz ao manter a cabeça fria). E desculpem, mas esta ultima expulsão, mesmo ao cair do pano até foi irónica, foi por falta deste jogador que o olhanense sofreu o segundo golo, o nuno gomes aproveitou bem aquele espaço deixado vazio pela lateral direita. Digo ironia, porque à cona de ajudarem os amigos corruptos perderam 2 pontos.

Abraço benfiquista

JS disse...

Também acho que o árbitro foi imparcial (na perspectiva de intencionalidade, com erros ou sem erros), apesar de ter um critério muito rigoroso que era pior para o Benfica.

Ontem, foi (para mim) o pior jogo da época, sobretudo a nível de gestão emocional. Já se sabia que isto ia acontecer (Olhanense agressivo e provocador), mas pior que a exibição da equipa foi a atitude, mostrou não estar à altura das situações. Cardozo (no sururu), Di Maria (na expulsão) e mesmo o David Luiz num certo lance (que tinha já o 4º) estiveram emocionalmente longe daquilo que se exige aos jogadores do Benfica.

Ramires e a lesão foi o azar em cima da falta de inteligência. O resultado acabou por não ser mau face à exibição, reconheçamos, mas espero que este tenha sido um jogo sem exemplo.

lj disse...

O certo e que o befica empatou gracas a dois grandes benfiquistas disfarcados - Ventura (obrigado pela ajudinha rapaz) e Tengarrinha (boa miudo, obrigado pela atitude desportiva no ultimo minuto ao atirar a bola para fora isolado).

Jotas disse...

Retenho aqui algumas palavras de hoje de manhã, em conversa de café, com um vizinho adepto confesso do Sporting. "Depois do que vi em Olhão, embora me custe admiti-lo, porque como sabes detesto o Benfica, a verdade é que no futebol português começa a valer de tudo para tingir os fins, não se admiti, nem se pode pactuar com a violência imposta em campo pelo Olhanense, nem com o constante clima de provocação, seja contra clube for, isso só envergonha o nosso futebol e sinceramente, acho que não há equipa que seja capaz de resistir a tamanha quantidade de provocações, embora o Benfica tenha muitas culpas no cartório, quem manda no futebol tem de uma vez por todas colocar um ponto final nisto, sob pena do nosso futebol se afundar de vez na arruaça e na vergonha. Já o meu Sporting, é o que se vê, por mais amigos que sejam os adversários não tem futebol para ganhar seja a quem for".

Gisela Baptista disse...

Entramos mal no jogo...
E mesmo assim ainda tivemos alguma estrelinha porque o arbitro não expulsou o David Luiz numa entrada feia que fez ao Miguel Garcia(eu sei que depois de provocado mas mesmo assim)!!
Ao Olhanense tudo valeu, desde enervar, atacar, massacrar, mal tratar, encher de porrada...enfim não foi um jogo bonito...
Fiquei triste pelo modo como vendemos o empate podíamos e devíamos ter feito mais!!