terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Eu até ia fazer um post sobre ele, hoje

São óbvias algumas das lacunas deste plantel do Benfica. Uma delas é a posição de defesa direito, lugar para o qual o futebol português tem-nos dado muitos e bons jogadores nos últimos anos, alguns deles fruto de adaptações, casos de Miguel e Bosingwa. Num plantel com tantos jogadores estrangeiros, seria bom, no meu ver, ter mais alguns jogadores portugueses, especialmente se forem benfiquistas dos verdadeiros. Onde vou chegar com esta conversa toda? É muito simples: Maxi Pereira tem debilidades e fragilidades várias que são todas, ou praticamente todas, disfarçadas pela sua entrega e garra; Miguel Vítor e David Luiz são ambos defesas centrais de raiz e apesar de terem sido soluções no passado, não devem voltar a repetir a experiência, pois não é ali, certamente, que irão fazer carreira; Luís Filipe, apesar de queimado pelos adeptos, pode ressuscitar com Jesus, mas não para defesa direito, onde é constantemente ultrapassado pelos adversário. Se jogasse a médio, no seu lugar de origem, a conversa seria outra. Portanto, defesa direito, português, benfiquista, jovem, com qualidade. João Pereira, exactamente, o novo jogador do Sporting. Já tinha dito aqui no blog por mais de uma vez que este jogador encaixava perfeitamente no plantel do Benfica, quem sabe, na equipa titular. Se vale os 3 milhões de euros pagos pelo Sporting? Talvez não... mas se o Benfica entrasse com os 2,5 que acho que realmente vale, o Braga iria ceder mais cedo ou mais tarde. O que é facto é que seria um excelente reforço para qualquer um dos grandes, e desta o Sporting acertou, também porque "a necessidade aguça o engenho".

17 comentários:

Anónimo disse...

houve aqui marosca, jnf. o JP estava em fim de contrato! daqui a um mes assinava pelo slb a custo zero... ou seja, como deves calcular, o braga nao o queria ver aqui.

so é estranho o scp, que supostamente tem pouco dinheiro, dar 3M por um lateral em fim de contrato.

quanto ao sereno do guimaraes vai a custo 0 para o fcp.

CosmeDamião18685 disse...

Não vamos receber dinheiro pela formação do jogador?

30 disse...

Peço desculpa mas tenho de dizer que não concordo com este texto.

"Maxi Pereira tem debilidades e fragilidades várias que são todas, ou praticamente todas, disfarçadas pela sua entrega e garra"

Não concordo. O Maxi Pereira tem sido nas duas últimas épocas um dos melhores jogadores do Benfica. É um lateral raçudo, relativamente rápido, bom tecnicamente, sobe muito bem em progressão e tem qualidade para abrir espaços. Sinceramente é o melhor lateral direito do campeonato, com vantagem sobre o Fucile e o João Pereira.

Não podemos querer investir 2 milhões, ou 3,5 milhões como investiu o Sporting, num jogador que viria para ser uma segunda opção nossa, e isso parece-me lógico. O Maxi é um jogador internacional de qualidade. Não cativa mais adeptos porque não faz cruzamentos milimétricos nem fintas vistosas? Não é necessário. O seu futebol é amplamente vistoso pela entrega e pelo querer, pela qualidade de movimentos, pela inteligência e cultura táctica.

João Pereira é, claro, um bom jogador, mas possivelmente vai terminar a carreira sem ir mais nenhuma vez à selecção nacional. O Miguel ainda faz 1 ou 2 anos de qualidade, o Paulo Ferreira idem, o Bosingwa está para durar e vão aparecer novos nomes em breve. O João teve a sua oportunidade de Benfica e não agarrou. Gostava de o ver no Benfica, claro, mas acho que estamos longe de o considerar uma necessidade.

Quem realmente tem características e condições para ser um lateral direito de futuro a nível de selecção nacional é o Ruben Amorim, e já o demonstrou. O Benfica tem, para aquele sector, Maxi, um jogador regular e que dá garantias e qualidade, Amorim que dá garantias e qualidade, e David Luiz que pode desenrascar caso algo (inesperado) aconteça.

Luis Filipe não me parece nunca opção para o Benfica, está fora de questão.

Para este mercado a confirmar-se a aquisição do Faria para a próxima época, do Airton e do Kardec para o imediato, só apostava num Lateral Esquerdo de grande qualidade que possa jogar na Europa (eu apostaria em Ramón do Vasco) e se quiserem começar a tratar já do futuro... Amélia ou Victor e Ruben Micael, para a próxima época.

Saudações

André Sabino

Pedro disse...

É um jogador q sempre gostei, admirei e defendi. Nunca hei-de perceber pq saiu do SLB. Devia ainda lá estar. O coração dele bate Benfica e é um grande jogador. Claro q o Salvador fez tudo para ele não vir para o SLBe esta venda ao scp não é inocente...

Mas como dizes, os verdes acetaram em cheio. Vale mais uma chuteira do JP do q todos os laterais q eles lá têm juntos...

Vermelhusco disse...

Tenho muita pena de o Benfica ter deixado este jogador sair. Era um lateral que sempre mostrou muita raca e potencial para evoluir.

Foi uma das grandes falhas do Fernando Santos dispensa-lo.
Contudo, nao acho que o Benfica o devesse ir buscar neste momento pois isso seria injectar dinheiro num clube com uma direccao completamente hostil ao Benfica o que so serviria para fortalecer mais os nosso adversarios directos.

No entanto, se o clima entre Braga e Benfica nao estivesse tao envenenado acho que o deviam ir buscar...

JNF disse...

Anónimo,

estás enganado, o contrato do João Pereira só acabava em 2011, disse-o hoje a A Bola.

CosmeDamião18685,

pela formação não, isso só se aplica a transferências internacionais. Recebemos é outra coisa, não sei bem como se chama, mas acho que recebemos mais ou menos 100.000 euros.

JNF disse...

André Sabino,

essa história do Amorim jogar a defesa direito... ele não gosta nada. Eu até acho que tem cumprido muito bem, mas não sei...

O que é feito do teu blog?

Vermelusco,

de todos os defeitos de Fernando Santos, a dispensa de João Pereira... não foi um defeito dele. Foi o grande Koeman que o dispensou. Aliás, esse espécimen, essa amostra de treinador arrasou com o banco de suplentes do Benfica. Mas falarei disso ainda este ano.

30 disse...

O dos jovens emprestados? Devido a uma série de condicionalismos na minha vida foi-me impossível fazer algo que perspectivava ser possível, ou seja, fazer um acompanhamento directo daqueles jogadores. Para andar à procura das news nos jornais, não valia a pena.

Abri um projecto antigo, já conta com algum material:

http://vidadofutebol.blogspot.com

Um abraço

Kitnoce disse...

Boa compra mas a um preço elevado. Nem discutiram, chegaram là e meteram o guito em cima da mesa para cobrir a clausula...enfim...desespero do Cotonete.

O JP não devia ter saido do SLB, tive pena, gostava dele. Mas ganhou alguns tiques de vedeta muito cedo, isso foi pena... mas é bom lateral, é um facto. Mas para suplente, 3 milhões...

djeiti disse...

Eu nao consigo compreender esta transferencia. Se todos se recordam de o ver a jogar um derby com o manto sagrado vestido, nao ha ninguem que nao diga que ele odiava os lagartos como nós odiamos. Eu passava o jogo a ver que ele seria expulso a qualquer momento pois ele parecia que lhes queria bater a todos e ficava raivoso por algum lance que perdesse contra um verdete. Nao havia qq dúvida, ele odiava as osgas!
E agora, ainda por cima quando estava em alta e de certeza que havia clubes estrangeiros interessados, muda do Braga (1º lugar) para o alvalixo (que está a 12 pontos)???!!!
Não consigo perceber e nem acredito que tenha ido ganhar balurdios que justificassem o sacrificio de jogar pelo maior ódio dele...
Uma coisa é certa, é uma contratação acertada para os hortaliceiros, desejando-lhe agora eu o tudo de pior que ele também sempre desejou aos que vestem aquele trapo cor de escarreta.

DeVante disse...

Concordo inteiramente com o André Sabino.
Maxi é, de longe, melhor que João Pereira e os defeitos que aponta ao uruguaio aplicam-se a...João Pereira.

João Pereira é um jogador quezilento e não iria funcionar no Benfica. Seria presa fácil para Sousas, Olegários, Paixões, Costas, Xistras e Proenças. E por 3M não o comprava mesmo.

Pelos vistos Bettencourt está a seguir a fórmula do dono, tentando dar bicadas...temos de longe o melhor plantel da Liga...

DeVante disse...

Concordo inteiramente com o André Sabino.
Maxi é, de longe, melhor que João Pereira e os defeitos que aponta ao uruguaio aplicam-se a...João Pereira.

João Pereira é um jogador quezilento e não iria funcionar no Benfica. Seria presa fácil para Sousas, Olegários, Paixões, Costas, Xistras e Proenças. E por 3M não o comprava mesmo.

Pelos vistos Bettencourt está a seguir a fórmula do dono, tentando dar bicadas...temos de longe o melhor plantel da Liga...

O GLORIOSO disse...

Sinceramente não percebo porquê esta paranoia só porque um clube de meio da tabela contrata um jogador que foi formado por nós.
Benfiquistas quero lá saber que contratações esse clube faz para lutar ao acesso á liga Europa. É lá com eles e que lutem com o Maritimo, Nacional, Guimarães, etc.
Quanto ao João Pereira nem me parece nada de especial. É verdade melhorou muito com o nosso Jesus e até é um lateral razoavel mas tirar o lugar ao Maxi... nem pintado aliás até prefiro o Ruben a lateral.
Esta história lembra o Luis Filipe que em Braga era considerado o grande lateral do campeonato e depois viu-se quando veio para uma grande equipa.
Portanto nem acho grande contratação.

P.S- Já agora o rapaz nunca foi muito inteligente e de facto vê-se trocar um dos lideres que tem o 3º lugar garantido por um clube que lutará com dificuldades no acesso á Europa é de uma inteligencia digna de registo

iBenfiquista disse...

Embora a minha opinião não seja muito importante, tenho de dizer que concordo com quase tudo o que o André Sabino escreveu. O Maxi é de longe o melhor lateral direito a jogar em Portugal.

Bom Natal.

Dores disse...

o Benfica so' não contratou o João Pereira pq o Rui Costa não quis

1234567vv disse...

João quê?

É um jogador bom para um clube de meio da tabela.

Pode chegar à selecção como chegaram Duda, Eduardo ou outros craques. Mas isso não fará dele um jogador excelente.

"Não me esquenta nem me arrefenta" esta contratação. Com o plantel e com o futebol que jogamos não vou perder uma hora de sono que seja por causa desta contratação.

Era complicado era se os lagartos em vez do Angulo tivessem contratado o Saviola. Se em vez de Caicedo tivessem contrado Ramirez. Etc... etc...

Entendam mas é uma coisa. O Benfica tem é que apostar em jogadores jovens e com grande futuro como Ramirez, David Luiz, Sidnei, Di Maria, Menezes, Urreta, Airton, Kardec, etc... etc...

dezazucr disse...

Sempre gostei do João Pereira e custa-me um pouco que tenha ido para o sporting. Mas é profissional e tem de fazer pela vida. À pala do Koeman o Benfica dispensou-o e à pála disso, quando se acabou o elàn do Nélson, tivemos que levar com o Luis Filipe, com diferenças óbvias de qualidade.
O João Pereira tem sido uma das peças fundamentais do Braga, da mesma forma como o tinha ido o ano passado. Tenho algumas saudades da dupla que fazia na altura com o Miguel, muito consistente. Sabe defender e contratacar.

Agora era difícil o Benfica ir buscá-lo, bem visível pelas dificuldades em trazer Peixoto., numa altura em que estamos mais necessitados de um lateral esquerdo que direito (temos Maxi e Amorim).

Foi uma boa contratação do sporting como o sería para o Benfica e até para os corruptos.

Ao contrário de muitos, desejo-lhe sorte, pela forma como sempre defendeu as cores do Benfica quando cá esteve. Fez por merecer e só Koeman o impediu de mais. Para mim todo aquele que defende bem as nossas cores quando está cá merece alguma sorte.