sábado, 19 de dezembro de 2009

Sorte(io)

Dos 16 adversários que poderiam calhar em sorte ao Benfica, o Herta de Berlim encontra-se, seguramente, no lote dos mais desejáveis. Os 6 pontos em 16 na liga alemã demonstram bem as fragilidades de uma equipa que ainda não se recompôs após as saídas dos avançados Voronin e Pantelic. O nosso conhecido Copenhaga também poderia ter sido uma agradável surpresa neste sorteio, mas os alemães, na minha opinião são bem mais fracos que o Everton e até que o AEK. Se passarmos esta eliminatória (e estou confiante que tal suceda), iremos enfrentar o vencedor do encontro Copenhaga - Marselha, ou seja, vamos defrontar o Marselha. Não auguro quaisquer possibilidades a alemães ou dinamarqueses. Muito provavelmente haverá uma reedição daquela meia-final da Taça dos Campeões Europeus em que o Benfica eliminou a equipa de Bernard Tapie com um golo marcado pela mágica mão de Vata. Nos fóruns do Marselha já se fala em vingança, mas é importante recordar a enorme comunidade portuguesa, e por sinal benfiquista, existente nesse país, que dará um enorme apoio ao Benfica, mesmo no mítico Vélodrome, à semelhança do que aconteceu em 2005 quando defrontámos o Lille para a Liga dos Campeões.

Uma Liga Europa com Benfica, Ajax, Liverpool, Juventus, Hamburgo, Villarreal, Atlético de Madrid, Rubin Kazan, Panathinaikos, Galatasaray, Fenerbahçe, Roma, PSV, Sporting, Shakhtar, Valência, Wolfsburgo, Werder Bremen, Marselha e Anderlecht é muito mais que uma Liga Europa.

2 comentários:

Anónimo disse...

"É muito mais que uma liga europa." O que isto quer dizer só tu saberás e os demais apenas podem especular sobre tal significado.
Agora o que todos sabemos é que uma competiçao com FCPorto, Real Madrid, Manchester United, Chelsea, Barcelona, Inter, Arsenal, Lyon, Bayern, Sevilha, Milan é a competição numero 1 do Mundo, onde infelizmente para ti so podem estar os melhores.

Um grande abraço

JS disse...

Concordo que o Benfica e o Marselha são favoritos, mas prefiro não falar já nos oitavos, até porque faltam 2 meses para Berlim e ainda há reabertura de mercado, muita coisa pode mudar. À partida, sim, considero o Hertha um óptimo adversário.

Sobre o último parágrafo, eu acho que a Taça Uefa sempre reuniu boas equipas, ver, por exemplo, ano passado. Com a repescagem da Liga dos Campeões e o fim da Taça das Taças acho que não há uma diferença tão grande se faz parecer.

A duas maiores diferenças face há 15/20 anos, para mim, são a mediatização (a imprensa dá menos importância e isso passa passa para o público) e a diferença de prémios face à Liga dos Campeões. Eu acho que a Liga dos Campeões tem de dar muito mais $$$ que a Liga Europa, mas ainda não compreendi como o Sporting ganhou mais dinheiro pela presença nos play-offs da LC (atenção, play-offs, não fase de grupos) do que o Benfica com uma excelente campanha na Liga Europa.

Quando chega a parte da época de lutar pelo título e/ou presença na Liga dos Campeões, a escolha torna-se um pouco óbvia. A Liga Europa vale mais financeiramente só a partir dos quartos/meias.

Ver prémios:
http://relvado.aeiou.pt/?st=79205