quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

APV em grande forma


Assim sim, aquilo é defender o Benfica. Já agora, cumprimentem os meninos da foto acima.

34 comentários:

Anónimo disse...

graxas a deus..graxas a deus pelo grande senhor antonio pedro vasoncelos..um senhor com a verdadeira alma benfiquista que defende o benfica nao cegamente mas com class e diz aquilo que tem que ser dito que pelos vistos os outros nao dizem....vejam aonde e que o lagarto ja ia...francos e mais nao sei que..levou uma bofetada naquelas trombas que ate ficou pior que um poio de merda.grande.grande antonio pedro.e um orgulho..

rei das redes disse...

Boa noite a todos. Desculpem estar a por este conversa num post que nada tem a ver, mas é que acabei de ler no diário catalão www.sport.es a possibilidade do Ronaldinho Gaúcho vir para o Benfica. É óbvio que não passa duma noticia de jornal, mas já agora gostava de saber se já alguém tinha ouvido falar nisso e que dessem a vossa opinião... saudações

Anónimo disse...

O que não falta também é imagens do plantel do Benfica dos anos 30 e 40 a fazer a saudação romana posteriormente também adoptada pelos nacional socialistas alemães, todos faziam.

ps tambem a faço e com orgulho no hino nacional

Benfiquista Duval disse...

Caro anónimo 04:28,
se não faltam imagens do plantel do Benfica a fazer a saudação fascista faça o favor de nos dizer onde é que podemos encontra-las. A propósito, já viu alguma?
Hmmmm... pois, aí é que a porca torce o rabo. Não podemos encontra-las e não as viu porque elas não existem.
À época, anos 30 e 40, a saudação fascista era obrigatória mas a direcção do Benfica, presidida por um anarquista, encontrou um pretexto para não a fazer: em desfiles oficiais os atletas do SLB seguravam (todos sem excepção) estandartes na mão direita. Dessa forma tinham uma desculpa para não saudar à romana.
Por essa altura, em 1934, o Benfica foi ainda o único clube a tentar fazer frente à lei que retirou às associações de futebol a sua autonomia democrática.

Paulo disse...

Sim, também me parece parcial estar a tentar dizer que só os outros clubes, e nunca o Benfica, faziam isto. É estar a esconder parte da verdade.

Naquele contexto e naquele tempo, era uma coisa instituída, não nos podemos agora fazer de anjinhos e tentar fazer uma ligação directa entra estas imagens e o rótulo de "clubes do regime". Assim sendo, nesta altura todos eram, incluindo o Benfica...

Galaad disse...

O que muitos teimam em não ver é que foi o regime que andou a reboque do Benfica e do prestigio que este grangeou por toda a Europa e pelo Mundo. E não o contrário.

Fixem bem isto: o Benfica foi conveniente para o regime, e não o contrário.

Quantp ás fotos do Benfica a fazerem saudação, estas, não existem nem podem existir porque o Benfica nunca fez a saudação romana. E acho piada aos lagartos que dizem que o Benfica é que era o Clube do regime, quando eles é que tinham destacados dirigentes do estado-novo afectos a vários movimentos nacionais. Mais: a época de ouro deles foi na altura dos 5 violinos e o Salazar já andava por cá!!! Lembro que nessa altura o sporting chegou a conquistar 8 campeonatos em 10 possiveis. Mas o Benfica é que era do regime, segundo eles...

Anónimo disse...

http://i46.tinypic.com/mt3ser.jpg


aqui.

Anónimo disse...

...é caso para dizer: oi? do benfica também há por aí espalhada pelos cantos das interwebs.

http://yfrog.com/3tbenficafascismop

Se se vivia numa ditadura de extrema direita é normal ser-se obrigado a condicionar-se ao poder da época..não sei onde está a dúvida.

Quanto ao facto de haver beneficios: não havia beneficios nenhum para nemhum clube dentro ou fora do campo, o slb ganhava e o regime aproveitava-se para honrar o nome de Portugal.

Galaad disse...

Anónimo:

Desculpa, mas não consegui visualizar nenhuma das fotos indicadas.

Haverá maneira de as postares de uma maneira qualquer diferente ou dares outro link mais acessivel?

Cumps

Galaad disse...

Outros testemunhos:

O conhecido "lampião" MST:

«Nos tempos em que o Benfica era governado pelos senhores de colarinho branco, para usar a expressão do actual presidente do clube, Portugal vivia em ditadura, onde ninguém podia também abrir a boca, e eu habituei-me a ver o Benfica como o simbolo dos que não se calavam - em contraste com o Sporting, que sempre foi tido como o «clube do regime» e dos «aristocratas». O Benfica era presidido por um marquês mas era o clube do povo onde estavam os democratas e o grande Eusébio».



Retirado por quem viveu esses tempos:

"O regime de Salazar servia-se dos feitos do Benfica para propaganda política (política nacional e ultramarina), como aliás depois do 25 de Abril alguns políticos se serviram dos feitos do FCP para o mesmo fim.

Mas há um ponto onde se pode dizer que o antigo regime podia beneficiar o Benfica, porque era esse o regime geral da FIFA, UEFA, etc., mas era para todos. Foi o facto de o Benfica, uma vez achada e formada uma equipa fantástica (como foram as do Porto em 1987 e 2004), nos anos anteriores a 1961 e posteriores, ter um regime geral de trabalho para os jogadores que lhe permitiram manter a mesma equipa e os mesmos melhores jogadores durante anos a fio. O caso de excepção de Eusébio, pretendido por clubes estrangeiros, foi impedido de sair do Benfica por intervenção directa de Salazar, mas isso foi porque ainda não havia UE nem o regime geral de trabalho dos jogadores que muito mais tarde veio a ser implementado, em especial com a lei Bosman.

Nesse aspecto, o Benfica, clube pobre no contexto europeu dos grandes clubes da altura, como ainda hoje é, teve sorte por a legislação e regulamentos da FIFA e UEFA favorecerem a manutenção de jogadores no seu plantel.

Concluindo, a meu ver não foi o regime de Salazar que deu fama e títulos ao Benfica, foi sim o Benfica(e o regime de trabalho que então existia para os jogadores) que proporcionou propaganda política gratuita ao regime.

Não esquecer que a ponte Salazar (hoje 25 de Abril) foi inaugurada no verão de 1966, pouco depois do Mundial de 1966, onde Portugal fez uma campanha excepcional e era, para muitos, a melhor equipa desse Mundial. Sendo assim o regime aproveitou esse feito para se colar ao sucesso da nossa selecção e por isso terá convidado Mário Coluna, que era o capitão da nossa equipa, para cortar a tal fita da inauguração.

Onde se prova que a política não muda de costumes, apesar de mudar de regimes."


Agora o que se passa, e isso concedo, é que cada um pode interpretar á luz da sua cor clubistica se o Benfica era ou não um clube protegido do regime. Afirmo categoricamente que não!!! Já disse e volto a dizer que foi o regime que se aproveitou do sucesso do SLB.

Pedro disse...

Bem...eu vejo as fotos aqui postadas e o q se vê? Uns gajos de braços levantados. Se é uma equipa do Benfica? Não sei. Não se consegue ver...A foto é a preto e branco mas aquela camisola é demasiado clara para ser vermelho...

Um resumo do q APV disse, quem faz esse favor?

JS disse...

Não sigo por norma estes programas, apesar de ter vindo a ver o TDA algumas vezes, há pouco tempo deixei ver, passaram 90% a falar das arbitragens e do Benfica a ser levado ao colo (?!?!) em vez de falar de futebol, quando há mesmo futebol para se falar.

Fui ver depois do que li por aqui e noutros lados o último programa. Gostei mais do que tinha vindo a gostar e também da defesa muita serena do APV. Embora ache que as fotos sejam o menos... mas calou de alguma forma os ataques dos seus companheiros (aquela do Boavista na taça foi a demonstração de boa parte dos sportinguistas).

Até podia vir agora uma foto de uma equipa do Benfica a fazer a saudação fascistas. Não consigo encontrar, mas não é isso que interessa. O Benfica pode ter tido alguns benefícios pontuais (não sei, mas não vou negar), mas só passou a ser aproveitada pelo regime (reparem no aproveitada) após o êxito europeu. Isto é, o mérito do sucesso foi totalmente do Benfica. E era uma instituição que tinha coisas que o regime não gostava (desde a utilização da bandeira para passar por URSS no fim da II GG, grande instituição democrática, nela estavam maior parte das figuras contra o regime, etc...).

Ainda estou para perceber se o Benfica está a ser tão levado ao colo, está a jogar muito melhor que o Porto (e mesmo que o Braga, admitamos) como é que está na posição que está. Porra, então nem levado ao colos sabem ser... :p

P.S.: Ao anónimo das fotos... isso é a equipa do Benfica??? equipamento claro, com um simbolo que parece nada a ter a ver com o Benfica e com a bandeira da Itália à frente???

P.S.2: Agora que se fala nos 25 da morte do Pedroto e da sua "oposição aos roubos de ireja", é curioso que um ex-presidente do Sporting que o tentou contratar ao Boavista, acabou por não fazer quando este lhe exigiu dinheiro não para jogadores mas para contratar árbitros. O Pinto da Costa também parece ter tido um mestre.

P.S.3: Convém lembrar, que só favores são complicados para fazer uma equipa campeã. Reconheçamos também que o Porto não domina o futebol português dos últimos 20/30 anos por favores apenas. São claras influências importantes e parecem ter sido decisivas em alguns campeonatos (sobretudo há mais de uma década), mas tiveram o mérito de construir uma estrutura ganhadora.

Anónimo disse...

a mais celebre final da taxa de portugal nao foi entre o benfica e a briosa da academica? e nao foi por ter avido uns protestos precisamente contra o regime onde o benfica tambem deu o seu contributo? eu pareceme que aconteceu assim uma coisa do genero..alguem me sabe explicar melhor?

Benfiquista Duval disse...

Estas fotos da Lázio de Roma são muito interessantes. Sim, também eles eram um clube do Regime, o preferido do Duce.
Mas... O que é que isso tem a ver com o Benfica.
Mas pensam que somos tolos ou quê.

Repito o meu desafio. Apresentem fotos do BENFICA!! Trapaça não vale!

O revisionismo histórico é muito feio.

Benfiquista Duval disse...

Caro Pedro,
A APV disse o que tinha que ser dito: que se houve clubes protegidos do regime no Estado Novo foram o SCP e o FCP. Deu o exemplo de um presidente do SCP que em 1956 entrou de pistola em punho num balneário dos árbitros e os ameaçou de morte caso não dessem a volta ao jogo. Foi no Estádio da Tapadinha no intervalo de um Atlético-Sporting que estava empatado 1-1. O SCP acabou por ganhar 1-3. O presidente em questão era Góis Mota, comandade da Legião Portuguesa.
Curiosamente, perguntaram recentemente a J.E. Bettencourt quem era o seu presidente preferido da História do SCP. JEB respondeu Góis Mota.
O APV mostrou as fotos que o Eterno Benfica aqui publicou.

Mas disse pouco. Não lembrou, por exemplo, que a seguir ao 25 de Abril, enquanto o Presidente do SLB Borges Coutinho apresentava os cumprimentos benfiquistas à Junta de Salvação Nacional, metade da Direcção do SCP já tinha fugido para o Brasil.
Também não lembrou que SCP e FCP sempre tiveram entre os seus dirigentes altas figuras do Estado Novo. No SCP Salazar Carreira, Góis Mota, Casal Ribeiro... No FCP Augusto Pires de Lima, Cesário Bonito, Urgel Horta: ministros e deputados da União Nacional.
Em contrapartida, os benfiquistas elegiam em eleições democráticas opositores ao Regime como Manuel da Conceição Afonso, o Capitão Júlio Ribeiro da Costa, Felix Bermudez ou o próprio Borges Coutinho (em cuja casa, nos Açores, se planeou o sequestro do Sta. Maria).

Ao contrário dos rivais, o SLB não inaugurou o seu estádio a 28 de Maio (data do golpe de estado que inaugurou a ditadura) e os primeiros a pisar o relvado da Luz foram os operários que o construíram e não os representantes do regime, como aconteceu com SCP e FCP.

O primeiro treinador a ganhar um Campeonato de Portugal (1934-35) foi Victor Gonçalves, militante comunista e pai de Vasco Gonçalves.
O primeiro hino do Benfica chamava-se Avante Pelo Benfica e foi proibido pelo Estado Novo, razão pela qual o SLB foi obrigado a criar o hino actual "Ser Benfiquista".

Para terminar, repito que o Benfica não fazia a saudação fascista porque a sua direcção decidiu que em eventos oficiais os atletas empunhariam estandartes e bandeiras na mão direita para ter um pretexto de desobedecer sem arriscar represálias.

São suficientes estes factos, ou é preciso fazer um desenho?

Galaad disse...

A um anónimo que acabei de recusar a publicacção de um comentário:

1º: Aprende a escrever. Tou desconfiado que deves ser o mesmo que vai ao Impróprio.

2º: Tens de aprender a exprimir-te.

3º: Verificados os dois pressupostos anteriores, tens de ter respeito pelas pessoas que são os intervenientes da conversa na qual queres entrar.

4º: Má educação, aqui não entra.

5º: Este é um blog afecto ao Benfica, o maior Clube do Mundo. Respeitinho, sim?

Unknown disse...

Cada vez gosto mais do meu BENFICA!AMO-TE BENFICA! E cada vez mais gosto deste nosso ETERNOBENFICA!UM GRANDE BEM-HAJA!

Anónimo disse...

"se não faltam imagens do plantel do Benfica a fazer a saudação fascista faça o favor de nos dizer onde é que podemos encontra-las. A propósito, já viu alguma?"


Já vi sim e essa que colocaram ai não é a unica, nos jogos da taça de Portugal era o pão nosso de cada dia, todos os clubes faziam, acha você que o Benfica era excepção?
E já agora em relação á saudação romana/nazi não vejo nenhum problema, sempre foi feita pelos nossos antepassados como sinal de cumprimento - braço ao alto a saudar um amigo fraterno.
Ainda hoje nas forças armadas a saudação é feita, já era feita pelos romanos, feita pelos germanicos, espanhois, portugueses etc..

Então nos jogos entre selecções, Portugal-Espanha, Italia-Portugal, Alemanha-Portugal, Alemanha-Espanha era sempre a saudação romana:

http://www.youtube.com/watch?v=Aqa_BHXy0SA

http://www.youtube.com/watch?v=ojt6wEeLg9U

Em relação ao Salazar, acho que o clube dele era o belenenses.

Anónimo disse...

"À época, anos 30 e 40, a saudação fascista era obrigatória mas a direcção do Benfica, presidida por um anarquista, encontrou um pretexto para não a fazer: em desfiles oficiais os atletas do SLB seguravam (todos sem excepção) estandartes na mão direita. Dessa forma tinham uma desculpa para não saudar à romana."


Presidida por um anarquista? fdx que tristeza, e isso é de salutar? ahah tenha juizo.


Saudações de um benfiquista socio á mais de 15 anos.

NN 1992 NN
Portugal!!!!

JNF disse...

Resumindo e concluindo,

o Benfica é um clube que está muito acima de qualquer ideologia política, não devendo ser conotado como foi no passado com a extrema-esquerda nem como se faz hoje dizendo que pertencia à extrema direita. Siga 'pra bingo, amanhã falo do Ronaldinho.

Anónimo disse...

Ao Anónimo que pretendeu colar o Benfica a fotos ridiculas no mínimo. Para não dizer que é ma fé.
Então aquelas camisolas são do SLB, deve pensar que somos parvos. O meu caro a história não se pode mudar... Invente outra que essa não cola.
Sem montagens ( que essas também se desmontam, como aconteceu com a montagem do Rui Moreira), prove inequivocamente que existem tais fotos, até lá ´+e mais um que não sabe do que fala..

Anónimo disse...

"O meu caro a história não se pode mudar... Invente outra que essa não cola."

Pois não, de facto não se pode mudar:

http://img139.imageshack.us/img139/9869/nn14rs0.jpg

Anónimo disse...

ninguem me garante que não é montagem, mas mesmo não sendo, era o adepto e não o clube!!

Alberto da Costa disse...

Isto era um exagero naquele tempo tambem nao podia ser tudo tao severo, mas se fosse preciso isto para acabar com a palhaçada do futebol portugues gostava de ver o benfica a levantar a mao para a aguia la em cima ahah

http://humoremuitomais.blogspot.compodem encontrar vario humor

Anónimo disse...

Em relaçao à imagem do anónimo das 00:47:
1) É uma montagem muito mal feita. É preciso uma pessoa ser muito burra para fazer uma montagem tão foleira, olhar para ela e pensar: "Bem, a mim enganava. Deve enganar mais uns quantos por aí".


Não, não é uma montagem, não é montagem nenhuma, a foto é bem real, não seja ignorante isto foi noticiado em todo o lado, nos NN e DV sempre houve, são coisas da vida e nada tenho contra, as suásticas são simbolos milenares que existem nos nossos monumentos, não é uma montagem e foi tirada a foto no topo sul do estadio da luz.

Esta também deve ser montagem certo?

http://f.imagehost.org/0847/Luz636NN.jpg

http://img525.imageshack.us/img525/3355/slbenficannll1lf9.jpg

http://img139.imageshack.us/img139/9869/nn14rs0.jpg


é so rir


"2) Mesmo que fosse uma situaçao real, em qq clube há adeptos com carácter e sem carácter. O carácter (ou falta dele) de um pequeno grupo de adeptos não define o seu clube."

Não é mesmo que fosse, É uma situação real. E nada disto tem a ver com caracter, secalhar alguem que não se preocupa com nada tem menos caracter que alguem que luta pelo ideal x.


"Felizmente, mesmo sendo o clube com mais adeptos do país, podemos orgulhar-nos de ter o menor número de adeptos dessa laia."

Ou não ou não...
Mas qual laia diga lá? orgulho é algo que você aparenta não ter.

Cumprimentos

Vermelhusco disse...

Para o anonimo das 18.24. Voce continua a atirar fumo para os olhos.
Mostre-nos uma foto de UMA EQUIPA DO BENFICA no PERIODO DO ESTADO NOVO a fazer a saudacao fascista. Nao e tentar desviar o assunto com fotos de claques.

E que fotografias de membros de claques de extrema-direita arranja-se aos pontapes nao so do Benfica como tambem do Sporting e Porto e de inumeros clubes de outros paises. A extrema-direita tem a mania de se infiltrar em claques de futebol.

E ja agora tente refutar que o Porto e o Sporting inauguraram os seus campos no dia 28 de Maio e deram esse nome ao estadio enquanto o Benfica nunca deu o nome do seu estadio a algo conotado com o Estado Novo.

Anónimo disse...

"Sim, laia reles e desprezível. Fascistas, nazis, neonazis. Tudo gente desprezível. Digo isso sem problema nenhum. Verdadeira escória humana. Infelizmente, tb os há no Benfica como em qq outro clube deste mundo. Felizmente sao mt poucos e nunca na vida conseguirão beliscar a nossa tradiçao pluralista e democrática."


Fascistas ou neo nazis são nacionalistas e defendem a nação, já que você prefere assobiar para o lado, quando na linha sintra se fazem arrastões. Despreziveis?? com que então aqueles que apenas querem que Portugal não se transforme num novo"brasil" com criminalidade violenta e incontrolável, são despreziveis??
Vai ter que me desculpar, mas despreziveis são todos aqueles que fomentam destruição a médio e longo prazo da nossa nação e do maior clube português.
Será que existe maior sinal de bastardice do que alguem que odeia o seu proprio povo? como você aparenta. Tire as palas dos olhos e observe quem destroi, ataca, e faz criminalidade violenta por cá, depois repense e diga que são os skins ou os nazis, para eu me rir.
haja paciência para o meesmo discurso de sempre..


"O meu clube tem nas suas duas maiores figuras desportivas (Eusébio e Coluna) dois negros e o meu maior orgulho é que estes 2 grandes homens tenham servido o Benfica como poucos conseguiram fazê-lo até hoje."

Não, a maior figura de sempre do SPORT LISBOA E BENFICA chamava-se COSME DAMIÃO - fundador.
Coluna e Eusébio foram dois excelente atletas como uma duzia deles de elevada qualidade que o Benfica teve, Chalana, Humberto Coelho, Zé Aguas, etc.. Funcionários do clube que está acima, a águia está sempre em cima.


"Quanto ao seu "orgulho", vou sugerir-lhe que o enfie num lugar que nao apanhe sol e que deixe de referir o nome do Benfica pois está mais que visto que é uma palavra demasiada grande para a sua mesquinhez."


A NOSSA HONRA CHAMA-SE FIDELIDADE

NN 1992 NN

JNF disse...

Se querem conversas de cariz político vão a outro blog, aqui discute-se o Benfica. Já chega, não?

JNF disse...

Passou-me no meio de outros comentários, sigmund, desculpa, e como é óbvio no meu último comentário eu não proíbo nenhum blogger do Eterno Benfica de dizer o que quiser.

JNF disse...

Vou começar a rejeitar todos os comentários, correctos ou incorrectos, que se destinem a esta caixa de comentários. As minhas desculpas, mas esta discussão já não tem nada que ver com o Benfica.

Pedro disse...

Estamos a falar de equipas a fazer a saudação "romana" e alguem mete aqui bandeiras de elementos de uma claque!?!?!?

Mas está tudo doido???? Serão assim tão básicos da argumentação???

Enfim...em relação aos nacionalistas sempre tive uma dúvida: preferem um português negro ou um alemão branco?

Pedro disse...

Sigmund agora não posso concordar ctg. Vivemos em democracia e a maior vitória da democracia é permitir q TODOS tenham liberdade de expressão, opnião, valores, etc.

Se alguem gosta da extrema direita tem o direito de o expressar da mesma forma q se alguem gosta da extrema esquerda tb o tem. Se impedimos isso então não vivemos em democracia e não vivemos em liberdade.

DeVante disse...

Triste, triste é constatarmos que em pleno 2010 existem pessoas a pensar que a esses e aqueles são mais violentos que outros porque são de determinado lugar...Triste mundo esse onde vivemos.
Mas concordo numa coisa, se existe algo superior NESTE mundo, esse algo é o Glorioso.
Já tinha dito isso e volto a repetir, eu não sou português, não nasci em Portugal, mas em termos de futebol só amo o Benfica. Não me interessa a selecção do meu país (é quase como a selecção tuga, só que sem naturalizados, por enquanto) e muito menos a portuguesa. Se nalgum jogo quiser que Portugal ganhe é porque do outro lado está uma equipa que me diga pouco.

Por fim, gosto de Portugal, AMO Lisboa porque passei os meus melhores anos aí e tenho só boas recordações. Dos jogos à chuva no velhinho Estádio da Luz...enfim.
Da minha faculdade então...Resumindo, essa treta de Portugal para os portugueses é ridículo, e custa-me mais ouvir isso de um benfiquista...

Mário disse...

Ainda a propósito das "fotos fascistas" de Porto e Sporting...

No final dos anos 90, o "Diário de Notícias" publicou um livro em fascículos colecionáveis, sobre a História das Finais da Taça de Portugal, onde logo na 1ª final (em 1939) entre Académica e Benfica, se vê AMBAS as equipas a fazerem a saudação fascista! Coisa vulgar naquele tempo, dado o regime em que vivíamos. Querer "limpar" o passado deste ou daquele clube, mais não é do que um exercício de faccionismo clubístico, que tolda a razão!