segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ronaldinho, sim esse mesmo

Nos últimos dias, por motivos de trabalho, tem sido difícil escrever no blog com a assiduidade que desejaria, mas isso não significa que tenha estado desatento ao que se tem passado com e no Benfica. Uma das notícias que mais me espantou foi, naturalmente, a possível contratação de Ronaldinho, eleito melhor jogador do mundo em 2006, actualmente no AC Milan.

Se é verdade que Rui Costa mantém excelentes relações com os rossoneri, não é menos verdade que há uma forte imaginação na comunicação social portuguesa. Ronaldinho não é, aos 29 anos, o mesmo jogador que era em 2006 quando foi eleito pela FIFA como o melhor do mundo. Parece um jogador cada vez mais alheado do futebol em si preferindo outro tipo de diversões. No entanto, um craque é sempre um craque e o brasileiro não foge à regra: a magia, o brilho, a qualidade estão lá, isso não desaparece de um dia para o outro, mas há que trabalhar esses atributos de modo a que continuem visíveis aos olhos dos espectadores. Estaria Ronaldinho interessado em jogar no Benfica? Não acredito. O campeonato português não é suficientemente aliciante para um jogador como este, e nem mesmo a vinda de estrelas como Aimar e Saviola para a nossa Liga se comparam a Ronaldinho, que está num nível acima dos dois argentinos.

Por outro lado, será que o Benfica quer mesmo o jogador? Também não acredito. Ou por outra, se calhar até quer, mas sabe que não conseguirá suportar o vencimento brutal de "Dinho", bem acima do meio milhão de euros mensais, aproximadamente o quíntuplo do que Aimar aufere. O balneário, muito provavelmente, não aceitaria a vinda de um jogador que viesse ganhar tanto dinheiro. O tempo de Ronaldinho no Benfica já passou, quando em 2002 José António Camacho pediu a Luís Filipe Vieira a sua contratação. O medo de pagar muito por um jogador que poderia lesionar-se, à semelhança do que aconteceu com Simão Sabrosa, levou a que a transferência não se desse pelos 10 milhões de euros falados na altura. Quem sabe como e onde estariam hoje Ronaldinho e o Benfica...

2 comentários:

Jotas disse...

Caro JNF, além desse ser um jogador impensável para o Benfica eu não o queria por várias razões:
1º Porque é já um jogador acomodado
2º Porque poderia vir desastibilizar um grupo forte e unido, porque a sua apetência para não treinar e pela vida da noite sem qualquer responsabilidade profissional é imensa
3º Porque ele agora começou a jogar, porque de facto quando quer ele é fantástico, porque é ano de mundial e ele quer lá estar.

filipe disse...

Bem o ronaldinho ja nn esta em forma!!
Devia ficar em casa