terça-feira, 12 de janeiro de 2010

José Maria Pedroto, um homem bom

Ou se calhar não. Não mesmo. A autêntica lavagem cerebral que a comunicação social nos tem presenteado nos últimos dias sobre esta personagem mítica, o pai da corrupção no futebol português, é de um mau profissionalismo e incompetência atroz. Quem não se lembrasse ou não soubesse quem foi Pedroto ficaria com uma excelente imagem do treinador e homem. Mas a verdade não é, nem de perto nem de longe, aquilo que nos têm mostrado. Vamos aos factos:

1 - A compra de árbitros, já relatada no famoso artigo publicado no jornal A Capital dizia: Pouca gente soube que o muito saudoso José Maria Pedroto esteve a um pequeno passo de ser treinador do Sporting, quando João Rocha era presidente do clube de Alvalade. Tudo estava acertado, pormenor por pormenor , até à mais ínfima partícula de um documento que vinculava as duas partes, pelo menos durante uma temporada futebolística. Porém, no dia em que estava aprazado a assinatura nos papelinhos, Pedroto travou o gesto e subitamente disse para o presidente do Sporting“Esqueci-me de lhe lembrar, mas falta aqui uma cláusula. Está tudo certo, tanto em relação aos meus prémios, como aos meus vencimentos, o caso do apartamento e do carro às ordens, tudo muito bem, mas o senhor presidente esqueceu-se de que eu lhe tinha dito logo no primeiro encontro: só vou para um clube que dê garantia de contar com os árbitros. “Como, não percebo?” Indagou João Rocha, nessa altura pouco habituado a saber o que era certa fatia da arbitragem. Pedroto meteu a caneta na algibeira, levantou-se e apenas disse:“Quinze mil são para mim, mas para os árbitros são precisos outros tantos, caso contrário o Sporting só ganha campeonatos lá para o fim do século”

2 - O racismo para com Mário Wilson também é sobejamente conhecido, tendo o nosso ex-treinador afirmado que, e passo a citar, "Pedroto era intratável e tinha atitudes que roçavam o racismo".

3 - O clima de guerra com a Selecção não é propriamente uma novidade entre o seleccionador e o treinador, Queiroz, enquanto adjunto do Manchester United também teve as suas discussões com Scolari, mas nunca vi tal coisa como os ataques lançados por Pedroto a Mário Wilson, chamando-o de "palhaço" e tantas outras coisas que não sabemos mas imaginamos.

4 - A Guerra Norte-Sul da qual foi o criador, uma guerra imaginária mas ao mesmo tempo real e que só tem uma direcção, essa mesma, do Norte para o Sul. O problema é que eles ainda não perceberam que há muitos e bons benfiquistas no Norte de Portugal e que tal guerra foi o princípio do lamaçal em que se tornou o futebol português. E todos sabemos qual é o animal que se dá bem no meio da lama. O porco.

14 comentários:

Éter disse...

Queria só acrescentar uma coisa:

Óinc, óinc!!!

Anónimo disse...

2 - O racismo para com Mário Wilson também é sobejamente conhecido, tendo o nosso ex-treinador afirmado que, e passo a citar, "Pedroto era intratável e tinha atitudes que roçavam o racismo".
__

Tá bem tá, deixem se de tretas... enfim
O M Wilson se tivesse na terra dele não havia racismo.

No que concerne ao Pedroto, um bom treinador sem margem de duvidas que marcou o futebol português, para o bem e para o mal.
Era rival do Benfica, mas era um português honrado, daqueles que fazem falta.

Galaad disse...

Mentor do ódio. Mestre da intriga. É tudo o que se me apraz dizer sobre tão sinistra personagem.

Ao contrário do que se apregoa por ai, não veio trazer nada de bom. Nem ao futebol,nem a Portugal.

Galaad disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O 7 Maldito disse...

Um selvagem.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Homem da Luz disse...

sinceramente não conheço profundamente a história do sr., mas depois de ouvir o Apito da Costa a chamar-lhe de "mestre", acredito neste post e muitas outras histórias que tenho ouvido do xô Zé Maria.
Aliás, fazer um encontro de homenagem a um homem que já morreu que apenas se justificou para continuar a incendiar o ódio e maldizer, é porque se calhar o "mestre" teria gostado.

CARREGA BENFICA

O 7 Maldito disse...

Ó Galaad, o vosso amigo "anónimo" deixou um recado para vocês lá no meu apartado. Abraços!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vermelhusco disse...

Comeca a tornar repulsivo o numero de comentarios de antis que estao a passar pelo crivo dos autores deste blog.

Quanto ao Pedroto, nao e do meu tempo pois eu tenho 26 anos. Mas esta veneracao pela personagem nao e de agora.

Desde que leio a bola que este jornal fala do Pedroto como um "mestre" e o melhor treinador portugues ate ao Mourinho.

Mas pelo que fiquei a saber dele agora ja nao acredito nem um pouco nisso.

Galaad disse...

Vermelhusco:

Acredita que, e refiro-me á maior parte, não são publicados.

A doença desta gente é de tal modo grave que alguns até dizem, e escrevem, que o zé maria maroto é melhor que o Mourinho.

Abraço

JNF disse...

Tu és muito bonzinho, Galaad, mas comigo os comentários dos anti não tinham passado, pelo menos quase nenhum, especialmente o segundo que deixaste, que é claramente RACISTA para com o grande Mário Wilson.

Bola7 disse...

deixem de treta..Pedroto um dia disse..."Não posso chamar de palhaço a ele(Mário Wilson)porque os palhaços não se pintam de preto...mais palavra menso palavra..mais virgula menos virgula...

iBenfiquista disse...

"José Maria Pedroto, um homem bom".... morto!