terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os Recambiados

São praticamente 30 os jogadores que o Benfica tem a rodar noutras equipas. Destas três dezenas de emprestados, muitos acabarão o seu contrato sem voltar a vestir a camisola mais pesada de Portugal, simplesmente porque não têm capacidade. Se os dois jogadores que vou falar a seguir têm ou não, não sei, o que sei é o seguinte:

Sepsi já não é jogador do Benfica. Chegou no mercado de Janeiro de 2008, proveniente do Gloria Bistrica, tendo custado à volta de 1,8 M €. Caro? Talvez, mas o rótulo de "novo Chivu" é apetecível para um clube como o Benfica, que compra os jogadores cada vez mais novos com a esperança de os ver crescer e os vende, depois do insucesso, sem que o jogador em questão tenha tido muitas oportunidades. Não as mereceu, é verdade, mas por que é que o contrataram? Ainda não percebi se foi vendido por 2,3 M ou por 1,5 M, se deu lucro ou prejuízo, mas Sepsi foi um erro de gestão infelizmente.

Freddy Adu tem 20 e é já há 6 anos (!) uma promessa do futebol mundial. Acredito que um jogador pode chegar aos 23 anos sem ter explodido, futebolisticamente falando, mas é preciso que numa idade destas jogue. E nesse aspecto Adu desilude em toda a linha, prova disso são os 563 minutos, o equivalente a 6 jogos completos, em dois anos e meio. Não é mau. É péssimo! Muitos adeptos do Benfica, especialmente no fórum Ser Benfiquista, comentam no tópico de Adu (tópico muito interessante, aconselho que o visitem!) que a culpa é dos treinadores que apanha, que são péssimos e que não o utilizam. Tretas. Ele que trabalhe a sério (que é uma maneira de eu dizer que está sobrevalorizadíssimo, viram?). Eu nem vejo problema nenhum em que utilize o Twitter, o Facebook, o que ele quiser, quero que trabalhe. E respondendo à pergunta "Hull ou Aris?", levantada pelo próprio Freddy no Twitter (e entretanto curiosamente retirada!), digo Hull pelas seguintes razões: não será na Grécia, num país com uma língua de trapos para Adu e com um campeonato a roçar o decrépito que evoluirá; já em Inglaterra, com o amigo Altidore, num campeonato onde o próprio quer jogar e numa equipa que precisa de novos jogadores, Adu poderá ganhar mais força física, fazer alguns bons jogos e voltar ao Benfica... ou ser vendido. O tempo o dirá.

Um dia ainda hei-de fazer uma lista dos vários milhões de euros mal/pessimamente gastos pelo Benfica desde Junho de 2007. Foram muitos, certamente, alguns em negócios que não auguravam nada de bom. Mas isso ficará para uma próxima vez.

Ah, e já agora, ponham os olhos no jovem Leandro Pimenta. Está ali um diamante em bruto a ser desperdiçado em Aveiro. Coloquem-no a rodar mas sim numa equipa em que possa ser titular, na Liga Vitalis, seria bom para todos e óptimo para o Benfica.

5 comentários:

jose helder soares disse...

Todas as equipas do mundo tem o mesmo problema, nem sempre as "promessas", chegam ao top, erros de casting sao normais. Criticar depois isso claro e' muito mais facil.
E se os miudos da formacao sao tao bons como aqui vem escrito nao percebo porque e' que nao tem lugar em equipaS PEQUENAS.

JNF disse...

Não têm lugar? Ora deixa cá ver: dos jogadores que o Benfica tem emprestados a equipas da Liga Vitalis ou Sagres, David Simão, Rúben Lima, Miguel Rosa, Ivan Santos, André Carvalhas, Yartei, João Pereira, Adriano Silva

Apenas Leandro Pimenta, Romeu Ribeiro e André Soares não têm jogado.

Kitnoce disse...

Jovens do SLB : todos prà Vitalis, em equipas que joguem para a subida, para ganhar habito de vitoria e de futebol ataquante... Belenenses ? Aprender com treinadore que so sabem meter autocarros ?? asneira grande !!!

Anónimo disse...

Adu fez ao total de minutos 6 jogos.. e marcou quantos golos~?? 6/7 a volta disso, com esta eficácia não mercia mais opotunidades???

JNF disse...

É diferente, na minha opinião, fazer 6 jogos completos ou fazer 30 jogos incompletos, mas sim, talvez os golos de Adu deveriam ter sido um bom motivo para jogar mais vezes. Por que não o fez? Não sei...