terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Uma oportunidade perdida para a reconciliação

Foi em Janeiro de 1997 que, de blazer encarnado, sentado na sala de imprensa do antigo Estádio da Luz ao lado do presidente Manuel Damásio, João Vieira Pinto anunciou que assinara um contrato definitivo e vitalício com o Sport Lisboa e Benfica. Mal sabia ele que, três anos depois, seria escorraçado do clube que defendeu com garras e dentes durante 8 épocas. Sim, despedido, dispensado. Ganhava muito? Ganhava, mas a culpa não era dele, era de quem lhe tinha oferecido o contrato.

Saiu e, ao que se sabe, recebeu duas propostas: do Porto, numa altura em que a rivalidade contra o Benfica atingira o auge, e do Sporting, campeão nacional à altura, clube com o qual a rivalidade era mais ou menos aquilo que é hoje. Sem o desejo de voltar ao estrangeiro, onde tinha sido pouco feliz no Atlético de Madrid, chegou a rejeitar ofertas do Deportivo Coruña e do Barcelona quando jogava pelo SLB e acabou por rumar ao outro lado da 2ª circular. Fez as suas opções, era um jogador livre e não o podemos censurar por isso. Não cuspiu no símbolo como Paulo Sousa e Pacheco.

O que não compreendo é a atitude de alguns benfiquistas que ainda hoje não lhe perdoam tal "traição" (termo utilizado por eles). Todos os benfiquistas deveriam estar gratos ao Menino de Ouro, que durante anos carregou o peso da responsabilidade de levar o Benfica, um miserável Benfica treinado por incompetentes e dirigido por um bando de ladrões que praticamente assassinaram o clube, aos mais altos lugares da Liga Portuguesa. É verdade, são factos. Como é facto que no ano a seguir à sua saída o Benfica terminou num vergonhoso sexto lugar, o pior de sempre na História centenária do clube.

João Pinto, para mim o "8" que marcou a década de 90, foi o melhor nessa geração a actuar pelo SLB, como Chalana foi nos anos 80, Nené nos 70, Eusébio nos 60. É um imortal do Sport Lisboa e Benfica. Era ele o capitão de equipa, um jogador fabuloso, com muitas épocas de excelência pelo clube, como as de 92/93, 93/94, 95/96, 96/97 algumas boas, como 94/95, 97/98 e 98/99, e uma má, precisamente a última. Não é benfiquista desde pequenino, mas o seu benfiquismo foi visível durante todos estes anos, tão grande como o dos maiores adeptos.

João Vieira Pinto marcou toda uma geração de benfiquistas. Juntamente com Preud'homme, foi durante muitos anos vítima de um conjunto de colegas de uma incompetência enorme, cuja qualidade não serviria hoje nem para reserva dos actuais reservas. Sempre, mas sempre ajudou, foi alvo de tratamento injusto, de entradas bárbaras e de uma dispensa que soa a ingratidão.

No jogo contra a pobreza, desta segunda-feira, perdeu-se uma boa oportunidade para a reconciliação com este enorme jogador, cuja carreira não lhe deu aquilo que merecia. Deu muito mais ao Benfica do que aquilo que o Benfica e os benfiquistas lhe deram. Espero que num futuro próximo haja lugar à reconciliação, pois a História do Benfica está escrita e por muito que queriam rasura-la João Vieira Pinto faz parte dela, sendo figura importante.

Adenda [23h59min, 28-01-10]: João Vieira Pinto afirmou em directo no Pontapé de Saída, programa de futebol da RTP N, que foi convidado pelo SLB mas que por motivos pessoais não pôde estar presente.

25 comentários:

Rui Monteiro disse...

GRANDE, GRANDE POST... sem mais comentários...

Dylan disse...

Grande texto e uma opinião EXACTAMENTE IGUAL à minha.

forte abraço.

N. B. - Os benfiquistas do norte sabem o significado e o símbolo que representava João Vieira Pinto...

http://dylans.blogs.sapo.pt/

Éter disse...

De todos os que vi jogar, é sem sombra de dúvida a maior referência da minha adolescência e é também aquele que mais alegrias me deu.

João Tomaz disse...

Só não concordo com duas afirmações: "Deu muito mais ao Benfica que o Benfica e os benfiquistas lhe deram" e "Nene, melhor jogador dos anos 70".
De resto, excelente post!

Anónimo disse...

Bom texto, cheio de sentido e que deveria ser lido por quem comanda o destino do clube. Se calhar até houve - não sei!- vontade em convidar o nosso «menino d'oiro», mas quem sabe se, por outro lado, ele poderá ter declinado o convite!

Redady

JNF disse...

Joao Tomaz,

também tive dificuldade em escolher o jogador da década de 70, podia ter escolhido o Bento ou o Humberto, mas acabei por eleger o Nené por ser o que tem mais jogos.

Já agora, tirando o dinheiro, o que é que o Benfica deu a JVP?

troza disse...

Nem mais.

Anónimo disse...

Sinto alguma nostalgia com este post.

Pedro disse...

Já debati isto milhares de vezes ...

João Pinto para fim foi o unico idolo q tive enquanto adepto de futebol. Ninguem defendi JVP tanto como eu defendi. Fui um dos q foi, numa tarde de segunda feira, para o Estádio da Luz refilar contra Vale e Azevedo após a noticia e conferência de imprensa do jogador a dizer q estava desempregado.

Mas após isso soube certas coisas q me fizeram mudar de opnião mas não interessa abordar isso.

A "traição" de JVP não foi ter ido para os lagartos. Foi sim ter lá chegado e com um sorriso na cara saltar e cantar ao som do "SLB SLB fdp SLB" e outras tais. Ninguem me contou, eu vi. Admito perfeitamente q ele estivesse fulo com Vale e Azevedo, com o Benfica e com os Benfiquistas não. O q ele fez foi cuspir no simbolo. Foi exactamente isso. Cuspir num simbolo q tinha enorme apreço por ele. E nunca se retratou por isso e enquanto isso não acontecer (e já começa a ser tarde demais) da minha parte não terá perdão.

Homem da Luz disse...

Grande post JNF, está aqui muito o que é ser benfiquista e porque na realidade somos tão diferentes - para muito melhor - que restantes clubes nacionais.
Eu assino inteiramente, parabéns e um abraço com o 8 nas costas.

Maria disse...

Foi acima de tudo um GRANDE profissional,que defendeu todas as cores, como se fossem as do seu coração!

dezazucr disse...

Excelente post. Concordo em absoluto. João Pinto foi o que durante os anos 90 ainda aguentou o Benfica à tona da água. Tenho pena que haja uma relação tão separada entre o João Pinto e a instituição Benfica.
Julguei que com a ida de Rui Costa para a Luz a relação sería reatada, mas deve haver algo mais que impeça isso de acontecer. João Pinto foi o último grande capitão português que tivemos.

Anónimo disse...

No SLB quem lhe fez mal foi só uma pessoa que eu saiba, e foi quem o despediu.não lhe perdou-o quando foi aquela polemica com o sportem por causa de dinheiro não declarado ou lá o que era, e o veiga que na altura ainda estava ligado ao SLB e o SLB não tinha nada a ver com aquilo e ele não defendeu o SLB para não ter que acusar o sportem, deixou andar, até que depois se veio a saber + tarde que o SLB não tinha nada a ver(como já se sabia), mas ficava-lhe bem dizer logo que o Benfica não tinha nada a ver.Ele era o meu jogador preferido, até chorei quando saiu, mas o Benfica está acima de tudo.

Vermelhusco disse...

Concordo plenamente com este post ainda para mais quando tiveram ex-jogadores neste jogo que tiveram pouquissimo tempo e influencia comparativamente no Benfica como Abel Xavier, Dimas, Paulo Madeira...

Acho muito triste que nao se tenha convidado o JVP. Mas corrijam-me se estou enganado mas o JVP nao meteu o Benfica em tribunal depois de ter saido para obter dinheiro do clube por causa da saida? Se sim, encontra-se ai uma razao para nao ter sido convidado (embora eu nao concorde com essa razao).

dosul disse...

"Já agora, tirando o dinheiro, o que é que o Benfica deu a JVP?"

R:
TUDO! Pergunta antes o que era o JVP antes de vir para o Benfica. Era um jovem jogador com grande potencial, mas todos sabemos que isso foi o que não faltou em Portugal no final dos anos 80 inicios dos anos 90.

O Benfica (clube) deu-lhe a oportunidade de se tornar no que se tornou - O melhor jogador Português
a actuar em Portugal dos anos 90.

O Benfica (NÓS, OS SÓCIOS E ADEPTOS) demos-lhe tudo o que podíamos e não podíamos, fizemos dele um ÍDOLO.

redlady disse...

Sim, se há jogador que deveria ter sido convidado é o nosso João Pinto! E também deveriam ter convidado o Preud'homme e o grande Isaías!

Filipe disse...

Não percebes a traição?

O Capitão do Benfica não pode ir jogar para o Sporting e esperar ser bem recebido. Tão simples como isso. Ao capitão do Benfica não se admite que venha a jogar nos rivais.

Se depois de envergar as cores verde-ranho, o voltasse a ver envergar o manto sagrado, assobiava-o de cada vez que tocasse na bola, e ainda lhe mandava uns quantos insultos.

redjan disse...

Brilhante e oportuna análise !!!!

Galaad disse...

Pois...

Este tema é tudo menos pacifico!!!

JVP foi, durante anos, o único jogador digno desse nome na Luz. Se não tivesse sido ele e Preud´Homme, sabe Deus até onde poderia ter descido o Benfica. Isto é incontornável. Foi um grande golpe ter assinado pelas osgas sebosas? Foi. Mas o que é que queriam??? Ele apenas fez pela vida. E, de memoria, não me recordo de ele ter faltado ao respeito ao Benfica, mas também não estou a dizer que não aconteceu. Reparem: ele foi para um clubezeco que encarna o ódio ao Benfica, logo, teve de se adaptar sob pena de ficar mal visto perante os novos patrões e massa adepta. Tudo isso foi circunstacial e fruto do momento e, como tal, desculpável. Porque todos sabemos que por ele, isso não teria acontecido.

Sim, acho que se perdeu uma oportunidade de ouro de se fazer as pazes com ele e de lhe ter dado o reconhecimento que ele merecia.

E, se calhar, há para ai muitas virgens ofendidas que dizem que "nunca aplaudirim o JVP" mas que foram os primeiros a juntar as maozinhas para o Dimas, para o Manuel Fernandes e Miguel sendo que estes dois ultimos sairam a mal do Benfica e JVP foi escorraçado.

Por mim, será sempre bem vindo á Luz.

O GLORIOSO disse...

Sinceramente nunca percebi esta adoração pelo João Pinto como se fosse o maior de sempre, como se fosse um Deus, quando unicamente foi um grande jogador e apenas isso e nem está nos melhores de sempre do clube.
O Post está bem feito mas desculpem com meias verdades, com omossões importantes. De facto João Pinto foi nosso jogador 8 anos, foi nesses anos principalmente a partir de 95 o grande jogador da equipa com Preud´homme que levava a equipa ás costas claro não tendo culpa de ter apanhado Artur Jorges, Autoris, Damasios, Souness, Azevedos e Compª que quase acabavam com o clube. Mas sendo capitão nunca me pareceu com personalidade para isso, ou não se lembram dos problemas diversos com o Donizete, ou o Paulo Nunes. Depois o seu rendimento em campo para a sua classe foi...ridiculo. A culpa podia não ser só dele mas tinha muita categoria para muito mais.
Depois diga-se que tudo se esquece e muitos parece que ignoram que o sr. João Pinto num momento delicado do clube teve a bela atitude de rescindir o contrato como o Paulo Sousa, ou o Pacheco, que recebeu dinheiro do Cintra e foi de férias. Só regressou porque Jorge de Brito lhe ofereceu o mesmo, ou seja "ajudou" o clube que como diziam tanto gostava ficando com um melhor contrato, recebendo mais dinheiro. É sem duvida uma atitude de grande benfiquismo.
Outros e não falo no nosso Maestro recusaram os apelos do homem das águas, mas foi o tal menino que é simbolo do clube não é.
Ao longo dos anos sempre teve atitudes bonitas que nem vale a pena falar e por exemplo só recentemente admitiu que o dia 14-05-94 foi o extase da sua carreira pois chegou a dizer varias vezes que o Portugal-Inglaterra do Euro 2000 tinha sido o seu melhor jogo de sempre.
Repito nunca o considerei simbolo de nada muito menos do nosso Glorioso, apesar de reconheçer que me deu muitas alegrias pelas quais foi pago a peso de ouro e que nem me importava que estive-se na Luz a jogar afinal se os parvos do Miguel e Manuel Fernandes também foram, ele poderia também ir mas se não foi não fez falta nenhuma.

P.S- É verdade que foi dispensado, logo saiu do clube obrigado mas diga-se que não foi ter ido para o WC que me importou foi antes todas atitudes que teve. Por exemplo o Paneira também foi despedido pelo Artur Jorge poderia ter ido para o WC (chegou a ter proposta do Santana Lopes), ou mesmo para o antro da Corrupção, preferiu o Guimarães o que é muito parecido como sabem. No entanto o João Pinto é que é simbolo Benfiquista.

JNF disse...

Pedro (1), dosul (2), e Filipe (3)

1 - Sim lembro-me de ele cantar isso. Fiquei magoado? Sim. Mas consigo perdoar por vários motivos: JVP não sentia aquilo que dizia, sabia perfeitamente que tinha de cantar aquilo ou querias que ele dissesse "Não espera, estou no Sporting mas amo o Benfica!"? Eu gostava, mas ele sabe que não pode dizer isso. Como o João Pereira não podia recusar usar aquele cachecol, por exemplo.

2 - O que queres dizer com "tudo"? Sê mais específico sff. Não deu por exemplo títulos (foi mais o JVP a dar títulos ao SLB que o contrário). Além disso, quando dizes "Pergunta antes o que era o JVP antes de vir para o Benfica. Era um jovem jogador com grande potencial, mas todos sabemos que isso foi o que não faltou em Portugal no final dos anos 80 inicios dos anos 90." esqueces-te que JVP era, na altura em que chegou ao Benfica, bi-campeão mundial de sub-20, sendo de longe, muitíssimo melhor que Rui Costa e Figo, era o melhor jogador português daquela geração. Com apenas 18 anos já era titular nos sub-20 e nos sub-20 de 1991 era a estrela, melhor que Figo, Rui Costa e outros.

3 - JVP não era capitão do Benfica quando foi para o Sporting simplesmente porque já não era jogador do Benfica.

rei das redes disse...

Bem que merece este post o JVP! Era o mei ídolo, ele e o Rui Costa. O que aqueles ladrões fizeram ao homem, e consequentemente ao Benfica não se faz.. Era o símbolo, fiquei triste, foi o bater no fundo. Enfim...outros tempos. Depois da tempestade que venha a bonança.

Anónimo disse...

hummm

Anónimo disse...

Gostava dele, mas não lhe perdoou a traição. Se gostava assim tanto do Benfica, nunca iria para o Sporting.

CosmeDamião disse...

Para que conste:
O JVP acabou agora mesmo de confirmar, a propósito da presença do Capitão Humberto Coelho no programa Pontapé de Saída, que foi convidado para alinhar no jogo pelo Benfica, mas que não lhe foi possivel por compromissos pessoais responder afirmativamente.