sábado, 13 de fevereiro de 2010

Buuuuuuuuuuuuuuuuuh!

Se eu morasse em Leiria, Tondela ou Faro e se me deslocasse ao Estádio da Luz porque alguém me diz para o fazer, até porque este Benfica joga muito bem, sentir-me-ia defraudado com a exibição do meu clube frente ao Belenenses. O Benfica rubricou a pior exibição da época no seu estádio em jogos a contar para o campeonato, tal como o próprio Jesus admitiu no final do jogo dizendo que parecia o Benfica da época passada. A exibição foi de tal modo medonha que surgiram os velhos assobios do Terceiro Anel, muito por culpa da terrível exibição. Não gosto de assobiar, mas não contem comigo para "palmadinhas nas costas" depois de um jogo destes, pois foi notória a falta de empenho de alguns elementos.

Sábado à tarde, bastante sol, e um horário muito agradável deviam ter sido factores importantes para que mais gente tivesse ido ao Estádio da Luz. Numa altura destas, com a vantagem pontual que temos, mais benfiquistas deveriam ter ido ao estádio. Bem sei que há um fim-de-semana prolongado, as férias de Carnaval até existem para alguns e que o dinheiro tem de sobrar para comprar flores e levar a namorada a jantar no dia de São Valentim, (e nem era preciso fazer o mesmo que o "rapaz de bons valores que respeita o pai e a mãe" fez), mas alguns equilíbrios no orçamento tinham dado para que se pudesse ir ver o jogo. Fiquei desiludido por ver apenas 45.000 benfiquistas na Luz.

Não fiquei no entanto desiludido com o início do jogo: o Benfica entrou forte e tal como me tinham dito, "ou marcava cedo ou ia assistir a ronha, fita e simulações de lesões" até final. Felizmente ao décimo minuto de jogo, Ramires partiu em velocidade pelo flanco direito e cruzou largo para que Cardozo, nas costas do seu marcador, cabeceasse facilmente para o primeiro e único golo da tarde. O primeiro, e mais difícil, estava feito, fiquei à espera dos seguintes.

Mas não houve. O Belenenses pegou na bola e tentou criar vários lances de perigo, um dos quais incrivelmente falhado por Fajardo, e ainda num remate perigoso de Barge. O Benfica ripostou após alguns minutos em que esteve remetido ao seu meio-campo, e Coentrão teve um bom par de chances de golo que acabou por desperdiçar. O jogo chegava ao intervalo com pouco mais para dizer.

No segundo tempo, Jesus optou pela saída de Peixoto para que Weldon pudesse entrar e dar maior velocidade ao flanco esquerdo, mas o melhor que o brasileiro conseguiu foi arrancar em velocidade, logo no início para centrar num lance que acaba por ser perder e onde parece haver razão de queixa dos encarnados por falta sobre o apagado Aimar. Xistra nada assinalou. A segunda parte foi de nervos, nomeadamente devido à fraca exibição encarnada, aos disparates sucessivos de Weldon, aos maus remates de Martins, que até se esforçou bastante, como é seu hábito, e até David Luiz parecia estar a reviver os maus momentos de Setúbal, ele que esteve tão perto de marcar novamente a Quim. Como se isto não bastasse, o descontrolo emocional apoderou-se dos fiscais-de-linha de Xistra que cometeram erros atrás de erros quase sempre em prejuízo do Benfica. O árbitro principal de Castelo Branco pautou a sua exibição por um critério largo em termos técnicos, que me pareceu correcto, mas em termos disciplinares foi desastroso.

No entanto, e apesar do perigo pairar sempre por perto na nossa baliza, fiquei com a convicção de que ganhámos o jogo no lance da expulsão de Bruno Vale, indiscutível, ele que, relembremos, aprendeu muito (e bem, pelos vistos) com Vítor Baía, ao defender com as mãos bem fora da área.

Vitória justa mas magra e com mau futebol do Benfica, que se viu órfão do melhor Aimar e do melhor Saviola. No entanto, como já disseram na caixa de comentários, até final vai haver mais jogos assim e o importante é somar os 3 pontos, jogo a jogo, pois a época é longa e há mais duas provas além do campeonato. Também sou mais pragmático que adeptos do futebol espectáculo, mas o que se passou ontem na Luz foi... vocês viram. Fico contente pelos 3 pontos e pelo bónus que o Leixões nos deu esta jornada. São mais 9 pontos (e mais um jogo, é certo), mas a pressão é maior noutros lados que na Luz. Carrega Benfica.

20 comentários:

PSoares disse...

Já desde o jogo em Setúbal que sinto, e o jogo contra o Sporting e hoje contra o Beleneneses confirmaram, que a equipa não anda bem, está cansada, falha imensos passes a meio-campo, não tem intensidade, dá muito espaço no meio-campo aos adversários. E, na minha opinião, há jogadores nas "lonas" como são os casos de Ramires, Aimar, Saviola e Cardozo

Rosmano disse...

Raios parta o Xistra fdx!!!!!!!
So faltinhas de merda contra o Benfica, perdoar cartoes por entradas durissimas aos jogadores do Belenenses (o Javi Garcia e o Ramires tem muitas razoes de queixa) e dois ou tres penaltties por marcar. Quase que nos lixava o cabrao.

E o Weldon para mim nunca mais entra num jogo do Benfica. A maneira como falhou tres golos e escandalosa.

Anónimo disse...

Treinador para a rua ja, o BENFICA joga muito mal e perde quase sempre, para quê os inimigos quando temos Benfiquistas destes, que ao primeiro jogo menos conseguido ja assobiam haja paciencia miseria

JNF disse...

É bom saber que quem vem criticar se esconde atrás de um anonimato total, caro anónimo das 00:13. Ou és burrinho ou simplesmente não sabes interpretar, mas também não vou perder tempo com o teu caso. Se gostaste do que viste hoje, óptimo, mas digo-te uma coisa, Jesus (o mister) está como eu: zangado. Se não concordas, temos pena. Quem esteve lá viu como ele estava e o que ELE DISSE. Aliás, se soubesses ler tinhas percebido isso no meu texto. As palmadinhas nas costas valeram-nos um campeonato em 15 anos.

Éter disse...

Eu de vez em quando ia olhando para o Jesus, e o homem quase ficava apoplético de tanto esbracejar! Havia ali muita gente a não fazer o que lhe tinha sido pedido.

O GLORIOSO disse...

Caro JNF nestes ultimos 4 anos deve ter visto um futebol de encantar na nossa Catedral não é?
Foram só vitorias robustas com exibições de sonho pois este Benfica do nosso Jesus comparado com essas equipas (até incluo a do titulo do Trap)não vale um pingo não é?
Pois é a exibição também acho que foi fraca e que o Jesus também o achou mas olhe por exemplo no ano passado era considerada uma grande exibição pelo Quique e tivemos isso o ano todo assim também o nosso Jesus pode ter o seu jogo á Quique.
A verdade é só 1 a jogar a passo e apenas certinho dá hoje em dia para golear os queques no WC e ganhar a quase todas equipas em Portugal, para ter 9 pontos sobre o clube Corrupto e ganhar quase todos os jogos (aí Tacuara aquele penalti faz hoje 1 semana).
Coisa pouca não acham?

JNF disse...

O GLORIOSO,

"Caro JNF nestes ultimos 4 anos deve ter visto um futebol de encantar na nossa Catedral não é? Foram só vitorias robustas com exibições de sonho pois este Benfica do nosso Jesus comparado com essas equipas (até incluo a do titulo do Trap)não vale um pingo não é?"

Com Fernando Santos, na Luz, vi. De resto não. Vi as grandes noites europeias de Koeman e pouco mais. Mas não vamos comparar este plantel com o de Camacho, ou vamos?! Eu não estou a dizer mal deste plantel ou deste campeonato do Benfica. Este post é uma crónica sobre o jogo, e o jogo do nosso Benfica foi francamente mau, COMO O PRÓPRIO JESUS AFIRMOU NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA!!!! Isto é má vontade vossa, pá.

"no ano passado era considerada uma grande exibição pelo Quique e tivemos isso o ano todo assim também o nosso Jesus pode ter o seu jogo á Quique."

É verdade, mas não fomos campeões com Quique porque nas três ocasiões em que o Benfica se podia isolar com uma margem confortável (Setúbal, Nacional e Porto), factores externos não deixaram. Jogávamos mal? Sim, mas podíamos ter ganho o campeonato perfeitamente.

"A verdade é só 1 a jogar a passo e apenas certinho dá hoje em dia para golear os queques no WC e ganhar a quase todas equipas em Portugal, para ter 9 pontos sobre o clube Corrupto e ganhar quase todos os jogos"

Os queques estavam com 10, é certo, e aquela equipa é miserável. 9 pontos mas com mais um jogo, calma. Pés bem assentes na terra.

"Coisa pouca não acham?"

Repito: a crónica é sobre o jogo, não sobre o campeonato de Jesus. Esse é brilhante, o melhor dos últimos 20 anos, nunca disse o contrário. Também na época do 3-6 em Alvalade tivemos as nossas baixas (em Setúbal, p. ex), e esses jogos menos conseguidos acontecem sempre, mas são sempre desnecessários e evitáveis.

O GLORIOSO disse...

São opiniões caro JNF.
Repito concordo que a exibição foi fraca mas sinceramente sou pragmático para mim quero lá saber da exibição o que quero é ganhar e isso conseguimos com toda a justiça.
Também acho que no ano passado podiamos ter sido campões mesmo com o futebol ridiculo do Quique e que fomos empurrados para baixo por factores que bem sabemos mas sinceramente hoje com Jesus vejo o que não via desde os anos 90 com Eriksson, uma qualidade de jogo impressionante, um futebol vibrante, enfim uma coisa que não via há muitos anos e mesmo com bom jogos com o Fernando Santos que não se comparam com estes a todos o niveis.
Concordo temos de ter os pés assentes no chão e continuar como até aqui a ganhar estes jogos em que não se joga no máximo.
Em relação ás equipas concordo que esta é melhor de todas mas por exemplo pegando no 11 do Engº será esta assim tão mau? Quim, Nelson, Luisão, Anderson (d. Luiz), Leo, Petit, Katsouranis, Karagounis, Simão, Micolli, N. Gomes e ainda havia o Maestro.

P.S- Acha mesmo que caso o parvo do Pereira não tivesse sido expulso não ganhariamos com tranquilidade aos queques do WC?

1234567vv disse...

Cansaço??? Claro que sim.

Hoje fizemos o nosso 10º jogo num espaço de 40 dias, com muitos a serem disputados em condições impróprias para a disputa do futebol.

É talvez a pior altura da época e eu lembro-te que em épocas anteriores foi nesta altura que claudicámos.

Mas este ano, nos 10 jogos, ganhamos 8 e empatamos 2. Marcamos 22 golos e sofremos 5.

Passamos uma das fases piores da época com resultados quase óptimos.

A equipa está desgastada? Claro que está... é normal que assim seja.

Mas próximas 3 semanas vão ser mais calmas. Tendo sempre pelo menos 5 dias entre jogos...

Hertha (fora)- 18/Fev
Hertha (casa)- 23/Fev
Leixões (fora)- 28/Fev
Paços (casa)- 6 ou 7 de Março

E vai servir para recuperar os índices físicos dos jogadores e preparar para a próxima fase dura.

Mas as grandes equipas são assim mesmo. Têm altos e baixos... mas se ganharem nos baixos, estão no bom caminho.

1234567vv disse...

E outra coisa... más exibições, resultados menos positivos, acontecem a todas as equipas.

Queres ver uma? Barcelona 2008/2009. A equipa que ganhou TUDO!

Entre 14/02 e 04/03, fez 5 jogos e não ganhou nenhum. 3 empates e 2 derrotas.

Uma equipa que nos 2 meses anteriores ganhou 12 dos 13 jogos disputados (empatou o outro) de repente só empate e perde? Desaprendeu de jogar ou foi-se abaixo?

E se quiseres podemos falar do Manchester no ano anterior... Depois de vencerem 11 dos 13 jogos que disputaram em Dezembro e Janeiro (empataram um e perderam outro), começam Fevereiro bem emperrados (1 vitória, 2 empates e uma derrota).

A sobrecarga de jogos é complicada e leva a que as equipas se vão abaixo. E que equipas mais pequenas, mais fracas mas com menos jogos consigam jogar mais nos jogos contra estas equipas mais fortes.

É verdade que não gostei da exibição, mas hoje só queria os 3 pontos. Já me tinham chegado os 4 que demos às OSGAS.

Anónimo disse...

o aimar infelizmente esta pelo menos parece em baixa de forma e saviola sente a falta de aimar falta um jogaço de aimar

Anónimo disse...

Glorioso não vale a pena, porque quem não esta de acordo com o jnf ou é parvo ou é burrinho, ninguem percebe o que ele escreve, eu percebo muito bem, ja nada presta, com certeza que nenhum BENFIQUISTA ficou contente com este jogo ( mas quantos foram em que saimos da luz felizes por jogos de sonho isso não conta so conta um jogo menos conseguido ai assobia-se logo sou talvez burrinho e parvo mas amo o BENFICA nos bons e maus momentos

JNF disse...

"ninguem percebe o que ele escreve",

vai ler os comentários deste post e dos outros e depois volta a falar.

"ja nada presta, com certeza que nenhum BENFIQUISTA ficou contente com este jogo ( mas quantos foram em que saimos da luz felizes por jogos de sonho isso não conta so conta um jogo menos conseguido ai assobia-se"

há quanto tempo vens a este blog? Podes fazer uma coisa: na barra lateral, abaixo do Vídeo do Mês, estão os arquivos, e podes consulta-los. Tira as tuas dúvidas por ti próprio. Até te deixo algumas passagens: "Os cerca de 35 000 benfiquistas que se deslocaram à Luz não saíram certamente defraudados nas suas expectativas. O Benfica venceu e convenceu desta vez frente ao complicado, se bem que amanhã aparecerá muito boa gente a dizer o contrário, BATE Borisov.", mas há mais: "Nunca ninguém em Leiria tinha visto um estádio tão bem composto. Os mais de 22.000 que quase lotaram o Municipal de Leiria, na sua maioria benfiquistas, não assistiram a um grande espectáculo de futebol, mas também, frente a uma União de Leiria aguerrida e forte (na minha opinião é a equipa mais forte do campeonato dos pequenos) tal não era necessário. Era preciso sim, vencer, algo que o Benfica fê-lo e tal como disse Jesus no flash-interview da RTP, "é com este espírito que se fazem os campeões"." E isto em vitórias por 2-0 e 2-1. Agora vai ver o que escrevi com o Everton, Setúbal e por aí.

"amo o BENFICA nos bons e maus momentos"

Óptimo, ainda bem, somos dois. Mas não é por criticar que se ama menos o Benfica, não achas?

Unknown disse...

Não,não me desloquei, como pensei durante a semana, à Catedral para ver o nosso Benfica.Motivos de trabalho. Lá no fundo penso que foi razoável não ter ido porque viria de lá um pouco insatisfeito tal foi a exibição,mas viria contente pela vitória.Cardozo,perdoo-te mais 1/20 avos.Há 8 dias tiraste-nos 2 pontos mas ontem deste-nos 3! Vá lá!Mas Benfica,se queres ser campeão terás de jogar um pouco mais,ontem não gostei mesmo!Um bem-haja e FORÇA BENFICA!

Pedro disse...

Eu não acho que tenhamos jogado assim tão mal. Jogámos o suficiente para vencer com mais tranquilidade, bastaria para isso Weldon e luisão terem feito o mesmo q Cardozo e o resultado seria 4-0 para não falar dos falhanços na cara do gr do Coentrão e do Weldon. Claro q a vantagem minima é sempre perigosa mas o Belem foi pouco mais q inofensivo.

Agora é ganhar em Berlim e assistir de cadeirão ao jogo dos novos amigos.

Anónimo disse...

Foi de facto uma exibição pobre, com muitos passes perdidos a meio-campo, com destaque para o Aimar que colocou várias vezes a bola nos pés de jogadores do Belenenses. Mas todas as equipas têm jogos menos bons. Até o Real Madrid com aqueles galácticos todos tem percalços. Ânimo, esperança e carrega BENFICA.

madne0 disse...

Jogamos mal, não haja duvidas, mas já jogamos pior (Olhanense), e nessa altura não podia ser do cansaço, pois não? A minha esperança é que sejam mesmo os meninos com a cabeça no jogo contra o Hertha.

rei das redes disse...

O Benfica ontem não fez uma grande exibição, mas a culpa de não estarmos satisfeitos é da equipa, foram eles que nos habituaram a melhor futebol. Por isso fico satisfeito, é que se fico desiludido com uma vitória é porque estou habituado a goleadas e grandes exibições. Apesar de um jogo menos conseguido o Benfica somou mais três pontos e continua a meter pressão sobre os rivais, o porto foi já o primeiro a espalhar-se ao comprido, e se deus quiser logo os leões da Madeira vão roubar dois pontinhos ao Braga...e no final de contas o Benfica é que ganhou a jornada.
Só vos peço um favor, apontem o dedo quando tem que apontar mas não ponham em causa a capacidade da equipa para ser campeã, não assobiem por o resultado ser apenas 1...0 e metam na cabeça que temos uma boa equipa mas não somos um Barcelona ou um Madrid (não exijam mais do que o exíjivel).
Na quinta feira a equipa irá dar uma boa réplica, não tenham dúvidas.
Só mais uma coisa, o Benfica atravessa um período de muitos jogos, e cá me parece que um problema é não haver assim tantas soluções no banco como de principio se imaginaria. Há ali dois jogadores que se não estão em campo fazem com que o Benfica se ressinta, que são o Javi e o Ramires...tem jogado jogo atrás de jogo, o Ramires então basta estar a 60% que é logo posto em campo. Vamos lá ver como se vão aguentar até final da época

Valter disse...

Tu também?? Mas quem é que assobiou a equipa? Se tu lá estiveste, eu também lá estive e não vi/ouvi ninguém assobiar a equipa. Houve uma altura em que o Benfica (não) estava a jogar mal e o Belenenses estava a trocar a bola. Aí ouviu-se uma assobiadela monumental. Mas, mal o Benfica recuperou a bola, os assobios passaram para uma valente salva de palmas.
Pelo que vejo, deves ter visto o mesmo jogo no mesmo cubículo da RR.

Fiquei indignado quando, ao chegar a casa, o meu pai me pergunta: "Assobiaram a equipa do Benfica?"
Ao que eu respondi:"NÃO!!! Houve uma altura que pareceu que sim. O Benfica perdeu a bola, e imediatamente ouviu-se uns assobios. Mas isto porque o Belenenses começou a trocar a bola."
Vejam e oiçam o jogo! Mas com imagens e som sincronizados e sem ser da sporko tv"

rei das redes disse...

ok. assobiaram o weldon, acho que também faz parte da equipa...ou nao????