quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O lugar a que pertencemos

O primeiro. É o primeiro. O Benfica lidera a Liga Sagres, à condição, é certo, mas lidera. E já imagino a pressão que os pupilos de Domingos estarão a sentir neste momento. Depois de várias jornadas em que jogaram antes do Benfica, agora, quando entrarem em campo, sabem que terão de ganhar obrigatoriamente. E isto pesa mesmo muito, acreditem.

Quarta-feira à noite, a meia da semana portanto, num dia de chuva, não abalaram os mais de 34 mil benfiquistas que se deslocaram à Luz para ver a ascenção ao primeiro lugar. O Benfica entrou com vontade de marcar cedo e percebeu de imediato que o autocarro estava estacionada à entrada da área de Djuricic. Seria um jogo de paciência até surgir o primeiro golo, que acabou por aparecer mais cedo do que eu mesmo pensava: aos dez minutos, Saviola pega na bola pelo flanco esquerdo, triangula com Aimar e cruza ao segundo poste onde aparece Cardozo marcando o seu primeiro golo de bola corrida na Liga desde Dezembro, com a Académica. A partir daí o jogo perdeu velocidade e o Benfica não conseguiu impor o ritmo avassalador que tem vindo a esmagar sucessivamente os adversários que vêm à Luz: as transições defesa-ataque não foram particularmente felizes e mesmo em ataque continuado foram muitos os passes que se perderam pela linha lateral.

Na segunda parte a toada manteve-se: Benfica mais ofensivo, União inofensiva conseguindo apenas alguns pontapés de canto que não deram para assustar Quim, excepção feita a um cabeceamento de Diego Gaúcho, fruto da terrível marcação à zona efectuada pelo Benfica (ficou o Ramires para esta "torre" de Leiria...). No entanto, sobre a hora de jogo, Saviola, autor de mais uma boa exibição, recebeu o passe longo de Fábio Coentrão e desfez-se da marcação do central leiriense para fazer passar a bola por entre o guarda-redes e o poste mais próximo, mesmo no buraco da agulha, como se costuma dizer. 2-0, o jogo estava resolvido. Até final mais uns lances de perigo que resultaram num falhanço incrível de Di Maria e o terceiro golo, este da autoria de Rúben Amorim, ele que se vê nitidamente que andava "louco" por marcar um golo, finalmente. Ainda bem que o conseguiu, ainda por cima um golaço, apesar de o guarda-redes sérvio da UdL estar em clara inferioridade física.

Os destaques mais positivos deste jogo vão para Maxi Pereira, que desbaratou a defensiva leiriense com muita garra e classe, Luisão, imperial a defender e a dar o apoio necessário ao ataque, e ainda Cardozo, que correu quilómetros, pressionou, lutou, e marcou, tendo estado também muito forte a jogar de costas para a baliza, algo que era raro ver no avançado paraguaio. Também gostei de Saviola, claro, mas deu-me sempre a ideia de que se estava a arrastar em campo de tão cansado que parecia. Pouco veloz, é certo, mas é um rato de área, como lhe chamam, pois não precisa de correr assim tanto uma vez que sabe onde vai parar a bola.

Arbitragem muito positiva de Marco Ferreira, ele que no ano passado tinha estado em foco mas pela negativa na derrota caseira frente à Académica, mas dois deslizes graves do primeiro árbitro auxiliar que assinalou dois foras-de-jogo indevidamente a Di Maria e Cardozo que ficariam isolados frente ao guarda-redes leiriense.

Resultado justo num jogo de sentido único deixam o Benfica com mais 3 pontos que o Braga, 9 sobre o Porto e 18 (!) sobre o Sporting, apesar de o jogo ser antecipado. E como os números não mentem, o demolidor ataque encarnado leva 50 golos na Liga, mais do que Braga e Sporting juntos. Estádio cheio, grande apoio e vitórias são a receita rumo ao 32º título do campeonato. Eu acredito!

5 comentários:

Jotas disse...

Sinceramente esperava mais dos leirienses, mas não sei se por mérito do Benfica, se por demérito adversário, o jogo teve um denominador comum, vestido de vermelho e que apesar da intensidade do jogo não ser muito elevada, teve momentos de pura magia e bom futebol, como o povo gosta.

Anónimo disse...

E cedo se começa a sentir a azia de mais uma (importante) vitória do SLB. O Presidente do Sporting de Braga (ou será o assessor de Pinto da Costa que também faz as vezes de presidente do Braga), abriu a sua cavernosa bocarra, e só debita disparate atrás de disparate.

Carrega Benfica.

Red Devil.

Valter disse...

O Jotas.. deve ter sido o leitãozinho da cúria que estava fora de prazo. lol

redjan disse...

Nós acreditamos JNF !!

Anónimo disse...

E a pelermice continua. Querem enganar quem ? Então só o benfica é que benificia com a queda do Braga ? E o Porto a seis pontos ? Esses o lacaio do Salvador não refere.
E a agonia da CS de hoje anunciando que os relatórios não falam em agressões. Realmente teremos de ser muito superiores para levar este titulo adiante. Jogar muito melhor e marcar muitos mais golos pode não ser suficiente. Já arrajaram o Jorge Sousa para sábado. O que se seguirá???