segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O perigo da intoxicação da comunicação social

Os jornalistas adoram dizer que são independentes. É um dos chavões que por aí se ouvem, dizem a toda a hora que o seu trabalho é rigoroso, sério e, mais uma vez, independente. Não digo que não haja jornalistas que fazem o seu trabalho com brio e profissionalismo, há, até conheço alguns, mas ainda agora com toda a polémica extra-futebol que anda aí dá para provar que a verdade não é aquela que nos querem contar. O Sol quando nasce, por vezes, não é para todos. Dou-vos um exemplo muito concreto: conheço um jornalista, que nem é adepto do Benfica e que me contou que não pode escrever toda a verdade que sabe e conhece porque as notícias não agradariam ao seu patrão.

E no futebol isto torna-se cada vez mais flagrante. Todos os comentadores pró-Porto já se aperceberam de qual é o mais forte candidato ao título: veste e vermelho e não tem mangas brancas. Daí a táctica ser simples, aterrorizados pelo medo de o seu clube não ser campeão, falam de "andor", de que o campeonato está manchado, recorrem a lances falaciosos e mentirosos sem esquecer casos que se passaram há 50 anos e que são magnificamente deturpados. A palavra "escutas" não consta do dicionário dessa gente.

Daí ser simples: desde blogues a jornais, as opiniões dos assumidamente anti-benfiquistas e dos outros, ainda piores, que se fazem passar por neutros mas cujo sentimento é clara e objectivamente contra o nosso clube (de mk a Coroado) são de uma suposta imparcialidade virgem que não passa de facciosismo e azia em estado puro. E parecendo que não, estas opiniões intoxicam quem as lê. Por isso cuidado.

2 comentários:

patriarca disse...

Há muito que a Chamada comunicação social cá do burgo está "intoxicada". Não esquecer que o Sistema Mafioso Corruptp Instalado, colocou nos "Postos-Chave" das TVs, panfletos, jornalecos individuos sem qualquer formação, e que só podem fazer e dizer o que lhes está préviamente ordenado e aquele que não cumprir sofre de imediato as devedas consequências, tendo por isso nessas posições só Crápulas e pessoas de indome mafiosa e que não olham a meios para atingir os seus tenebrosos fins, não sendo a grande maioria deles jornalistas de "raiz", maqs sim feitos jornalistas à medida pretendida e para os fins tidos como convenientes para a máfia instalada, que não têm responsabilidade e muito menos ética para exercer aquelas funções. portugal bateu no fundo, da subcave da moral e da ética e os factios todos os dias fazem juz a isso mesmo. Aberrante.

patriarca

Tiago Pinto disse...

Cabe-nos a nós colocar a nu mentiras como esta:

http://benficadependente.blogspot.com/2010/02/rui-moreira-mentiroso.html

cumprimentos,
tiago pinto