segunda-feira, 5 de julho de 2010

Calendário 2010/2011

Este é o calendário do Benfica para a Liga Zon Sagres 2010/2011. Bom? Mau? Não sei. Acho que a melhor palavra que o pode descrever é desequilibrado: nas primeiras 7 jornadas de cada volta, haverá 5 jogos de grau de dificuldade elevada, com os rivais do Minho e da Madeira, para além do Sporting, a defrontarem o Benfica. De seguida, o Benfica tem condições para realizar um campeonato mais tranquilo, com o maior sobressalto a ser na 10ª jornada, frente ao Porto. Entre ambas as voltas não parece haver grande diferença no grau de dificuldade, uma vez que a que tem mais jogos em casa (a 1ª) é a que tem também as deslocações mais difíceis.

No entanto há ainda outro factor a ter em conta: as competições europeias. O Benfica tem jogos europeus antes da 5ª, 7ª, 8ª, 10ª e 12ª jornadas, ou seja, curiosamente, antes de Sporting, Braga e Porto. O que, paradoxalmente, será vantajoso precisamente para o Benfica. Como jogaremos às 3ªs ou 4ªs para a Champions, e os nossos rivais às 5ªs na Liga Europa, teremos pelo menos mais um dia (ou dois) para descansar. Excelente. O que se passará depois de Dezembro fica para depois, por enquanto não adianta especular porque não sabemos quem fica em prova e em que prova ficaremos.

Posto isto, parecem-me fundamental dois pontos: primeiro, começar a ganhar logo na primeira jornada, algo que não sucede desde 2004/2005, já lá vão cinco épocas; segundo, aguentar a série dos sete primeiros jogos, muito difíceis, pois acredito que se não deixarmos fugir os rivais, poderemos realizar uma segunda parte de primeira volta mais tranquila, sem querer menosprezar, obviamente, os adversários.

5 comentários:

Anónimo disse...

Reparem na subtileza do sorteio entre a 4ª e a 7ª jornada. e no facto de nas 3 últimas jornadas jogarmos 2 vezes seguidas fora em campos pequenos e difíceis. Sorteio?Qual sorteio?Isto não é feito à toa.

Bimbosfera disse...

Boas. Não só não é feito à toa como tem regras novas este ano... Aliás, e os Portistas tão preocupados que nem lá apareceram... Estranho...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Cristina disse...

O Benfica, enquanto Benfica, tem de estar preparado para tudo. O sorteio tinha de ser feito e a verdade é que nunca estamos contentes. O ano passado também tínhamos um campeonato levado do diabo e superámos todas as dificuldades. Este ano só temos de nos propor o mesmo e conseguiremos. Fico muito contente por novamente terminarmos a época em casa, diante dos nossos.

Inferno da Luz disse...

Benfica é Benfica e vamos ser bi-campeoes quer queiram quer não.
É verdade que a época vai ser muito cansativa, razão pelo qual Jorge Jesus vai ter de gerir bem o plantel.
O ínicio é complicado mas ao aguenta-mos.
Força SLB

Vermelhusco disse...

Epah, desculpem mas essas teorias de conspiracao sao um pouco rebuscadas.

Para mim o calendario esta bem razoavel e joga a nosso favor por causa das competicoes europeias como disse o JNF!