domingo, 18 de julho de 2010

O "olheiro" era vesgo!


«Isso é um valor importante. Não posso dizer muito mais. Se o Benfica aceitou pagar esses números é porque tem uma grande confiança no atleta.»

Abel Resino 7/2010





Na realidade, quem fala, é tão somente o guarda-redes recordista na Liga Espanhola dos minutos sem sofrer golos. Para cima de 1200 minutos.
Porterazo dos grandes, questiona os valores dados por um atleta que não vale mesmo -neste momento!- os mais de 8 milhões que o Benfica investiu nele.
Reconhece o Abel Resino que o rapaz é trabalhador, com algumas lacunas e imaturidade para defender uma «baliza grande».
O problema, é que esta é, uma opinião avalizada por alguém que sabe o que é ser um guarda-redes a sério, e que, conviveu com o Roberto, tendo-o preterido. Logo, para lá de isenta, não é «comprada» para denegrir de forma "Abutriana" a visão dos Dirigentes do Benfica e sua capacidade negocial. A farpa «a crise não chegou a Portugal?» é de envergonhar quem comandou o negócio.

Não foi os frangos sofridos no jogo contra o Sion que me deixaram pensativo. Sou Benfiquista e, como outros, sonho há muito tempo em ter um grande guarda-redes.

Experiente, frio e reactivo.

Este tremeu depois do 1º golo. Mais do que é normal, e no 2º golo sofrido, num jogo sem importância, congelou. E isso, criou-lhe um sério problema para o futuro, pensei eu, acto imediato.

Na minha rua, no meu tempo de infância, as coisas resolviam-se com rapidez. Aqueles 2 frangos, eram motivo para passar num corredor "humano" para levar uns carolos, calduços e uns biqueiros. Coisa normal, praxe só dada aos frangueiros com mérito, mas a coisa não acabava ali. O enxovalho durava, durava ... ainda hoje se recorda passados 30 anos!

Adiante.

Veio o Jogo contra o Aris, 2º teste, a bancada Benfiquista mais angustiada que o próprio Roberto, ganhou-se, tirando a mudança do equipamento, nada de diferente se vislumbrou no rapaz, pouco fez e sofreu um golo em claro offside do grego. A nossa vitória por 4-1 fazia antever o regresso às goleadas ... desde que as bolas não passassem a defesa, e o Roberto, não fosse o último a ser batido, porque eu desconfiava que seria, cada tiro, cada melro.

Chegado a território Nacional, vi pela tv um treino no Seixal. Mas o que vi, foi um outro rapaz, um rapaz que tem tudo para vir a ser um dos melhores guarda-redes Europeus. Jan Oblak com 17 tenros anos, ágil, corajoso e com qualidades ímpares ... a frieza, olhos abertos a sair às bolas, reflexos felinos. Qualidades daquelas que Deus, por exemplo, deu ao Casillas, talvez em maior quantidade que ao Oblak mas, é evidente o predestinado que ali está.

Mas o tema é o Asturiano.

1º Torneio da época, Guimarães, jogo de estreia em território Nacional do Roberto, tudo fazia antever que seria um jogo para nos acalmar.

O tal guarda-redes excepcional, aquele que consegue com defesas impossíveis, resgatar pontos, emendar erros dos defesas, iria comprovar depois das palavras reconfortantes de Rui Costa e Jesus (visionários estudiosos que, suaram mas que encontraram no Reino de Aragão, o «sonho maior» de todos os Benfiquistas), que ele ali estava lá, elástico, nervos d'aço, instintos apurados ... enfim, um guarda-redes talhado para grandes equipas como o nosso Benfica.

Foi uma desilusão. Jogo simpático, jogo em que se viu um claro desenvolvimento de Kardec e Airton em 6 meses, mas que começou mal, Faria ficou-se num cruzamento, e o avançado holandês de cabeça, fez o Roberto voar com estilo mas, eficácia zero. Não foi desta que ele safou e fez a diferença.
2ª parte, note-se que ele pouco ou nada teve de trabalho na 1ª, e eis que, em mais uma jogada de ataque do Groningen, remate de fora da área, tenso e rasteiro ao canto ... seria desta? não, também não foi!

E já eu me sentia incómodo, quando o nosso Nuno resolve mostrar que ainda sabe. Faz de cabeça o 3-2 já mesmo a morder os 90m no crono, mas o jogo ainda não tinha acabado.

No banco, "Ruía" Costa as unhas até ao sabugo, Jesus olhava desconsolado. Jogada seguinte, lado direito, falha da defesa do Benfica ... é desta que o Roberto mostra a excelência e não confirma a vulgaridade!

... negativo, lá levantou o rapaz o seu 1,92m de puro desânimo e foi buscá-la ao fundo das redes, pela 3ª vez.

O semblante do rapaz não enganava, conheço aquele olhar de já o ter visto no espelho e em tantos outros rostos que conheci. Até ao fim do jogo foi penoso olhar para a sua expressão. Terminou o jogo, e ver o David Luiz, dar-lhe força, dizer-lhe que tinha de ter cabeça fria, que não se podia deixar abater, foi o que me deixou preocupado. Dessa mensagem, dessa mensagem dada por alguém que com 19 anitos falhou em Paris no jogo de estreia e soube reagir, deveria ir para a marca de penáltis, um homem capaz de se rasgar todo e mostrar que entre os postes( dizia o Resino que entre os postes ele era bom!) não ia deixar os seu créditos caírem por terra. Caíram mesmo, nada fez, nem escolher bem o lado para onde ia a bola, escolheu.

Acabou o jogo, e se vocês repararam como eu reparei, Luís Matos, treinador dos guarda-redes, foi dar-lhe uma palmadinha reconfortante, a um calmeirão que saiu a olhar para o chão.

Não é a pena que nos vai fazer encolher os ombros e esperar o milagre! desculpem a frieza. Não teve culpa nos golos, mas não mostrou ser capaz de criar em nós a imagem do Porterazo.

Isto não vai ser fácil, amanhã Jesus (que diz que não se engana), voltará a insistir nele. Se o fizer ou não fizer, as dúvidas vão estar sempre lá.

Ao Roberto, desejo que reaja pela positiva, que tenha capacidade para demonstrar que é muito, mas muito mais, do que aquilo que mostrou até agora, sinceramente digo isto, porque não sou pessoa para cortar as asas ou desejar mal a alguém no começo duma carreira.

Não vai ser este o guarda-redes que se procurava, nem imaginam como gostava de estar errado.

Agora a parte séria. É que o problema passa a ser da SAD do Benfica, do Sr. Luís F. Vieira, do Sr. Jorge Jesus e do eloquente Sr. Rui Costa que afirmou ter o Roberto, e passo a citar, o "perfil e as características do guarda-redes que procurava o Benfica. Tinha sido observado várias vezes, por isso não há hipótese de errar!». Se foi observado tipo Schafer ou Patri poderemos ter aqui um caso 8.5 vezes mais complicado.

Não tendo sido acertada a escolha, logicamente ninguém acredita naquela notícia do clube inglês que oferecia já 12M€ podendo chegar aos 15, e que o Presidente Inglês estava no Allgarve a comer uma cataplana de marisco, aguardar a pressão por ele exercida, capaz de fazer o «coreáceo negociador do Bigode Soviético», ceder e vendê-lo!

Façamos assim, não sou olheiro, nem o olheiro era vesgo, mas se é verdade, vendam, nem falem do Roberto ao Fundo de Jogadores, não vão eles achar ... qualquer coisa de interessante nele!

E depois comprem um, mas com seriedade empresarial, se for possível Sr. Luís Filipe Vieira.

P.S. E deixe de parte esses seus novos tiques de Florentino, versão Castilha, por favor. As versões pack Alverca, não resultaram, assim como não resultará provavelmente, o pack Castilha com direito a recompra.

Saudações do Papoila Calmante

15 comentários:

RedNight disse...

Tudo dito nos termos certos, caro amigo. Confesso que estou seriamente preocupado.

Quanto ao Oblak, será um caso muito sério. E tem, aos 17 anos, mais jogos de primeira liga que o Roberto...

Abraço calmante,

Filipe Silva Nunes disse...

O Benfica acaba de fazer um jogo chato.. em que as bolas que foram a baliza de Roberto entraram (não, não estou a culpar só Roberto mas a verdade é esta)

Saudações Benfiquistas !

Ps: Porque não exprimentar o Moreira tambem, ja que estamos na pré-epoca?

Anselmo Damasio disse...

Eu compreendo a desilusão, pois nós Benfiquistas queriamos ver logo, algo de extraordinario no Roberto, afinal custou um dinheirão. Mas eu vou esperar para ver, e passados 5 ou 6 jogos do campeonato e alguns da liga vou dar a minha opinião. A época está a começar, e ele só tem de ganhar confiança. Na minha opinião o Rui Costa e os restantes elementos do Benfica não são vesgos (ISTO não quer dizer que não se possam enganar, errar é humano, mesmo que esteja em causa tanto dinheiro)SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS

trainmaniac disse...

Enorme post amigo, assino por baixo. As reticiências e as esperanças. E ja agora.. o Oblak de facto é um fenómeno. Só quem não vê o pode negar.

Anónimo disse...

O meu desagrado por este Post é tão grande que nem vou alargar o meu comentário.

Não há necessidade disto...


Red Eagle

Anónimo disse...

São Benfiquistas como tu que queimaram o Butt... São Benfiquistas como tu que diziam cobras e lagartos das contratações de Aimar, Saviola e Javi Garcia.

Estás a ter os teus 15 minutos de fama, oh Benfiquista "experiente, frio e reactivo".

JNF disse...

Podem gostar ou não dos posts, podem achar o que quiserem, mas gostava que, de todos os indignados, inclusive os menos educados cujos comentários não chegaram a ver a luz do dia, argumentassem com FACTOS, razões para estarmos contentes com as exibições de Roberto. Isso é que seria útil.

Pedro disse...

Eu como raramente me engano nisto de apreciar jogadores vou esperar um pouco mais...mas, admito, estou preocupado. Tocas em muitos pontos importantes neste post...é pena, mas é um post certeiro.

Serguei disse...

Acho que não se pode julgar um guarda-redes apenas por estes jogos mas tenho 2 diabos na cabeça: (1) quem escolheu este também disse que o Julio Cesar é muito melhor que o Moreira ( What?) e lá fomos contratar, (2)pelo dinheiro que se pagou não se compram guarda-redes com potencial mas certezas!! Potencial tem o puto que veio com 17 anos. Aposto que ainda vai ser o titular. JJ nunca vai perdoar os adeptos gostarem do Moreira ( basta ver que o JC veio da lesão e MM foi logo para bancada).

Anónimo disse...

Em duas palavras, meu caro:

BRI LHANTE

DeVante disse...

Pois, para vocês, quando o Butt jogou contra o Setúbal para a Taça da Liga com uma linha defensiva tipo aquela que o Roberto teve nesses dias, era uma lástima!!
No Bayern mostrou o seu real valor...

Queria ver o Casillas a jogar com Luís Filipes e Peixotos dessa vida, queria ver os golos que ele sofria...

Ainda não vi o Roberto a dar o frango que o Quim deu e que nos custou o título de 2008/09, na Luz contra o Setúbal...

Quantos frangos já deu o Moreira? E sempre nos jogos a doer. Contra o Porto é SEMPRE e SEMPRE está mal colocado e nunca defende.

Contra os lagartos num jogo há dois anos atrás, Liedson rematou uma bola à toa, de fora da área e pelo ar, o Moreira saltou muito depois da bola ter entrado e colado no chão...perdemos por 3 a 1. E querem este gajo para a nossa baliza???

Quando voltar o Maxi, o Coentrão e o Luisão vou avaliar o Roberto, até lá é o meu Guarda Redes e acredito que com ele seremos campeões, mesmo que muitos benfiquistas como tu continuem com a fogueira acesa, tenho a CERTEZA que ele se imporá!

Saudações

Neisseria Gonorrhoeae disse...

Sou benfiquista, e sinto-me triste por o miúdo não estar a responder as expectativas. Mesmo assim recuso-me atirar a toalha ao chão. Pode não valer os 8.5M, mas possivelmente nenhum dos 3 da época passada é melhor que ele (e tvz nem pior), e se fomos campeões a época passada, irems ser desta. Mas aí valha-nos a defesa, que pura e simplesmente não tem existido. É importante a defesa sentir confiança nas suas costas, mas tb não é menos importante o redes sentir confiança na sua linha dianteira.

Saudações benfiquistas.

Anónimo disse...

Grande post!
Nem imaginas como desejava que estivesses errado, mas também já vou tendo uns anitos disto, e parece-me que nos enganámos mesmo!
Mas enfim, vamos esperar que o rapaz se recomponha e que o possamos ajudar a evoluir.Afinal ele está no Glorioso e quem cá entra, geralmente evolui. Entretanto, acho que nos devemos continuar a divertir com o último sopro do "leão", como 2º felino em vias de extinção em Portugal e confirmar o cada vez mais exacerbado complexo de inferioridade daquela gente.
É só rir, com a crónica de hoje n'A Bola do Zé Diogo Quintela(que eu tenho como um gajo inteligente, mas que de bola percebe muito pouquinho). Então não é que o famigerado humorista tenta fazer uma graçola (com direito a primeira página e tudo) sobre o nosso portero, quando o do clube dele é o que se sabe,e "esquece-se" de se preocupar com a grande confusão que reina p'raqueles lados?
É por estas e por outras que cada vez mais me orgulho da nossa Nação Benfiquista, e da maneira como nós nos tentámos ajudar mutuamente, sem nos preocuparmos com os outros.Para nós SÓ o Sport Lisboa e Benfica e o seu sucesso nos interessa.E isso é que é, verdadeiramente, ser um "torcedor".
Somos mesmo ÚNICOS. E o Glorioso é mesmo especial.

Força ROBERTO!Levanta a cabeça e tem noção do manto sagrado que envergas!

CARREGA BENFICA!

Saudações Benfiquistas,

Um Benfiquista do Norte,
Ziggy_Shankar

Serguei disse...

E acabou o Jogo, ganhámos mas...na baliza... Enfim Roberto é nosso e vou torcer por ele.

Bimbosfera disse...

Grande texto... Agora, se o Roberto der para o torto a sério, entra o Oblak, com 17 anos, vira o melhor do mundo, temos guarda-redes para 15 anos, ou mais, vendemos o Roberto ao Arsenal, ehehehe, ainda lucramos.
Gostava de saber a opinião do Moreira disto tudo, sobretudo dele, pois é o «queridinho» do povo, e quer um lugar na equipa, mas o que me interessava saber é a opinião que ele tem de grupo, o que ele pensa disto. Se Jesus o tira, queima, literalmente, 8,5M, se Jesus o mantém, e os jornais andam ávidos de que ele caia, devido ao preço, dizia eu, se Jesus o mantém pode queimar a equipa... Bicudo, o caso, ehehehe!
Vá, força Roberto. A gente espera que nos cales a todos! Eu espero, pelo menos!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com