quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Em busca dos 10 pontos

Teoricamente ate se pode passar com 4 e nao se conseguir o apuramento com 12, mas penso que, face a este grupo, 10 pontos serao garantia de passagem a fase seguinte da Liga dos Campeoes. Tres vitorias, todas na Luz ou duas em casa e talvez uma em Telaviv, terreno dificil, e um empate fora ou em casa bastarao para o Benfica passar. Visto assim ate parece facil, mas nao e tao simples quanto parece.
Lyon: Nao e o mesmo Lyon de ha uns anos a esta parte. O treinador mudou, muitos dos jogadores que iniciaram a carreira europeia ja sairam, so se mantem o presidente Aulas. Em Franca, nao e o mesmo Lyon hepta-campeao, pois ja nao vence a Liga ha dois anos, mas de todos os clubes franceses e aquele com maior traquejo europeu. A comprovar isso mesmo estao as meias-finais alcancadas no ano passado apos terem eliminado o Real Madrid de Kaka, Raul e Casillas. Se no ano passado o Benfica bateu-se de igual para igual e passou inclusivamente o Marselha, que se sagraria campeao frances, este ano tambem pode aspirar a fazer o mesmo com o Lyon, mesmo sabendo que os franceses sao capazes de criar muitos mais problemas de jogo ao Benfica que qualquer equipa inglesa, por exemplo. Sera complicado, tanto na Luz como no Gerland, estaremos perante um jogo de tripla.
Schalke 04: Para quem nao sabe, eis uma curiosidade historica: um dos maiores fans deste clube chamava-se... Adolf Hitler. Nem mais, esse mesmo. Os liderados por Felix Magath, um dos jogadores e treinadores mais respeitados e importantes a nivel do futebol alemao, nao pertencendo a nenhum dos dois primeiros potes, sao, no entanto, uma equipa a ter em conta, pois estao recheados de grandes talentos, casos de Raul, Neuer, Rakitic, Jones, Metzelder... e ainda se fala num provavel ingresso de Rafael van der Vaart. A historia do Benfica em solo germanico e triste e facil de descrever: empates, derrotas e muitas eliminatorias perdidas. Ao contrario do que tradicionalmente se passa com os franceses, nao nos damos bem com alemaes. E nao acredito que seja na Veltins Arena que o Benfica se estreie a vencer, apesar de ter um grande desejo que isso aconteca, mais que nao seja para apagar uma das finais mais ridiculas que esta prova teve, e que sera recordada "n" vezes quando o Benfica for la jogar. O Schalke era, a meu ver, a par do Tottenham, a equipa a evitar do pote 3.
Hapoel Tel aviv: Mais uma equipa que queria evitar e que nos surge pelo caminho. Evitar porque? Varias razoes: deslocacao muito longa a Israel, adeptos completamente fanaticos e que criam um ambiente absolutamente infernal no estadio e ainda o surpreendente bom registo destes israelitas nos ultimos tempos nas provas europeias. Nao sao, pelo menos para mim, uns ilustres desconhecidos. Nos ultimos anos conseguiram vencer Celtic, Hamburgo, Red Bull Salzburgo, sendo que uma outra geracao de jogadores conseguiu vencer Chelsea e Parma, mas isso ja foi ha uns anos. Hoje, no seu plantel, o avancado Ben Sahar e o guarda-redes Enyeama (guarda-redes africano que sofre de todas as qualidades e todos os defeitos dos outros guarda-redes africanos), sao as grandes estrelas da equipa.
Penso que e o grupo mais homogeneo da actual edicao da Liga dos Campeoes. Nao digo que o Benfica esteja obrigado a passar, pois cada jogo sera, na pratica, um jogo de tripla, de tao equilibrado que o grupo e. No entanto estou confiante na passagem, apesar de, reflectindo seria e conscientemente, saber que o terceiro lugar nao e mau face ao que se pode vir a passar. No entanto, Jesus tem o Benfica onde ele tanto queria, na Liga dos Campeoes, prova que e para chegar o mais longe possivel. E nos sabemos do que este Jesus e capaz quando mete uma coisa na cabeca.

3 comentários:

Reuniao de Noticias disse...

ola amigo, tem aqui um excelente blog e ao qual eu gostaria muito de fazer parceria, voce colocava o seu link na sua lista de blogues e eu fazia o mesmo com o seu na minha lista. Torne-se igualmente seguidor por favor.

Participe no passatempo que está a decorrer no Reuniao de Noticias.
Agradecia imenso que deixa-se resposta no meu blog, obrigado e continuação de excelente trabalho!
Abraços

http://reuniaodasnoticias.blogspot.com/

Jotas disse...

A verdade é que pelo seu historial, o Benfica tem a obrigação de se assumir sempre como candidato a passar a fase de grupos.

Bimbosfera disse...

Com calma... Vamos lá ver o que se passa...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com