segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Que Basquetebol para 2010/2011?


Das cinco grandes modalidades de pavilhão, o Basquetebol foi a única que conseguiu vencer o campeonato nacional. Pelo segundo ano consecutivo só deu Benfica. Depois de mais uma fase regular tranquilíssima com vitórias em praticamente todos os jogos, os playoff chegaram rapidamente e foram, novamente, um passeio até à final, onde as coisas mudaram um pouquinho...

Quando o seleccionador nacional é, simultaneamente, treinador do rival e que domina o basquete extra-campo, bom, as coisas tornam-se mais difíceis, não é? O aliciamento constante a jogadores portugueses das equipas rivais (João Santos é bom exemplo disso, infelizmente) é de uma imoralidade e baixeza totais, o típico nível de atitudes de um clube que todos conhecemos, que não olha a meios para atingir os fins.



Na final, o mítico Benfica x Porto, com emoção semelhante à que apaixonou milhares de portugueses nas décadas de 80 e 90, na altura com Lisboa a liderar os de... Lisboa, mas sem a mesma qualidade de antigamente, tempos idos em que o Benfica se gladiava quase de igual para igual com o Real, Partizan, Panathinaikos ou Buckler Bologna. Mas nesta final tivemos emoção à antiga! Os dois primeiros jogos foram pintados de encarnado na Luz, e seguiram-se outros dois no Porto, sendo que com duas vitórias o Benfica sagrar-se-ia campeão. No terceiro jogo da final, o Benfica realizou uma exibição simplesmente inolvidável, daquelas que ficam para a História da década, uma vitória incrível por 97-101 após dois prolongamentos, sendo que esteve a perder a 2:30 min do fim do primeiro por oito pontos! A uma vitória da conquista do bicampeonato, o Benfica facilitou no Dragão adiando a decisão para a Luz, onde só precisava de ganhar um de dois jogos (tendo ainda um no Porto, pelo meio).



E foi ao primeiro. Com um início de jogo simplesmente esmagador, o Benfica adiantou-se e geriu a boa vantagem conseguida até final. Era o culminar de uma época quase perfeita para os comandados de Henrique Vieira, também ele ex-jogador, que fez parte da mítica equipa liderada pelo actual seleccionador da Jordânia, o nosso conhecido Mário Palma.

O que esperar do nosso basquetebol para 2010/2011? Até agora confirmou-se a saída de João Santos para o FC Porto (pesetero, vais ter a recepção que mereces) e as entradas de dois craques: Rodrigo Mascarenhas, extremo/poste cabo-verdiano que teve passagens pela PT, FCP e Ginásio, e ainda Cordell Henry, base bicampeão pela Ovarense, de qualidade inquestionável, e que será quase seguramente titular esta época. De salientar ainda o regresso às provas europeias, desta feita na Euro Challange, que mesmo não sendo a prova rainha a nível europeu, constituirá desafio interessante ao Benfica, uma vez que o nível do basquetebol em Portugal ainda está muito longe do do que se pratica na Grécia, Espanha ou Alemanha. O tricampeonato é o grande objectivo apesar de os adversários estarem cada vez mais fortes (nomeadamente o Porto e o Vitória de Guimarães, sem esquecer a Ovarense, crónica candidata), mas mesmo assin penso que o Benfica parte com favoritismo claro para a reconquista. Vamos ao terceiro!

P.S. Está corrigido, caros leitores, confundi com o actual esquema das finais da NBA (dois jogos em casa, três fora e mais dois em casa).

6 comentários:

Manuel Oliveira disse...

JNF, bem historiado e perspectivado. Também gosto imenso de basquetebol e que saudades desses jogos da Liga dos Campeões a que assisti no pavilhão por debaixo do 3º anel da antiga Luz.
Gostaria de chamar-te a atenção para duas gralhas, uma, não foram 3 mas sim 2 deslocações ao Dragão e o Porto venceu o 4º e não o 3º jogo.
Como tens moderação de comentários, não me importo que não publiques este comentário e alteres o texto.
Abraço.

VitorFernando disse...

tens ai um erro. o Benfica venceu os 2 primeiros jogos na luz e dp foi vencer o 3º ao Porto, dp perdeu o 4º lá e acabou a vencer o 5º jogo no pav. da Luz

João Soares disse...

JNF, esse jogo do prolongamento foi o 3ºjogo, ao ganharmos esse só precisavamos de mais uma vitória, no 4ºjogo a equipa relaxou e perdemos por muitos e no 5º jogo, decidimos o titulo!!!!!

JPF disse...

JNF, parabéns por mais 1 excelente post. Estou de acordo com a sua opinião, não obstante não estar muito claro se o Frisby fica e se o Francisco Jordão vem.

Saudações Benfiquistas.
JPF

Vermelhusco disse...

Estou a gostar destas cronicas das modalidades! :)

No entanto, tenho que te corrigir: o Vitoria este ano vai estar mais fraco. Nao ha dinheiro e a epoca passada houve salarios em atraso.

O campeonato vai ser mais exclusivamente discutido entre Porto e Benfica. E nos temos mais possibilidades de ser campeoes.

Quanto ao resto das modalidades acho que temos grandes hipoteses de ganhar o campeonato de volei. O de hoquei em patins acho que vai ser mais equilibrado (o Luis Viana foi boa contratacao) e o futsal vai ser disputado entre Benfica e Sporting mas ai nao me arrisco a dizer que somos favoriitos.

Bruno Machado disse...

Bom analisando o futuro do Basket 2010/2011 penso que com a manutençao da base da equipa (tirando o numero 25) continuamos a ter mais de 50% de possibilidades de ganhar o tri campeonato.

Temos o melhor 5 e o melhor banco que todos os outros adversarios portante trabalhando como ate aqui com mais ou menos dificuldade penso que o titulo nao escapará.

Relativamente ao plantel ainda nao está termindo ficando a faltar 2 (ou 1 ) posiçao , falta um shooter para substituir o numero 25 que seja bom dos 3 pontos e falta um poste para poder rodar c o Elvis( pode ser o Frisby se aceitar renovar) Não esquecer que o Elvis esta com uma lesao muito grave e a sua recuperaçao para o inicio de época não e certa.

Na Europa temos que tentar honrar a camisola e ir fazendo uns bons jogos nao tenho grandes ilusoes e penso que se xegarmos a fase de grupos( portanto ganhando aos proximo adversario) já sera bom para ganhar experiencia.

NÂO ESKECER que as regras mudaram nomeadamente a linha dos 3 pontos ta mais distante e as regras no garrafão tb estao diferentes, estilo NBA ou seja no garrafao kk "tokinho" e falta do defesa ;)

Rumo ao Tri.

Bruno Machado