quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cardozo, o gesto e atitude

Já se passou muita coisa entre jogadores e adeptos no Estádio da Luz. Nené, Bento, Carlos Manuel, Mozer, Valdo, Abel Xavier, Nuno Gomes, e Maxi Pereira foram, não raras vezes, assobiados, alguns deles mesmo enxovalhados pelos adeptos durante jogos na Luz. Hoje foi a vez de Cardozo.

E o paraguaio, como filho de boa gente que é, ou deve ser, sentiu-se. E fez muito bem em mandar calar esses adeptos, fazendo aquilo que de melhor sabe: marcar golos. Quem vai ao Estádio da Luz para ver o Benfica tem todo o direito a pensar o que quiser sobre os jogadores, tem mesmo o direito de dizer se estão a jogar bem ou mal, obviamente. Ainda hoje, quantas vezes suspirei "oh Cardozo", "outra vez Cardozo", "como é possível Cardozo", e tudo mais. Daí a assobiar vai uma distância como daqui à Lua. Estamos na Luz para apoiar a equipa durante os 90 minutos, ali, no relvado. No final podemos dar o nosso juízo.

Fez o gesto, visivelmente irritado, algo que percebo e facilmente desculpo, não faltou ao respeito para com o Benfica, ao contrário dos adeptos que não o respeitaram desta vez. Além disso, no final da partida, aplaudiu os adeptos e já pediu desculpas em público e afirmou que já se passou tudo. Não estejam mais uma semana a inventar teorias da conspiração a dizer que está a esforçar-se menos ou que está a fazer birra por não ter saído, isso são mentiras. Naqueles 90 minutos há um outro mundo de emoções, há nervos, stress, tensão e ainda o peso da responsabilidade de carregar mos ombros o desejo de vitória de 14 milhões de pessoas. Jorge Jesus explicou tudo na conferência de imprensa, não façam filmes.

P.S. Já agora, a título de curiosidade, eis o que disse sobre o Quim, por altura do mesmo gesto efectuado ao defender os penalties na Eusébio Cup frente ao AC Milan.

23 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

Por mim está perdoado. Lógico que fiquei um pouco perturbado e senti-me ofendido no meu benfiquismo, (já o tinha ficado com Quim) mas depois de o ouvir a pedir desculpas atempadamente e da maneira que pediu, nem quero falar mais no assunto. Menos problemas, é o que se pede agora, ainda temos algumas provas para, no mínimo, fazermos boa figura.

BENFICA SEMPRE!

makako disse...

vamos entao a isto!
assim como este blog quem quer ter elogios tem de ter critica

o cardozo vez outro mau jogo
e foi 2 vezes assobiado uma quando dormia na area e a bola vai ter com ele e msm assim nao a mete lá dentro
outra quando falha um passe por 30m
e nem foi mto um pouco só um sinal
o resto pediu ele!

outra coisa essa cena de um golo...
isso e o q?
parece a fifa q dá o premio de melhor a quem a mete lá dentro...
o cardozo foi o pior em campo logo depois do gaitan!
ate podia ter marcado mais esteve mal e ponto final!

sobre o quim!
o quim era assobiado por tudo e por nada!
ve o q se faz o Roberto e o q se fez o quim!
;)
a alturas e alturas!
e o quim esteve bem!
o cardozo nao!

agr tu e q sabes se queres ter um blog com elogios e criticas ou ...

Bimbosfera disse...

Boas! Perfeitamente de acordo, inclusive tinha acabado de o dizer noutro blog... Sem tirar nem por!
É para apoiar como deve ser, não é assobiar!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Anónimo disse...

É ridículo, contra-producente e pouco inteligente vaiar os próprios jogadores.
O nosso clube é tão grande, tão grande que quando as coisas correm bem existe uma empolação(claro, se estamos a ganhar, todos apoiam, porque fazer parte de algo com sucesso é muito agradável).
Quando as coisas correm mal auto-flagela-se, ou seja, alguns dos que nos bons momentos apoiavam, nos maus momentos, esquecem-se que a função deles é APOIAR e não exigir (a justificação do pagamento dos ordenados é patética)e estupidamente vaiam o seu próprio clube (sim porque vaiar o Cardozo ou qualquer outro é vaiar o Benfica)e acabam por criar a chamada má-onda, originando que em vez de fazermos das nossas fraquezas forças, ainda nos enfraquecemos mais. Estes para mim são os chamados adeptos da vitória(para mim não são benfiquistas genuínos). Só apoiam quando as coisas correm bem e isso não é ser Benfiquista. Quanto aos que dizem que tem que haver uma oposição às palmas, para quando as coisas correm mal. NÃO, nem pensar. O Estádio da Luz não foi feito para ter gente a vaiar os nossos jogadores. Quem vai à Luz, tem de apoiar do princípio ao fim e não expressar a sua opinião. Nós somos adeptos e sócios, nem somos treinadores e muito menos dirigentes com opinião acerca da maneira como a equipa joga. Convençam-se que estão lá para APOIAR e não para dar a opinião, até porque grande parte dos adeptos e sócios não tem conhecimentos e muito menos sensibilidade para analisar convenientemente as características de um jogador ou o desenrolar de um jogo. O futebol pode parecer simples, mas há uma série de nuances que passam ao lado da maior parte dos adeptos, que são decisivas no desfecho do jogo.
Deixem de se armarem em pavões e em falsos exigentes porque só estão a prejudicar o Benfica e a desestabilizar. Isso que vocês fazem é repugnante e só nos enfraquece, por isso se não sabem estar na Luz, não vão lá, ou então não se manifestem quando não gostam de alguma coisa. O Benfica não pode servir de válvula de escape às vossas frustrações.
É o que faz ter tantos adeptos. Só clubes muito, mas mesmo muito grandes acontecem fenómenos destes. Quem conhecer um pouco o futebol brasileiro, vê o Benfica retratado no Flamengo. Quando corre bem, corre que é uma maravilha. Quando corre mal é uma desgraça. Escusado será dizer que como o Benfica, o Flamengo é um clube gigantesco. Enfim, deixem-se de merdas e apoiem o Benfica, porque quem ama, ama incondicionalmente, e eu não sei como é com o resto, mas há uma coisa que eu tenho a certeza nesta vida:

Posso trocar de mulher, de profissão e até de nacionalidade, mas uma coisa que eu sei que sempre serei:

BENFIQUISTA

(nem que o Benfica(salvo seja!) andasse nos distritais!)!

Saudações de um Benfiquista da cidade do Porto,

Ziggy Shankar

André Silva disse...

Não posso deixar de comentar este post, porque pela primeira vez (que me lembre) não estou de acordo com o que diz.

Sinto-me na obrigação de falar, pois sou daqueles que, como você, não assobiou o Cardozo, mas o gesto que ele fez no golo causou-me revolta! Quem é o Cardozo para mandar calar os adeptos da maior instituição de Portugal? Ele tem noção que aqueles que ele mandou calar são quem lhe paga o ordenado?

Que fique aqui claro que nada tenho contra ele e repudio todas as pessoas que o assobiaram antes do gesto...!!!

Eu amo aquele símbolo, não amo um Cardozo (ou outro qualquer) que hoje joga aqui mas se lhe derem mais dinheiro amanhã muda-se para o rival... Eu sigo um símbolo, aquele emblema que eles trazem ao peito, e a única coisa que peço é que lutem por ele, que o dignifiquem! Mas também peço respeito por nós, os adeptos/sócios, somos nós que o carregamos desde 1904! Só peço respeito...

Não há nenhum caso, e esta história terminou ontem no final do jogo quando o Cardozo pede desculpa e todos o aplaudem. Está tudo resolvido.

Um abraço,
http://visaobenfiquista.blogspot.com/

Galaad disse...

Não queiram fazer um caso onde ele não existe. É tão simples como isso.

E digo mais: não me importava nada que o Cardozo repetisse o mesmo gesto 3 ou 4 vezes por jogo!!!

Dogus disse...

Estive no estádio, também suspirei como foi dito "Oh Cardozo" mas sou incapaz de assobiar um jogador, muito mais o melhor marcador do Benfica no ano passado e que marcou 38 golos!!!

Assim, quando Cardozo mandou calar o público, enquanto se assobiava o rapaz, eu levantei-me e aplaudi-o. E ouvi logo bocas atrás de mim.

Passados 10 minutos, numa jogada de contra-ataque, penso que dirigida pelo Saviola, este tinha duas linhas de passe, uma ao meio em que quase isolava o Cardozo, e outra à esquerda. Faz a pior opção e coloca na esquerda. É assobiado. Então virei-me para trás e perguntei: "porque assobiam? ou faz este passe ou então ia para o Cardozo que vocês querem fuzilar...".

Enfim, não se pode dizer que o Cardozo fez um bom jogo (não fez...) mas ele não merece os assobios. Até porque poucas vezes se ouviu dele o que quer que seja contra o Benfica. O problema dele é o empresário!

Bobe disse...

"não faltou ao respeito para com o Benfica, ao contrário dos adeptos que não o respeitaram desta vez." esclareço que tanto os jogadores como os adeptos são Benfica. quiçá mais os adeptos que alguns jogadores. nenhum dos que esteve sentado nas bancadas ontem, como eu estive, falava em querer sair do Benfica.
Eu não assobio, posso não aplaudir, mas não assobio, de resto as pessoas (adeptos e jogadores) têm o direito de reagir como entendem.
De resto, obviamente está perdoado. E não há caso nenhum

Anónimo disse...

Lembrei-me muitas vezes do Quim, que até foi idolatrado este inicio de época pelos saudosistas. Mas posso acrescentar, que suspirei muitas vezes por "Oh Saviol" "Oh Gaitán" "Oh David, como é que foste comido", mas o melhor marcador do Benfica dos últimos 2 anos e melhor marcador do campeonato do ano passado, não pode errar o alvo, que é logo assobiado.

É por isso que eu só me consigo rever nos adeptos do Liverpool (essencialmente), nunca os ouvi a assobiar a equipa mesmo quando perdem em casa! Pelo contrário acabam o jogo a gritar pelo nome da equipa. Mas pronto, as pessoas acham que ser democrático é ter o direito de fazerem isto.

João Soares disse...

Com estas atitudes quem é que precisa de inimigos??????
Alguns adeptos do BENFICA é que estão a destruir a equipa, não se mentalizam que a equipa é diferente do ano passado!!!!!
Assobiar um jogador que já tem cerca de 80 golos em 3 temporadas e que foi o melhor marcador da época passada, nunca tal coisa ouvi em qualquer canto do mundo!!!!!!

p.s.:estranho que desde que se deixou de fazer assim tanto barulho à volta do Roberto as suas exibições têm vindo a subir, pouco a pouco, de qualidade!!! Há coisas fantásticas não há????

iBenfiquista disse...

Perfeita e totalmente de acordo. Eu, se fosse ao Cardoso, fazia o mesmo. Mas não pedia desculpa!

Os adeptos que assobiam são pessoas intolerantes e que não primam pela inteligência. Quem assobia e insulta são os nossos inimigos, os andrades e os lagartos.

SF disse...

O adepto tem o direirto de asobiar e manifestar o seu desagrado, no caso do Cardozo, a sua reacção quase merece incentivo, ao menos reage a qq estimulo, revelando que é um pouco mais que a massa inerte que o tem caraterizado por estes dias. E não, não lhe assobiei, reservei isso para a entrada de Cesár Peixoto, que é um mau jogador e não tem lugar no Benfica.

Bobe disse...

João Soares, não sei se vai ao estádio, mas nos estádios nunca se assobiou ou apupou o Roberto.

Anónimo disse...

Quantos de nos quando falhamos nos nossos empregos sentimos a injustiça da critica destrutiva. Estava a ser o caso com ele.
O gesto foi apenas um desabafo de alguém que tinha acabado de sair do momento de grande pressão. Mas a sua atitude no final, mostrou que Cardozo respeita o clube e os adeptos que la vão por bem. Os outros, são apenas uns frustrados que no dia a dia pouco valem!...

Anónimo disse...

Que vitimização. Assobiar, aplaudir, ficar em silêncio, cada adepto reage como quer, a dedicação ao clube não se mede por isso e ninguem, mas mesmo ninguem está isento de críticas!

DeVante disse...

makako,

Acho que erraste no clube e no blog!

Anónimo disse...

Ontem, pela primeira vez, tive quase a armar barraca na minha bancada.

Durante anos (ANOS!!) o terceiro anel suspirava por um tipo alto, forte, de área, que as metesse lá dentro. Só para encostar.

Suspiravam por Torres ou Magnuson. Não precisava de correr muito, só tinha q estar lá e impor-se aos centrais.

Pois bem. Há 3 anos veio o Cardozo para fazer exactamente isso - empurrar a bola. Para correr e fazer as jogadas estavam lá os outros. E ele fez o que lhe pediram, e só na época passada fê-lo por 38 vezes, fazendo uma excelente parceria com o outro avançado, possibilitando até com o seu posicionamento que outros marcassem.

Mas os adeptos... "ele não corre", "ele não finta", "ele não celebra os golos", "ele não pressiona"...

Ontem estive mesmo para me virar para trás e começar a varrer cabeças.

Assobiar um jogador em casa?? Desde o principio do jogo?? Por ele não fazer o que não é da competência dele??

Cardozo não tem que pressionar (tem q fazer q pressiona), não tem q ir à linha, não tem que fintar. Tem q as empurrar. E isso ele sabe fazer.

Mandou calar os adeptos? Seriam adeptos? Quantos dos que estavam na bancada têm o caracter e o profissionalismo que exigem aos outros?

Porque não assobiaram o David Luis pelas péssimas intervenções que fez ontém? Aliás, desde a pré-epoca parece que temos outro David Luis. Um que vale 5 M€ e não 40 M€.

E o que dizer dos assobios ao Peixoto qdo entrou? É justo assobiar quem está a entrar e ainda nao fez nada?

Para mim não há patinhos feios, e sinceramente, começo a perder a paciência com os que endeusam e destroem jogadores por mero capricho ou para se sentirem importantes.

Mandou calar? eu faria manguitos!

Chega de pôr pressão aos jogadores, a que têm já é suficiente. Se começarmos a assobiar mais e mais começam a ter medo de jogar em casa.

Francisco disse...

A memória dos benfiquistas é curta diria eu..! Os que ontem assobiaram foram exactamente os mesmos que o ano passado exultaram com os 38 golos do Cardozo!
Apoiem..não apupem...guardem isso para os adversários!
Querem melhor que o Cardozo?? o David Villa custava 40 milhões...

Cabe na cabeça de alguém assobiar um jogador quando este vai entrar em campo?? isto é, no mínimo, ridiculo, e só demonstra que, muitas vezes, os adversários são os próprios adeptos!

Os benfiquistas só das vitórias escusam de ir ao estádio..não fazem falta nenhuma..! Vemo-nos no marquês!

Um abraço

Francisco Correia

http://bancadameo.blogspot.com/

Sérgio_alj disse...

Palhaçada de adeptos e´ o que e´! Devem estar com saudades do Martin Pringle ou do Dean Saunders! TAlvez do Kikin Fonseca, tudo jogadores que deixaram marcas no clube!

Cardozo tem mais de 70 golos pelo Benfica em 3 anos e pouco! Nao se esqueçam disso!

Benfica disse...

O clube da Luz pediu aos adeptos, durante uma conferência de imprensa, para não assistirem aos jogos fora do Estádio da Luz como medida de protesto com a arbitragem do encontro Vitória Sport Clube vs. Sport Lisboa e Benfica.
O que é que vou fazer da vida?
Ir ao Dragão e Alvalade sem apoio

lawrence disse...

Há por aí uns rapazes que tal como a lagartagem ou a porkalhada, precisa de umas rennies para lhes tirar a azia no início de época.
Tomem isso rápido ou ficam como os outros!
Com azia crónica!
dasse!

jmdeviveirosf disse...

É por isto tudo q amo-re Benfica eternamente e infinitamente...

Mentiroso disse...

A única forma que os adeptos têm de transmitir as suas emoções é aplaudindo ou assobiando os actores (jogadores, técnicos ou árbitros). Ninguém paga quotas, ninguém vai ao estádio, com a única finalidade de ver futebol de uma forma isenta e bem comportada. Isso não existe. No dia em que os adeptos se sentirem constrangidos, ou ameaçados, pelo simples acto de exprimirem publicamente o que lhe vai na cabeça, deixam de comparecer aos jogos.

O gesto em si não representa um drama insanável mas a verdade é que Cardozo devia tê-lo evitado.