quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nada de novo, tudo velho

Décima nona deslocação à Alemanha, décima terceira derrota. Nada de novo, tudo velho, o Benfica voltou a ser macio, inofensivo e incompetente em alguns pontos do jogo. Perder é sempre mau, mas perder um jogo que, apesar de difícil, poderia estar ao nosso alcance, deixa-me desiludido com a equipa, era uma oportunidade de ouro para reforçar a posição do clube no grupo da Champions. Nem pedi a vitória como já disse, sabia das dificuldades mas o empate satisfazia-me ainda por cima contra aquele que é, provavelmente, o adversário mais directo na luta pelo segundo lugar. Perder por 2-0 não é bom e deixa-me desiludido, mas sinceramente já esperava. Realisticamente, sim.

Jesus apostou no mesmo onze que tinha entrado em campo nos Barreiros, deixando de fora Aimar por precaução devido a não estar totalmente reestabelecido da lesão, penso eu. Até porque, para o campeonato, há um jogo importantíssimo este domingo. E o Benfica foi uma sombra de si mesmo. Quantas e quantas vezes olhei para o campo, hoje, e pensei no jeitaço que seria ter Di Maria connosco. Em vez disso vi um Maxi completamente fora de forma, um Javi perdido no meio-campo dos alemães, um Gaitán que parece um corpo estranho ao resto da equipa, um Saviola que parece ser a "vaca sagrada" da equipa, não importa quão mal esteja a jogar que continua a ser titular, enfim, já os problemas do Benfica já nem passam pelos frangos de Roberto ou pelos falhanços de Cardozo, há muito para além do mais óbvio.

No entanto, a única coisa de positivo que se passou hoje foi mesmo o começo, com muita posse de bola e domínio territorial do Benfica, a fazer lembrar o que se passou no Velódrome na época passada. Não houve, porém, seguimento ao que se passou em França. O Benfica foi perdendo o gás do início de jogo e o Schalke foi crescendo minuto a minuto, conseguindo introduzir a bola por duas vezes na nossa baliza (mas ambos os lances foram bem anulados) e ainda enviaram uma bola ao poste, por Raul, não marcando na sequência do lance graças a uma grande intervenção de Roberto, daquelas que dão pontos.

No segundo tempo, à medida que os minutos passavam, o Benfica não ia sofrendo golos. Surpreendeu-me. Havia alguma segurança defensiva, muito por "culpa" de Luisão, que fez mais um jogo enorme, mas também de Peixoto (!), que estava a realizar uma excelente partida. Chegados aos 70 minutos, faltavam 20 para que o Benfica saísse da Alemanha com um resultado bem positivo, independentemente da posição do adversário na sua liga, pois os jogadores e o treinador são bem melhores que aquilo que vem escrito na tabela. E foi aqui que Jesus pecou: em vez de tentar segurar o pontinho e o meio-campo que íamos perdendo com o passar do tempo, foi fazendo substituições que não trouxeram nada de novo nem em termos ofensivos nem defensivos. Se a entrada de Salvio foi precipitada, e a Kardec necessária, foi na entrada de Aimar que perdemos o jogo. Saviola saiu, substituição que só pecou por tardia, mas para o seu lugar deveria ter entrado Airton, não Aimar. Das três, uma: ou Aimar não estava em condições e não deveria ter entrado, ou estando em condições mínimas deveria ter entrado mas ao intervalo para o lugar de Gaitán ou Saviola, dando soluções de jogo que nenhum dos compatriotas poderiam dar, ou estando a 100% deveria ter sido titular. Airton teria sido, a meu ver, a solução, para o lugar de Saviola ou Gaitán, dependendo de qual estivesse em campo. É a minha opinião. Apostar na Champions League não significa jogar à maluca com todos para a frente.

E o Benfica sofreu o primeiro golo, fruto de uma incompetente abordagem de César Peixoto a um lance, ele que estava tão bem até ali. Farfán não se fez rogado e carimbou o 1-0, o Schalke estava na frente. Depois do primeiro eis aquilo que é imagem de marca do Benfica de Jesus, desorganização, ataque à maluca, descompensações defensivas. Se na Liga Portuguesa ainda pode resultar colocar muitos homens na frente devido à fragilidade dos adversários, na Europa dos Campeões as coisas são um bocadinho diferentes. Assistimos a um Benfica partido, a correr sistematicamente 40 metros de frente para trás no campo em perseguição do adversário. E não foi surpreendente ver que afinal de contas, foi mesmo o S04 a ter mais posse de bola após o primeiro golo, conseguindo fazer o segundo num lance em que primeiro David Luiz perde a bola a meio-campo e depois foi Maxi quem ficou a cobrir Luisão em vez de se preocupar com Jones, que isolou Huntelaar para marcar o golo.

Como se não bastasse a derrota, também perdemos Cardozo por tempo indefinido, Segundo sei, a lesão é nos ligamentos do joelho, quais deles... é uma incógnita. E o tempo de paragem pode ser de apenas uns dias a meses. A diferença entre a nossa liguinha e a Liga dos Campeões é ainda... abissal. Faltou maturidade, estaleca europeia.

Pior que isto só mesmo se alguém se lembrasse de subir os impostos.

15 comentários:

toucego disse...

Os nossos avançados continuam com esse belo desporto que é falhar e falhar golos. Sinceramente não percebi a saída do Saviola. Devia ter saído o Cardozo (acabou por sair só porque se lesionou) para entrar Kardec, sem ritmo nenhum foi atirado às feras. Este Salvio não me convenceu, muito apagado e a deixar-se constantemente coberto pelo defesa contrario. Assim não há táctica que resista.

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/shalke-04-2x0-benfica-as-substituicoes.html

CP disse...

Parece-me que é a análise correcta. Foi um jogo em que o Benfica a partir dos 35 minutos da primeira parte não conseguiu trocar a bola e pressionar mais alto, se bem que contra equipas em que funciona muito o pontapé para a frente as coisas não sejam fáceis. Na segunda parte, perderam-se muitas "segundas bolas", tanto na zona defensiva como (as poucas que houve)no ataque. Foram três ou quatro lances de ataque perdidos com a bola a bater nos calcanhares de benfiquistas (mais pareciam defesas alemães). Depois dos jogos contra Sporting e Marítimo, dava a impressão que o futebol de qualidade estava a chegar, mas não. A equipa não está a carburar bem. E em jogos da Liga dos Campeões não se podem ter infantilidades como aquelas que concederam Peixoto no 1º golo (o que é que andava a fazer na zona central da área?) e David Luiz no ´2º golo (não é a primeira vez que aquelas aventuras de querer sair a jogar (e continuar à doida por ali fora quando tem oportunidade de fazer um passe)saem caras ao SLB. Para piorar as coisas, Cardozo deverá ter para uns tempos. Com Kardec sem ritmo, não se augura tarefa fácil para domingo. A não ser que acabe por sair um coelho da cartola de Jesus. Que resta? CARREGA BENFICA.

Galaad disse...

Estou profundamente desiludido... Foi uma exibição á Belenenses do Lumiar!!!

Faltou garra,
Faltou ambição,
Faltou vontade de ganhar.

Isso mesmo, não ganhámos porque os jogadores não quiseram. Não posso aceitar que os nossos jogadores se recusem a ser felizes.

Vão todos...

E, digo muito honestamente, é altura de começarmos a pensar em objectivos mais realistas, como a Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. O Campeonato já foi porque o polvo ainda manda e muito, e a Champions também. Pefiro passar á Liga Europa do que passar aos quertos de final da Champions e ser humilhado por um Real ou barcelona...

Desculpem-me, quem me conhece sabe que defendo o Benfica até á morte, quando merece ser defendido. Hoje não mereceu...

Vou estar ausente nos proximos dias. Adeus, e ate ao meu regresso depois do jogo com o braga.

PS: Sou um gajo com um azar tremendo!!! De todos os jogos do Benfica desta epoca, so falhei o jogo com o Maritimo e parece que foi o unico que o gaitan fez alguma coisa de jeito... nos demais, nada!!!!!!!!!!!!!!!!! Ou seja, continuo sem ver nada dele!!!!

Peixoto???? Dasssssss.... desaparece!!!! So deves estar no Benfica para a Diana Chaves ir ao jantar de Natal!!!





Desculpem alguns excessos de um gajo que está lixado!!!

Éter disse...

Não acho que o Peixoto tenha estado bem até ao lance do golo. Foram vários os lances em que foi comido pelo Farfán, permitindo cruzamentos, remates e arrancadas junto à linha.


P.S. Foi o Raul que mandou a bola ao poste, não o Huntelaar.

JNF disse...

Fixed!

Começo a pensar como o Galaad, em vez de fazermos estas figuras na UCL prefiro chegar a uns quartos ou meias da piscina dos pequeninos.

Mr. Shankly disse...

"um Saviola que parece ser a "vaca sagrada" da equipa, não importa quão mal esteja a jogar que continua a ser titular"

Não li mais. Viste o jogo nos Barreiros? E se preferes a piscina dos pequeninos, faz-te sócio do Sportem. Na Champions todos são fortes, e o Schalke este ano reforçou-se brutalmente.
Também estou frustrado, porque o jogo estava ao nosso alcance. Há 5 anos íamos lá jogar fechadinhos e perdíamos de certeza, ontem podíamos ter ganho. Falta calo, lá chegaremos se continuarmo a apoiar. Se continuarmos na piscina dos pequenos como preferes nunca aprenderemos a nadar.

JNF disse...

Esse comentário atesta bem a "vaca sagrada" que Saviola é neste momento. Gostava de saber quantas acções positivas teve Saviola neste jogo. Foi uma autêntica nulidade. Já nos Barreiros falhou dois golos incríveis. Se falta calo à equipa, que vá para a piscina dos pequeninos é aí que se aprende a nadar, a maturidade hoje foi zero. Z-E-R-O! Há qualquer coisa como cinco anos, deves estar esquecido, chegamos a jogar com 9 jogadores de características defensivas, bem fechadinhos lá atrás, mas passámos um grupo em que éramos do pote 4. E sabes porquê? Havia maturidade. Simples. Hoje não há.

Far(away) disse...

Saviola precisa acordar para a vida, precisa, mas não é o único. David Luiz também.

JD disse...

Estou cansado.

Esta equipa este ano não tem nada a haver com a do ano passado.

Culpas? não sei se é altura para começar a tirar, mas no ano passado R Costa já não mandava, e este ano parece que o JJ já não manda. É só Vieira e as suas vieirices.

Nem me chateava que ele cometesse os erros mas aprendesse alguma coisa.

Já anda no futebol há quase 20 anos e continua sem aprender com os erros. Todos os anos parece um novato.

E o pior é q nunca o conseguiremos tirar de lá. Com as garantias pessoais e os empréstimos em nome dele ninguem tem coragem, ou bagagem financeira, para avançar. Pelo menos ninguem com uma reputação limpa.

Mr. Shankly disse...

"Esse comentário atesta bem a "vaca sagrada" que Saviola é neste momento."
O meu comentário atesta que o Saviola é uma vaca sagrada? Notável. Já agora, quem jogava no lugar dele? O Jara?

"Se falta calo à equipa, que vá para a piscina dos pequeninos é aí que se aprende a nadar,"

Não, aí aprende-se a chapinhar. Nadar é no mar. Andamos na UEFA há uma série de anos e ainda não aprendemos, o que te leva a crer que se lá continuassemos íamos aprender? Fé?

FelDriX disse...

Não concordo convosco e concordo em absoluto com Jesus - até ao golo fomos melhores e nesse período o que sentiu foi alguma insegurança na defesa, mas que foi sendo sempre colmatada por um Luisão absolutamente fantástico.

Mas já que é tudo mau, que equipa punham que fosse perfeita e goleadora, sem falhas?

Luis Rosario disse...

Lamba-se as feridas hoje.

Tb fiquei f*dido com o Peixoto, com o DLuiz, com a displicência pós golo e com a falta de atitude / capacidade de pressionar para ganhar a bola no meio campo dos alemães.

Custou-me mais perder este do que a taça de início de época com os corruptos ou até as derrotas internas. Perder com a Europa a ver doi à brava e ainda por cima podiamos ter feito muito melhor do que fizemos.

Mas amanhã não queremos ver estas conversas! :)

Baterias apontadas ao Braga e pensamento positivo para fazermos deste Benfica desta época ainda um grande Benfica.

JNF disse...

JD(1), Mr. Shankly(2), FelDriX(3) e Luis Rosário(4):

1 - Estamos a anos-luz do que jogámos no ano passado, mas estamos "ela por ela" com o Benfica de Koeman e Santos que chegaram aos quartos da UCL e UEFA. Ou até jogamos melhor, sim, jogamos melhor. O que está diferente? Nós. Finalmente com atitude de adeptos de clube grande, adeptos exigentes como os do Barça, Madrid, Milan, etc. É de salutar.

2 - Jara não, obviamente, demonstrou muita vontade mas pouca cabeça, individualismo típico dos jovens sul-amercianos quando chegam à Europa, enfim, todos os vícios do futebol da América. Por que não Weldon? Por que razão nem aparece nas convocatórias?! Não foi o Weldon quem desenrascou o Benfica no ano passado em momentos importantes? Estava a ver o jogo de ontem e foram vários os lances em que os nossos jogadores poderiam ter atacado a baliza em velocidade em vez de procurarem outras soluções. Ou mesmo voltar ao 4x2x3x1 com Martins e Aimar em simultâneo, ou em jogos como este com Javi e Airton no meio-campo.

A aprendizagem é gradual e não é mudando de plantel todos os anos que passamos a ser mais experientes. Repara, desde a penúltima boa campanha europeia, com Santos, apenas 1 jogador pertence ao onze titular, o Luisão. Não havendo continuidade na equipa, pode haver aprendizagem? Falta maturidade.

Já agora, quais foram, em concreto, as acções positivas de Saviola ontem?

3 - Cada jogo é um jogo e, por exemplo, considero que um empate nesta deslocação seria um bom resultado. Para isso, teria apresentado Roberto, Luisão, David Luiz, Maxi e Peixoto: Airton e Javi Garcia; Martins, Gaitán e Coentrão; Cardozo.

4 - Custa-me mais perder dentro de portas que fora porque os adversários eram bem mais acessíveis. Ainda por cima demos moral ao fcp com a vitória deles na Supertaça. Agora o pensamento é "Braga, Braga, Braga".

Luis Rosario disse...

Só para dizer que cá dentro eu sei porque perdemos.

Na normalidade teriamos perdido a só a Supertaça e o foculporto aí foi superior no jogo e mereceu. De resto não tinhamos perdido mais nenhum jogo, na normalidade.

Lá fora ontem perdemos porque fomos mais fracos /fomos mais incompetentes que o adversário, que até nem nos era superior.

Daí dizer que me dói mais.

Unknown disse...

O Benfica tinha tudo para conseguir matar este "borrego", mas por manifesta culpa própria não teve arte para o fazer. Contudo os sinais revelados,de melhoria, são de salutar. Inevitavelmente acabará por conseguir o apuramento. Para substituir Cardozo, Jara talvez, Kardec nunca!
Entretanto o Sporting promete melhorias :) http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2010/10/o-efeito-push-up-na-realidade.html