terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tacuara: dos assobios aos aplausos em 5 dias


Foram dias agitados na última semana para Cardozo na Luz. Longe estava alguém de imaginar o que iria acontecer no jogo para a liga dos campeões contra o Hapoel e aquilo que assistimos teve alguns contornos difíceis de entender. O Benfica estava atravessando um péssimo momento de forma no seu todo, com algumas excepções como Coentrão e Aimar, e na minha forma de ver as coisas, Cardozo foi o bode expiatório de alguns adeptos, que transferiram para o paraguaio os ressentimentos que tinham para com a equipa. É certo que Cardozo vinha jogando mal, que estava num mau momento, mas estava longe de ser o único, e comparar os assobios que Cardozo foi alvo, com os aplausos a Roberto por agarrar bolas fáceis, é sem dúvida um contraste curioso de verificar. O tribunal da luz sempre foi exigente, mas a exigência aqui foi personificada apenas num indivíduo.

No entanto, nada desculpa o gesto de Cardozo em mandar calar os adeptos. É um profissional de futebol e tem de saber lidar com este tipo de coisas, pois concerteza será assobiado mais vezes no futuro. Percebo que no calor do jogo, com a cabeça quente perante o que estava a acontecer, que não se consiga por vezes ter o discernimento necessário e que se cometam erros que de outra forma nunca aconteceriam, mas bem ou mal, os jogadores precisam abstrair-se do que se passa fora do relvado e concentrar-se apenas no que estão ali para fazer, ou seja, jogar futebol. Apraz-me registar todavia, que imediatamente após o jogo ter terminado Cardozo caíu em si, viu que tinha borrado a pintura e pediu perdão aos adeptos, demonstrando dessa forma um grande carácter, assumindo o seu erro perante todos. Uma atitude que um dia Quim não teve… e eu disso também não me esqueço.


 Estava então na mente de todos como iria Cardozo reagir no próximo jogo a tudo isto. Pois bem, Tacuara respondeu da melhor forma, com uma das melhores exibições desde que chegou ao clube, mostrando novamente o seu faro de goleador e dando uma vez mais ao público presente na Luz motivos para festejar. Foram 2 golos, podiam ter sido outros tantos, uma atitude perante o jogo fantástica e o terceiro anel rendeu-se à sua fantástica exibição. As pazes estavam feitas e o nosso matador estava de volta, matador esse que tem um particular gosto em marcar ao Sporting – já vai em 6 golos marcados.

Haverá quem diga que existe uma relação directa entre os assobios que Cardozo foi alvo na passada terça com a subida de rendimento no passado domingo – talvez em parte até haja. Para mim sobretudo, o que vejo é um jogador que demora sempre a entrar em forma (não esquecer que chegou atrasado na pré-época), um jogador que estava a sentir demasiado o mau futebol praticado pela equipa. É notório o crescer de forma de Cardozo neste momento e é notório que os golos trazem sempre confiança a qualquer ponta de lança. Penso que Jesus tinha razão quando após o jogo com o Hapoel pediu tempo para Cardozo, os resultados estão a vista. Seja bem-vindo de volta senhor Tacuara, por mim estás perdoado.

P.S. Cardozo está a um pequeno passo de igualar Mats Magnusson como melhor marcador estrangeiro da história do clube. O sueco tem 86 golos marcados contra 81 do paraguaio. Será certamente em pouco tempo o detentor desse recorde. Tem também a média de golos mais alta dos últimos 30 anos... goste-se ou não dele, o que é certo é que ele marca golos com regularidade.

2 comentários:

Carlos Alberto disse...

Se calhar, o melhor avançado dos últimos 30 anos não merecia i enxovalho de terça-feira. Faz-me lembrar um que também era odiado (na altura pelo terceiro anel) só porque não sujava o equipamento. Parece que sempre que alguém marca muitos golos é visto com desconfiança pelos adeptos do Benfica.

JNF disse...

A maldição do número 7.