quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pensar o Benfica na actualidade

Sem querer desviar as atenções do post do JNF, que sintetiza na perfeição o que tem sido a Champions para o Benfica desde que este formato foi introduzido (e aquela vitória em Highbury Park com golos do Kulkov e Isaias que nos deu acesso á primeira fase de grupos na Champions, hein??? ca ganda jogatana!!!!!), e sem perder de vista que daqui a oito horas temos um jogo fundamental para as nossas aspirações de seguir em frente na Champions, gostaria de lançar a seguinte pergunta:
O que será melhor para o Benfica?
Seguir em frente na Champions e a seguir apanhar um Real, Barcelona, Manchester, Bayern, Chelsea, etc., sabendo que, á priori, iremos ser eliminados e, porventura, por numeros assaz categóricos. Ou então,
Transitar para a Europa League, onde, quanto a mim, temos hipoteses reais de ganhar.
A favor da segunda hipótese pesa, sobretudo, a questão desportiva. Na primeira, pesará a "estaleca" que se poderá ganhar a médio prazo e a, importantissima, questão financeira.
Quanto ao prestigio, se não formos humilhados como o Sporting foi com o Bayern e Barcelona provando que ainda tem o estatuto de menor para estas andanças, considero que em ambas está assegurado.
Este post não serve para lançar a discórdia. Visa apenas estimular a discussão e convidar todos a "pensar o actual Benfica".

23 comentários:

pennycollector disse...

Caro Galaad,

Com todo o respeito: quem tem medo compra um cão! Ir a jogo sempre e para ganhar, seja contra quem for, sem reservas!! Este é o Benfica com que me identifico. Tudo o resto normalmente rotunda em fracassos como no Dragão.

Ricardo disse...

É uma questão pertinente.

Confesso que me sinto totalmente dividido (como acredito que a grande maioria dos benfiquistas se sintam). Se, por um lado, gosto de ver o Benfica entre os maiores, jogando e discutindo eliminatórios nos melhores palcos europeus, não esquecendo o plano financeiro e de prestígio importantíssimos para o clube nesta fase, por outro, confesso, e sendo mais racional que emotivo, acho que o Benfica tem mais a ganhar se passar directamente para a Liga Europa. Por vários motivos: o campeonato não estando já perdido, está longe de ser uma realidade óbvia. Como acredito que dificilmente perderemos o segundo lugar, parece-me muito aliciante podermos virar as nossas armas para uma competição europeia (ao contrário do ano passado, em que a prioridade estava bem treaçada). Nesta Liga Europa, ao contrário da Champions, e apesar de haver várias belíssimas equipas, o Benfica tem qualidade suficiente para a disputar até ao fim, o que, acontecendo um troféu, seria fantástico. Por fim, e porque há anos que sonho com isto, adoraria encontrar um dos rivais num jogo europeu.

Resumindo: não consigo aspirar a menos que a vitória, logo quererei sempre que o Benfica vença os dois jogos da Champions que tem para disputar. Caso não consiga a qualificação, não ficarei triste.

Galaad disse...

Jorge:
Fica registada a opinião. Obrigado.

Ricardo:
Identifico-me completamente com o teu "Resumindo". A 100%. Entrar sempre para ganhar e, se não der, há outras conquistas.

Mr. Shankly disse...

O Benfica actual é um Benfica que pode aspirar aos oitavos e pouco mais. O que vamos ter nos próximos anos depende da estaleca financeira e competitiva que só podemos adquirir na Champions. Para mim é ganhar sempre. Com o Liverpool também não tinhamos hipótese, eram campeões da Europa e foi o que se viu. É para ganhar, sempre.

Constantino disse...

CAro Galaad,

Confesso que no inicio da Champions me sentia dividido, mas neste momento não sinto isso. Passo a explicar:
A meu ver o sucesso desportivo e financeiro do SLB passa pela qualificação para os oitavos de final da Champions, independentemente do resultado que obtivermos ai. Acima de tudo a principal conclusão que tiro destes primeiros 4 jogos é que a nossa equipa padece de uma enervante falta de experiência a este nivel, quer da parte de jogadores, quer da parte de treinador e estrutura directiva. Se pensarmos que só por uma mega catastrofe nós não conseguimos, no minimo, manter o 2º lugar, fico com a sensação de que uma passagem aos oitavos de final pode catapultar o nosso clube para uma melhor participação nesta competição, se não este ano, pelo menos nos anos vindouros. Até porque isso de termos mais hipoteses na Liga Europa, para mim, e falacia, andamos os ultimos anos na piscina dos pequeninos e o melhor que conseguimos foram uns quartos de final, para além que em termos de motivação da parte da estrutura benfiquista, seria um golpe muito duro cair na competição secundaria.
Resumindo e concluindo: o SLB precisa do dinheiro e da experiência e estaleca dos oitavos da Champions e a pasagem para a Liga Europa não pode ser vista como um mal menor, seria mesmo um desastre competitivo e financeiro.

Abraço

O GLORIOSO disse...

Isto é de facto incrivel. Mas já nada me admira porque o Benfica que amo se calhar não existe e a começar pelos proprios adeptos. Têm certamente o Benfica que querem.
Pois é, todos os grandes clubes querem estar na maior prova do Mundo, todos os adeptos querem ver o seu clube nas grandes provas, nos grandes palcos. Todos, não? Como aqui foi escrito há aqueles que preferem estar em Ligas Europas pois têm medo (assim deviam comprar um cão, não era?) de jogar com o Real, o Barcelona, o Milan, o Chelsea, etc. É este o sentimento de alguns Benfiquistas, foi assim que se fez este clube, foi assim que Cosme Damião quis tornar o Benfica o maior clube do mundo, foi assim que este clube foi Bicampeão Europeu perante potencias do Barca e Real, foi assim que o clube se tornou mitico, com este sentimento de medo e receio dos outros. Brilhante não há duvida.

P.S- Imagino se tivessemos numa equipa com Beto, Moretto, ou Alcides defronta-se o Manchester, o Liverpool (campeão da Europa), o Barcelona. Bem aqui rezava-se para não haver 3 ou 4 goleadas e nem havia hipoteses de só perder 1 jogo em Camp Nou.

Anónimo disse...

Prefiro a Champions em qualquer circunstancia

Pedro disse...

Ganhar, ir aos oitavos, arrecadar os milhões e vencer quem se apresentar como nosso adversário.
Porra, só no meio deles é que podemos crescer. Quero como tudo vencer uma prova europeia e se for a Liga Europa não terei qqr problema nisso mas estamos na Champions e como tal é nela q quero ir até ao fim.

Se formos eliminados nos oitavos viramos forças para o resto do campeonato, para vergar todo o adversário nacional q se atravesse ao nosso caminho e conquistar o q houver para conquistar!!!

Galaad disse...

@ o Glorioso,

1º Não aceito lições de benfiquismo nem suas nem de ninguém. Sei eu, a minha familia e Deus os sacrificios (pessoais e pecuniários) que já fiz por este Clube sem nunca pedir nada em troca a não ser uma vitória. Assim como milhares e milhares de outros. Tal e qual como muitos gostariam mas que, infelizmente, não tiveram (têm) possibilidades.

2º Em momento algum disse que queria passar á Europa League. Quero ganhar, hoje e sempre, e continuar na Champions. Que fique bem claro.

3º O Benfica tem os melhores adeptos do Mundo. Resistimos a tudo. Duas vezes 5-0 dos andrades (uma delas na Luz), 7-1 dos sapos, 7-0 em Vigo, não sei quantos a 1 do Bayern de Munique, 5-3 no Alvalixo fariam desanimar muita gente. Mas nós continuamos. A encher estádios, a acreditar, a apoiar e cantar. Não tenha a presunção de ser mais do que os outros. Fica-lhe mal.

4º Lancei um tema á discussão. Não se trata de ter medo de continuar no maior palco, mas sim se teremos condições para lá estarmos. A tal estaleca. Se não conseguiu perceber isso, ou é ignorante ou está de má-fé.

5º Para passar a sua ideia, bastava uma simples frase como a que o anónimo escreveu depois de si.

6º Não serão tolerados insultos a outros benfiquistas que gostam de tentar perceber e pensar a realidade do nosso Clube. Coisa que, pelos vistos, o Sr. não fez(faz).

7º Olhe bem para a minha imagem de perfil.

Passar bem

Éter disse...

Para mim isto é muito simples: o objectivo agora é seguir em frente na Champions e se cairmos para a Liga Europa o objectivo passa a ser conquistá-la.

Valter disse...

Deixo aqui uma frase muito dita naquele ano que demos baile aos beatles: "QUEM VIER MORRE!"

Saudações Benfiquistas!

JNF disse...

Jogo a jogo o pensamento tem de ser a vitória. E é claro que todos os benfiquistas querem ganhar a partida de hoje bem como a de dia 7 para garantir a presença na próxima fase da UCL. É a grande prova, a que dá mais dinheiro e prestígio. A não ser que se leve um total combinado de 12 golos contra um adversário. E olhando para o actual Benfica vejo que é bastante provável apanhar um cabaz histórico em Madrid contra o Real, em Barcelona, ou em Londres com o Arsenal ou Chelsea. E se é para levar 5 ou 6 digo que não quero, prefiro ir para a Liga Europa.

Na Liga Europa acho que estamos muito longe de poder ambicionar ganha-la a não ser que se dê um conjunto fabuloso de sorteios que livrem o Benfica dos principais tubarões entre os quais incluo o City, a Juve (se passar!), o Porto e o Liverpool, sem esquecer uma segunda linha muito forte formada por Atlético, PSV e Dortmund.

Prefiro a Champions desde que não implique uma tareia nos oitavos-de-final.

Anónimo disse...

Prefiro arriscar a passar aos oitavos de final, e apanhar o shaktar!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/imitar-o-uleiria.html

O GLORIOSO disse...

Caro, Galaad:

1- Nunca referi o mais ou menos Benfiquismo do carissimo, cada um vive o Benfica á sua maneira e não dou lições de benfiquismo a ninguém como também não admito recebe-las ninguém apenas que achei este post no minimo estranho.
2- Não disse mas parece, ou "o Transitar para a Europa League, onde, quanto a mim, temos hipoteses reais de ganhar" é o quê?
3- É verdade temos os melhores adeptos e socios do Mundo. Mas o melhor adepto do Mundo nem sequer questiona se quer estar na Champions ou numa Liga Europa pois nesta tem mais hipoteses de vençer, ou com medo de jogar com os Barcelonas, ou Madrids desta Europa. Como o melhor adepto do Mundo é quando o clube, a equipa, o treinador está numa má fase e precisa de apoio, aparece, apoia, ajuda, não critca e diz mal de tudo e todos.
4- Isto é o quê, senão medo de goleadas "Quanto ao prestigio, se não formos humilhados como o Sporting foi com o Bayern e Barcelona provando que ainda tem o estatuto de menor para estas andanças". Caro isto é discurso á Lagarto, não há Benfica.
5- Ainda bem que prefere, eu nem sequer ponho essa questão pois está subjacente ao nosso benfiquismo.
6- Repito não insultei ninguém pois somos todos Benfiquistas. A realidade do clube já sei o que muitos aqui do Blog (que gosto por isso leio) pensam. Cada um tem as suas ideias, cada um quer ver o melhor do Benfica, mas pelo facto de apoiar e admirar o Presidente, o Rui e o nosso Jesus não faz de mim menos Benfiquista que a maioria de quem escreve no Blog criticos acerrimos do Presidente e de Jesus.
7- Tem um perfil magnifico, com uma imagem gloriosa do nosso Eterno Cosme Damião. Repito nunca referi o seu mais, ou menos Benfiquismo.

Vamos é apoiar o clube, os nossos CAMPEÕES, pois hoje tenho a certeza que vamos ganhar.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS,

VIVA O BENFICA.

Galaad disse...

Caro Glorioso,

Respondendo á sua resposta, ponto por ponto:

1. Estamos, pois, conversados.
2. É mentira? Se preferir, entenda isso como uma verdade de "La Palisse", mas parece-me lógico: é mais facil ganhar a EL do que a UCL.
3 e 4. Provavelmente não me fiz entender, mas tudo o que diz, eu faço-o na praça publica, ou seja, defendo o Benfica até á morte. Nos blogs associados ao Benfica, como este, eu prefiro pensar que é um espaço de reflexão e não de carneirada onde se "come tudo" o que nos dão. É preciso ter consciência critica e os pés asentes na terra. Ou seja, se o Benfica daqui para a frente for o que jogou 70 minutos contra o Lyon na Luz, então venha quem vier!!! Se for o dos ultimos 20, o de Gelsenkirchen ou de Lyon, imagine o que poderá acontecer se do outro lado estiver o Real, Arsenal ou Barcelona. E não, não tenho medo de nenhuma equipa. A questão é: teremos nós, actualmente, capacidade de ombrear com essas equipas? Isto é ser realista, porque a nivel de mentalidade, só pode ser uma, e essa nós temos: GANHAR GANHAR GANHAR. Se o conseguiremos, ou não, foi o que lancei á discussão. Não questionei ambições nem vontades.
5. Mais uma vez, estamos conversados.
6. Fiz uma assumpção. Felizmente, errada. E que fique bem claro: Jesus e Rui Costa, para mim, continuam a ser as pessoas certas, nos lugares certos e á hora certa. LFV tem dias. Acho incompreensivel o apoio a Fernando Gomes e o facto de aparecer sistematicamente em publico, de mao dada com um dos nossos maiores inimigos como o tipo da Olivedesportos. Mas, no computo geral, estou satisfeito com os seus mandatos se excluirmos os peuenos detalhe de quase não haver titulos.
7. Uma referencia. Cosme Damião. Eu sou apenas mais um dos que sofre, ama, chora, ri e vibra com este SONHO de Clube. Como você.

Um abraço grande de benfiquista e, mais logo, FORÇA BENFICA

rui gomes disse...

Caro Galaad,
Presumo que sintas o mesmo que eu em relação à actual equipa do nosso Benfica, i.e, muitas reticências. A equipa não é sólida, não é consistente e a qualquer momento pode acontecer a catástrofe. Dizer-se que queremos que o Benfica ganhe é redundante, senão não estariamos aqui. Agora, ninguém quer levar cabazadas, obviamente. E aqui é que entra o JJ. O papel dele também passa por evitar humilhações e não conduzir-nos a elas como aconteceu com os porcos. Se, como todos esperamos, passarmos à fase seguinte, teremos alguns meses até jogarmos de novo na Champions. E em Janeiro o mercado volta a abrir. Assim se compre bem.
Mas, a Champions é simplesmente o melhor futebol do mundo. Na minha opinião, com melhor futebol do que qualquer Campeonato do Mundo.
Aquele Abraço,
Rui Gomes

Galaad disse...

Caro Rui,

Introduziste um novo dado á discussão que eu não contemplei:

O facto, e parece-me que já confirmado pela Direcção, de haver a possibilidade de nos reforçarmos em Janeiro caso consigamos o apuramento.

Um abraço desde os Confins...

Mr. Shankly disse...

"Não se trata de ter medo de continuar no maior palco, mas sim se teremos condições para lá estarmos."
Se temos? Se passarmos aos oitavos, depois de um sorteio complicado, é porque temos.

JNF disse...

É engraçado ver o Mr. Shankly defender esta opinião de que afinal de contas tivemos um sorteio difícil [a resposta não é para ti, atenção!]. Não sei o que pensavas à partida, mas lembro-me de ver escrito em muitos blogs e foruns que o sorteio tinha sido muito bom e muito fácil. Afinal parece que não foi. E eu concordo.

Anónimo disse...

Venha o que vier! Se passarmos aos 8os é porque o merecemos, se formos à Liga Europa...paciência! É porque não deu para mais! É simples!

John Wakefield disse...

O Sorteio foi-nos muito favorável. O Schalke e o Hapoel sao equipas vulgares e o Lyon era o cabeça de série mais frágil que nos podia ter calhado, mas nós estamos ao mesmo nivel dos alemaes e israelitas... e com a humilhação que estamos a ter em ISRAEL, existem jogadores que não merecem neste momento serem titulares mas os NOMES pesam. Por exemplo, o DAVID LUIZ o que é que anda lá a fazer? VENDAM-NO SENÃO ELE VAI DESVALORIZAR, e de que maneira! MAS LONGE DE SER O ÚNICO A DESILUDIR.

Pedro disse...

Claro q o sorteio foi favorável, o grupo era bastante acessível e é essa merda q me deixa fodido. É vergonho ser humilhado desta forma por equipas ao nosso alcance. TODAS!!!

PS: desculpem a linguagem mas hoje tem de ser...

Mr. Shankly disse...

O que eu disse sobre o sorteio foi que o cabeça de série era difícil mas não um tubarão e portanto ia largar pontos connosco e com o Schalke. Confirma-se.
Que o Schalke era o mais difícil do 3º pote. O Schalke lidera o grupo.
E que o Hapoel era pelo menos a garantia de que íamos à Liga Europa. Ainda não está confirmado, mas tenho poucas dúvidas.

Em resumo, o que escrevi foi que era um grupo difícil de passar porque havia 3 equipas com forças idênticas, mas que em contrapartida facilitava a passagem à Liga Europa.