quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sem papas na língua

Já passaram mais de 24 horas sobre a miserável derrota averbada em Israel por contundentes 3-0 e ainda não consegui digerir o resultado. Há tanto para dizer que nem sei por onde iniciar o discurso. Vamos talvez começar, mas sem dispersar muito, pelo que se passou há dez anos.

Na viragem de século o Benfica atravessava um momento tumultuoso como todos nos recordamos. E teve, por coincidência, um jogo em Israel a contar para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente a uns semi-profissionais que defendiam as cores do Beitar de Jerusalém. Após vitória na Luz por expressivos 6-0, a deslocação a Israel não previa dificuldades. No entanto, um Benfica demasiado relaxado permitiu a vitória dos locais por 4-2. De qualquer das maneiras a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões estava assegurada, mas a exigência era grande e os adeptos não pouparam os jogadores e o treinador à altura, criticando-os duramente. Um ano depois, com a derrota por 7-0 em Vigo, João Vieira Pinto leu um comunicado (a mando de Vale e Azevedo) pedindo desculpas aos benfiquistas pela miserável imagem deixada pelo clube na Galiza. Tempos de um clube moribundo em que havia exigência. Hoje somos aparentemente, repito, aparentemente saudáveis financeiramente mas passadas 24 horas da inaceitável derrota ainda não houve uma palavra do grupo de trabalho pela voz do capitão, que foi completamente e inexplicavelmente afastado e posto de parte por ser uma figura com protagonismo (mas protagonismo positivo, aí é que está a diferença) ou do presidente que se demitiu das suas responsabilidades uma vez mais, sacudindo a água do capote como só ele sabe fazer. Jesus já falou, mas para o que disse mais valia ter vergonha na cara e ter estado calado, as suas declarações foram o espelho da época do Benfica: miserável e sem capacidade de auto-crítica. "Carácter"? Carácter era admitir os erros e corrigi-los. O que assistimos foi, uma vez mais, pela oitava vez em 18 jogos oficiais, a uma derrota, algo tão habitual nesta época, nesta década e desde a fundação do Benfiquinha de 1994.

As capas dos dois principais diários desportivos reflectem bem o que se passa. Por um lado há um conjunto de jogadores que duvido que estejam a dar tudo em campo. Nem é preciso dizer nomes, está à vista de todos quem é o trio de que falo. Há outros que, coitadinhos, não sabem fazer mais e não podem estar todos à espera que Aimar pegue na bola e faça um golo de bandeira até porque nem todas as equipas se chamam Paços de Ferreira. Por outro lado Jesus revelou que ambicionava ganhar a Champions. Ok, ambições todos temos, mas ambições tresloucadas e absurdas é completamente parvo. Esta equipa nem tem estaleca para a Liga Europa, quanto mais para a Champions, meus amigos. Aposto, ainda antes de saber com quem iremos jogar na Liga Europa, se lá chegarmos (!), que não passaremos da segunda eliminatória, o que equivale aos oitavos-de-final. E duvido seriamente que passe a primeira. Não há estaleca europeia.

E há ainda outra coisa que em vez de me dar satisfação só me traz mais amarguras. Desde Agosto que eu, o Galaad, o Rui Gomes e ainda o Papoila Calmante, todos nós avisámos para os inacreditáveis erros defensivos da equipa. Não sei por que raio é que Jesus não vê isto e a carneirada otária bale injúrias e manifestações de indignação para com aqueles que pensam por cabeça própria. Nem me vou dar ao luxo de perder mais tempo a tentar perceber, mas deixo aqui bem claros três pontos: 1 - Falta peso à equipa do Benfica, falta força. Ir jogar fora com Gaitán e Salvio sobre as alas, dois jogadores sem a mínima noção do que é processo defensivo é um suicídio épico. Por que motivo não joga aquele maravilhoso Airton da pré-época ao lado de Javi Garcia? 2 - Bolas paradas defensivas. Mais dois golos sofridos ontem para juntar à contabilidade. Continuem a balir. 3 - Transição ataque-defesa. A mais patética da Europa, é vê-los de calças na mão a correr para trás à procura da bola e do adversário. Quantos golos já sofremos este ano nestas condições? Já lhes perdi a conta.

O amadorismo reina no Benfica. Reina e faz escola. Perdem-se jogos, apoiam-se candidatos errados, contrata-se ao desbarato por milhões de euros e até se perdem aviões. Depois de ter comido hapoel3, foi de facto melhor terem ido ao McDonalds. Até faz bem. Por mim tinham passado fome e tinham voltado a Lisboa de manga curta e calções, mas sem o símbolo onde cuspiram hoje, salvo raras excepções. Aimar, por exemplo. É por tudo isto que estou cansado. O que há em mim é sobretudo cansaço.

P.S. Humberto imiscuiu-se agora mesmo de uma eventual candidatura a presidente do Benfica. Haja alguém com coragem suficiente para tirar o "querido líder" de lá, se fizerem o favor. Porque pelo próprio pé já vimos que ele não sai.

8 comentários:

vose jeiga disse...

Resumo a época a uma palavra (falta de) Coerência!!

o 4*3*3 da pre-época é esquecido e no início da mesma apresenta-se não o 4*4*2 losango, mas o sistema suicída de Jesus: o 4*1*5

4 defesas que mal defendem, o pobre do javi e depois aimar, que curiosamente é o jogador que recupera mais bolas nos dias que correm, acompanhado pelos lingrinhas salvio e gaitan que nem força têm para rematar de fora da area, um saviola desamparado e um kardec quase na idade da puberdade.

Um Benfica europeu tinha que ter nos dias que correm uma dupla avançada da talha de um Wagner Love e um Nilmar. Dois grandes matadores perfeitamente ao alcance do Benfica.

O plantel apresenta lacunas gritantes. Não há um defesa direito de raíz. maxi, amorim e luis felipe são tudo adaptações por exemplo.

tiros nos pés, falta de liderança e de visão estratégica, ambição mínima...o Benfiquinha voltou. o ano passado, o 32º Título, foi real mas o que é bom acaba depressa...

Anónimo disse...

Estás Cansado? O que mostras é uma total falta de identificação com o clube...e tens razão! Tu não te revês nas más contratações, má gestão, mau treinador, maus adeptos, maus jogadores...Eu pergunto "Porque é que és do Benfica"? É estúpida a pergunta? Ou TU é que és estúpido!? Todos nós parecemos uns pai e mãe preocupados com o filho toxicodependente que é defeituoso e nós ainda o amamos! Por mim... Benfiquinha 1994 NÃO! Prefiro ver o IDOLOS ou a Novela! (P.S. a piada do Hamburger Hapoel3 está muito boa!)

Pedro disse...

Quem o pôs lá é quem tem que correr com ele...simples!!!

Luis disse...

Em Portugal, mesmo fora do desporto, padecemos de um problema grave de incapacidade para assumir a responsabilidade. Esta premissa aplica-se no exposto no texto pelo JNF, mas simultaneamente também se aplica na mentalidade da espera de "alguém" que surja com capacidades de nos conduzir para um rumo fora desta tempestade. Mas a verdade é que esse indivíduo nunca irá aparecer, somos nós que temos de mudar a realidade do clube. Não vai ser Humberto Coelho ou outro notável da nossa história a ter sucesso sozinho nos desafios de proporções épicas que o futebol moderno apresenta. A solução passa, na minha opinião, por uma conjunção de forças benfiquistas, cada uma na sua área, que assumissem a responsabilidade de puxar o Benfica para cima, mas a sério, não nesta demagogia bacoca que LFV vem apregoando desde que é presidente do Benfica.
Precisamos de um grupo de pessoas que não venham pelo dinheiro, mas pela missão, pelo orgulho que sentiriam a construir um Benfica forte em Portugal e na Europa. Precisamos de alguém especializado em Gestão Financeira que coordene uma equipa para os diferentes departamentos do clube que não roube mais o Benfica nem o arruíne mais com empréstimos atrás de empréstimos. Precisamos de treinadores que queiram formar homens do amanhã (e eventualmente futebolistas) nas nossas camadas jovens. Precisamos de um treinador que pegue nos miúdos das camadas jovens e os tornem jogadores com capacidades para jogar no plantel principal. Precisamos de um clube satélite fixo para mandarmos os nossos miúdos experimentarem o futebol profissional no primeiro ano após os juniores, um clube em que joguem e não fiquem a época toda no banco. Precisamos de apostar nos e nas jovens portugueses e portuguesas ou de famílias emigrantes cá radicadas que se destacam nas modalidades amadoras (esses miúdos e miúdas estão nas nossas escolas, nos nossos bairros, apostemos neles, chega de importar americanos para o basket, brasileiros para o vólei e para o futsal). Precisamos de uma direcção de benfiquistas anónimos com experiência na gestão de pessoas, que saibam como falar a verdade, mesmo que seja má, sem mentir como LFV faz. Precisamos de um presidente que não alimente mais guerras com os rivais em que saímos sempre a perder, com benfiquistas a serem agredidos e a agredirem porque são incentivados para isso pelo presidente. Precisamos de um presidente que seja a voz de uma direcção que delibere em conjunto e não de um presidente absolutista que só pensa em sair por cima em todas as decisões, que é incapaz de admitir o erro. Precisamos de dirigentes que não falem de arbitragens. Se existem erros graves envia-se uma reclamação formal por escrito à comissão de arbitragem e não se invade a imprensa com questões deste âmbito que só inflamam os ânimos.
Precisamos de mudar tanto, tanto... Partilho com o JNF deste cansaço, de saber que ninguém quer mudar, que no meio dos tais 6 milhões de benfiquistas, no máximo uns 1000 pensam assim, o resto alimenta a máquina LFV.
Mesmo o FCP com a monumental roubalheira que monstruosamente fez ao longo dos anos, só nos espeta 5-0 porque a direcção do clube é muito mais do que Pinto da Costa e os putanheiros do Reinaldo e afins, são os outros todos que contratam jogadores melhor e mais rapidamente que o Benfica, que descobrem jogadores no Japão, que vão buscar Moutinho num dia, que apostaram no Villas-Boas, que promovem que jovens das camadas jovens fiquem no plantel principal (Ukra e Castro), que contratam jogadores portugueses (Varela, Rolando, Moutinho, Ruben Micael, Emídio Rafael). Essas pessoas que não dão a cara e trabalhar sem sede de protagonismo fazem com que o Porto esteja sempre um passo à frente. Pinto da Costa é um boneco, uma pedra enorme que esconde tudo isso. Nós, pelo contrário, temos um calhau a esmagar todos os que querem fazer algo de novo (e.g. Rui Costa).
Por favor, se têm mais ideias escrevam, postem nos blogues, divulguem, tornem a ideia de mudança uma realidade.

Luis disse...

Precisamos de mudar tanto, tanto... Partilho com o JNF deste cansaço, de saber que ninguém quer mudar, que no meio dos tais 6 milhões de benfiquistas, no máximo uns 1000 pensam assim, o resto alimenta a máquina LFV.
Mesmo o FCP com a monumental roubalheira que monstruosamente fez ao longo dos anos, só nos espeta 5-0 porque a direcção do clube é muito mais do que Pinto da Costa e os putanheiros do Reinaldo e afins, são os outros todos que contratam jogadores melhor e mais rapidamente que o Benfica, que descobrem jogadores no Japão, que vão buscar Moutinho num dia, que apostaram no Villas-Boas, que promovem que jovens das camadas jovens fiquem no plantel principal (Ukra e Castro), que contratam jogadores portugueses (Varela, Rolando, Moutinho, Ruben Micael, Emídio Rafael). Essas pessoas que não dão a cara e trabalhar sem sede de protagonismo fazem com que o Porto esteja sempre um passo à frente. Pinto da Costa é um boneco, uma pedra enorme que esconde tudo isso. Nós, pelo contrário, temos um calhau a esmagar todos os que querem fazer algo de novo (e.g. Rui Costa).
Por favor, se têm mais ideias escrevam, postem nos blogues, divulguem, tornem a ideia de mudança uma realidade.

rui gomes disse...

Caro JNF,
Não sei se faltará alguma vírgula not teu post. Julgo que não. Neste momento falta-me capacidade crítica. Estou completamente atordoado com o actual momento do nosso Benfica. Creio que o futuro se apresenta muito negro. Em todos os sentidos. Disseram-me há uns meses atrás que o verdadeiro passivo do Benfica ronda os 900 milhões de euros. Apesar de ser uma fonte bem colocada,espero que seja mentira.
Quando o "querido líder" sair ficaremos a saber. Até lá continuaremos a andar à deriva.

Anónimo disse...

Solução ULTRA RADICAL!...(mas solução) Benfica, mesmo com passivo de 900 Kilos pode abrir falência, vai para a 4ª divisão (Distrital) e vai subindo...em 4 anos está de novo na primeira a lutar pelo título e com dívida ZERO!!!!

JNF disse...

Não é solução, isso é um disparate, a meu ver.