domingo, 5 de dezembro de 2010

Só não vê quem não quer

Quatro anos depois de o Caixa Futebol Campus ter sido inaugurado, o Benfica tarda em colocar na equipa principal jovens talentos portugueses. A passagem esporádica de Miguel Vítor, único jogador oriundo da formação nos últimos 4 anos com mais de dez jogos oficiais pela equipa principal, é motivo de preocupação e não de rejubilo. Jovens de valia, como o próprio Sílvio, que se encontra agora em Braga, foram dispensados. Antes disso, não conseguimos manter João Pereira nem Manuel Fernandes. E agora com o CFC, iremos deixar escapar este caso de sucesso nítido?

Um ponta-de-lança português de qualidade é algo extremamente raro no futebol nacional. Prefere investir-se em brasileiros e argentinos de qualidade duvidosa. O Benfica tem em mãos aquele que será o melhor ponta-de-lança da nova década. O que vai fazer com ele?

13 comentários:

Ricardo disse...

Vamos com calma. Parece-me exagerado afirmar tão categoricamente que o Nelson "será o melhor ponta-de-lança da nova década". Isto porque, além da qualidade, a evolução de um jogador e a fase crucial do seu desenvolvimento que comporta a passagem dos escalões de formação para o futebol senior depende de muitos outros motivos: oportunidades reais de jogar e ganhar ritmo competitivo, ser utilizado onde é mais forte e onde pode evoluir dentro da competição, adaptar-se a um jogo muito mais exigente, em termos mentais conseguir superar o facto de passar de um ambiente em que é titular indiscutível (formação) para outro em que é muitas vezes relegado para o banco de suplentes, etc. Tudo isto conta na evolução de um jogador e na qualidade que pode (ou não) manter.

Nelson Oliveira tem, do ponto de vista atlético, cognitivo e técnico, tudo para vir a ser um ponta-de-lança de grande qualidade. Está bem integrado, numa equipa que o favorece e lhe dá oportunidade de jogar. É esperar pelo desenvolvimento que terá este ano (que está a ter, já) e, se a época for produtiva e o seu crescimento como jogador adulto tiver atingido patamares mais elevados, depois então recrutá-lo para a equipa principal. Este empréstimo, tal como o de David Simão, é dos mais inteligentes. Porque é um empréstimo que visa a utilização dos jogadores no próprio campeonato. Se os outros o fazem, por que não nós?

DeVante disse...

Neste caso particular estou contigo!
Acho o Nélson Oliveira, se não melhor, pelo menos igual a Kardecs e Jara...minha opinião pessoal e penso de larga maioria dos adeptos encranados...

Mas isso os avençados não "noticiam" e não fazem manchetes...

Sergio disse...

Dito por quem jogou na formação de benfica com este jovem, ele nao e bem aquilo que o fazem ser... não me parece que se fosse realmente um fora de serie nao estaria no benfica a jogar. Se é bom deixem-no rodar numa equipa de primeira liga e o paços e perfeito para isso com o conhecido rui vitoria.

Esperemos entao que num futuro proximo possa fazer parte do plantel encarnado e que se afirme como aquilo que esperamos dele.

Um abraço

Anónimo disse...

O Benfica tem 4 jogadores com potencial para virem a fazer parte da equipa sénior: Miguel Vitor, Roderick, Nélson Oliveira e David Simão. O resto, com muita pena minha, é merda.

É por isso que não se aposta mais na formação. Falta qualidade. Basta ver os jogos da equipa junior para perceber isso.

Bruno

vose jeiga disse...

Qualidade, formado no clube, português:

Tem de fazer parte do plantel 2011/12: sem espinhas!!!

Carlos Alberto disse...

Deixa-me fazer-te uma pergunta inocente meu caro JNF: Tu és pai?
É que, 4 anos na formação é muito pouco, ainda nem vão à escola. LOL

Agora a sério, acho que o Nelson está a fazer o percurso que tem de fazer, aliás, eu por acaso até acho o Kardec melhor e mesmo esse ninguém o quer ver jogar no Benfica pois Cardozo há só um.
Deixemos o Nelson evoluir serenamente...

JNF disse...

Percebo o que dizes, mas em 4 anos já tivemos 2 ou 3 jogadores que poderiam estar no plantel e não estão.

Anónimo disse...

Acho paranóia querer que jogadores da formação venham a ocupar um lugar no plantes sénior. O MUNDO é a nossa CFC e vamos apostar em UM sucesso em cada 8/10 anos... (com sorte!)

Manuel Oliveira disse...

Esta época será determinante para ele. Creio que se conseguir manter até final da época, ou melhorar até, os indíces de utilização/rendimento, deverá voltar ao Benfica.
Mas também concordo com quem diz que ainda está meio crú!

Abraço.

JNF disse...

Está crú? E o Jara? A única diferença é que um custou 5,5 e o outro nada, esse é o problema.

Manuel Oliveira disse...

Apesar de não valer os 5,5 M€, o Jara é mais lutador que o Nélson, além de que são jogadores de lugares diferentes.
Enquanto o Nélson é alternativa a Cardozo/Kardec, Jara é mais 2º avançado.

JNF disse...

O Nélson não é um substituto directo do Cardozo, longe disso. Prefere vir da esquerda para o centro, ao estilo Henry.

Quanto a isso do ser lutador... lutador também o Postiga é. Quanto a qualidade não duvido que o Nélson tem muito mais que o Jara.

Vermelhusco disse...

Também estou muito interessado em ver este jogador a evoluir no plantel principal da próxima época em vez de estourarmos mais uns milhões num mono qualquer vindo da américa do sul.